You are on page 1of 59

Linguagens, cdigos e suas tecnologias Competncia de rea 4

Compreender a arte como saber cultural e esttico gerador de significao e integrador da organizao do mundo e da prpria identidade.

H13 - Analisar as diversas produes artsticas como meio de explicar diferentes culturas, padres de beleza e preconceitos

PROVA- CIDAD TOLERNCIA POLITICAMENTE CORRETO SABER CONVIVER

"O que faz uma sociedade ser grande, ser justa, ser real a capacidade de ser plural, mas para isso, ela precisa ter muitas vertentes e saber respeitar cada uma delas.

COMO A ELITE CHINESA V O MUNDO


Bolsa de Valores Prada Herms Europa frica

Oceano Atlntico
Canad EUA Oceano Pacfico Taiwan Liquidao de fechamento Amrica Latina

Hong Kong

Palcio Imperial

Praa da Paz Celestial

PEQUIM

A imagem acima, publicada na capa da revista americana The Economist, em maro de 2009, apresenta, de forma caricaturada, a viso de mundo da atual elite chinesa. De acordo com essa perspectiva, a China face ao restante do mundo poderia ser percebida como:

(A) ptria do isolacionismo, em divergncia com os problemas comerciais da Unio Europeia e com a integrao poltica na frica. (B) territrio da democracia, em desacordo com as ambiguidades polticas das naes desenvolvidas e com o autoritarismo do antigo terceiro-mundo. (C) nao urbanizada, em contraposio com a decadncia parcial do setor imobilirio americano e com a ruralizao dos pases africanos e latinoamericanos.

(D) potncia emergente, em contraste com o relativo declnio das demais potncias econmicas e com a insignificncia dos pases subdesenvolvidos.

Figura 1

Figura 2

Irmos Campana

Comparando as figuras, que apresentam mobilirios de pocas diferentes, ou seja, a figura 1 corresponde a um projeto elaborado por Fernando e Humberto Campana e a figura 2, a um mobilirio do reinado de D. Joo VI, pode-se afirmar que : (A) os materiais e as ferramentas usados na confeco do mobilirio de Fernando e Humberto Campana, assim como os materiais e as ferramentas utilizados na confeco do mobilirio do reinado de D. Joo VI, determinaram a esttica das cadeiras. (B) as formas predominantes no mobilirio de Fernando e Humberto Campana so complexas, enquanto que as formas do mobilirio do reinado de D. Joo VI so simples, geomtricas e elsticas. (C) o artesanato o atual processo de criao de mobilirios empregado por Fernando e Humberto Campana, enquanto que o mobilirio do reinado de D. Joo VI foi industrial. (D) ao longo do tempo, desde o reinado de D. Joo VI, o mobilirio foi se adaptando consoante as necessidades humanas, a capacidade forma. tcnica e a sensibilidade esttica de uma sociedade. (E) o mobilirio de Fernando e Humberto Campana, ao contrrio daquele do reinado de D. Joo VI, considera primordialmente o conforto que a cadeira pode proporcionar, ou seja, a funo em detrimento da forma.

Automatismo psquico puro pelo qual se pretende exprimir, quer verbalmente, quer por escrito, quer por qualquer outra maneira, o funcionamento real do pensamento. Ditado do pensamento, na ausncia de qualquer controle exercido pela razo, fora de qualquer preocupao esttica ou moral. (BRETON, Andr. In: CHIPP, H. B. Teorias da arte moderna. So Paulo: Martins Fontes, 1988. p. 417.) Com base nos conhecimentos sobre arte moderna,assinale a alternativa cuja obra representada se identifica com as idias expressas no texto.

a) Gerrit Rietveld Vermelho e Azul

b) Karl Jucker e Wilhelm Wagenfeld Luminria

c) Josef Hartwig Jogo de Xadrez

d) Marianne Brandt Bule de Ch

e) Meret Oppenheim Objeto

Anita Malfatti William-Adolphe Bouguereau

Desmaterializando a obra de arte do fim do milnio Fao um quadro com molculas de hidrognio Fios de pentelho de um velho armnio Cuspe de mosca, po dormido, asa de barata torta

(...) Minha me certa vez disse-me um dia, Vendo minha obra exposta na galeria, Meu filho, isso mais estranho que o cu da jia E muito mais feio que um hipoptamo insone" Pra entender um trabalho to moderno preciso ler o segundo caderno, Calcular o produto bruto interno, Multiplicar pelo valor das contas de gua, luz e telefone, Rodopiando na fria do ciclone, Reinvento o cu e o inferno

Minha me no entendeu o subtexto Da arte desmaterializada no presente contexto Reciclando o lixo l do cesto Chego a um resultado esttico bacana (...) Misturarei anguas de viva Com tampinhas de pepsi e fanta uva Um penico com gua da ltima chuva, Ampolas de injeo de penicilina (...)

Leia trechos das msica Bienal de Zeca Baleiro e a seguir assinale a alternativa que apresente qual alternativa melhor resume a postura da msica com relao Arte Moderna. A) B) C) D) E) Ironia Admirao Desprezo Devoo Idealizao

H13 - Analisar as diversas produes artsticas como meio de explicar diferentes culturas, padres de beleza e preconceitos

Os Simpsons, uma das famlias mais famosas da TV ,passaram por uma transformao.Tudo no passa de uma montagem de uma agncia de publicidade de Angola para promover o comeo da exibio do programa por l.Os Simpsons foram reestilizados para anunciar a chegada do servio de televiso digital por satlite na frica .

A) A imagem preconceituosa, j que satiriza o fato de a maioria da populao angolana ser negra. B) O pblico-alvo da propaganda no ser atingido pela proposta, pois no haver identificao entre telespectador e desenho reestilizado. C) O cabelo em estilo rastafri e todos usando roupas com estampas tpicas remetem a uma tentativa de aproximao e identificao entre pblico e desenho. D) H sinais de que o desenhista racista ao colocar as personagens com sandlias de dedo e com rostos abobalhados , como se os negros fossem todos pobres e alienados.. E) O desenho mais um smbolo da globalizao e da imposio da cultura americana ao mundo , j que os africanos, por terem pouca formao cultural, no conseguiro rejeitar tal propaganda dos valores americanos.

Assinale a alternativa incorreta

a) O texto reproduz a estrutura do soneto, que uma forma potica fixa, composta por catorze versos dispostos em dois quartetos e dois tercetos. b) O Modernismo questionou os princpios da arte parnasiana; mas os concretistas chegaram a radicalizar a idia de poesia, abdicando s vezes da palavra, como no poema de Avelino de Arajo. c) O poema de Avelino de Arajo tem um carter exclusivamente social, revelado pelo uso do termo Apartheid no ttulo que designa um regime vigente na frica, segundo o qual os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separadamente. d) O ttulo Apartheid Soneto, associado a uma imagem que lembra uma cerca de arame farpado cujos fios se organizam em dois quartetos e dois tercetos, comunica, visualmente, o repdio dos concretistas pelo aprisionamento do verso segundo convenes impostas, segregando a liberdade criativa. e) A histria da literatura mostra como os movimentos estticos que se sucedem no tempo dialogam entre si, seja condenando modelos anteriores, seja resgatando-os com novas propostas. Este poemaimagem exemplo disto.

Um texto visual pode servir de excelente recurso de argumentao, pois ilustra as idias apresentadas pelo texto escrito. Sobre a gravura, assinale a alternativa correta.

a) O homo erectus referido na imagem apresenta-se sedentrio e adepto do fast food, condies atuais que o tornam vtima da obesidade. b) O ltimo homem o nico que aparece vestido, o que demonstra a ironia da ilustrao para com os cuidados sempre maiores do ser humano com suas vestes do que com sua sade. c) Enquanto o quarto elemento da fila apresenta-se armado com uma lana, o ltimo porta um copo, provavelmente de refrigerante, o que demonstra a nossa passividade frente violncia atual. d) H um aumento da estatura do primeiro ao penltimo elemento, fator ratificado pela propalada informao de que a alimentao moderna tem reduzido a altura do homem atual, o que contribuiria para a sua animalizao. e) A ilustrao estabelece intertextualidade com o quadro da evoluo humana, ironizando essa evoluo, a partir de uma subverso desse conceito.

H13 - Analisar as diversas produes artsticas como meio de explicar diferentes culturas, padres de beleza e preconceitos

Este quadro, de Mark Ryden, intitulado de "Saint Barbie" (1994, leo sobre tela), nos faz refletir sobre::

a) A imposio da religio catlica como religio predominante ,levando as crianas a terem uma relao sagrada com seus brinquedos como se fossem dolos. b) A ausncia de polticas pblicas de distribuio de brinquedos com caractersticas nacionais. c) A questo da m distribuio de renda que impossibilita que todas as famlias tenham acesso a brinquedos. d) A influncia dos brinquedos nas crianas, incutindo desde cedo padres de beleza e comportamento. e) A dificuldade em se encontrar brinquedos com caractersticas tnicas , respeitando a diversidade cultural do pas , como no caso da menina do quadro.

Comunicao contra o preconceito Imagine assistir, na TV, a uma histria infantil em que o prncipe se apaixona por uma dama do Palcio dos Macacos. Ela representada por uma atriz branca com o rosto inteiramente pintado de preto. Ao ser beijada pelo prncipe, selando a unio sob as benes do rei, ela se transforma: some a tinta preta e ela agora uma princesa toda branca. O estarrecedor preconceito manifesto na histria no foi veiculado em programa humorstico (o que no o tornaria menos condenvel), nem em uma produo estrangeira pobre e inconseqente, nem em produo independente brasileira. Foi levado ao ar na maior rede de televiso da Amrica Latina, umas das maiores do mundo, em um dos programas infantis de maior audincia do Brasil. (Fonte: LORENZO, Ald. Sesso Opinio do Jornal Educao Pblica, 19/11/2003

Os termos de concesso de emissoras no Brasil prevem compromissos com a educao, a informao e o entretenimento. A leitura do texto acima permite afirmar que a emissora:

a) b) c) d) e)

educou para a igualdade entre as etnias. informou sobre a cultura afro-brasileira. incorreu em manifestao de preconceito. esclareceu sobre a diversidade tnica. favoreceu a divulgao do conceito de tolerncia.

RENOIR

Toda letra do alfabeto precisa se unir a outra para formar uma palavra. J pensou se houvesse algum tipo de preconceito contra aquelas que decidiram se unir com outras iguais a elas? Seria impossvel existir progreSSo, no haveria cOOperao e ,o mais importante,ningum saberia dizer o que comprEEnso. Viu como preconceito nos torna ignorantes?

O tema do texto acima um combate contra: a) b) c) d) e) o preconceito racial; o preconceito social; a homofobia; a xenofobia; ao machismo.

Essa foto de um show da banda irlandesa U2. Qual o tema da imagem acima ? a) Tolerncia religiosa b) Desprezo pela religio c) Atesmo d) Satanismo e) Supremacia crist ocidental

PROVA- CIDAD TOLERNCIA POLITICAMENTE CORRETO SABER CONVIVER

You might also like