You are on page 1of 81

Treinamento

Espao Confinado NR -33

Bem Vindos!

DESLIGADO OU EM MODO SILENCIOSO


Participe, fazendo perguntas Respeite os horrios previstos de intervalo Evite conversas paralelas

Espao Confinado
No passado os mineiros costumavam levar pssaros para as minas. Era uma precauo fundamental para evitar a exposio em ambientes com deficincia de oxignio e gases txicos. Caso o pssaro apresentasse algum sintoma ou morresse, era o sinal para que todos sassem do local imediatamente. Os trabalhadores continuam a entrar em espaos confinados, muitas vezes sem as precaues elementares. Isso acontece em cisternas, dutos, silos, reatores, vasos, tanques, galerias, caixas de inspeo...

O que Espao Confinado?


qualquer rea ou ambiente no projetado para ocupao humana contnua;
Possui meios limitados de entrada e sada; A ventilao existente insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficincia ou enriquecimento de oxignio.

Caractersticas do Espao Confinado


Contm ou pode conter atmosfera perigosa. Contm no seu interior produto que possa envolver ou sufocar a pessoa.

Divises internas que pode prender uma pessoa ou asfixia.


Paredes ou piso inclinado que conduza a pessoa para local estreito. Apresente alguma forma de perigo que oferea iminente risco a sade e a segurana

Onde encontrado Espao Confinado


INDSTRIA DE PAPEL E CELULOSE INDSTRIA GRFICA. INDSTRIA ALIMENTCIA. INDSTRIA DA BORRACHA, DO COURO E TXTIL. INDSTRIA NAVAL E OPERAES MARTIMAS. INDSTRIAS QUMICAS E PETROQUMICAS.
Tubulaes Tanques de armazenamento

Onde encontrado Espao Confinado


SERVIOS DE GS. SERVIOS DE GUAS E ESGOTO. SERVIOS DE ELETRICIDADE. SERVIOS DE TELEFONIA. CONSTRUO CIVIL. BENEFICIAMENTO DE MINRIOS.
Biodigestor
Galerias

SIDERRGICAS E METALRGICAS.
AGRICULTURA. AGRO-INDSTRIA.
Silos

Exemplos de Espaos Confinados


tanques fixos e mveis poos galerias caixas de vlvulas ou de passagem caixa separadora

tubules
rede de esgoto

Tipos de trabalhos em espao confinado

OBRAS DA CONSTRUO CIVIL. OPERAES DE SALVAMENTO E RESGATE. MANUTENO, REPAROS, LIMPEZA OU INSPEO DE EQUIPAMENTOS OU RESERVATRIOS.

Riscos do Espao Confinado

Antes de comentar sobre os riscos existentes em espao confinado.

O QUE RISCO?

O QUE RISCO?
QUAL A DIFERENA ENTRE RISCO E PERIGO?

Perigo
Situao ou condio que introduz um certo potencial a causar perdas.

Risco
a interao com o perigo, associando-se a probabilidade da ocorrncia de um evento no desejado e a gravidade de suas consequncias.

Risco
Voc s corre riscos quanto toma uma atitude arriscada. Veja s. O nmero e a velocidade dos carros na rodovia oferecem perigo de atropelamento. Mas se voc atravessa a rodovia pela passarela, voc anula qualquer risco de atropelamento.

Perigo
O perigo vai estar presente o tempo todo, mas o risco s depende da atitude que voc ir tomar. Por esse motivo devemos evitar Atitudes de Riscos.

Na nossa empresa h vrios perigos, mas com algumas atitudes podemos evitar os riscos
- Sempre mantenha seu posto de trabalho organizado; - Sempre carregue peso com a postura adequada; - Sempre utilize EPI; - Sempre trabalhe com iluminao adequada; - Sempre emita a APR.

Na nossa empresa h vrios perigos, mas com algumas atitudes podemos evitar os riscos
- Nunca utilize ferramentas inadequadas ou defeituosas;

- Nunca utilize equipamentos sem proteo;


- Nunca se esquea da consignao;

- Nunca coloque seu corpo em posio de risco;


- Nunca trabalhe com pressa;

Riscos Ambientais
Riscos Fsicos; Riscos Qumicos; Riscos Biolgicos; Riscos Ergonmicos; Riscos de Acidentes.

Principais Riscos em espao Confinado


Atm. Rica em O2 Atm. Pobre em O2 Atmosfera Txica Atmosfera Inflamvel Soterramento sufocamento Riscos Eltricos

Riscos Psicolgicos
Temperaturas extremas Radiaes Afogamento,engolfamento Configurao Interna

Quedas
Inundao Aprisionamento

Infeces por agentes biolgicos.


Animal (vivo ou morto)

Riscos em espao Confinado


Enrequecimento de oxignio: Quando o oxignio excede 23% do volume , a atmosfera passa a ser conhecida como oxignio enriquecido. Uma atmosfera de oxignio perigosa porque pode causar um srio risco de incndio. Materiais inflamveis iro chegar ao ponto de ignio e queimaro muito rpido em atmosferas de oxignio enriquecido. A concentrao normal de oxignio no ar atmosfrico de aproximadamente 20,9%

Riscos em espao Confinado


Deficincia de oxignio: A atmosfera em um espao confinado deve manter constante um mnimo de 19,5% de oxignio para que o mesmo seja liberado para trabalho humano sem a necessidade de utilizao de equipamento autnomo ou ar induzido para respirao A concentrao normal de oxignio no ar atmosfrico de aproximadamente 20,9%

Riscos em espao Confinado


Composio do ar que respiramos

21% O2

78% N2 (Nitrognio)

1%

Alguma das causas da deficincia de oxignio em espaos confinados

O deslocamento do ar por gs ou vapor devido a inertizao. A digesto de matria orgnica por microorganismos. A oxidao de ferro (ferrugem).

Riscos em espao Confinado


Afogamento: Arraste do trabalhador pela massa de gros em movimento durante o descarregamento.

Riscos em espao Confinado


Soterramento: Desmoronamento de placas verticais de gros compactadas.

Riscos em espao Confinado


Sufocamento: Carregamento de silos com trabalhadores no seu interior.

Riscos em espao Confinado


Engolfamento: Condio em que uma substncia slida ou lquida, finamente dividida e flutuante na atmosfera, possa envolver uma pessoa e no processo de inalao, possa causar inconscincia ou morte por asfixia.

Riscos em espao Confinado


Risco eltrico: A eletricidade constitui-se um agente de alto potencial de risco ao homem. Mesmo em baixas tenses ela representa perigo integridade fsica e sade do trabalhador.

Riscos eltrico
Choque eltrico: a passagem de uma corrente eltrica atravs do corpo, utilizando-o como um condutor. Esta passagem de corrente pode causar um susto, porm tambm pode causar queimaduras, fibrilao cardaca ou at mesmo a morte.

Riscos em espao Confinado


Riscos de ataques de animais peonhetos: O empregado deve atentar possibilidade de picadas de animais peonhentos como por exemplo, cobras venenosas, aranhas, escorpies.

Riscos em espao Confinado


Riscos Biolgicos: Bactrias, fungos, esgoto, tratamento de efluentes, processos de limpeza pela ao de solventes ou produzidos pela reao qumica. O contato com a pele, mucosas e vias respiratrias podem causar desde irritao at intoxicaes generalizadas.

Riscos em espao Confinado


Vibraes: As vibraes podem ser: Localizadas - (em certas partes do corpo). So provocadas por ferramentas manuais, eltricas e pneumticas. Consequncias: alteraes neurovasculares nas mos, problemas nas articulaes das mos e braos; osteoporose (perda de substncia ssea).

Riscos em espao Confinado


Radiaes: So formas de energia que se transmitem por ondas eletromagnticas. A absoro das radiaes pelo organismo responsvel pelo aparecimento de diversas leses. Podem ser classificadas em dois grupos: Ionizantes: a radiao que possui energia suficiente para ionizar tomos e molculas. Pode danificar nossas clulas e afetar o material gentico (DNA), causando doenas graves (por exemplo: cncer), levando at a morte.

Riscos em espao Confinado


Radiaes: No ionizantes: So radiaes no ionizantes a radiao infravermelha, proveniente de operao em fornos , ou de solda oxi-acetilnica, radiao ultravioleta como a gerada por operaes em solda eltrica, ou ainda raios laser, micro-ondas, etc.

Riscos em espao Confinado


Riscos ergonmicos: Os problemas ergonmicos, normalmente esto s reduzidas dimenses do acesso ao espao confinado (exigindo contores do corpo, o uso das mos e dificultando o resgate em caso de acidente.

Consignao

Consignao
Colocar um cadeado ou lacre e etiquetar um equipamento ou dispositivo provocando uma interrupo fsica de um circuito de energia perigosa, impedindo o seu acionamento manual ou automtico. Ex: desconexo de cabos, aberturas de chaves faca, retirada de disjuntores, aterramento, tamponamento ou raquetagem de uma tubulao e outros.

Isolamento

Produto Qumico

Um produto uma substncia que formase como o resultado de reaes qumicas ou biolgicas (em reaes que so bioqumicas).

FISPQ Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico

FISPQ (Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico) contm informaes diversas sobre um determinado produto qumico, quanto proteo, segurana, sade e ao meio ambiente. Em alguns pases, essa ficha chamada de Material Safety Data Sheet - MSDS.

FISPQ Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico


Identificao do produto e fornecedor Composio Identificao de perigos Medidas de primeiros socorros Medidas de combate a incndio Medidas de controle para derramamento ou vazamento Manuseio e armazenamento Controle de exposio e proteo individual Propriedades fsico-qumicas Estabilidade e reatividade Informaes toxicolgicas Informaes ecolgicas Consideraes sobre tratamento e disposio Informaes sobre transporte Informaes sobre regulamentaes

Exploso e incndio
Exploso: uma reao qumica exotrmica em misturas explosivas onde ocorre grande liberao de energia aps a ignio. Incndio: uma reao qumica de oxidao rpida e exotrmica, em que a gerao de luz e calor. dividido em quatro classes.

Incndio
Classe A: Slidos inflamveis:

- Queimam em superfcie e em profundidade; - Aps a queima deixam resduos, brasas e cinza; - Este tipo de incndio extinto principalmente pelo mtodo de resfriamento, e as vezes por abafamento atravs de jato pulverizado.

Incndio
Classe B: Lquidos inflamveis: - Queimam em superfcie; - Aps a queima no deixam resduos; - Este tipo de incndio extinto pelo mtodo de por abafamento.

Incndio
Classe C: Equipamento eltrico energizado:

- A extino s pode ser realizada com agente extintor no condutor de eletricidade, nunca com extintores de gua ou espuma; - O primeiro passo num incndio de classe C, desligar o quadro de fora, pois assim ele se tornar um incndio de classe A ou B.

Incndio
Classe D: Materiais Piroflicos: - Alumnio, antimnio, magnsio; - So difceis de serem apagados; - Nunca utilizar extintores de gua ou espuma para extino do fogo.

O Que um Espao Confinado?


Para caracterizar um espao como espao confinado deve-se fazer a seguinte avaliao:

Riscos Atmosfricos

Riscos atmosfricos relacionados ao ar que respiramos, podem incluir deficincia de oxignio na atmosfera, atmosferas enriquecidas de oxignio, atmosferas inflamveis e txicas.

Atmosferas Txicas
Atmosferas txicas em espao confinados podem causar srios problemas de sade e at mesmo a morte. O seu efeito fsico venenoso pode ser imediato, retardado, ou combinao de ambos. Principais gases encontrados em espaos confinados so: - Monxido de carbono; - Gs sulfdrico.

Atmosferas Txicas
Gs Sulfdrico H2S
Gs Sulfdrico (H2S ou Sulfeto de Hidrognio) Considerado um dos piores agentes ambientais agressivos ao ser humano. Em concentraes mdias, inibe o olfato.

LT = 8ppm

Gs Sulfdrico H2S
H2S x Tempo Nenhum (8 ppm x 8 hs); Irritao moderada nos olhos e garganta (50 a 100 ppm x 1 h); Forte irritao (200 a 300 ppm x 1 h) Inconscincia e morte por paralisia respiratria (500 a 700 ppm x 1,5 h) Inconscincia e morte por paralisia respiratria (>1000 ppm x minutos).

Atmosferas Txicas
Monxido de Carbono (CO)
absorvido pelo pulmo at 100 vezes mais rpido que o oxignio. LT = 39ppm

Monxido de Carbono CO
CO x Tempo:
Ligeira dor de cabea, desconforto (200ppm x 3hs) Dor de cabea, desconforto (600ppm x 1 h) Confuso, dor de cabea (1000 a 2.000 ppm x 2 hs) Tendncia a cambalear (1.000 a 2.000 ppm x 1,5 hs) Palpitao leve (1.000 a 2.000 ppm x 30 minutos); Inconscincia (2.000 a 5.000 ppm); Fatal (10.000 ppm).

Atmosfera IPVS
IPVS Imediatamente Perigosa Vida ou Sade qualquer condio que cause uma ameaa imediata vida ou que pode causar efeitos adversos irreversveis sade ou que interfira com a habilidade dos indivduos para escapar de um espao confinado sem ajuda.

Atmosferas Inflamveis

Gases Inflamveis, vapores e poeiras apresentam um srio risco em espaos confinados. Isto pode estar presente devido ao contedo do espao, ou pode ser introduzido como resultado do trabalho a ser realizado.

Atmosferas Inflamveis
100 % Ar Ar Mistura IDEAL 100 % Combustvel

Mistura
Pobre

Mistura Rica

0% Combustvel
LIE 10% do LIE LSE

Combustvel

0% Ar

Exemplo: Metano LIE: 4,4% Vol. LSE: 16,5% Vol.

Medidas de controle atmosfrico


Dada a severidade dos riscos atmosfricos possveis em espao confinado, imperativo que medidas de controle e procedimentos de segurana sejam colocados. Medidas de controle para riscos atmosfricos incluem: - Purga; - Testes atmosfricos; - Ventilao; - Equipamento de proteo respiratria - EPR.

Medidas de controle atmosfrico


Purgas: Purga, o processo de deslocamento dos gases de riscos e vapores no espao confinado atravs da introduo de ar, vapor ou gases inertes. Enquanto a purga pode reduzir os riscos associados com substncias especiais, tambm pode criar novos riscos, tais como deficincia de oxignio. Por esta razo, purga deve ser sempre seguido de ventilao.

Medidas de controle atmosfrico


Teste Atmosfrico:

Medidas de controle atmosfrico


Teste Atmosfrico:
O teste atmosfrico deve ser conduzido por uma pessoa treinada, com experincia e habilidade para: 1_Selecionar os instrumentos apropriados apara determinar em primeira mo os riscos atmosfricos; 2_Verificar se os instrumentos esto funcionando corretamente; 3_Usar os instrumentos de maneira a assegurar que a atmosfera no espao esteja completamente avaliada; 4_Corretamente avaliar os resultados dessa medida.

Medidas de controle atmosfrico


Instrumentos de deteco de gases MULTIGS

Normalmente configurados para monitorar at 4 gases simultaneamente, sendo eles o Oxignio (com alarmes para falta e excesso), gases e vapores inflamveis (com 1 alarme estabelecido em 10% do LIE e calibrado com um gs padro, que ser a referncia do instrumento), Monxido de Carbono (CO) e Gs Sulfdrico (H2S).

Medidas de controle atmosfrico


OS TESTES DO AR INTERNO SO MEDIES PARA VERIFICAO DOS NVEIS DE OXIGNIO, GASES E VAPORES TXICOS E INFLAMVEIS. ANTES QUE O TRABALHADOR ENTRE EM

UM ESPAO CONFINADO, O SUPERVISOR


DE ENTRADA DEVE REALIZAR TESTES INICIAIS DO AR INTERNO. DURANTE AS MEDIES, O SUPERVISOR DE ENTRADA DEVE ESTAR FORA DO ESPAO CONFINADO.

Medidas de controle atmosfrico

AS MEDIES SO NECESSRIAS PARA QUE NO OCORRAM ACIDENTES POR ASFIXIA, INTOXICAO, INCNDIO OU EXPLOSO.

Medidas de controle atmosfrico


Ventilao:

Ventilao o processo de se movimentar continuamente ar fresco atravs do espao. Tipos de ventilao:


- Ventilao natural; - Ventilao mecnica: usa meios mecnicos para mover o ar dentro e fora dos espaos confinados

Medidas de controle atmosfrico

Medidas de controle atmosfrico


Equipamento de proteo respiratria EPR:

Os respiradores so categorias amplas: Purificao de ar; Suprimento de ar.

classificados

em

duas

Medidas de controle atmosfrico


EPR: Purificao de ar Mscaras Filtrantes

Estes EPR so usados para filtrar ou remover contaminantes do ar no espao antes de ser respirado. Eles vm em trs tipos diferentes:
Removedor particular Removedores de gs e vapor; Combinao dos dois.

Responsabilidades do Empregador

Indicar formalmente o responsvel tcnico;


Identificar os espaos confinados existentes; Identificar os riscos especficos de cada espao confinado;

implementar a gesto em segurana e sade no trabalho em


espaos confinados: Medidas tcnicas de preveno; Medidas administrativas; Medidas pessoais; Medidas de salvamento e emergncia.

Responsabilidades do Empregador

Garantir a capacitao continuada dos trabalhadores;


Garantir que o acesso ao espao confinado somente ocorra aps a emisso da Permisso de Entrada e Trabalho - PET;

Fornecer s empresas contratadas informaes sobre os riscos nas reas

onde desenvolvero desenvolver suas atividades;


acompanhar a implementao das medidas de segurana e sade dos trabalhadores das empresas contratadas; Interromper todo trabalho em caso de suspeio de condio de risco grave e iminente abandonando imediatamente o local; garantir informaes atualizadas sobre os riscos e medidas de controle antes de cada acesso.

Responsabilidades do Empregador

Colaborar com a empresa no cumprimento da NR-33;


Utilizar adequadamente os meios e equipamentos fornecidos pela empresa;

comunicar ao Vigia e ao Supervisor de Entrada as situaes de risco;

cumprir

os

procedimentos

orientaes

recebidos

nos

treinamentos com relao aos espaos confinados.

Responsabilidades do Trabalhador
Colaborar com a empresa no cumprimento da NR-33; Utilizar adequadamente os meios e equipamentos

fornecidos pela empresa; comunicar ao Vigia e ao Supervisor de Entrada as situaes de risco; cumprir os procedimentos e orientaes recebidos nos treinamentos com relao aos espaos confinados.

MEDIDAS DE SEGURANA SUPERVISOR DE ENTRADA


a) emitir a Permisso de Entrada e Trabalho - PET antes do incio das atividades; b) executar os testes, conferir os equipamentos e os procedimentos contidos na Permisso de Entrada e Trabalho - PET; c) assegurar que os servios de emergncia e salvamento estejam disponveis e que os meios para acion-los estejam operantes;

d) cancelar os procedimentos de entrada e trabalho quando necessrio; e


e) encerrar a Permisso de Entrada e Trabalho PET - aps o trmino dos servios.

MEDIDAS DE SEGURANA VIGIA


a) manter continuamente a contagem precisa do nmero de trabalhadores autorizados no espao confinado e assegurar que todos saiam ao trmino da

atividade;
b) permanecer fora do espao confinado, junto entrada, em contato permanente com os trabalhadores autorizados; c) adotar os procedimentos de emergncia, acionando a equipe de salvamento, pblica ou privada, quando necessrio; d) operar os movimentadores de pessoas; e e) ordenar o abandono do espao confinado sempre que reconhecer algum sinal de alarme, perigo, sintoma, queixa, condio proibida, acidente, situao no prevista ou quando no puder desempenhar efetivamente suas tarefas, nem ser substitudo por outro Vigia.

Comunicao
A comunicao em espao confinado um processo fundamental que apresenta desafios. Comunicaes claras, rpidas e confiveis so de vital importncia para os participantes.

Iluminao

Toda iluminao usada em espao confinado no interior de equipamentos deve ser a prova de exploso e no exceder a voltagem de 24 V ou dispositivo de desarme automtico.

Trabalho em Equipe

You might also like