You are on page 1of 40

SADE E SEGURANA NO TRABALHO

ENF DANIELLE BEZERRA

Qualquer

tipo de condio de trabalho deficiente tem como conseqncia o poder de afetar a sade e a segurana de um trabalhador

As condies de trabalho perigosas

ou prejudiciais sade no se limitam s fbricas podem ser encontradas em qualquer local, quer o local de trabalho se situe no interior ou no exterior.

Para muitos trabalhadores, como os

trabalhadores agrcolas ou mineiros, o local de trabalho situa-se no exterior, podendo representar diversos perigos para a sade e segurana.

os esforos na sade e segurana no

trabalho devem ter como objetivo prevenir os acidentes e as doenas profissionais e, ao mesmo tempo, reconhecer a ligao entre a sade e a segurana do trabalhador, o local de trabalho, e o seu ambiente exterior

Por que razo a sade e a segurana no trabalho so importantes?

O trabalho desempenha um papel

fulcral nas vidas das pessoas, considerando que a maioria dos trabalhadores passa pelo menos oito horas por dia no local de trabalho, quer seja numa plantao, num escritrio, numa fbrica, etc.

Desta forma, os ambientes laborais

devem ser seguros e saudveis. Mas na verdade, no essa a situao para muitos trabalhadores. Todos os dias, trabalhadores de todo o mundo expostos a mltiplos riscos para a sade, tais como:

poeiras; gases; rudo; vibraes; temperaturas extremas

Custos dos acidentes/doenas ocupacionais

Quanto custa uma doena ou um acidente de trabalho?

Os

acidentes ou as doenas profissionais acarretam custos muito elevados, podendo provocar mltiplos efeitos graves, diretos ou indiretos, nas vidas dos trabalhadores e das suas famlias. Para os trabalhadores, alguns dos custos diretos de um acidente ou de uma doena, so:

a dor e o sofrimento provocado pelo acidente ou doena; a perda de rendimentos; a possvel perda de um emprego; os custos com os cuidados de sade

Os custos relacionados com doenas ou

acidentes de trabalho para os empregadores estimam-se igualmente como sendo absurdos.


Para uma pequena empresa, o custo de

um acidente poder constituir um desastre financeiro. Para os empregadores, alguns dos custos diretos so:

remuneraes de trabalho no realizado;

despesas mdicas e indenizaes ; reparao ou substituio de mquinas ou de equipamento danificado; reduo ou paragem temporria de produo; acrscimo de despesas de formao e de custos administrativos;

possvel reduo na qualidade de trabalho;

efeitos negativos na motivao dos outros trabalhadores. Para os empregadores, alguns dos custos indiretos so: a necessidade de substituio do trabalhador acidentado/doente; a formao e o tempo de adaptao necessrios para um novo trabalhador;

o perodo de tempo at que um novo trabalhador tenha o

mesmo nvel de produo do trabalhador anterior;

o tempo dedicado s investigaes necessrias, execuo de relatrios e ao preenchimento de formulrios; o fato de os acidentes afetarem muitas vezes os colegas de trabalho, preocupando-os, influenciando negativamente as relaes de trabalho; o possvel enfraquecimento e deteriorao das relaes com os fornecedores, clientes e entidades pblicas face s deficientes condies de sade e segurana no local de trabalho.

Programas de sade e de segurana


Por todos os motivos acima referidos, vital que os empregadores, os trabalhadores e os sindicatos ponham um forte investimento e envolvimento nas questes de sade e na segurana, e que:

os riscos no local de trabalho sejam controlados

sempre que possvel, na origem;

sejam mantidos todos os registros de qualquer exposio, durante muitos anos; os trabalhadores e os empregadores estejam informados sobre os riscos de sade e de segurana no local de trabalho; exista uma comisso para a sade e segurana, ativos e eficaz, que inclua os trabalhadores e os rgos de gesto; os esforos para a melhoria da sade e a segurana do trabalhador sejam contnuos

Identificar a causa de um acidente


a causa de um acidente de trabalho fcil de identificar. No entanto, muitas vezes existe uma srie de fatores no evidentes, por trs do acidente, que o provocou

Doenas

A exposio a riscos no local de trabalho pode provocar doenas graves

Algumas doenas profissionais tm

sido reconhecidas ao longo dos anos, e afetam os trabalhadores de diferentes formas, dependendo da natureza do perigo, da via de exposio, da dose, etc. Algumas doenas profissionais conhecidas incluem:

a silicose (provocada pela slica, comum na

atividade mineira, jactos de areia, etc.);

o envenenamento por chumbo (provocado por chumbo, comum nas fbricas de baterias, fbricas de tintas, etc.);
e a perda auditiva, induzida pelo rudo (provocada pelo rudo, comum em diversos locais de trabalho, incluindo os aeroportos e os locais de trabalho onde so utilizadas mquinas ruidosas, como prensas ou brocas, etc.).

Existem tambm alguns problemas de sade potencialmente incapacitantes que podem ser associados a condies de trabalho deficientes, incluindo:

doenas cardacas;

distrbios msculo-esqueltico, tais como as leses lombares permanentes ou distrbios musculares;

alergias;
problemas do aparelho reprodutor; distrbios relacionados com o stress.

Identificar a causa da doena profissional


perodo de latncia (o fato de poder demorar anos at que a doena produza um efeito perceptvel ou visvel

na sade do trabalhador)
a mudana de emprego; ou os comportamentos pessoais (como o consumo de tabaco e de lcool), aumentam ainda mais a

dificuldade de interligar as exposies do local de trabalho a uma manifestao de doena.

A multiplicidade de perigos

Existem

igualmente algumas categorias de perigos no visveis ou no identificados (ou seja, aqueles riscos que so perigosos, mas que podem no estar evidentes), incluindo:

riscos qumicos, resultantes de lquidos,

slidos, poeiras, fumos, vapores e gases;

riscos fsicos, tais como o rudo, a vibrao, a luminosidade insuficiente ou inadequada, a radiao e as temperaturas extremas;
riscos biolgicos, como as bactrias, os vrus, os desperdcios spticos e as infestaes; riscos psicolgicos, resultantes do stress e da presso;

riscos associados no-aplicao dos

princpios ergonmicos, como por exemplo: Esforo fsico intenso; Posturas inadequadas; Imposio de ritmos excessivos; Jornadas de trabalho prolongadas; Monotonia e repetitividade.

Os perigo fazem muitas vezes parte do prprio local de trabalho.

preveno mais eficaz dos acidentes e das doenas inicia-se quando os processos de trabalho ainda se encontram, na sua fase de concepo fase essa em que condies seguras podem e devem ser ainda introduzidas em tais processos.

Importncia do empenho dos rgos de gesto


Um programa de sade e segurana bem sucedido exige um forte empenho por parte dos rgos de gesto e a participao do trabalhador.

Todos os nveis de gesto devem ter a

sade e a segurana como prioridade.


Devem implementar uma

comunicao eficaz, visitando o local de trabalho, conversando com os trabalhadores sobre as suas preocupaes, e observando os procedimentos e o equipamento de trabalho.

Em cada local de trabalho, devem ser

estabelecidas linhas de responsabilidade, do topo at ao nvel da base, e os trabalhadores devem saber quem o responsvel pelas diferentes questes de sade e segurana.

A importncia da formao

A formao adequada e eficaz uma componente chave de qualquer poltica de sade e segurana.

Alm dos benefcios mais bvios da

formao, tais como o desenvolvimento de competncias, o reconhecimento dos riscos do local de trabalho etc., um programa de formao abrangente em cada local de trabalho ajudar os trabalhadores a:

reconhecer os sinais/sintomas iniciais de

quaisquer potenciais doenas profissionais, antes que estas se tornem uma situao crnica ou permanente; avaliar o seu ambiente de trabalho; insistir para que os rgos de gesto realizem mudanas, antes do desenvolvimento das condies perigosas.

O papel do representante dos trabalhadores em matria de sade e segurana

Representante de sade e segurana

Os passos que o ajudaro a alcanar os

seus objetivos so:


1. Estar bem informado acerca dos diversos

perigos no seu local de trabalho e das possveis solues para os controlar. 2. Trabalhar conjuntamente com o seu sindicato e entidade empregadora,no sentido de identificar e de controlar os riscos

Utilize uma variedade de fontes informativas acerca dos perigos potenciais, ou dos riscos existentes no seu local de trabalho.

Nem

sempre fcil ser um delegado ou representante de sade e segurana,mas ajudar a proteger as vidas dos seus colegas de trabalho sempre gratificante.

You might also like