You are on page 1of 9

Fermentao Alcolica

Trabalho realizado por: Hugo Leandro N16 Joana Leiras N17 Joana Novais N18 Joana Maia N19

Introduo

A fermentao um processo catablico no qual h degradao dos compostos orgnicos e produo de energia. Esta ocorre em condies de anaerobiose, no havendo uma degradao completa dos compostos orgnicos e um rendimento energtico de 2 ATP. Este um processo simples, ocorre no citoplasma das clulas e realiza-se por duas etapas: a gliclise e a reduo do piruvato.As leveduras esto relacionadas com a fermentao pois so fungos que se multiplicam rapidamente em condies favorveis e que degradam os acares. Existem vrios tipos de fermentao que originam diferentes produtos, tais como: o lcool etlico, o cido lctico, o cido butrico e o cido actico. A fermentao alcolica realizada por diversas clulas, no caso da produo de po, o dixido de carbono que interessa e no o lcool, pois as bolhas deste gs contribuem para levedar a massa tornando o po leve e macio.

Material:
1Kg de farinha; 1 cubo de fermento; 250mL de gua; 1recipiente; Sal(q.b);

Procedimento:

Coloca-se 1kg de farinha num recipiente, adicionando-se gua morna. Noutro recipiente dissolve-se um cubo de fermento(em gua morna) e junta-se farinha. Amassa-se a massa at que esta fique lisa e forme bolhas de ar. Colocou-se no recipiente durante vrias horas, para que o processo de fermentao ocorresse e fotografaram-se as diferentes etapas.

Resultados:
Textura Inicialmente Aps uma Inicialmente hora uma Aps hora lisa rugosa Textura rugosa forte Foi Cheiro forte diminuindo Temperatura Foi baixa descendo Volume Aumenta aps o corte Aps uma Aps uma hora e meia hora e meia C/bolhas

Cheiro
Temperatura Volume

Foi diminuindo
Foi descendo

Diminuio do peso mas com a mesma quantidade de massa; Aumento do volume; Textura mais dura; Cheiro menos intenso;

Diminui aps Diminui aps o corte o corte

Discusso de resultados:

H uma diminuio do peso pois uma parte da agua contida na mistura evapora-se. H um aumento do volume o qual resulta do dixido de carbono libertado pelo fermento. H tambm uma diminuio da intensidade do cheiro. A textura vai sofrendo alteraes ao longo de todo o processo. A interaco entre microorganismos e alimentos tem como consequncias: a produo de certos alimentos com caractersticas especficas, como resultado de processos de fermentao A temperatura outro factor importante que pode levar a inibio da levedura e do processo.

Algumas imagens
Inicialmente Aps uma hora

Aps uma hora e meia

Algumas imagens
l
Passado duas horas e meia

Inicialmente

Concluso:

Com este trabalho nos podemos observar como se processa a fermentao alcolica. Pode-mos observar que aps misturarmos a farinha com a gua e o fermento e esperarmos algum tempo verificamos que houve uma diminuio do peso e um aumento do volume. O facto de existir uma evaporao de uma parte da gua leva a uma diminuio do peso e a criao de bolhas de dixido de carbono que leva a um aumento de volume. O dixido de carbono tem uma funo importante pois as bolhas deste gs contribuem para levedar a massa. Deste modo a massa do po fica mais leve e macia

You might also like