You are on page 1of 79

Instrutor: Rodrigo Wolff

Contato: 91615095 / 32315420 rodrigowolff@hotmail.com

Incio da Aviao Santos Dumont dirigveis e o 14bis (1906) Conveno de Paris - 1919 Teorias sobre a utilizao do Espao Areo (CINA) Conveno de Varsvia 1929 Padronizao dos Contratos de Transporte Areo Conveno de Chicago 1944 (OACI) Normalizao da navegao area internacional Padronizao Tcnica Regulamentao da Profisso do Aeronauta A profisso regulamentada pela lei 7.183, de 1984 (Vide Lei n 7.855, de 1989), e trs portarias.

Segurana a arte de reduzir ao mnimo as possibilidades de risco...

Atravs de uma tripulao bem treinada e condicionada, pois todos dependem de pronta atuao com eficcia, tanto a tripulao quanto os passageiros.

Emergncia toda situao anormal que pe em risco a segurana do avio e de seus ocupantes...
Emergncia Primria: quando a situao de perigo existe e imediata. Ex: Despressurizao, fogo a bordo, pousos de emergncia, mal funcionamento mecnico que pode prejudicar as condies normais de vo.

Emergncia Secundria: quando apenas suspeita ou quando existe a visvel indicao de uma provvel pane.

Fatores Contribuintes para acidentes Fator Humano

rea de abordagem da Segurana de Vo que se refere ao complexo biolgico do ser humano, nos seus aspectos fisiolgico e psicolgico.

Fator material rea de abordagem da Segurana de Vo que se refere aeronave, incluindo seus componentes, nos seus aspectos de projeto, de fabricao e de manuseio do material.

Fator Operacional rea de abordagem da Segurana de Vo que se refere ao desempenho do ser humano nas atividades relacionadas com o vo.

FATOR OPERACIONAL 75%

FATOR HUMANO 20%

FATOR MATERIAL 5%

Natureza dos acidentes

TEMPO

PROCEDIMENTOS DE ROTINA 1.1. Durante o Embarque do Pax


Nos locais onde colocamos equipamentos de Emergncia e Segurana, no permita a colocao de volumes; Bagagens que exceda sua acomodao nos devidos lugares.

1.1.1. Antes do txi


Aps fechar portas conectar os slides e Colocar fita sobre visor, VERIFIQUE: a)Bins fechados e travados b)Carrinhos travados c)Cortinas atadas nas presilhas d) Lavatrios desocupados Comunicar ao cockpit: a)Horrio de fechamento das portas b) Nmero total de pax c) Nmero de colos, invlidos e doentes d) TPN extras e) Outras informaes importantes

Imagens

1.1.2. Durante o Txi

(Demonstrao de alguns equipamentos de emergncia)

a)Carto de Segurana b)Sadas de Emergncia c)Avisos de Apertar cintos e no fumar d)nfase da proibio de fumar nos toaletes e)Mesas travadas e encostos na vertical f)Uso de mscaras de descompresso g)Uso de flutuadores h) Checar a cabine observando i) Cintos de Segurana atados j) PAX no fumando k) Poltronas (cinto e encosto) l) Proibir mais de 4 pax/ em fileira de 3 m) Copos e xcaras em poder do pax n) Bagagens de mos bem alojadas o) Compartimento de Galleys travados p) colos q) No permitir pax deitados ou dormindo em assentos disponveis

1.2. Posicionamento para Decolagem e Pouso

Switch de iluminao da cabine de PAX na posio night e do vestbulo dianteiro na posio dim. Apague as demais luzes.

O comissrio dever estar sentado em seu acento, fazendo uso do cinto de segurana e do suspensrio (em alguns equipamentos, no h suspensrio), bem como ajustando-os.

Caso no seja possvel sentar em seu acento, dever procurar o acento de PAX mais prximo de sua posio.

1.3. Aps a Decolagem

Enquanto o aviso de apertar os cintos estiver aceso, permanea em sua posio especfica.

Inspeo de toaletes: observe periodicamente os toaletes para detectar evidncia de fogo. Restrio de ocupao da galley: no permita a presena de PAX na galley. Restrio ao uso de isqueiros com fluidos: no permita o uso de isqueiros com reservatrios visveis contendo fludos.

1.4. Preparao para o Pouso Guarda de material da Galley: guarde as mesas auxiliares e o material da galley em seus lugares especficos, assegurando-se de que elas estejam travadas. Quando acender o aviso de apertar cintos verifique: a) Cintos de segurana atados; b) Encosto das poltronas na posio vertical; c) Mesas travadas; d) Copos, xcaras, material de comissaria em geral em poder de PAX; e) Bagagens de mo devidamente alojadas; f) Compartimento de galleys travados. Colos no podem estar atados no mesmo cinto de PAX adulto. g) No permita PAX dormindo ou deitado em assentos vazios durante o pouso. h) Quando acender o aviso no fumar o chefe de equipe faz o speech antes do pouso.

1.5. Aps o Pouso Alocuo aps o pouso a) b) c) d) e) f) Necessidade de permanecerem sentados Observe o aviso de apertar cintos quando apagar Desconectar escorregadeiras Solte a fita vermelha do visor Abra a porta Posicione-se para desembarque do Pax

2. Vo Noturno Nunca abra a porta do cockpit sem antes ter selecionado as luzes do vestbulo para dim. Toda a pane dever ser informada manuteno atravs do comandante.

3. Restries ao Uso de Equipamentos Eletrnicos

Uso permitido em todas as fases do vo: mquinas fotogrficas (inclusive com flash embutido), marca-passos, relgios eletrnicos, aparelhos auditivos, equipamentos mdicos eletrnicos (imprescindveis).

Uso proibido no interior da aeronave:

telefones celulares, pagers, gravadores e reprodutores de CDs, DAT ou similares, laptops e notebooks equipados com impressoras, mouse sem fio, CD-Rom ou Scanner, controles remotos e microfones sem fio, televisores portteis, rdios receptores e transmissores de FM, GPS, SATNAV, GNPS, etc.

4. COMUNICAO 4.1. Equipamentos de Comunicao 4.1.1. Megafone 4.2. Sistema de Comunicao com Passageiros ( P.A.) 4.3. Intercomunicao

Megafones so amplificadores portteis de som. Alguns so alimentados por pilhas comuns e outros por pilhas secas.

4.1.2. Painel Dianteiro Dos Comissrios


Interruptor da Fonte Externa Conecta a fonte externa do sistema eltrico e de iluminao na cabine de passageiros, sem necessidade de entrar na cabine de comando.
Interruptor da Luzes da Janela Bright Acende lmpadas fluorescentes sobre cada janela da cabine com intensidade. DIM Acende as lmpadas das janelas com baixa intensidade. OFF Apaga as lmpadas das janelas.

Interruptor de luzes do teto Dim Acende uma fileira de lmpadas indiretas de cada lado da cabine, com baixa intensidade. Bright Ilumina as lmpadas fluorescentes com alta intensidade. Night Acende alternadamente um pequeno nmero de lmpadas incandescentes no teto da cabine. Off Apaga as luzes da cabina. Interruptor de Msica Liga e ajusta o volume para msica de bordo. Handset Intercomunicador Para comunicao entre estaes de comissrio, cabine de comando e estaes externas de servio.

Microfone P.A. Para speechs endereados aos assageiros. Tem prioridade (se sobrepe) ao sistema de msica.

4.1.3. Painel Traseiro De Comissrios


Switch de Chamada de Comissrios Soa 2 toques de campainha no sistema P.A. e acende uma luz rosa nos rebaixamentos dianteiros e traseiros. Switch de Reset Apaga as luzes de chamada nos rebaixamentos.

Switch de Chamada ao Piloto Soa um toque de campainha e acende uma lmpada azul no painel OVERHEAD dos pilotos.

Switch Luzes de emergncia Normal (protegido) luzes de emergncia so controladas na cabine de comando. On toma o controle do sistema e acende as luzes de emergncia. Switch de Luzes de Servio Acende pequenos spots no teto sobre os assentos dos comissrios. Interruptor da Luz de Entrada Dim Acende lmpadas incandescentes sobre a rea de entrada em baixa intensidade. Bright Acende lmpadas fluorescentes sobre a rea de entrada e soleira da porta em alta intensidade.

4.4. Sistema de Chamada de Tripulao 4.5. Chamada da Cabine de Comando para Comissrios 4.6. Chamada dos Comissrios para Cabine de Comando 4.7. Chamada de Comissrio para Comissrio 4.8. Sistema de Chamada de Passageiros 4.9. Sistema de Chamada de Lavatrios

Chamada de Trips Luz Rosa

Chamada de PAXs Luz Azul

Chamada de Toalete Luz mbar

SINAL DE PAX LOCALIZADO NO P.S.U. (unidade de servio aos passageiros)

SINAL DE RETORNE AO SEU ASSENTO LOCALIZADO NO TOALETE

Local de Chamada

Cabine de Comando

Campainha Cabine PAX Via Sistema P.A

Cabine de Passageiros Luz de Chamada Dianteira Luz de Chamada Traseira

Reset e Observaes

Sinal

Som

Luz

Comandante para Comissrio

Dois toques (Alto-baixo)

Rosa

Rosa

A luz rosa permanece acesa at que se pressione reset ou qualquer dos painis de comissrios A luz permanece acesa somente enquanto o switch apertado

Comissrio para Comandante

Um toque (Alto)

Acende (Azul)

Local de Chamada

Cabine de Comando Um toque (Alto)

Campainha Cabine PAX

Cabine de Passageiros

Reset e Observaes A luz permanece acesa somente enquanto o switch apertado

Comissrio para Comandante

Acende (Azul)

Comissrio para Comissrio

Dois toques (Alto-Baixo)

Rosa

Rosa

A luz rosa permanece acesa at que se pressione reset em qualquer dos painis de comissrio As luzes de lavatrio permanecem acesas At que se pressione reset no lavatrio que chamou Luz de boto de chamada e do rebaixamento do teto permanecem acesas at que seja apertado uma segunda vez o boto no PSU de onde veio a chamada Um toque de campainha ouve-se quando os sinais acendem ou apagam

Lavatrio Dianteiro Lavatrio Traseiro

Um toque (Alto) mbar

Um toque (Alto)

mbar

Passageiro para Comissrio

Um toque (Alto)

Azul

Azul

Sinais apertar cintos e no fumar

Um toque (alto)

5. Modalidades de Emergncia 5.1. Pressurizao


O sistema de pressurizao mantm a cabine principal e o cockpit com uma altitude mxima entre 8.000 e 9.000 ps.

Em pessoas normais, a variao da altitude (que acarreta variao no percentual de oxignio do sangue arterial), provoca, comumente, os seguintes SINTOMAS DE HIPXIA:
Altitude (em ps) Nvel do mar 10.000 % Saturao Oxignio 95-98 88-90 Normal Dor de cabea, prolongada cansao em exposio Condio Clnica

14.000

80-81

Sonolncia, dor de cabea, tontura, fraqueza de viso, mudana de personalidade, perda de coordenao muscular, cianose (azulamento das unhas) Todos os acima, porm mais crticos Convulso, colapso, coma Colapso e coma em aprox. 5 min

18.000 22.000 25.000

74-75 67-68 55-60

5.1.1. Principais Vantagens das Cabines Pressurizadas


Permitem vos em grandes altitudes sem a necessidade do uso de equipamentos auxiliares de oxignio. A freqncia de aeroembolismo (formao de bolhas de nitrognio que a baixas presses dissociam-se da composio qumica do sangue) e expanses gasosas, so mnimas, em virtude do corpo no estar submetido a presses extremamente baixas. Permitem controlar satisfatoriamente a temperatura e ventilao da cabine.

5.1.1. Principais Desvantagens das Cabines Pressurizadas


Ameaa de despressurizao (ou descompresso) rpida por falhas ou alteraes da estrutura da aeronave. Necessidade de ter-se, alm de compressores para pressurizao, equipamento de oxignio suplementar. O ar injetado na cabine para pressuriz-la retirado dos compressores dos motores. um ar quente que precisa ser resfriado at uma temperatura confortvel. Para se manter a presso desejada na cabine, janelas e portas so vedadas por protetores de borracha. As sadas de emergncia no podem ser abertas quando a cabine est pressurizada, devido ao fato do primeiro movimento de abertura (desencaixe), ser para o interior da aeronave. A presso interna torna esse movimento impossvel.

5.2. Despressurizao
No se deve confundir despressurizao explosiva (em que a perda de presso instantnea menos de 1 segundo), com despressurizao rpida (perda de presso mais lenta que a explosiva mais ou menos 10 segundos).

Os fatores que interferem na velocidade da perda de presso da cabine so: Diferencial de presso ( evidente que quanto maior for o diferencial entre a altitude da cabine e a altitude real da aeronave, maiores e mais rpidos sero os efeitos da despressurizao). Dimetro do orifcio por onde ocorre a sada da presso (a velocidade da perda da presso proporcional ao orifcio por onde a mesma escapa). Sabendo-se que o organismo humano tambm tem presso, deve-se estar ciente dos efeitos que acompanham uma rpida perda de presso: Sada brusca de ar dos pulmes, parecendo, por instantes, que os pulmes aumentam de tamanho no interior do trax. O ar sai violentamente pela boca e pelo nariz. Momentnea sensao de ofuscamento ou de confuso que cessa, porm, rapidamente. A brusca queda de temperatura e de presso produz uma intensa neblina na cabine (fenmeno chamado condensao), tambm de rpida durao. No caso de uma descompresso rpida, o organismo ainda sofre alguns efeitos fisiolgicos: Possvel presena de dores devido a expanso dos gases contidos nas cavidades orgnicas. Sintomas de aeroembolismo. Sintomas de hipxia, se o equipamento com oxignio complementar no for imediatamente usado.

5.3. Vazamento de Presso


Em caso de vazamento de presso, avisar imediatamente a cabine de comando. Havendo constatao de perigo, os passageiros sentados na rea de 12 m2 do ponto de vazamento devero, imediatamente, ser retirados do local.
Buraco em avio provoca pouso de emergncia nos EUA Furo de 30 cm causou a despressurizao da cabine da aeronave. Boeing 737 transportava 126 passageiros e 5 tripulantes. Ningum se feriu.

6. Sistemas de Oxignio
Fixo (atende despressurizao) Prottil (atendimento emergencial e mdica)

6.1. Sistemas de Oxignio de Emergncia (fixo)


Devido ao risco de despressurizao, as aeronaves esto equipadas com sistemas fixos de oxignio a saber: - Sistema fixo de oxignio para a cabine de comando; - Sistema fixo de oxignio para a cabine de passageiros - Interruptor de acionamento: ON/OFF - Seletor do teor de oxignio: 100% / NORMAL - Seletor do fluxo de oxignio: EMERGENCY/NORMAL/TEST ou ON/OFF - Indicador de fluxo

6.2. Operao

Teste de Sistema:
Posicionar o interruptor de acionamento do sistema em ON Posicionar o seletor de teor de oxignio em 100%. O sistema est armado e preparado para fornecer oxignio a 100%, sob demanda. Para testar o fluxo contnuo sob presso, posicionar e manter posicionado o seletor de fluxo de oxignio em TEST, verificando no visor do painel regulador a indicao da passagem de fluxo.

6.3. Cilindro Fixo


Neste sistema o oxignio flui dos cilindros, liberado atravs de vlvulas SHUT-OFF, passando em alta presso atravs de um duto. at o regulador, onde a presso reduzida. Em seguida, j com baixa presso, o oxignio passa atravs de dutos para as PSU's (Passenger Service Units), cabine de descanso, toaletes e estaes de comissrios, onde esto as mangueiras e as mscaras oronasais.

CREW OXIGEN PASS OXIGEN

COMANDO ELTRICO

VLVULA SHUT-OFF

ON

OFF RESET UNIDADES DE CONTROLE DE FLUXO

VLVULA AUTOMTICA (libera 14.000 ps)

passager service units (PSU)


(3 ou 4 mscaras)

comando manual

VLVULAS DE TESTE

(2 mscaras)

6.4. Mdulo Geradores


Os mdulos geradores so independentes, isto , podem ser acionados individualmente. As mscaras esto ligadas ao gerador por meio de uma mangueira.

fluxo contnuo e ininterrupto de oxignio durante aproximadamente 15 minutos para todas as mscaras ligadas ao mesmo.

Mdulo Gerador Qumico de Oxignio Gerador instalao vertical pino acionador (Poltrona de passageiros, estaes de Comissrios e divisrias).

Mdulo Gerador Qumico de Oxignio Instalao horizontal (teto).

6.5. Sistema Porttil de Oxignio de Emergncia


Verificar: Indicador de integridade, localizado na tampa da maleta. Lacre da maleta plstica: Se cor verde: OK Se cor vermelha: substituir Ocorrendo uma despressurizao, o indicador poder ficar na cor vermelha. A despeito desta indicao, o capuz ainda poder ser utilizado durante o vo se necessrio.

Alavanca de comando

Autonomia: 15 minutos;
Absoro de CO2: No superior a 4%; Uso: Destravar a maleta, retirar o capuz da embalagem, dilatar a abertura do diafragma, empurrar a alavanca de comando e vestir o capuz, respirando normalmente.

CAPUZ ANTI-FUMAA, C.A .F (Smoke Hood)

6.6. Sistema de Oxignio Teraputico


Vlvula de abertura
Vlvula de fluxo contnuo

Regulador de presso

311 litros (11 ps cbicos) 1800 psi a 21C

Regulador de demanda

Cada cilindro est equipado com uma ala de lona para seu transporte e possui duas sadas de fluxo contnuo: Vermelha (ou indicando HI), com fluxo de 4 litros/min. Verde (ou indicando LO), com fluxo de 2 litros/min. As mscaras deste sistema so do tipo oronasal e misturadoras.

Cheque pr-vo: Os cilindros esto devidamente fixados. O manmetro indica uma presso mnima de 1.500 psi (faixa normal 1600-1800 psi). A quantidade mnima de mscaras 3 para adultos (e eventualmente 1 para crianas), por cilindro, est atendida.

6.7. Cheque ps-despressurizao

Aps uma despressurizao, estando a aeronave numa altitude presso equalizada com a altitude de vo, num nvel entre 25.000 e 10.000 ps (fora do nvel de segurana), os equipamentos portteis com oxignio podero ser utilizados pelos comissrios, para a realizao do cheque ps-despressurizao, com as seguintes finalidades: Abertura individual dos alojamentos de mscaras do sistema fixo que tenham permanecido fechadas; Assistncia a passageiros que estejam apresentando sintomas de insuficincia respiratria.

6.8. Preparao
Pode-se utilizar, neste procedimento, os seguintes equipamentos portteis com oxignio: Cilindro porttil com oxignio teraputico: Conectar os pinos de duas mangueiras oronasais s sadas de fluxo contnuo (vermelha - HI e verde - LOW), sendo que, aps a verificao da passagem de fluxo por ambas as mangueiras, o comissrio dever vestir aquela com fluxo de 2 litros/min (verde - LOW), e destinar a outra (vermelha - HI), 4 litros/min a um passageiro que necessite de oxignio suplementar. Capuz anti-fumaa: Vestir o capuz e conectar o pino da mangueira de uma mscara oronasal sada de 4 litros/min (vermelha - HI) de um cilindro porttil com oxignio teraputico. Aps a verificao da passagem do fluxo contnuo, proceder ao atendimento.

Para a cabine de passageiros Sistema fixo Oxignio de emergncia Para a cabine de comando Sistema porttil Oxignio teraputico Sistema porttil Capuz anti-fumaa (C.A.F.) mscaras oronasais

Cilindros fixos Mdulos Geradores Cilindros fixos

no C.A.F. Cilindros portteis

7. Farmcia
As aeronaves esto equipadas com farmcias padronizadas de acordo com os regulamentos vigentes. So compostas de 2 gavetas distintas, fechadas por lacres numerados: A gaveta superior contm vrios medicamentos para serem utilizados em caso de ferimentos ou distrbios leves. A gaveta inferior de uso exclusivo de mdico (ou profissional da rea mdica devidamente registrado), caso haja algum a bordo. Esta gaveta contm equipamento mdico cirrgico (bisturi, tesoura, etc.), seringas e injees para serem aplicados no caso de sintomas mais graves. No interior das gavetas h uma relao de medicamentos com a respectiva indicao de uso. H tambm uma folha de relatrio para registro dos medicamentos utilizados.

A quantidade de farmcias em cada tipo de aeronave obedece a regulamentao do Ministrio da Aeronutica, como segue:
De 31 a 180 assentos de passageiros: 1 farmcia. De 181 a 360 assentos de passageiros: 2 farmcias. Mais de 360 assentos de passageiros: 3 farmcias.

8. Turbulncia
Quando acender o aviso de apertar cintos a qualquer momento do vo, tome as seguintes precaues:

a) Speech de apertar cintos (instrua adultos para segurar colos); b) Garanta que os toaletes estejam desocupados; c) Trave galleys e carrinhos; d) Sente-se em posio especfica e coloque o cinto de segurana; e) Aguarde em sua posio que o aviso de apertar cintos se apague.

Nuvens lenticulares. As nuvens mais prximas do solo so nuvens rotoras.


Turbulncia mecnica. Todos avies produzem vrtice da turbulncia.(*O g aproximadamente 9,8 ms-2.) Classificao Os intensidade de asa.turbulncia moderada/severa. os mais severos. da Cbs so causa de Os avies pesados produzem

09. Pouso de Emergncia


Situaes que podem Causar Acidente
Fogo Calor Fumaa Gases txicos

10. PROCEDIMENTOS DE EMERGNCIA


Tringulo do fogo O fogo uma reao qumica exotrmica, ou seja, que liberta calor, entre uma substncia combustvel e um comburente. Para que o fogo (combusto) tenha lugar necessrio a combinao simultnea de trs elementos bsicos: Combustvel; Comburente (oxignio) e Energia de ativao (calor). Basta que uma fonte de calor entre em contacto com um combustvel, na presena de ar, para que tal reao ocorra. Os 3 elementos bsicos do fogo so normalmente representados por um tringulo, conhecido por Tringulo do Fogo.

Classificao: Classe A: fogo em materiais slidos; Classe B: fogo em lquidos inflamveis; Classe C: fogo em materiais eletrnicos energizados.

Mtodos de extino Basta que se anule um dos lados do Tringulo do Fogo, para que a combusto termine, ou seja:

Por supresso do combustvel - retirando a matria combustvel prxima ou isolando o objeto em chama; Por abafamento - impedindo o contacto do oxignio com a matria em chama; e Por arrefecimento - fazendo baixar a temperatura do combustvel.

Tetraedro do fogo
Contudo, tendo a combusto iniciado, existe uma quarta maneira de extingui-la, que atravs da Inibio (intervir na Reao em Cadeia). Este processo justifica a extino bastante eficaz de uma combusto atravs de ps-qumicos.

Gases Txicos
Os gases txicos destacam-se pela sua toxidade e probabilidade de surgirem os seguintes: cido fluordrico; cido ciandrico ou Prssico; cido clordrico; Amonaco; Anidrido sulfuroso; Cloro; Fosgnio; Vapores Nitrosos. Equipamentos auxiliares no combate ao fogo: Luvas de Amianto, asbesto ou Kevlar, Luvas isolantes trmicas. Cheque pr-vo verificar se encontram-se em seus devidos lugares. Machadinha: Possui um lado cortante e outro perfurante. Seu cabo revestido de borracha isolante com resistncia a 20.000 volts. Obs: O Capuz Anti-fumaa (CAF / Smoke Hood) e o Cilindro de Oxignio com Mscara Full-face tambm so equipamentos auxiliares no cambate ao fogo. Sistemas Preventivos de Fogo nos Lavatrios: no lavatrio h o extintor fixo de gs Freon, que est fixado sob a pia, quando houver o aumento de temperatura e atingir 174 F, ele acionado automaticamente; e tem tambm o detector de fumaa que emite sinais quando h fumaa dentro dos lavatrios. Fogo na Galley: geralmente ocorre nos fornos eltricos, se isso ocorrer deve-se fechar a porta do forno para no entrar mais comburente, desligar o disjuntor e apagar o foco. Um comissrio deve sempre ter em mente trs regras para diminuir o risco de ocorrncia de fogo a bordo: Preveno: impedir a ecloso do fogo, para isto basta ter vigilncia contnua. Combate: caso ocorra, atacar o fogo com os recursos disponveis. Salvamento: reduzir ao mnimo os danos causados pelo fogo.

Fogo Externo Aeronave no Solo


Ao imediata: Notifique o cockpit e aguarde instrues. Desembarque se necessrio.

Fogo Externo Aeronave em Vo

Ao imediata: Notifique o cockpit. Acalme os PAX. Mantenha o cockpit informado sobre a situao

Fogo Interno Aeronave no Solo


Ao imediata: Lute contra o fogo Notifique o cockpit Se outros comissrios ou PAX forem inteis, pea para avisar ao cockpit, enquanto voc luta contra o fogo. Se o fogo for de causa eltrica, desligue a energia nos switchs ou nos CBs. No use lquidos em fogo de origem eltrica at que a energia esteja desligada. Desembarque ou evacue se necessrio. As barras da escorregadeira devero ser fixadas antes de abrir as portas. S inicie a evacuao aps a parada total da aeronave. Quando o fogo estiver apagado: Jogue lquido na rea do fogo para impedir o seu reincio. Na falta dgua, jogue qualquer lquido, como suco, caf, etc. Monitore a rea durante o restante do vo.

Descompresso
Ao imediata:

Seqestro

Ao imediata: Acate os pedidos do seqestrador. Coloque a mscara mais prxima. Sente-se e segure-se na poltrona mais Nota: no arrisque sua vida, dos PAX e da tripulao. prxima Avise ao cockpit pelo interfone: 3 toques, pronuncie o cdigo 7500 quando atendido. Nota: no faa sinais de alarme.

Cuidados Especiais em caso de sequestro


Ponha um comissrio para falar com o seqestrador. Tente manter a conversao com o seqestrador. Acalme-o com uma conversa amiga. Tente conquistar sua confiana convencendo-o de que est do lado dele. Tente desviar a ateno do seqestrador para outro tripulante, se perceber que o est irritando. Acate as decises do seqestrador e no tente pressionar. No reaja se ele tornar-se agressivo.

Comportamento Anormal
Se o comportamento do PAX ameaa a segurana do vo. Ao imediata: chame o cockpit. tente conter o PAX.

Abastecimento com Passageiros Bordo


Abastecimento com passageiros a bordo da aeronave: O chefe de equipe deve fazer um anncio atravs do P.A. Alijamento de combustvel: Todas as aeronaves tm um peso mximo de decolagem e pouso. Em caso de uma pane logo aps a decolagem, havendo necessidade de retornar ao ponto de partida ser efetuada a liberao de combustvel para tornar a aeronave mais leve para o pouso.

Ameaa de Sabotagem Se voc ouvir comentrios de que h bombas ou ameaa de sabotagem, ou se voc suspeitar de qualquer dispositivo, avise imediatamente o cockpit. Nota: como o gravador de vo est localizado no teto do vestbulo traseiro e pode provocar um som audvel durante segundos, no o interprete como um som suspeito. Quando avisado pelo cockpit de que existe a ameaa de sabotagem: Prepare o desembarque de acordo com a orientao do comandante. Este determinar e avisar a hora e a forma de desembarque. Informe os PAX para que levem seus pertences de mo. Planeje o desembarque usando a escada mvel, ou as prprias escadas da aeronave. Faa o desembarque o mais rpido possvel.

Fumaa na Luz Fluorescente


Pode ocorrer fumaa proveniente do filtro das luzes fluorescentes da cabine. O superaquecimento desse filtro pode causar fumaa antes que o fusvel queime, sem necessariamente provocar fogo. Nesse caso os comissrios devem lembrar que o uso desnecessrio dos extintores pode gerar confuso e tumulto. Ao imediata: Avise o cockpit. Desligue as luzes afetadas. No use o extintor at que um tripulante tcnico venha verificar a causa.

Impacto no Pouso ou Decolagem


Quando provocado por quebra do trem de pouso, sada da aeronave da pista com danos estruturais, toque no solo fora da pista, danos estruturais e paradas em condies anormais.

Ao imediata: Grite: Abaixe a cabea e segurem os tornozelos !. Continue gritando frases curtas, necessrias para manter os PAX nesta posio at a parada total da aeronave.

Posio de Impacto para Gestantes Coloque travesseiros (ou mantas, casacos, etc.) no colo, de modo que a cabea lateralizada, descanse nos mesmos. Apertar o cinto o mais baixo possvel. Colocar um travesseiro entre o cinto e a barriga. Segurar os joelhos como forma de apoio.

Posio de Impacto para Colos


Os colos devero ser envolvidos em mantas e colocados no cho, no anteparo das primeiras poltronas, na frente da me. NOTA: NUNCA separe o colo da me. Se a me no liberar o colo, enrol-lo num cobertor (ps e pescoo) e deitar a criana em decbito ventral sobre as pernas da me, e esta curvar-se, protegendo a criana. Obs.: Crianas nunca devem ser atadas no cinto como adulto.

Posio de Impacto para Comissrios:


DE COSTAS Cinto de segurana apertado, braos cruzados (ou sentado em cima das mos), cabea pressionada para trs.

DE FRENTE Cinto de segurana apertado, braos cruzados, queixo baixo apertado com o pescoo.

EVACUAO Situaes de Evacuao Evidente: Amerrisagem. Alta concentrao de fumaa na cabine. Perda de controle da aeronave, antes da decolagem ou aps o pouso, com danos estruturais. Queda de trem de pouso. Fogo seguido de exploso. Formao de fumaa-gases txicos.

Usar mmica (linguagem internacional), assim pessoas surdas e estrangeiros podero compreender a situao.

TCNICAS DE EVACUAO Autorizao de evacuao: Comandante. Qualquer membro da tripulao tcnica na incapacidade do comandante. Qualquer comissrio, caso seja evidente a necessidade de evacuao. Nota: considere evidente a necessidade de evacuao quando: Aps alguns segundos de parada da aeronave no houver orientao do cockpit O pouso for na gua. A evacuao sempre ser necessria e evidente. S inicie a evacuao aps a parada total da aeronave, e seus motores desligados.

Evacuao de Pessoas Invlidas Segure o invlido por trs e de costas. Mantenha as mos do invlido seguras e na altura da cintura. Levante as suas costas de modo que fique sentado. Coloque suas mos abaixo dos braos do invlido, segurando-o pelo pulso.

Tipo de Evacuao Coeficiente de evacuao - nmero de ocupantes de uma aeronave que possam sair por uma sada operativa obedecendo ao tempo padro de 90 s.

SE (Tipo I) - escorregadeira inflvel: 50 a 55 PAX SE (Tipo II) - escorregadeira no inflvel: 30 a 40 PAX SE (Tipo III) - janelas sobre a asa: 20 a 30 PAX SE (Tipo IV) - escotilha: 15 a 20 PAX SE (Classe A) - escorregadeira inflvel dupla: 90 a 100 PAX

SINALIZAO Luzes de Emergncia das Sadas


luz acima das portas
luz localizadora de sada luz de corredor

SINALIZAO Luzes de Emergncia das Sadas

luz do slide sinal indicador de sada (no teto da cabine dianteira central e traseira)

luzes de emergncia (externas)

luz fixa de emergncia do corredor

luz fixa de emergncia (localizada no teto da cabine dianteira e traseira, e acima de cada porta e janela da cabine)

SINALIZAO LANTERNAS PORTTEIS DE EMERGNCIA

luz indicadora de carga (led)

Cinta

Lanterna alojada

Como remover a lanterna

SINALIZAO TOALETE DA AERONAVE


tolhas de papel lenos de papel toalhas de pano lmpada fluorescente

copos de papel
espelho lminas de barbear

usadas
unidades de servio altofalante, luzes de servio e oxignio sada de ar

chamada

tomada de barbeador

aviso retorne cabine

boto descarga

torneira

pia aparelho sanitrio depsito de sacos usados papel higinico

17. Sadas de Emergncia


As sadas esto assim localizadas: Duas janelas na cabine de comando; Duas portas na parte dianteira; Duas janelas de emergncia sobre as asas; Duas portas na parte traseira.

Vrios equipamentos esto instalados para serem usados em caso de emergncia na aeronave. Incluem portas, slides pneumticos, sadas de emergncia com cordas e luzes indicativas de sadas.

B-737/300

17. Sadas de Emergncia 17.1. Portas de Entrada e de Servio


Portas com um deslocamento inicial para dentro e a seguir para fora com sistemas de encaixe e presso, so usadas nas portas dianteiras e traseiras e nas portas de servio das galleys. Este tipo de porta opera com duas dobradias e quatro travas rotatrias para posicionamento e travamento.

Uma luz na cabine de comando indica quando uma porta no est trancada. Cada porta tem uma lente angular. Estas portas podem ser abertas tanto de dentro como de fora da aeronave. O punho interno gira suavemente 180. O punho externo acoplado porta e deve ser puxado para fora antes de ser girado.

Para abrir a porta, o movimento de ambos os punhos giram o mecanismo dentro dela. Este sistema recolhe mecanicamente as travas e move a porta para dentro, girando-a num ngulo de 45. Desta posio a porta empurrada (ou puxada) para fora para uma posio totalmente aberta, contra a fuselagem da aeronave.

17. Sadas de Emergncia 17.2. Portas Principais e de Servio


a) PARA ABRIR AS PORTAS DE DENTRO DA CABINE DE PASSAGEIROS Gire o punho 180 no sentido nariz - cauda. A porta entrar e comear a girar para fora. Empurre a porta para uma posio de abertura total. Quando a porta estiver totalmente aberta e paralela fuselagem, travar e permanecer aberta.

b) PARA FECHAR AS PORTAS DE DENTRO DA CABINE DE PASSAGEIROS Aperte o boto de liberao da trava. Segure o punho de apoio e puxe a porta para a posio fechar. Solte a trava e puxe a porta at que o punho comece a girar no sentido contrrio seta. Pegue o punho e gire-o at completar 180, quando a porta estar fechada e travada.

17. Sadas de Emergncia 17.2. Portas Principais e de Servio


FONTE EXTERNA

VISTA LATERAL
SERVIO DE TOALETE

Abertura Interna
ESCADA

SERVIO DE COMISSARIA

controle

extenso do corrimo

SERVIO DE BAGAGENS ABASTECIMENTO

corrimo

controle externo

Abertura Externa

extenso do corrimo escada superior SERVIO DE BAGAGENS


SERVIO DE GUA POTVEL corrimo PORTA DE SERVIO DA GALLEY

escada inferior

escada supe escada

SERVIO DE TOALETE

17. Sadas de Emergncia 17.3. Abertura Interna e Externa das Janelas

Pegue o comando

Puxe o comando

Mantenha puxado o comando, levante a janela para dentro e retire-a do lugar

Abertura externa Pressione o retngulo A MANEIRA CORRETA PARA SE SAIR POR UMA JANELA DE EMERGNCIA : PERNA CABEA TRONCO - PERNA

17. Sadas de Emergncia 17.4. Slides (escorregadeiras)


Os slides so inflveis sendo automticos e semi-automticos, feitos de neoprene emborrachado (cor amarela ou prateada) localizados na parte inferior das portas de entrada e de servios. O slide composto de uma barra de fixao que normalmente presa em ganchos na capa protetora do compartimento do slide.

17. Sadas de Emergncia 17.5. Escorregadeiras Automticas


17.5.1. Operao Normal

17. Sadas de Emergncia


17.5. Operao em Emergncia 17.5.2. Operao em Emergncia

punho de apoio placa de instruo visor do manmetro do slide (faixa verde) bojo do slide suporte da barra barra do slide fixador da barra do slide

17. Sadas de Emergncia


17.6. Escorregadeiras Semi-automticas

17. Sadas de Emergncia

slide dianteiro com pouca inclinao porta dianteira:1,50 m

slide traseiro com muita inclinao


TREM DO NARIZ DANIFICADO TRENS PRINCIPAIS INTACTOS

porta traseira: 3,70 m

slide dianteiro com pouca inclinao porta dianteira: 1,50 m TODOS TRENS DANIFICADOS

slide traseiro com muita inclinao porta traseira: 3,50 m

slide dianteiro com inclinao quase normal porta dianteira: 2,60 m TRENS DE POUSO DANIFICADOS TREM DO NARIZ INTACTO slide traseiro com pouca inclinao porta traseira: 1,10 m

17. Sadas de Emergncia 17.4. Slides (escorregadeiras)


Operao Normal Ao se abrir uma porta equipada com escorregadeira semi-automtica, estando a mesma armada, esta cair por fora da gravidade e ficar pendurada pelo lado de fora da porta, porm dobrada por meio de um freno. Para inflar uma escorregadeira semi-automtica, deve-se puxar uma ala (comando de inflao), de cor vermelha, na qual est escrita a palavra PULL (puxe). Esta ala est localizada na saia da escorregadeira.

PARA FECHAR AS PORTAS DE DENTRO DA CABINE DE PASSAGEIROS Aperte o boto de liberao da trava. Segure o punho de apoio e puxe a porta para a posio fechar. Solte a trava e puxe a porta at que o punho comece a girar no sentido contrrio seta. Pegue o punho e gire-o at completar 180, quando a porta estar fechada e travada.

17. Sadas de Emergncia

17. Sadas de Emergncia


Porta da Cabine de Comando A porta da cabine de comando pode ser travada eletricamente desde que haja fora de 28 V DC disponvel.

espelho olho mgico painis de sada de emergncia dobradias

comando de emergncia maaneta e trava eltrica

painis de utilizao

17. Sadas de Emergncia


Janela da Cabine de Comando 1) Abertura Externa da Janela Existente na Cabine de Comando do 1 Oficial: Este sistema est situado abaixo da janela do 1 Oficial, lado externo da fuselagem. Consiste de um punho que dever ser puxado no instante que se pressionar a janela para o interior da aeronave. Tal procedimento a destravar, fazendo com que a mesma escorregue em seu trilho por gravidade. 2) Abertura Interna das Janelas Existentes na Cabine de Comando: Basta girar para dentro o punho localizado na extremidade fronteira da prpria janela.

17. Sadas de Emergncia


Janela de Emergncia sobre as Asas Duas sadas de emergncia esto localizadas na cabine de passageiros sobre as asas. So janelas com trava do tipo PLUG e so mantidas no lugar por travas mecnicas e pressurizao interna da aeronave.

17. Sadas de Emergncia


Passageiro Sentado Sada de Emergncia Este passageiro dever seguir as orientaes dos tripulantes para efetuar a evacuao de emergncia. Dever ser capaz de abrir e remover a porta de emergncia No devem Sentar Sada de Emergncia os Passageiros: Menores de 15 anos; Gestantes; Cuidando de crianas pequenas; Portadores de qualquer tipo de deficincia; Os que no tiverem fora suficiente, mobilidade ou destreza para abrir e remover a janela de emergncia e para sair com rapidez; Incapazes de compreender as instrues (orais e escritas) relacionadas evacuao de emergncia ou de comunicar oralmente com a tripulao e demais passageiros.

EQUIPAMENTOS DE PROTEO Luvas de Amianto (ou Asbesto): O par de luvas de amianto um equipamento auxiliar no combate ao fogo porque o material empregado na sua confeco um isolante trmico (amianto ou asbesto), protegendo portanto a mo e parte dos braos do usurio.

EQUIPAMENTOS DE PROTEO Machadinha: De um modo geral a machadinha considerada um equipamento auxiliar no combate ao fogo. Possui um lado cortante e outro perfurante e seu cabo revestido de borracha (resistncia aproximada de 20.000 v)

LUZES DE EMERGNCIA
luzes externas da escorregadeira

luzes de sada sobre a asa

luzes externas (direcionadas ao solo)

luzes externas da escorregadeira

EQUIPAMENTOS INDIVIDUAIS DE FLUTUAO Coletes Salva-Vidas Os coletes salva-vidas possuem 2 cmaras de flutuao, que sero infladas, cada uma, por uma cpsula de ar comprimido. Em caso de falha no sistema de inflao, os coletes podem ser inflados por sopro, atravs de um tubo acoplado a cada cmara. Os coletes possuem ainda uma tira ajustvel.

EQUIPAMENTOS INDIVIDUAIS DE FLUTUAO Assentos Flutuantes So assentos de aspectos normal, porm com uma placa de poliuretano rgido que os torna flutuantes. Possuem tambm duas alas. Os assentos flutuantes suportam um peso mdio inercial de 90 kg. Num pouso na gua, os passageiros devem ser orientados para lev-los consigo para fora da aeronave.

You might also like