You are on page 1of 13

Divrcio Consensual e a EC 66/2010

Com a publicao da Emenda Constitucional 66/2010, os casais que desejam se divorciar podem faz-lo sem a necessidade da separao prvia. A medida extinguiu os prazos que eram obrigatrios para dar entrada no pedido.
Passemos a observar o texto do artigo 226 da Constituio Federal antes e depois da mudana realizada pela Emenda Constitucional 66/2010.

Divrcio Consensual e a EC 66/2010


Antes da EC 66/2010
Art. 226:

Depois da EC66/2010
Art. 226: 6 O casamento civil pode ser dissolvido pelo divrcio."(NR)

6 - O casamento civil pode ser dissolvido pelo divrcio, aps prvia separao judicial por mais de um ano nos casos expressos em lei, ou comprovada separao de fato por mais de dois anos.

Divrcio Consensual

Cabimento:

De acordo com a nova Lei, o divrcio tem cabimento independentemente de qualquer prazo, podendo o casal entrar com a ao de forma imediata, sem qualquer lapso temporal ou motivo, isto , sem a necessidade de anlise de culpa ou justificativa acerca do fim da unio.

Divrcio Consensual Extrajudicial


O casal que no tiver filhos menores ou incapazes e estiverem de comum acordo quando a partilha de bens poder ingressar com o divrcio extrajudicial, este poder ser realizado em cartrio (Tabelio de Notas), necessrio constituir advogado.

Divrcio Consensual Judicial


O casal que tiver filhos menores ou incapazes devero ingressar com a ao de divrcio atravs do Judicirio, isto porque, se faz necessrio o acompanhamento de um membro do Ministrio Pblico para observar se os direitos do menor esto sendo observados na ao, como guarda, penso etc.

Divrcio Consensual
QUESTES A SEREM RESPONDIDAS PELOS CNJUGES: 1. 2. 3. 4. 5. 6. H quanto tempo os cnjuges esto separados de fato? Qual o regime de bens? H filhos? Quem ficar com a guarda dos filhos menores? Como ser exercido o direito de visitas? Qual o valor da penso alimentcia devida aos filhos menores? 7. Os cnjuges desejam penso alimentcia para si? 8. Qual a renda do empregador do alimentante? 9. Como ser para a penso para os filhos ou para o cnjuge? 10.H bens imveis? (detalhar) 11.H bens movis? (detalhar) 12.Como ser feita a partilha dos bens? 13.O Cnjuge deseja voltar a usar o nome de solteiro?

Divrcio Consensual
DOCUMENTOS: Os cnjuges devero ser orientados a fornecer ao advogado, preferencialmente em cpia autenticada, os seguintes documentos, entre outros: certido de casamento Certido de nascimento dos filhos Pacto antenupcial (quando for o caso) Cdula de Identidade (RG e CPF) Comprovante de Residncia. Escritura ou Compromisso de Compra e Venda de possveis imveis Carn do IPTU dos bens imveis. Documento de propriedade dos veculos Extrato de contas correntes ou investimento. Notas fiscais de bens mveis sujeitos a partilha.

Divrcio Consensual
PROVAS:
Com a EC 66/2010 no mais necessrio fazer prova de qualquer lapso temporal referente a separao ftica. Tal prova era comumente apresentada atravs de testemunhas. VALOR DA CAUSA: Havendo bens a serem partilhados pelos conjuges, o valor da causa dever ser a somatria dos valores dos referidos bens. No havendo bens, os autores tem autonomia para fixar o valor da causa segundo critrios subjetivos. DESPESAS: No constando da petio inicial o pedido de justia gratuita, os autores, antes de ajuizar a ao, devem proceder ao recolhimento das custas processuais.

Divrcio Consensual
MODELO: EXCELENTISSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA VARA DE FAMLIA DE CAMPINA GRANDE PARABA.

E. M. S. , brasileiro, casado, estudante, CPF.: ... residente nesta cidade, na rua... E NFC, brasileira, casada, estudante, CPF... Tambm residente nesta cidade no endereo ..., por seu advogado no final assinado, constitudo nos termos do instrumento procuratrio em anexo doc. 01 vem, perante Vossa Excelncia, requerer a presente AO DE DIVRCIO pelos fatos e motivos a seguir expostos: Os requerentes so casados desde 09 de Dezembro de 2004, conforme Certido de Casamento em anexo por cpia (doc. 02), sob o regime da Comunho Parcial de Bens.

Divrcio Consensual
Dessa unio, nasceu V. C. C. M., em data de 28 de Novembro de 2005, conforme certido de nascimento em anexo por cpia (doc. 03).

Os requerentes no tem bens partilhar.

A guarda do menor ficar com a me, resguardado o direito de visitas ao pai, durante toda a semana.

O requerente pagar a ttulo de penso em favor do menor, o percentual de 20% (vinte por cento) do salrio mnimo, mensalmente.

Os requerentes dispensam-se reciprocamente a penso alimentcia.

Divrcio Consensual
ISTO POSTO, requer a Vossa Excelncia, em face da Emenda Constitucional 66, publicada em 14/07/2010, no Dirio Oficial da Unio e demais legislao aplicvel espcie, decretar por sentena, o divrcio dos requerentes, para que produza os seus jurdicos e legais efeitos, determinando a sua averbao no registro respectivo.

Requer, ainda, a intimao do Ministrio Pblico para acompanhar todos os termos da presente ao, at final sentena.
Requer, por fim, os benefcios decorrentes da Assistncia Judiciria Gratuita, previstos na Lei. 1.060/50, vista da impossibilidade material absoluta dos requerentes em arcar com as custas deste processo sem prejuzo do sustento normal de suas famlias, o que de logo declara, sob as penas da Lei.

Divrcio Consensual
Em afinada sintonia, eia a percuciente Jurisprudncia: A garantia do art. 5o, LXXIV da CF no revogou a de assistncia judiciria gratuita da Lei. 1.060, de 1950, aos necessitados, certo que, para obteno desta, basta a declarao, feita pelo prprio interessado, de que a sua situao econmica no permite vir a juzo sem prejuzo da sua manuteno ou de sua famlia. Essa norma infraconstitucional, pe-se, ademais, dentro no esprito da Constituio, que deseja que seja facilitado o acesso de todos Justia (CF, art.50, XXXV). (RTJ 163/415, apud T. Negro, CPC, p. 1035) D-se causa o valor de R$ ??? Pede deferimento. Campina Grande Paraba, 07 de Julho de 2011. G. C. C. OAB PB. 00000.

You might also like