You are on page 1of 14

QUALIDADE TOTAL

TQC Total Quality Control A qualidade assegurada

Definio
O Controle Total da Qualidade um sistema efetivo para integrar os esforos dos vrios grupos dentro de uma organizao , no desenvolvimento da qualidade, na manuteno da qualidade e no melhoramento da qualidade, de maneira que habilite Marketing, Engenharia, produo e servio com os melhores nveis econmicos que permitam a completa satisfao do cliente. (FEIGENBAUM, apud Corra, 2010)

Ciclo industrial
Estabelecimento de padres; Avaliao da conformidade;

Agir quando necessrio;


Planejar para o melhoramento.

Ambiguidade
A responsabilidade, tanto pela qualidade, quanto pelos custos, compartilhada por todas as funes participantes do ciclo, e no atribuda a uma rea restrita da operao (a qualidade);

A responsabilidade compartilhada por muitos pode acabar por ser responsabilidade de ningum.

Resposta do TQC ambiguidade


O TQC responde a essa preocupao atravs de dois outros princpios: 1. Criao de rgido e detalhado sistema de qualidade e; 2. A mudana do escopo da rea da Qualidade.
(FEIGENBAUM, 1987)

CONTINUA...

Continuao...
Um Sistema de Qualidade uma estrutura operacional de trabalho coordenada, documentada em procedimentos tcnicos e de gesto efetivos e integrados, para toda a empresa e toda a fbrica, para guiar as aes coordenadas das pessoas, mquinas, informaes da companhia e da fbrica nas formas melhores e mais prticas para assegurar a satisfao do cliente com a qualidade e a custos de qualidade econmicos. (FEIGENBAUM, apud CORRA, 2010)

Princpio fundamental do TQC


O controle da qualidade deve comear com a identificao dos requisitos de qualidade de cliente e terminar somente quando o produto tiver sido colocado em suas mos e este permanecer satisfeito.

A qualidade no conceito do TQC


uma determinao do cliente e ser julgada por ele segundo sua experincia real com o produto ou servio, medindo-a de acordo com seus requisitos, conscientemente ou apenas por sentimento , de maneira tcnica ou puramente subjetiva.

Escopo da rea de Qualidade (TQC)


Delega a autoridade e a responsabilidade pela qualidade do produto, dessa forma, deixa a rea da Qualidade livre dos detalhes no necessrios; Tem como responsabilidade elaborar os planos da qualidade, assistir as demais gerncias nos problemas de qualidade e de prover a metodologia e a tecnologia necessrias.

CONTINUA...

Continuao...
Para atender s responsabilidades, a rea da Qualidade desempenhar trs subfunes.sendo elas: 1. Engenharia da qualidade; 2. Qualidade do processo; 3. Engenharia de equipamentos da qualidade.

Perfil dos integrantes do TQC


Os integrantes da Qualidade no TQC no so vistos como inspetores, mas sim, como engenheiros ou gerentes da qualidade, com embasamento adequado da tecnologia de produto aplicvel, em modernas tcnicas de engenharia e gerenciamento.

Conceito de qualidade assegurada


A qualidade planejada garantida ou assegurada por um sistema de qualidade documentado, acordado, sugerido e auditado, sendo assim, a qualidade assegurada consiste em:

Documentar as atividades e as estruturas organizacionais, os procedimentos tcnicos e de gesto, as atividades, mquinas e equipamentos, assim como o fluxo das informaes que foram acordados como necessrios obteno da qualidade;
CONTINUA...

Continuao...
Fazer o que foi documentado; Comprovar que o que foi documentado est sendo feito.

Influncia da qualidade assegurada (TQC)


Muitas empresas adotaram a postura de criar normas de qualidade; Em 1987, a ISO International Organization for Standardization oficializou o conjunto de normas da 9000, seguindo o mesmo conceito.

You might also like