You are on page 1of 12

AIDS

O que AIDS?
Sigla AIDS: Acquired Immune Deficiency Syndrome, em portugus, Sndrome da Imunodeficincia Adquirida. Causada pelo vrus HIV (Human Immunodeficiency Virus. ) Doena sexualmente transmissvel O vrus HIV destri os linfcitos - clulas responsveis pela defesa do nosso organismo -, tornando a pessoa mais vulnervel a contrair doenas(Imunodeficincia).

Modos de transmisso
DST (Doena Sexualmente Transmissvel) Transfuses de sangue Compartilhamento de seringas e agulhas De me para o filho durante a gestao.

Onde no h risco de contrair Aids?


No beijo social, abraos e apertos de mo Na doao de sangue Nos aparelhos sanitrios,pias e piscinas. No uso comum de pratos, copos e talheres Nas picadas de insetos

Diagnstico
EXAMES: Elisa: Mais utilizado, precisa de confirmao com outro exame Imuno-Fluorescncia: um exame confirmatrio e deve ser realizado aps um resultado Elisa positivo Western-Blot: tambm confirmatrio

Sintomas
No se manifesta imediatamente e igualmente em todas as pessoas Febre persistente, calafrios, dor de cabea, dor de garganta, dores musculares, manchas na pele, nguas embaixo do brao, no pescoo ou na virilha e que podem levar muito tempo para desaparecer. Comeam geralmente a aparecer entre 8 e 10 anos aps a contaminao, podendo variar.

Tratamento
A AIDS no tem cura, porm, existem medicamentos que controlam. Distribuio de remdios gratuita para portadores do vrus HIV.

Preveno
Uso de preservativos Evitar o compartilhamento de materiais perfuro-cortantes Mulheres portadoras da AIDS, devem procurar um mdico antes de engravidar

Outras informaes
O vrus da AIDS muito sensvel ao ambiente externo, vive aproximadamente uma hora fora do organismo humano Atualmente, possvel conviver com o vrus da AIDS, porm, at os anos 90 o tempo de vida dos portadores era curto, pois no havia medicamentos controladores, hoje o tempo de vida indeterminado. O nmero de aidticos vem crescendo cada vez mais, principalmente em jovens, de 13 a 19 anos.

Outras informaes
A AIDS no mata, o que mata, a baixa imunidade que facilita a contrao de doenas. Antigamente, acreditava-se que os homossexuais e usurios de drogas tinham mais chances de contrair o HIV, porm hoje no existem mais grupos de risco. O smbolo da AIDS, o lao vermelho, um sinal de solidariedade e de comprometimento na luta contra a esta doena.

Convivendo com um portador do vrus HIV


No deve haver preconceito e sim, apoio aos portadores No h problema no compartilhamento de objetos como telefone, ferrramentas, equipamentos de trabalho, etc. preciso alguns cuidados, os doentes de AIDS, devem somente manter relao sexual com camisinha, cobrir os ferimentos O portador de AIDS pode viver normalmente, trabalhar, mas sempre atento com os cuidados.

Fim

You might also like