You are on page 1of 16

Acadmicos: Alinny R. Santos Cristiane F. Silveira Leandro B. Madruga Nayara R. dos Santos Renata A. Augusto Talita F.

Bortolan Wanderlcia A. Dantas

HIPERTENSO

ARTERIAL SISTMICA

Acidente vascular enceflico Infarto agudo do miocrdio Doena renal crnica terminal.

DIABETES

MELLITUS

Epidemia

mundial

OMS

58,5% mortes
DataSUS

62,8% mortes

1 Lugar em Hospitalizaes

programa SIS-HIPERDIA um sistema informatizado para o cadastramento e acompanhamento dos pacientes atendidos pelo sistema nico de sade, portadores de hipertenso arterial e diabetes melitus.

software responsvel ento por gerar informaes para as seguintes hierarquias; gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais e ministrio da sade.

Objetivos: Gerar

relatrios de monitoramento de resultados clnicos (gesto clnica) para mdicos e profissionais da equipe sobre parmetros e desfechos clnicos do paciente. Fornecer relatrios que identificam pacientes que no esto recebendo atendimento de acordo com diretrizes clnicas ou que permanecem fora da meta estipulada. Criar lembretes para determinados pacientes que possibilitem uma busca ativa para melhor gesto do cuidado. Criar listas de pacientes de ''alto risco'' que requerem uma gesto mais intensiva (gesto do caso).

Identificar o cuidado especifico para DM e HAS; Promover uma fiscalizao qualidade clnica; Desenvolver capacitao profissional; Fornecer informaes; Implantar programa para os profissionais; Possibilitar o Controle Social.

COSTA, A. A. S. et al. Anlise da Eficcia do Programa Hiperdia em uma Unidade Bsica de Sade: da Teoria a Prtica. XIII Encontro Latino Americano de Iniciao Cientfica e IX Encontro Latino Americano de Ps-Graduao Universidade do Vale do Paraba, 2009, p. 01-06. BRASIL. Hiperdia: sistema de cadastramento e acompanhamento de pacientes hipertensos e diabticos. 2011, 02/06/2011; 15:30. Diponvel em: http://hiperdia.datasus.gov.br/. BRASIL, M.S. Plano de Reorganizao da Ateno Hipertenso Arterial e Diabetes Mellitus: manual de hipertenso arterial e diabetes mellitus. Braslia, 2002. Disponvel em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/miolo2002.pdf Acesso em: 08 de agosto 2010. BRASIL. Coordenao nacional de hipertenso e diabetes, ministrio da saude,Secretaria de Ateno a Saude, Departamento de Ateno Basica.Janeiro, 2011. BRASIL. Hiperdia-Sistema de cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabticos. Ministerio da saude, Secretaria executiva, Departamento de informtica do SUS. Rio de Janeiro, 2002 (Manual de operao, verso 1.5 M 02) Nbrega, E.S.L ,Medeiros,A.L.F, Leite,M.C.A .Atuao do enfermeiro no Controle da Hipertenso Arterial em unidades de Sade da Famlia - Revista de enfermagem UFPE on line , 2010jan./mar). Protocolo de atendimento disponvel em www.diabetes.org.br, acessado em 06.06.2011 as 13:14 horas. SANTOS, Leny Vicente Barbosa dos; BORGES, Cristiane Jos; ARAJO, Maria Aparecida da Silva; SOUZA, Paula Regina de. Principais Desafios Enfrentados Pelos Enfermeiros Em Relao s Prescries De Medicamentos No Hiperdia. Cadernos de Estudos e Pesquisas / Vol.15, N 33 (JUN 2011) - ISSN 2179-1562.

You might also like