You are on page 1of 18

A Circulao

O corao um msculo oco, de fibras estriadas, revestido externamente pelo pericrdio (serosa) e dividido por um septo vertical em duas metades. O corao tem 4 cmaras:trio direito,trio esquerdo, ventrculo direito e ventrculo esquerdo. No Ventrculo direito, nele h as veias cavas e a vlvula tricspide, no ventrculo esquerdo, h veias pulmonares e vlvulas bicspides ou mitral. A circulao ocorre da seguinte forma: O sangue que est chegando ao trio direito sangue que vem dos tecidos e rico em CO2, logo um sangue venoso, ele passa pelas veias cavas, pelas vlvulas tricspides e implusionado para ir atravs da veia pulmonar para os pulmes. Para que ocorra a hematose. No lado esquerdo, o sangue est voltando dos plmes j como sangue arterial, passa pelas veias pulomares, atravessa as vlvulas bucspide ou mitral, sendo impulsionado para a artria aorta, que se ramifica em vrias artrias, e vai distribuindo o sangue para a cabea e todo o corpo. OBS: A HEMATOSE CIURCUITO QUE ACONTECE QUANDO O SANGUE CHEGA AOS PULMES. POIS QUANDO ELE CHEGA NOS PULMES ELE VENOSO, OU SEJA RICO EM CO2 E TXICO, A HEMATOSE, FAZ COM COM QUE O SANGUE DEIXE O GS CARBNICO E RECOLHA O GS OXIGNIO, PASSANDO O SANGUE DE VENOSO ARTERIAL.

A contrao ventricular conhecida como sstole e nela ocorre o esvaziamento dos ventrculos. O relaxamento ventricular conhecido como distole e nessa fase que os ventrculos recebem sangue dos trios.

A contrao ventricular fora, ento, a passagem de sangue para as artrias pulmonar e aorta, cujas vlvulas semilunares (trs membranas em forma de meia lua) se abrem para permitir a passagem de sangue. Uma vez no interior desses vasos, o retorno do sangue (refluxo) para os ventrculos a partir das artrias aorta e pulmonar evitado pelo sbito fechamento dessas mesmas vlvulas.

Ocorre a circulao fechada, ocasionando-se em dupla ou simples.

A Circulao fechada Simples: -> Se constitui no tipo venoso, na qual, somente um tipo de sangue passa pelo corao. -> O sangue dispero pelo corao,engloba as veias totais do corpo,retornando a corao. A Circulao fechada dupla : -> se constitui no tipo de sangue venoso e arterial, estes dois tipos circulam pelo corao. Quando sangue percorre entre o ventrculo direito e o trio esquerdo, e passa pelo pulmo, ele est realizando o ciclo ou circulao pulmonar. J no ciclo geral, por meio do sistema arterial o sangue venoso sai do ventrculo esquerdo e percorre todo o corpo, retornando em seguida, para o trio direito.

A circulao dupla pode ser: -> Incompleta: Quando h mistura de sangue arterial e de sangue venoso. Ela acontece em rpteis e anfbios. -> Completa: Quando no h mistura de sangue arterial e venoso. Ela acontece nas aves e mamferos. Esse tipo de circulao apresenta maior concentrao de oxignio e consequentemente um nvel de metabolismo elevado, ou seja maior capacidade energtica que pode ser aproveitada para a manuteno de temperatura constante. (homeotermia).

Quadro Comparativo da circulao nos vertebrados:

Corao dos Peixes:

Circulao fechada simples,completa. (Somente sangue venoso)

Corao dos Anfbios:

Circulao fechada dupla e incompleta.

Circulao dos Rpteis:

Circulao fechada e dupla e incompleta.

Aves e Mamferos:

Circulao fechada dupla e completa. ( nos mamferos a aorta curva para a esquerda.)

O Corao um ciclo...sem fim

Sistema Respiratrio

Fossas nasais: So duas cavidades paralelas que comeam nas narinas e terminam na faringe. Elas so separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa denominada septo nasal. Faringe: um canal comum aos sistemas digestrio e respiratrio e comunica-se com a boca e com as fossas nasais. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe. Laringe: um tubo sustentado por peas de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoo, em continuao faringe.

Traquia: um tubo de aproximadamente 1,5 cm de dimetro por 10-12 centmetros de comprimento, cujas paredes so reforadas por anis cartilaginosos. Bifurca-se na sua regio inferior, originando os brnquios, que penetram nos pulmes.

Pulmes: Os pulmes humanos so rgos esponjosos, com aproximadamente 25 cm de comprimento, sendo envolvidos por uma membrana serosa denominada pleura. Diafragma: A base de cada pulmo apia-se no diafragma, rgo msculo-membranoso que separa o trax do abdomen, presente apenas em mamferos, promovendo, juntamente com os msculos intercostais, os movimentos respiratrios.

A respirao um processo fisiolgico pelo qual os organismos vivos inalam oxignio do meio circulante e soltam dixido de carbono. A respirao (ou troca de substncias gasosas - O2 e CO2 ), entre o ar e a corrente sangunea, feita pelo aparelho respiratrio que compreende: nariz, cavidade nasal dividida em duas fossas nasais, faringe, laringe, traquia, brnquios e pulmes com bronquolos e alvolos. Nos alvolos pulmonares, o oxignio (O2) passa para o sangue (glbulos vermelhos), enquanto o gs carbnico (CO2) o abandona. Este intercmbio de gases ocorre obedecendo s leis fsicas da difuso.

Existem rgos que constituem o sistema respiratrio, onde existem as trocas gasosas como o ar do oxignio, que levado para os pulmes... E nos trajetos h as fossas nasais, faringe,laringe,traquia,brnquios, bronquolos e os alvolos pulmonares; O oxignio passa dos alvolos e vai para os tecidos, o sangue permite que o Oxigenio v para os tecidos. Esse Oxignio se prende a emoglobina, formando a oxiemoglobina, quando chega ao tecido ele solta da emoglobina e entra na clula. A respirao da clula produz gs carbnico, que vai sair da clula, pois ele txico, ento parte dele se fixa a emoglobina, formando a carboemoglobina, a maior parte do carbono vai se fixar a amidrase, formando o cido carbnico, quando o cido carbnico chega aos pulmes ele libera o gs carbnico.

O gs carbnico txico ao organismo, pois torna o sangue cido, o que prejudica o organismo, pois as enzimas precisam de PH favorvel. Quando o CO2 no sai aumenta a concentrao de H+. Inspirao e Expirao

Na inspirao, a contrao dos msculos intercostais, situados entre as costelas, provoca uma elevao delas e um aumento da caixca torcica, simultaneamente o diafragma se contri e abaixa, com isso aumenta o volume interno do trax e diminui a presso sobre os pulmes, que se dilatam,recebendo o ar do exterior.

Na expirao, os msculos relaxam, o volume interno da caixa torcica diminui, aumenta a presso sobre as paredes pulmonares e o ar expulso.

Respirao das Aves

Metabolismo elevado

Pulmo parabronquial

Pulmo +Sacos Areos

O Pulmo no Infla.

Respirao em Altitudes elevadas.

-> O metabolismo das aves elevado e requer grandes quantidades de oxignio para suprir a alta taxa de respirao celular.
-> O pulmo das aves pulmo parabronquial que formados por finos canais de ar ( bronquios). -> A troca de gases ocorre entre os bronquios e os capilares sanguineos. -> o pulmo no infla por ser formado por canais de ar e associase a um conjunto de estruturas saculiformes, ou seja os sacos areos. -> Essa combinao de pulmo e sacos areos que ocorre a captura de O2 tanto na inalao quanto na exalao. -> A dupla captura de O2, por fornecer um volume maior de O2, garante a manuteno do alto metabolismo das aves. -> esse tipo de pulmo associado a sacos areos permite, s vezes, respirar em altitudes maiores.

You might also like