You are on page 1of 47

Outubro de 2007

Capacitar os membros da CIPA a:


Identificar os riscos existentes nos ambientes de trabalho; Reconhecer as medidas de proteo individual e coletiva adotadas; Elaborar os mapas de riscos ambientais.

A Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA tem como objetivo a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador.

A CIPA tem por atribuio: Identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o Mapa de Riscos, com a participao do maior nmero de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver.

Percebeu-se, na dcada de 70, a necessidade de se criar uma nova metodologia que mapeasse os riscos ambientais dos locais de trabalho. Esse mapeamento tinha por finalidade controlar os riscos a que os funcionrios estavam expostos e informar aos chefes e supervisores sobre os mesmos.

Foi na Itlia que essa metodolgica aconteceu.

renovao

Esse novo mecanismo criava o hbito de, ao se inspecionar um posto de trabalho, promover tambm a avaliao com nfase ao empregado, orientando-o a cooperar no processo de diagnstico e preveno de acidentes, tendo em vista que ningum melhor do que ele para conhecer os produtos com os quais lida.

No Brasil, o artigo 1 da Portaria n 25 do DNSST (Departamento Nacional de Segurana e Sade do Trabalhador) de 29/12/1995 traz j o texto reformulado da Norma Regulamentadora n 9, estando estabelecido no item 9.1.5: "...consideram-se riscos ambientais os agentes fsicos, qumicos e biolgicos existentes nos ambientes de trabalho que, em funo de sua natureza, concentrao ou intensidade e tempo de exposio, so capazes de causar danos sade do trabalhador."

A mesma NR considera obrigao dos empregadores "informar os trabalhadores de maneira apropriada e suficiente sobre os riscos ambientais que possam se originar nos locais de trabalho e sobre os meios disponveis para prevenir ou limitar tais riscos e para proteger-se dos mesmos".

Mapa de Riscos um documento que tem como objetivo: Reunir as informaes necessrias para estabelecer o diagnstico da situao de segurana e sade no trabalho na empresa;

Possibilitar, durante sua elaborao, a troca e divulgao de informaes entre os trabalhadores, bem como estimular sua participao nas atividades de preveno.

1) Conhecer o processo do trabalho no local analisado:

os trabalhadores: nmero, sexo, idade, treinamentos profissionais e de segurana e sade, jornada; os instrumentos e materiais de trabalho; as atividades exercidas; o ambiente.

2) Identificar os riscos existentes no local analisado, separando-os conforme sua natureza:

FSICOS
QUMICOS

BIOLGICOS
ERGONMICOS

DE ACIDENTES

3) Identificar as medidas preventivas existentes e sua eficcia:

medidas de proteo coletiva; medidas de organizao do trabalho; medidas de proteo individual; medidas de higiene e conforto (banheiros, lavatrios, vestirios, armrios, bebedouro, refeitrio, rea de lazer).

4) Identificar os indicadores de sade:

queixas mais freqentes e comuns entre os trabalhadores expostos aos mesmos riscos; acidentes de trabalho ocorridos; doenas profissionais diagnosticadas; causas mais freqentes de ausncia ao trabalho.

5) Conhecer os levantamentos ambientais j realizados no local.

PPRA PCMSO

6) Elaborar o Mapa de Riscos, sobre o layout da empresa, indicando:

o grupo a que pertence o risco; a especificao do agente; a intensidade do risco, de acordo com a percepo dos trabalhadores.

Depois de discutido e aprovado pela CIPA, o Mapa de Riscos, completo ou setorial, dever ser afixado em cada local analisado, de forma claramente visvel e de fcil acesso para os trabalhadores.

Devemos ter cuidado para no se obter concluses precipitadas com a elaborao do Mapa de Riscos.

Deve-se lembrar que o princpio de sua elaborao diz respeito a uma percepo qualitativa de riscos no ambiente pelos trabalhadores.

A simples presena de algum agente no local de trabalho no implica obrigatoriamente na presena de risco sade. Isto vai depender de alguns fatores, tais como:

a natureza do produto; A concentrao do agente qumico ou intensidade do agente fsico; o tempo de exposio; o tipo de proteo individual ou coletiva que fornecida pelo empregador de modo a garantir a integridade fsica do trabalhador.

Os riscos a serem identificados no Mapa de Riscos Ambientais so representados por cores e esto divididos em cinco grupos:
GRUPO 1 VERDE Riscos Fsicos GRUPO 2 VERMELHO Riscos Qumicos GRUPO 3 MARROM Riscos Biolgicos

GRUPO 4 AMARELO Riscos Ergonmicos

GRUPO 5 AZUL
Riscos de Acidentes

Consideram-se agentes fsicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como:
Rudo; Vibraes; Radiaes ionizantes; Radiaes no ionizantes; Frio; Calor; Presses anormais; Umidade.

Efeitos nocivos ao trabalhador:

RUDO: Cansao, irritao, dores de cabea, diminuio da audio, aumento da presso arterial, problemas do aparelho digestivo, taquicardia, perda auditiva, perigo de infarto.
VIBRAES: Cansao, irritao, dores nos membros, dores da coluna, doena do movimento, artrite, problemas digestivos, leses sseas, leses dos tecidos moles, leses circulatrias.

Efeitos nocivos ao trabalhador: RADIAES IONIZANTES: Alteraes celulares, cncer, fadiga, problemas visuais. RADIAES NO IONIZANTES: Queimaduras, leses nos olhos, na pele e em outros rgos.

FRIO: Cimbras, choque trmico, falta de coordenao.

CALOR: Efeitos nocivos ao trabalhador: Taquicardia, aumento da pulsao, cansao, irritao, prostrao trmica, choque trmico, fadiga trmica, perturbaes das funes digestivas e hipertenso . PRESSES ANORMAIS: Dores de cabea, nusea, embolia, perigo de morte. UMIDADE: Doenas do aparelho respiratrio, quedas, doenas da pele, doenas circulatrias .

Consideram-se agentes qumicos as substncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratria ou que, pela natureza da atividade de exposio, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo atravs da pele ou por ingesto:

Poeiras; Fumos; Nvoas; Gases; Vapores; Substncias compostas ou produtos qumicos em geral.

Efeitos nocivos ao trabalhador:


POEIRAS MINERAIS: Silicose, asbestose, pneumoconiose. POEIRAS VEGETAIS: Bissinose, bagaose. POEIRAS ALCALINAS: Doena pulmonar obstrutiva crnica, enfisema pulmonar. POEIRAS INCMODAS: Podem interagir com outros agentes prejudiciais presentes no ambiente de trabalho, aumentando a sua nocividade .

Efeitos nocivos ao trabalhador:


FUMOS METLICOS: Doena pulmonar obstrutiva, febre de fumos metlicos, intoxicao especfica de acordo com o metal.

NVOAS, GASES E VAPORES: Irritao das vias areas superiores, dor de cabea, nuseas, sonolncia, convulses, ao depressiva sobre o sistema nervoso, danos aos diversos rgos, coma, morte .

Consideram-se agentes biolgicos os microorganismos que possam entrar em contato com o homem em seu local de trabalho:

Vrus; Bactrias; Protozorios; Fungos; Parasitas; Bacilos.

Efeitos nocivos ao trabalhador:

Tuberculose Intoxicao alimentar Brucelose Malria Febre amarela.

Agentes Ergonmicos so os relacionados ao processo produtivo e as tarefas executadas em situaes inadequadas tais como:

Esforo fsico intenso; Levantamento e transporte manual de peso; Existncia de postura inadequada; Controle rgido da produtividade; Imposio de ritmo excessivo; Trabalho em turno e noturno; Jornada de trabalho prolongada; Monotonia e repetitividade;

Outras situaes causadoras de stress fsico e/ou psquico.

Efeitos nocivos ao trabalhador:

Cansao, dores musculares, fraqueza, hipertenso arterial, taquicardia, angina, infarto, diabetes, asma, lcera duodenal, doenas do sistema nervoso, problemas de coluna. Alteraes do sono, da libido e da vida social com reflexos na sade e no comportamento, tenso, ansiedade, medo.

Agentes de acidentes so situaes adversas do local de trabalho, envolvendo principalmente os aspectos construtivos das edificaes e a utilizao de mquinas e equipamentos. arranjo fsico inadequado; Mquinas e equipamentos sem proteo; Ferramentas inadequadas ou defeituosas; Iluminao inadequada; Probabilidade de incndio ou exploso; Armazenamento inadequado; Animais peonhentos; Outras situaes de risco que podero contribuir para a ocorrncia de acidentes.

Efeitos nocivos ao trabalhador:

Desgaste fsico excessivo, doenas profissionais, queda da qualidade da produo;


Choque eltrico, incndio, queimaduras, quedas, exploses.

O incio dos trabalhos de elaborao do Mapa de Riscos deve ser registrado em ata de reunio ordinria ou extraordinria, de modo a documentar o incio e o fim dos trabalhos, com vistas a uma possvel fiscalizao do trabalho.

A legislao exige uma representao grfica do Mapa de Riscos e que o mesmo esteja presente nos locais onde foram identificados os riscos.

A CIPA deve discutir todos os riscos identificados no levantamento de campo, classificando-os de acordo com a intensidade em:
Risco Pequeno; Risco Mdio;

Risco Grande.

Os riscos e sua gradao so identificados por crculos coloridos de acordo com o grupo de risco, em tamanhos diferenciados e sem dimenses pr-determinadas. Cada crculo deve ser colocado no mapa onde foi identificado o risco. Dentro dos crculos deve ser colocada a especificao do agente.

RUDO

FUNGOS

REPETITIVIDADE

Risco Pequeno
Grupo 1 - Fsico

Risco Mdio
Grupo 3 - Biolgico

Risco Grande
Grupo 4 - Ergonmico

Quando existirem vrios riscos em um mesmo setor, estes podem ser representados no mesmo crculo.
MONOTONIA

Exemplo:
VIBRAES

fundamental ter disponvel um desenho mesmo que simples do local onde sero levantados os riscos.
Os membros da CIPA devero fazer uma visita a todo o local, ouvindo os trabalhadores envolvidos em seus postos de trabalho sobre possveis incmodos e realizando levantamentos no campo.

recomendvel organizar as atividades e os riscos encontrados numa planilha.

1
2

3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Local avaliado: Nmero de trabalhadores expostos: Processo de trabalho: Treinamentos realizados; Instrumentao / material utilizado: Produtos qumicos utilizados: Atividade exercida: Medidas preventivas existentes: Eficincia da proteo adotada: Organizao do trabalho: Medidas de higiene e conforto: Acidentes de trabalho ocorridos no setor: Doenas profissionais ocorridas no setor:

Riscos Existentes: Risco Fsico:

Risco Qumico:

Risco Biolgico:

Risco Ergonmico:

Risco de Acidentes:

1 2 3 4 5 6 7 8

Local avaliado: Nmero de trabalhadores expostos: Processo de trabalho: Treinamentos realizados; Instrumentao / material utilizado: Produtos qumicos utilizados: Atividade exercida: Medidas preventivas existentes:

Acabamento 7 Pintura Programa de Proteo Respiratria; Operao de Explosmetro e Oxmetro. Pincel, Pistola Tintas, solventes e colas. Pintura de peas e colagem de etiquetas Sistema de exausto; Utilizao de mscara com filtro qumico.

9 10 11 12 13

Eficincia da proteo adotada: Organizao do trabalho: Medidas de higiene e conforto: Acidentes de trabalho ocorridos no setor: Doenas profissionais ocorridas no setor:

Boa Rodzio de 2 em 2 horas Banheiro, vestirio e gua potvel 01 acidente no primeiro semestre de 2003 dermatite por exposio continua a produtos qumicos.

Riscos Existentes: Risco Fsico: Rudo

Risco Qumico:

Vapores Neblinas

Risco Biolgico:

Risco Ergonmico: Postura inadequada

Risco de Acidentes:

Riscos Existentes: Risco Fsico: Rudo

Gradao: pequeno

Risco Qumico:

Vapores Neblinas

mdio pequeno

Risco Biolgico:

Risco Ergonmico: Postura inadequada

pequeno

Risco de Acidentes:

POSTURA INADEQUADA RUDO

NEBLINAS

VAPORES

You might also like