You are on page 1of 15

UNIVERISDADE ESTADUAL DO MARANHO CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS CURSO DE AGRONOMIA DISCIPLINA DE FRUTICULTURA

RECURSOS GENETICOS E VARIEDADES DE CUPUAU (Teobroma grandiflorum)

Raimundo Nonato Viana Santos cod.: 0731211

SO LUS 2011

REVISO DE LITERATURA
RECURSOS GENETICOS E VARIEDADES DE CUPUAU (Teobroma grandiflorum) IMPORTNCIA O cultivo do cupuauzeiro, Theobroma grandiflorum (Willd. ex Spreng.) Schum., teve incio no Estado do Par, nos anos de 1970 Dentre os problemas enfrentados para tornar o cupuauzeiro um cultivo sustentvel (vassoura-de-bruxa, causada pelo fungo Crinipellis (Moniliophthora) perniciosa, (Stahel) Singer

reduo da produtividade observada nos ltimos anos Souza, 2007: deve-se a esta doena.

REVISO DE LITERATURA GENETICOS E VARIEDADES DE CUPUAU (Teobroma RECURSOS

grandiflorum)
IMPORTNCIA (Cruz et al., 2000; Cruz & Alves, 2001). Afirmam que: A utilizao de cultivares resistentes Emprego de tcnicas que minimizem a propagao de epidemias Adubao balanceada Plantio multiespecficos Sombreamento equilibrado Estratgias para uma maior sustentabilidade s lavouras

A primeira tentativa para obter materiais resistentes M. perniciosa teve incio em 1986;
A coleta de acessos aparentemente resistentes enfermidade, em diferentes localidades da Amaznia; Formao do BAG (Banco Ativo de Germoplasma) de cupuauzeiro de Belm (Lima & Costa, 1991).

DESENVOLVIMENTO DOS PRIMEIROS CULTIVARES DE CUPUAUZEIRO

A Embrapa Amaznia Oriental

Programa de melhoramento gentico iniciado em 1984


Coleo constituda por gentipos coletados:

Condies silvestres;
Pomares caseiros;

Plantios comerciais (Lima et al. 1986; Lima & Costa, 1991, 1997; Pimentel & Alves, 1995).

A Embrapa Amaznia Oriental, em 2002 lanou os clones:

Belm, Coari, Codajs e Manacapuru

Boa produtividade

Polpa com caractersticas agroindustiais superiores

Tolerncia a doena vassoura-de-bruxa Cruz & Alves, 2002 Produtores de regies da Amaznia localizados em rea de clima tropical quente e mido, perodo seco definido, podendo ser plantado no inicio do perodo chuvoso.

EMBRAPA AGROINDUSTRIA TROPICAL

Os clones : Clones Seko, C186, C286 e C174.

Segundo Venturieri et al. (1993):

Escolha das melhores matrizes feita atravs da seleo massal estratificada.


Diviso da rea de plantio em quadras com:

Declividade Tipo de solo Sombreamento

INCOMPATIBILIDADE (formao do de frutos) COARI e CODAJS Cuidados no plantio Plantar os quatro clones na mesma rea Misturar as mudas dos clones na linha de plantio para que mudas do mesmo clone no fiquem de fora.

ARRANJO DE CLONES NO CAMPO

ARRANJO DE CLONES NO CAMPO

COLEES DE GERMOPLASMA DE CUPUAUZEIRO Embrapa Amaznia Ocidental, em Manaus, estado do Amazonas (AM) 128 clones e 119 famlias de meios-irmos; 54% dos quais foram coletadas na Amaznia; Coletadas na Amaznia Central (Negro / Rios Solimes-AM), 19% na Alto Solimes-AM, 16% no Baixo Amazonas-AM e 11% em BragantinaPA, (Souza e Sousa, 1999). A coleo do INPA tem 79 entradas de Tucuru e da Pr-Amaznia do Maranho (Martel, 1999). No Par a coleo da Embrapa Amaznia Oriental tem materiais do Amazonas, Par e Amap, principalmente concentrados em dois locais: Belm, com 46 clones, e Tom-Au, com 49 prognies (Alves et al., 1996)

COLEES DE GERMOPLASMA DE CUPUAUZEIRO No estado do Acre, Rio Branco, a coleo da Embrapa baseada em 12 entradas recolhidas atravs de sementes no Acre (Ledo e Costa, 1999) Em Rondnia, Porto Velho, a coleo da Embrapa contem 36 entradas recolhidas por sementes (Ribeiro, 1998) Amap, Macap, a coleo da Embrapa comeou em 1997, com 50 entradas coletados atravs de sementes em todo o estado (Farias Neto, 1998).

INDUO DE EMBRIOGNESE EM CUPUAU


A embriognese somtica um importante mtodo de regenerao usado para propagao de plantas-elite in vitro, em larga escala, sendo tambm uma estratgia para os estudos bsicos relacionados com a fisiologia do desenvolvimento do embri Segundo Merkle (1995), a embriognese somtica , teoricamente, a melhor opo para propagao in vitro de fruteiras, devido s seguintes vantagens:

Alta taxa de multiplicao; escalonamento da produo pela manuteno da cultura em meio lquido; Plantio direto da muda sem necessidade de enxertia; transferncia de genes, Razo pela qual tem sido utilizada como ferramenta em estudos de desenvolvimento de plantas.

CONSIDERAES FINAIS

Em vista do seu grande potencial econmico-social, o cupuau tem ainda algumas lacunas que precisam ser preenchidas atravs de pesquisas na rea de melhoramento gentico. Isto porque as suas caractersticas de variabilidade gentica so boas e necessitam serem avaliadas, pois ainda h perdas provocadas por doenas e a falta de aumento significativo de produtividade em alguns plantios.

Obrigado !

You might also like