You are on page 1of 35

METODOLOGIA DA PESQUISA I

Curso Como elaborar o Artigo Cientfico Profa. Dra. Samantha Castelo Branco

Artigo Cientfico - Conceito

Artigo cientfico parte de uma publicao com autoria declarada, que apresenta e discute idias, mtodos, tcnicas, processos e resultados nas diversas reas do conhecimento (ABNT. NBR 6022, 2003, p. 02).

Artigo Cientfico - Conceito

O artigo cientfico relata informaes e resultados de maneira clara e concisa, tendo como caracterstica a publicao em peridicos cientficos. o artigo a apresentao sinttica, em forma de relatrio escrito, dos resultados de investigaes ou estudos realizados a respeito de uma questo ou problema de pesquisa.

Artigo Cientfico - Objetivos

o de ser um meio rpido e sucinto de tornar conhecidos e divulgar, atravs de sua publicao em peridicos especializados, a dvida investigada, o referencial terico utilizado, a metodologia empregada, os resultados alcanados e as principais dificuldades encontradas no processo de investigao ou na anlise de uma questo ou problema.

Artigo Cientfico - Caractersticas


a) no se constituem em matria de um livro; b)so publicados em revistas ou peridicos especializados; c)permitem ao leitor, por serem completos, repetir a experincia neles descrita. (LAKATOS, MARCONI, 1991)

Artigo Cientfico - Tipos

A) Original ou divulgao

B) Reviso
C) Relato de caso clnico

Artigo Cientfico - Tipos

A) Original ou divulgao Apresenta temas ou abordagens originais, podendo ser dividido em relatos de caso, comunicao ou notas prvias. Pode ser considerado o relato analtico de informaes atualizadas sobre um tema de interesse para determinada especialidade ou rea do conhecimento. Esse tipo de artigo requer necessariamente uma reviso de literatura retrospectiva para discusso dos resultados obtidos ao longo da pesquisa

Artigo Cientfico - Tipos

B) Reviso Analisam e discutem trabalhos j publicados, revises bibliogrficas etc. So conhecidos como reviews e, basicamente, se dividem em dois tipos: 1) reviso anual, contendo a descrio ampla das contribuies da literatura em determinada rea de estudo; 2) reviso seletiva, crtica e analtica, com enfoque em um problema cientfico particular e sua soluo.

Artigo Cientfico - Tipos


C) Relato de caso clnico um importante meio de disseminao do conhecimento referente aos aspectos clnicopatolgicos de um tema cientfico. Novas tcnicas, terapias, diagnsticos, patologias, materiais e solues inovadoras para problemas especiais, fenmenos anatmicos e fisiolgicos, so exemplos a serem relatados.

Artigo Cientfico - Estrutura

Os critrios de publicao quanto estrutura e apresentao de um artigo cientfico podem variar de uma revista para outra. A ABNT apresenta, na NBR 6022 (antiga NB 61), algumas condies exigveis para orientar colaboradores e editoras de publicaes peridicas quanto a uma apresentao racional e padronizada dos artigos.

Artigo Cientfico - Estrutura

1) Elementos pr-textuais;

2) Elementos textuais;
3) Elementos ps-textuais.

Artigo Cientfico - Estrutura

1) Elementos pr-textuais;

2) Elementos textuais;
3) Elementos ps-textuais.

Elementos pr-textuais
A)

O ttulo: Deve expressar, de forma breve e clara, a essncia da pesquisa realizada. Para isso, deve ser apresentado com o mnimo possvel de palavras. Deve dar ao leitor uma idia precisa do assunto, sem rodeios ou divagaes. O ttulo tem a funo, ainda, de chamar a ateno do leitor para o texto.

Elementos pr-textuais
b) A autoria: Nome completo do(s) autor(es) na forma direta, acompanhado(s) da indicao de um breve currculo que o (s) qualifique na rea do artigo (em nota de rodap)

Elementos pr-textuais
c) O currculo:

incluindo e-mail para contato, deve aparecer em nota de rodap, destacando os principais ttulos do autor e sua vinculao institucional

Elementos pr-textuais
c) O resumo na lngua do texto: o resumo deve apresentar, de forma concisa, os objetivos, a metodologia e os resultados alcanados, no ultrapassando 250 palavras. No deve conter citaes e deve ter pargrafo nico.

Elementos pr-textuais

Basicamente, o resumo deve conter: a) o que o autor pesquisou; b) como pesquisou; c) os principais resultados da pesquisa; d) a importncia e o alcance dos resultados.

Elementos pr-textuais
* O resumo no uma introduo ao artigo, mas sim uma sntese da sua totalidade. * imprescindvel entrar na essncia do resumo logo na primeira frase, sem rodeios introdutrios.

Elementos pr-textuais
e) Palavras-chave na lngua do texto: elemento obrigatrio, as palavras-chave devem figurar abaixo do resumo, antecedidas da expresso Palavras-chave e separadas entre si por ponto.

Elementos pr-textuais

Muito importantes para efeitos de arquivamento do texto, estas palavras so utilizadas para permitir que o artigo possa ser localizado atravs dos sistemas de pesquisa. Por isso, deve-se escolher palavras-chave to gerais e comuns quanto possvel. Devem ser includas numa relao que varia de trs a cinco palavras.

Elementos textuais

Introduo Desenvolvimento Concluses

Introduo

Destaca-se: a finalidade e os objetivos do trabalho so destacados, juntamente com a apresentao do assunto e da questo ou do problema que orientou a pesquisa. Deve-se especificar: o objeto de estudo; esclarecer sobre qual aporte terico o objeto de estudo foi abordado, citando trabalhos anteriores que trataram do mesmo; apresentar as justificativas que levaram o autor a escolher aquele tema/objeto e a formular o problema de pesquisa

Introduo

Introduo deve apresentar: 1) o objeto de estudo (tema/problema); 2) as teorias de base; 3) a justificativa e os objetivos; 4) os mtodos e as tcnicas de pesquisa utilizados. 5) uma pequena descrio da forma como o artigo est estruturado (as partes)

Desenvolvimento

Parte principal e mais extensa do trabalho o corpo do artigo Divide-se em sees e subsees

Desenvolvimento

Deve conter: fundamentao terica a descrio mais detalhada da metodologia a discusso dos resultados.

Concluso

Pode tambm ser chamada de Consideraes Finais ou Concluses Devem ser enunciadas claramente O autor retoma alguns aspectos que julga de maior relevncia para o entendimento do assunto discutido o fecho do estudo, mas deve abrir perspectivas para novas pesquisas.

Concluso

a) essencialidade - sntese marcante e interpretativa dos principais argumentos do estudo; b) brevidade - concisa, enrgica, exata, firme e convincente, arrematando o que se descreveu; c) personalidade - define o ponto de vista do autor.

Elementos Ps-Textuais
Referncias Lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto listagem dos livros, artigos ou outros elementos bibliogrficos que foram referenciados ao longo do texto

Aspectos grficos
Consultar Manual do Artigo Cientfico.

Aspectos grficos
a) Papel: formato A4 (210mm X 297mm); b) Margens: Superior = 3cm; Inferior = 2cm; Esquerda = 3cm; Direita = 2cm; c) Espacejamento: entre linhas e entre pargrafos = 1,5; d) Pargrafos: justificados

Aspectos grficos
e) Estrutura de pargrafos: iniciar sempre o pargrafo com uma tabulao para indicar o incio (por um recuo no comeo do pargrafo). f) Citao: Utilizar um recuo maior do pargrafo (04cm), quando citao longa, com tamanho da fonte 11, e aplicar espao simples (no necessrio negrito nem itlico)

Aspectos grficos
g) Paginao: A paginao de forma contnua e seqencial na margem direita das folhas, parte superior (exceto na primeira pgina, a qual no contm nmero); h) Indicativo de seo: o indicativo numrico da seo precede o ttulo da seo alinhado esquerda. No se utilizam ponto, hfen, travesso ou qualquer outro sinal aps o indicativo da seo ou de seu ttulo (NBR 6024, 2003, p.2).

Redao cientfica

A redao dever ser no impessoal (observase, define-se...). Aceita-se terceira pessoa do plural (Observamos...) No se deve utilizar: Eu conceituo Tributo como sendo...

Citaes
a) Citao indireta O pesquisador (aluno) aborda as idias ou conceito produzidos por um autor, porm utilizando suas prprias palavras. B) Citao direta C) Citao direta longa (ver contedo da primeira parte da disciplina).

Citaes
Outras recomendaes:

Uso do apud Citar um autor por meio da obra de outro Segundo Machado (apud LIMA, 2005)

You might also like