You are on page 1of 28

ASSOCIAO DE ENSINO E CULTURA PIO DCIMO S/C LTDA.

FACULDADE PIO DCIMO

Hormnios
Erika Souza Vieira Bioqumica II

Endocrinologia

Comunicao dentro do nosso corpo: (1) Sistema nervoso (2) Sistema endcrino Sistema endcrino = todas as glndulas que secretam hormnio Similaridades e diferenas: Ambos sofrem adaptao fisiolgica Ambos empregam receptores, mensageiros intracelulares, etc Diferem na velocidade da resposta Diferem na durao da ao, etc

Hormnios
Definio: Toda substncia qumica (mensageiro) produzida em um tecido especfico (glndula) onde ele secretado para agir em uma clula alvo. Caractersticas:
Coordenao do metabolismo nos rgos separados dos mamferos alcanada por uma sinalizao hormonal e neuronal (clulas endcrinas secretam hormnios e neurnios secretam neurotransmissores; So coordenadores de aspectos metablicos e tambm de diversas funes como motilidade do trato gastro intestinal, secreo de enzimas digestivas, secreo de outros hormnios, sistema reprodutor. Meia vida curta; Baixas concentraes no sangue; Produzem respostas fisiolgicas e bioqumicas Possuem ao lenta (expresso gnica) e ao rpida (ao na atividade de uma ou mais enzima mecanismo alostrico ou modificao covalente.

Hipfiseanterior:

Hormnios
Classificao:
Quanto a Natureza Qumica:
I - PROTENAS (Polipeptdeos)
1.

Hormnio folculo-estimulante (FSH)


9. 10. 11. 12. 13. 14.

8.

Hormnio luteinizante (LH) Tireotrofina Tireoglobulina Parato hormnio Insulina Glucagon

- Tireide: - Paratireides: - Pncreas:

II - DERIVADOSPROTEICOS (Aminocidos modificados) - Medulaadrenal:


15. 16.

Vasopressina Ocitocina Hormnio anti-diurtico Alfa - melanotrofina (alfa-MSH) Adrenocorticotrofina (ACTH) Somatotrofina (STH) Prolactina (luteotrofina)
- Crtex adrenal - Gnada - Placenta

Adrenalina Nor-adrenalina

Hipfiseposterior:

2. 3. 4. 5. 6.

III - ESTERIDES
17. 18. 19. 20.

Progestognios Corticides Andrognios Estrognios

Hipfiseanterior:

7. 8. 9. 10.

Hormnio folculo-estimulante (FSH) Hormnio luteinizante (LH) Tireotrofina Tireoglobulina Parato hormnio Insulina Glucagon

- Tireide: - Paratireides: - Pncreas:

11. 12. 13. 14.

Quanto s solubilidade: Hidrossolveis Lipossolveis

Hormnio Lipoflico
Mais de 100 tipos esto presentes no ser humano; So molculas pequenas, 300-800 Da; So poucos solveis em gua, assim para o transporte esto geralmente ligados a protenas plasmticas; No so estocados em glndulas (so liberados diretamente aps sntese); Compartilham o mesmo mec. de ao;- Ex: progesterone, estradiol, etc. Calcitriol (Vit. D.) tambm est includo neste grupo apesar de ter uma estrutura modificada; So os Hormnios esteroidais e tireoidianos (T3 e T4).

Hormnio Lipoflico

Hormnios Hidroflicos
Receptores da famlia da protena G

Receptores da famlia da tirosina quinase Receptores ativadores de canais inicos

Via da fosfolipase C
ECF Plasma membrane

Ca2+
ECF Plasma membrane

G protein
Phospholipase C

Gs protein Phospholipase C PIP2 IP3 + DAG

PIP2 IP3 + DAG


Cytoplasm

ER

Ca2+

ER

Ca

Cyto2+ plasm

responses

Hormnios
Mecanismo Geral de Ao Hormonal
Ao sobre a catlise enzimtica Ao sobre o genoma celular (DNARNAProtenas) Ao sobre permeabilidade da membrana Estmulo a sntese de um segundo mensageiro

Mecanismo Geral de Recepo Hormonal


Hormnio peptdico ou amina (hidrossolvel) ligam-se ao receptor no exterior da clula (atua atravs do receptor sem entrar na clula); Hormnios tireoidianos e esterides (lipossolveis) passam atravs da membran plasmtica, tendo como receptores o DNA celular).

Mecanismo Geral de Ao dos Hormnios

Hormnios
Hipotlamo: centro coordenador do Sistema endcrino (recebe e integra mensagens do SNC e produz alguns hormnios reguladores que passam para a glndula hipfise anterior).
Os hormnios secretados pelo hipotlamo so peptdeos relativamente curtos, eles passam diretamente para a glndula hipfise atravs de vasos sanguneos especiais.

Hipfise anterior secreta hormnios no sangue para serem transportados at as glndulas endcrinas (crtex adrenal, glndula tireide, ovrio, testculo, pncreas).
As glndulas estimuladas secretam os seus hormnios especficos que so transportados pelo sangue aos receptores hormonais (dentro ou na superfcie das clulas).

Hipfise posterior contm extremidades de axnios de muitos neurnio que se originam do hipotlamo

Impulso Sensorial do ambiente

Hormnios

SNC

Hipotlamo

Hormnios hipotalmicos

Hipfise anterior

Hipfise posterior

ACTH

Tirotrofina

FSH

LH

Somatrofina

Prolactina

Ocitocina

Vasopressina

Glicemia

Cortical da Adrenal

Tireide

Ovrios/Testculo

Clulas das Ilhotas Insulina Glucagon Somatostatina Glndulas Mamrias Arterolas

Medula Adrenal

Cortisol Cortisona Aldosterona

Tiroxina (T4) Triiodotironina (T3) Msculos e Fgado

Progesterona Estradiol

Testosterona

Epinefrina

Muitos tecidos

rgos Reprodutores

Fgado Ossos

Msc. liso Glndulas Mamrias

Fgado Msculos

Fgado Msculos Corao

Hormnios
A ligao final nesse sistema o mecanismo intracelular desencadeado pelo receptor hormonal:
Segundo mensageiro comunica o sinal do receptor hormonal a alguma enzima ou sistema molecular na clula, que responde. Regula uma reao enzimtica especfica ou altera a freqncia com que um gene ou conjunto de genes traduzido em protenas Prprio complexo hormnio-receptor transporta a mensagem altera a expresso de genes especficos Hormnios esterides e tireoidianos

Hormnios
Propriedades comum dos mensageiros secundrios:
So formados por uma cascata de reaes; A concentrao intracelular altamente regulada por sinais extracelulares. A persistncia do sinal por um perodo longo toxico para as clulas; So amplificadores de sinal intracelular; So sinais transientes, mas o efeito pode ser a curto ou a longo prazo; A transduo de multiplas via de transduo de sinal permite a integrao do efeito final.

Liberados quando o hipotlamo libera o hormnio liberador de tireotrofina; Hipfise anterior estimulada secreta tireotrofina A glndula tireide estimulada e secreta hormnios T3 3 T4 (necessidades de iodo) que estimulam o metabolismo produtor de energia, principalmente no fgados e msculos Mecanismo de Recepo: estes hormnios ligam-se a uma protena intracelular especfica Complexo receptor hormnio ativa genes que codificam enzimas relacionadas energia Aumenta a sntese destas enzimas Aumenta a taxa de metabolismo basal do animal OBS: Taxa metablica basal medida da taxa de consumo de oxignio por um indivduo em repouso completo, 12h aps a refeio Indivduos hipertireoidinaos secretam hormnios tireoidianos em excesso (possuem taxa metablica basal elevada).

Hormnios Tireoidianos

Hormnios Tireoidianos
Os hormnios tireoidianos regulam: Expresso gnica Diferenciao tecidual Desenvolvimento geral Biossntese dos hormnios tireoidianos: Os hormnios tireoidianos requerem iodo para suas atividades biolgicas, porm ele um elemento escasso na maior parte do mundo, inclusive no Brasil, por isso, existe a lei que obriga a colocao de iodo no sal de cozinha. A necessidade anual de iodo para um adulto de 50mg. Ao mesmo tempo que sintetiza os hormnios, a tireide deve sintetizar tironina e esta sntese ocorre na tiroglobulina.

Hormnios Esterides
So lipossolveis (passam facilmente atravs das membranas plasmticas para dentro das clulas alvo) combinam com protenas receptoras intracelulares especficas agem no ncleo, induzindo a expresso de certos genes; Os andrgenos e os estrgenos afetam o desenvolvimento e o comportamento sexuais e uma variedade de outras funes reprodutoras ou no. Colesterol o precursor de 5 classes de hormnios esterides (Glicocorticides [cortisol], mineralocorticides [aldosterona] e Hormnios sexuais [andrognos, estrgenos e progestgenos]). Os hormnios esterides so transportados pelo sangue de seus stios de sntese at seus rgos alvo. Devido a sua hidrofobicidade, eles devem ser complexados com uma protena plasmtica: albumina, transcortina (cortisol), protena ligante dos Hormnios Sexuais.

Hormnios Esterides
Sntese de Hormnios Esterides
Acetato Colesterol Pregnelona Progesterona 17-OH-pregnelona 17-OH-progesterona Androstenodiona Cortisol Testosterona

18-OH costicosterona Aldosterona

A Biossntese de Hormnios Esterides tem um tronco comum a todas as glndulas e biossnteses especficas; Reao inicial converte o colesterol em pregnolona (Hidroxilase + Liase) requer oxignio e NADPH

Hormnios Esterides
Sntese de Hormnios Esterides A pregnolona oxidada e isomerizada em progesterona, esta modificada por reaes de hiroxilao a hormnios esterides Enzimas envolvidas: 3--Hidroxidesidrogenase (pregnolona e progesterona) acentuada excreo de sal na urina. 17--Hidroxilase (progesterona e hidroxiprogesterona) - hipertenso 21 --Hidroxilase (progesterona a Deoxicorticosterona e Deoxicortisol) masculinizao. 11-Hidroxilase (deoxicorticosterona a corticosterona/deoxicortisol a coirtisol) reteno hdrica, hipertenso e masculinizao.

Hormnios Aminas
Hidrossolveis: chamados de catecolaminas (epinefrina e noriepinefrina) Quando o animal confrontado com uma situao estressante sinais neurais do crebro

desencadeiam a liberao de epinefrina e noriepinefrina da medula adrenal Prinicipais efeitos fisiolgicos e metablicos da Epinefrina:
Entrega aumentada de oxignio aos tecidos Produo aumentada de glicose como combustvel Produo de ATP aumentada no msculo Disponibilidade aumenta de AG como combsutvel Estimula a secreo do glucagon e inibe a secreo de insulina

Hormnios Aminas
Mecanismos Moleculares de Transduo de Sinais AMP cclico Protena G GPI (glicero-fosfatidil-inusitol Clcio

Estmulo externo SNC Medula Adrenal


Epinefrina Complexo epinefrina-receptor (ATP AMPc) Ativa a protena quinase

Efeitos da ocitocina
Age principalmete na mama e tero. O receptor para ocitocina da famlia da proteina G e estimulam Ca2+ intracelular.
Na lactao causam contrao das clulas mioepiteliais e clulas da musculatura lisa que esto presentes nos ductos da mama expulsa o leite dos alvolos para ductos maiores a ejeo do leite. Estimula contrao da musculatura lisa do tero. No final da gravidez o tero fica bem sensvel ocitocina, que aumentada ainda mais no parto. Em tero no grvido a ocitocina facilita o transporte do esperma. (contrao).

O nvel plasmtico de ocitocina est aumentado em homens durante a ejaculao .


Stress estimula e alcool inibe ocitocina.

Biosntese da vasopressin/ocitocina: (pre-pro-hormnio)

Efeitos da Vasopressina (ADH)


-Reteno de gua do rim (H. Antidiurtico) - Aumenta a permeabilidade dos ductos coletores e aumenta a reteno de gua. A urina fica mais concentrada. Assim sendo a presso osmtica dos fluidos corporais diminue.

- Glicogenolises no fgado.
- Estimula a secreo de ACTH.

Mecanismo de ao da ADH
3 # receptores: V1a, V1b, V2 todos so da famlia da protena G V1a e V2 agem via IP3, Ca2+ (localizados na Adenohipfise) V1a est envolvido no efeito vasoconstrictor da ADH e na liberao de ACTH V2 tambm age em Gs para estimular cAMP. O efeito antidiurtico da ADH via V2 e ativam AC nos ductos coletores. AMPc aumenta canais de gua na membrana

Note: T1/2 da ADH de 18 min, metabolizada no rim e fgado.

Diabetes insipidus:
uma sndrome que ocorre quando a deficincia de vasopressina desenvolve devido a leses do PVN e SO, eixo hipotalamohipofisrio ou pituitria anterior.

30% dos casos clnicos so devidos a leses neoplsticas no hipotlamo, primria ou metsticas.
30% postraumtica. 30% idioptica.

10% doenas vasculares, infeces, ou doenas sistmicas.

Sintomas:
Poliuria (grande quantidade de urina), Polidipsia (drinking grandes quantidades de gua). a polidipsia que matem o paciente saudvel. Se o senso de sede perdido o paciente desenvolve desidratao.

Diabetes insipidus nefrognica:


quando o rim torna-se incapaz de responder vasopressina, usualmente por deficincia congnita de V2. Assim, vasopressina no consegue aumentar os nveis de AMPc.

You might also like