You are on page 1of 2

Povoamento/produtividade: neste sistema pode-se obter produtividades entre 4 e 7 toneladas/ha, povoando os viveiros com 7.000 a 12.000 peixes/ha.

Calagem: utiliza-se cal virgem ou hidratada para ajustar o pH para uma faixa entre 6,5 e 8,5. Aplicar no viveiro seco e limpo . A quantidade utilizada vai depender do tipo do solo e do pH. Adubao orgnica: 3 ton/ha de esterco bovino seco e curtido; distribuir no viveiro com gua pela metade, completar a gua e colocar os peixes. Para manuteno, distribuir 1,5 ton/ha. Tambm podem ser utilizados esterco de outros animais ou fertilizantes qumicos. Alimentao completa: raes fareladas, granuladas (peletizadas) ou flutuantes (extrusadas) . Seguir orientao da tabela:

ORIENTAES AO PISCICULTOR

O consumo mdio deve ser calculado em funo da biomassa (peso total dos peixes no viveiro). Exemplo: Um tanque de 1000 m2 tem uma populao de 700 peixes com peso de 200g cada (0,2 kg). Biomassa = 700 peixes x 0,2kg = 140kg 140 kg x 3% = 4,2 kg de rao por dia Monitoramento: seja qual for o tipo de criao, deve-se realizar periodicamente uma avaliao da qualidade da gua, bem como da integridade das estruturas e do estado de sade e crescimento dos peixes.
Obs: As recomendaes apresentadas neste folheto so apenas sugestes, pois o manejo pode variar de acordo com a realidade de cada produtor. Para maiores informaes, recomendamos consultar um tcnico especializado.

MINISTRIO DA INTEGRAO NACIONAL COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SO FRANCISCO E DO PARNABA 2 SUPERINTENDNCIA REGIONAL ESTAO DE PISCICULTURA DE CERAMA

CODEVASF 2 SR Estao de Piscicultura de Cerama Ncleo de Cerama - Guanambi - BA Fone: (77) 3493-2087 Fax: (77)3493-2010 Email: 2sr-epc@codevasf.gov.br www.codevasf.gov.br

SUGESTES PARA CRIAO DE PEIXES EM TANQUESREDE (SISTEMA INTENSIVO) Tanques-rede ou gaiolas so estruturas flutuantes constitudas por redes ou telas que permitem a livre circulao de gua, e que tm como finalidade o confinamento de peixes ou outros organismos aquticos.

SUGESTES PARA CRIAO DE PEIXES EM TANQUES ESCAVADOS (SISTEMA SEMI-INTENSIVO) Necessidade de gua: vazo mnima de 10 litros/segundo por hectare de viveiro. Estruturas: viveiros escavados em terra com dimenses entre 500 e 10.000 m2, dependendo da topografia e da finalidade. No recomenda-se viveiros muito grandes, por dificultarem o manejo. Profundidade: de 1,0m na parte mais rasa (abastecimento) a 1,5m na parte mais funda (drenagem). Taludes (paredes do viveiro): a inclinao dos taludes varia em funo da textura do solo. Em solos mais frgeis, recomenda-se uma relao de 1:1,5 a 1:2,0 (altura:comprimento). Os diques devem ser bem compactados para uma maior vida til do viveiro, aumentando a resistncia infiltrao e eroso. Filtros: podem ser usados filtros de brita e areia na tomada dgua e telas no cano de abastecimento para evitar a entrada de peixes predadores (piranha, trara) e competidores (piaba, lambari). Esvaziamento: nos tanques menores que 1.000m2, pode utilizarse do sistema de cano com joelho mvel; nos tanques maiores que 1.000m2, deve-se utilizar o monge com manilhas.

Escolha do local: deve-se considerar a qualidade da gua, a velocidade das correntezas, a profundidade do manancial; e ainda a facilidade de acesso e proximidade de fornecedores de insumos (alevinos, rao, equipamentos, etc.) e do mercado consumidor.
Espcies: deve-se escolher uma espcie que suporte a alta densidade, aceite bem a alimentao artificial (rao), apresente resistncia a doenas e tenha boa aceitao no mercado. Dentre as mais cultivadas podemos citar a tilpia e o tambaqui. Tamanho do alevino a ser estocado: entre 20 e 30 gramas Formato: quadrado ou retangular Dimenses: pode variar em funo da estratgia de produo, do ambiente e do manejo. O mais comum 2,0m x 2,0m x 1,20m. Densidade mdia de estocagem: 200 peixes/m3 Malha: 20 mm (para engorda) Alimentao: rao extrusada (flutuante) Produtividade: 120 a 150 kg/m3/ciclo

Sistema de drenagem com joelhos de PVC.

Sistema de drenagem com monge.

You might also like