You are on page 1of 33

Transgenia do milho

Antnio Junqueira Joo Paulo Fernandes

Comeo
Iniciou-se com experimento da tcnica de recombinao do Dr. Paul Berg (1972)

Primeira planta transgnica foi o Tomate FLAVR SARV da Calgene hoje pertencente a Monsanto Iniciou-se sua comercializao em 1994 somente no (USA)

Utilizao da transgenia

No Brasil
O inicio das pesquisas no Brasil surgiram junto com a lei 8.974/95 do ministrio de cincia e tecnologia No Brasil as principais empresas que desenvolvem trabalhos com OGMs so a Coopersucar-SP e a EMBRAPA

Burocracia
Atualmente qualquer empresa publica ou privada pode pesquisar cultivar e comercializar (OGMs) desde que passe por 5 rgos pblicos : Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana (CTNBio) Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA) Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) Ministrio do Meio Ambiente (MMA) Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama)

Transgenia
Os mtodos de transgenia so: Agrobacterium Tumefaciens Biobalstica Eletroporao de protoplastos Microinjeo Mtodo Direto

Agrobacterium

Biobalstica

Eletroporao de protoplastos

Milho
Atualmente temos 3 tipos de transgenia no milho :

Cry1F

Cry1ab

Beneficios do Bt
Controle de pragas no causa efeitos negativos sobre organismos no-alvo. Proteo do potencial produtivo do cultivo de milho. Reduo significativa na quantidade de inseticidas qumicos aplicados. A segurana para o homem, peixes, rpteis, aves e outros mamferos um benefcio em relao ao uso de inseticidas qumicos convencionais.

Lagarta-do-cartucho Spodoptera Frugiperda

Lagarta-da-espiga Helicoverpa zea

Broca da cana Diatraea saccharalis

Reduo dos gros ardidos


Hbridos de milho que expressam as protenas Cry do Bacillus thuringiensis reduzem a vulnerabilidade a fungos que produzem micotoxinas, melhorando, assim, a segurana alimentar do gro na rao animal e alimentos para seres humanos.

Conservao da tecnologia Bt

Motivo da rea de refugio

Conservao da tecnologia Bt

Pesquisa SEAB

Liberty Link
Foi lanado em 1995 (USA) Foi aprovado no Brasil em 2008. Tambm e utilizado com marcador molecular Resistente ao principio ativo glufosinato de amnio

Uso proibido
Glufosinato de amonio ainda est em pesquisa para a cultura do milho, por tanto seu uso e proibido .

Hibrido triplo que tem Herculex e Liberty Link que funciona com marcador molecular

Milho Roundup Ready2


Resistncia a glifosato O controle de plantas daninhas que realizado pelo glifosato ocorre pela inibio da enzima EPSPS produzida naturalmente pela planta. Somente 12 plantas tem resistncia ao glifosato

Milho Roundup Ready2


Enzima CP4 inserida na planta

Buva (Conyza bonariensis)

E importante lembrar que o milho bt no deve ser considerado a soluo de alguns problemas na cultura do milho mais sim como parte do MIP onde uma das principais praticas e o constante monitoramento da rea.

OBRIGADO !!

Bibliografia
Subdoses de sulfosate sobre a inibio da atividade da EPSPs em plantas de milho Gonalves, A.H.I; Silva, J.B.II; Souza, I.F.III; Purcino, A.A.C.IV ANDRADE, J. B. A cultura do milho. Guaxup: COOXUP, 1992. 64 p. BARROS, E. G.; MOREIRA, M. A. Biotecnologia: um breve histrico. Informe Agropecurio. 2000. Belo Horizonte. v. 21, n.204, p.5-13, maio/jun.

pionnersementes.com.br bayercropscience.com.br yieldGard.com.br scielo.com.br copercampos.com.br diadecampo.com.br agronomia.com.br

You might also like