You are on page 1of 7

ELABORAO FICHAMENTOS

Ms. Josiane Santos Brant Rocha

2011

PROJETO DE PESQUISA
Instrumento usado na pesquisa: FICHAMENTO
A estrutura das fichas, de qualquer principais:
Cabealho,

tipo, compreende trs partes

Referncia,
Corpo do texto. As outras, optativas, so, em ordem de seqncia, principalmente nas fichas bibliogrficas: Indicao da obra( para quem).
2

Local onde pode ser encontrada.

PROJETO DE PESQUISA
FICHAMENTO: Cabealho:

Tema do texto ou do artigo cientfico.


Inserir no fichamento de acordo com as normas da ABNT. Seguir o padro do fichamento escolhido.

Referncia

Corpo do texto

PROJETO DE PESQUISA
O corpo do texto o contedo das fichas e sugere-se que seja apresentado em tpicos, abordando idias principais.

O contedo das fichas varia segundo o tipos das mesmas. Tipos de fichas: Bibliogrficas; Citaes; Resumo ou de contedos; Esboo: Comentrio ou analtica.
4

Introduo ao conhecimento cientfico (Tema)


ALVES, Rubem. Cincia, coisa boa. In MARCELLINO, Nelsom C (org).

Introduo s Cincias Sociais. 2ed. Campinas, SP: Papirus, 1989.


Apresenta conceitos sobre pensamento, relaciona pensamento e dor, indicando a dor como impulso principal do pensamento. Esclarece acerca do prazer de se fazer cincia, da busca pelo prazer como principal motivao da criatividade. Questiona acerca das afirmaes de que, no ato cientfico, no deve existir o prazer, mas uma neutralidade absoluta e fria. Apresenta carta de Kepler onde descreve o xtase pela conquista do conhecimento. Descreve a viso Judaica de conhecimento. Apresenta a profundidade emocional da relao entre prazer e conhecimento. Esclarece que cincia no vida: Cincia uma coisa entre outras que empregamos na aventura de viver...p.17 Discute que alm da Cincia preciso ter sabedoria de viver. Conclui que seria bom que as pessoas descobrissem razo em suas vidas pelo encanto ao conhecimento, ao novo e que nunca perdesse o fascnio pelo universo.

MODELO DE FICHAMENTO BIBLIOGRFICO


5

INTRODUO AO CONHECIMENTO ( TEMA) Introduo ao conhecimento cientfico (Tema)

ALVES, Rubem. Cincia, coisa boa. In MARCELLINO, Nelsom C (org) Introduo s Cincias Sociais. 2ed. Campinas, SP: Papirus, 1989
``O pensamento marca o lugar da enfermidade. Ah! Voc duvida. O meu palpite que, neste preciso momento, voc no deva estar tendo pensamentos sobre os seus dentes, a menos que um dele esteja doendo. Quando os dentes esto bons, no pensamos neles.``(p.12). COMENTRIO DO ALUNO. Essas perguntas que fazemos, diante de um problema, so aquilo que, na linguagem cientfica, recebe o nome de hipteses. Hiptese o conjunto de peas imaginrias de um quebra-cabea que acrescentamos quela que j temos em mos com o propsito de compreend-la. Compreender, evidentemente, para evitar que o incmodo se repita. Pensar para no sofrer. (p. 13). COMENTRIO DO ALUNO. O desejo de conhecer um servo do desejo de prazer. Conhecer por conhecer um contra-senso. Talvez que o caso mais gritante e mais patolgico do que estamos dizendo (todas as coisas normais tm a sua patologia) se encontre nesta coisa que se chama exames vestibulares: a moada, pela alegria esperada de entrar na universidade armazena conhecimento intil e no digervel, tortura o corpo, nega-lhe os prazeres mais elementares``.(p.15). (CAMPOS, Jorge. Conhecimentos Sociais. 2ed. Belo Horizonte, SP: Papirus, 1981). COMENTRIO DO ALUNO. CONCLUSO.

MODELO DE FICHAMENTO DE CITAO

REFERNCIA:
LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade.Metodologia do trabalho Cientfico. So Paulo. Atlas, 2008.

You might also like