You are on page 1of 23

Rafael Marques Ribeiro

Mtodos e tcnicas de pesquisa em administrao


FUNORTE
Unidade JK

Rafael Marques Ribeiro

Apresentao
Professor: Rafael Marques Ribeiro E-mail: rafaelmarquesribeiro@yahoo.com.br Aulas e outros materiais:
VIRTUALCLASS - E-MAIL

Rafael Marques Ribeiro

Qual Caminho Devemos Seguir? Quem Somos?

O Que Queremos?

Onde Estamos?

Para Onde Queremos Ir?

Rafael Marques Ribeiro

Qual Caminho Devemos Seguir?

Quem Somos?
Qual minha posio na vida? Qual minha posio na empresa em que trabalho ou possuo? Sou reconhecido por meu excelente desempenho? Estou motivado? Quem a empresa no mercado?

Quem sou em sala de aula?

Rafael Marques Ribeiro

Qual Caminho Devemos Seguir?

O Que Queremos?
Crescimento Profissional? Aumento da receita?

Reduo de custo?
Aumento da qualidade do produto, servio ou de vida? Aumento de participao nas decises?

Reconhecimento como pessoa e profissional?

O que eu quero quando entro em sala de aula?

Rafael Marques Ribeiro

Qual Caminho Devemos Seguir?

Onde Estamos?
Estamos bem localizados? Estamos com o conhecimento assimilado?

Estamos capacitados a compartilhar conhecimento?


Estamos conscientes do que preciso mudar? Estamos com boa sade?

Onde estou no momento de estudar?

Rafael Marques Ribeiro

Qual Caminho Devemos Seguir?

Para Onde Queremos Ir?


Quais meus objetivos pessoais e profissionais? Para mercados estrangeiros buscando novos fornecedores?

Para mercados estrangeiros buscando novos clientes?


Para frente do board apresentar os nmeros? Para casa feliz e encontrar a famlia a sua espera?

Para os livros, internet, conferncias buscar conhecimento?


Para a sala de aula e buscar :

Ser lder!

Ser o melhor!

Rafael Marques Ribeiro

Qual Caminho Devemos Seguir?


Devemos ser lderes em todos os momentos
Ser lder se envolver na busca coletiva do sucesso!!!! Ser lder em casa, no apoio ao lar, aos familiares, aos filhos, com os coletas de trabalho, com os amigos! Suportar aos que precisam de auxlio.

Devemos ser os melhores. Sermos referncia no que os predispomos a realizar, sem importar com a grandeza da atividade!

Rafael Marques Ribeiro

Objetivos da Disciplina
Trabalhar os conceitos relevantes para a Administrao de Recursos Materiais e Patrimoniais, permitindo a associao das teorias com as atividades prticas cotidianas de uma organizao moderna. So criadas condies para que seja entendida a responsabilidade da administrao de materiais e seu impacto nos resultados corporativos.

Rafael Marques Ribeiro

Objetivos do Aluno na Disciplina


Entender e aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Participar perguntando, lendo, informando, escrevendo, discursando, debatendo sobre as atividades usadas nas empresas. Desenvolver senso crtico e capacidade argumentativa sobre situaes organizacionais. Desenvolver o hbito da leitura ampla e da leitura prvia para atingir maior elevao do nvel conhecimento. .......qual a opinio do aluno?

Rafael Marques Ribeiro

Metodologia Especfica na Disciplina


1. O professor apresentar via VIRTUAL CLASS, ou outro espao virtual,o contedo programtico. 2. O aluno dever, aps ler a bibliografia indicada, formular questes sobre o que entendeu e sobre o que no entendeu para debate em sala de aula. 3. A aula ser de forma bem participativa intercalando contedo com a solues aos questionamentos.

4. A participao dos alunos ser avaliada conforme desenvolvimento individual em cada etapa.

Rafael Marques Ribeiro

1 Fase 30 pontos
Participao : 10 pontos

Relatrio 1 : 20 pontos

Distribuio De

2 Fase 30 pontos
Participao : 10 pontos Relatrio 2 : 20 pontos

Pontos

3 Fase 40 pontos
Participao : 10 pontos Relatrio 3 : 10 pontos

Apresentao : 20 pontos

Rafael Marques Ribeiro

Participao
Envolvimento individual atravs de questionamentos pertinentes disciplina, aplicao de exemplos, demonstrao de conhecimento pelo contedo atravs de abordagens, demonstrao de leitura da bibliografia, alm da execuo de trabalhos individuais e em grupo.

Relatrios

Critrios De Avaliao

Desenvolvimento de questes pertinentes ao contedo, de maneira sistematizada, em grupo, para fixar os contedos trabalhados em sala de aula e entendidos conforme bibliografia indicada.Contedo da disciplina, organizao das idias, interpretao das proposies. ATENO: Os slides so orientativos. A leitura da bibliografia recomendada extremamente importante para o desenvolvimento da capacidade argumentativa. Em resumo so as apresentaes escritas dos resultados das aes propostas.

Apresentao
Desenvolvimento oral com divulgao dos resultados finais da pesquisa, pontos fortes e fracos e concluses. Ser em sala de aula.

Rafael Marques Ribeiro

Frequncia
Dever ser de, no mnimo 75%. Aquele que possuir mais de 25% em faltas ser considerado reprovado. Existem critrios legais para abono de faltas. Outros casos sero tratados individualmente.

Frequncia E Perda Pontos

Perda de Pontos
A data marcada para entrega de trabalhos ou sua realizao em sala implica da valorizao total. A perda da data resultar na perda de 25% dos pontos a cada dia de atraso. As datas so previamente apresentadas para o correto planejamento da frequncia de cada aluno e sua participao nos trabalhos. Os pontos distribudos atravs da participao sero devidos queles que realmente participarem ativamente da aula. O simples fato de estar em sala no garante nota. Outros casos sero tratados individualmente.

Rafael Marques Ribeiro

Parte 1
1.1. Introduo 1.2. O que Pesquisa? 1.3. Tipos de Projeto de Pesquisa 1.4. Estrutura de uma Pesquisa de Mercado

Rafael Marques Ribeiro

Parte 1

1.1. Introduo Esta disciplina trar voc conhecimento sobre mtodos e tcnicas para a elaborao de uma pesquisa cuja finalidade ser permitir aos Administradores tomar decises estratgicas, tticas e operacionais, na busca da melhoria do status em que se encontra uma organizao. A disciplina abordar de forma prtica e objetiva, com dinamismo para que o contedo se fixe de maneira natural.

Rafael Marques Ribeiro

Parte 1

1.2. O que Pesquisa? Procedimento racional e sistemtico que busca proporcionar respostas aos problemas que so propostos.

Ferramenta de grande importncia para obteno de informaes de valor sobre o mercado ou mercados em que uma organizao exerce atuao ou pretende atuar. Estrategicamente, quanto maior o conhecimento que se tem sobre os mercados, suas variaes, sobre os clientes, sobre os concorrentes, fornecedores, melhor ser o desempenho.

Rafael Marques Ribeiro

Parte 1

1.3. Tipos de Projeto de Pesquisa 1.3.1. Pesquisa Aplicada Gerar solues potenciais para os problemas 1.3.2. Avaliao de Resultados Verificar e tirar concluses sobe a efetividade de um planejamento ou programa. 1.3.3. Avaliao Formativa Melhoria de programas ou planejamentos, com acompanhamento da implantao 1.3.4. Proposio de Planos Apresentao de solues para problemas j diagnosticados 1.3.5. Pesquisa Diagnstico Explorar o ambiente organizacional e de mercado. Levantamento e definio de problemas

Rafael Marques Ribeiro

Parte 1

1.4. Estrutura de uma Pesquisa de Mercado Primeiramente vamos entender de forma prtica que uma pesquisa de mercado ser abordada de maneira empresarial e que a estrutura pode ter variaes quando comparada uma pesquisa de carter estritamente acadmico que vocs podero acompanhar nas disciplinas de Metodologia e de TCC.

Rafael Marques Ribeiro

Parte 1

1.4. Estrutura de uma Pesquisa de Mercado

Rafael Marques Ribeiro

Parte 2
2.1. Abordagem prtica. Desenvolvimento das etapas 2.1.1. 1 etapa: Definio do pblico alvo e dos objetivos da pesquisa 2.1.2. 2 etapa: Definio da coleta de dados 2.1.2.1. 2 etapa A: Dados secundrios 2.1.2.2. 2 etapa B: Dados primrios 2.1.3. 3 etapa: Definio do mtodo de pesquisa 2.1.3.1. 3 etapa A: Pesquisa qualitativa 2.1.3.1.1. 3 etapa A1: Definio da tcnica de pesquisa 2.1.3.2. 3 etapa B: Pesquisa quantitativa 2.1.3.2.1. 3 etapa B1: Definio do meio de aplicao da pesquisa

Rafael Marques Ribeiro

Parte 3
3.1. 4 etapa: Definio da amostra 3.2. 5 etapa: Elaborao dos instrumentos de pesquisa 3.3. 6 etapa: Aplicao da pesquisa

Rafael Marques Ribeiro

Parte 4
4.1. 7 etapa: Tabulao dos dados 4.2. 8 etapa: Elaborao do relatrio final 4.3. 9 etapa: Tomada de deciso

You might also like