You are on page 1of 17

Matrizes de Co-ocorrncia

Textura
Existem, na literatura, trs mtodos principais no processamento de imagens para descrever a textura de uma regio[14]: espectrais, estruturais e estatsticos.

Textura
Mtodos Espectrais: baseado na anlise de espectros de frequncia, obtidos atravs de transformadas como a de Fourier; Mtodos Estruturais: reconhece texturas pela anlise de padres primitivos bsicos dispostos de forma regular e repetitiva na imagem obedecendo a regras de posicionamento para a sua gerao ; Mtodos Estatstico: baseado na extrao de um conjunto de medidas estatsticas na imagem.

Abordagem Estatstica:
Baseia-se na anlise de imagens e extrao de suas caractersticas atravs da relao entre os seus nveis de cinza. So definidas trs abordagens principais para a anlise estatstica de textura: padres de frequncia [7], estatsticas de primeira ordem [8] [9] e de segunda ordem [3]. Espera obter medidas estatticas da imagem tais como: Segundo Momento Angular, Contraste, Energia, Mdia, Correlao, Varincia, Desvio padro, Homogeneidade, Soma da Mdia, Soma da Varincia, Entropia, Soma da Entropia, Diferena da Varincia, Diferena da Entropia, Informao de Medidas de Correlao 1, Informao de Medidas de Correlao 2, Dissimilaridade.

Abordagem Estatstica:
A anlise estatstica de primeira ordem avalia a distribuio de nveis de cinza na imagem utilizando o histograma de primeira ordem como base para a extrao de caractersticas. anlise estatstica de segunda ordem, pois diferentemente da de primeira ordem, ela leva em considerao a relao de cada pixel da imagem com a sua vizinhana, ou seja, avalia o posicionamento espacial relativo da ocorrncia dos nveis de cinza na imagem [3].

Abordagem Estatstica: Anlise de estatstica de segunda ordem.


Existem basicamente trs mtodos que aplicam respectivamente a anlise de estatsticas de segunda ordem, so eles: o Mtodo de dependncia espacial de nvel de cinza SGLDM (Spatial Grey Level Dependence Level), o Mtodo da Diferena de Nvel de Cinza - GLDM (Grey Level Difference Method) e o Mtodo de comprimento de sequncias de nveis de cinza RLM (Run Length Method).

Abordagem Estatstica: Anlise de estatstica de segunda ordem.


O mtodo SGLDM calcula a probabilidade de ocorrer uma transio de nvel de cinza entre dois pixels da imagem separados por uma dada orientao espacial. O mtodo GLDM calcula a probabilidade de existncia de uma dada diferena de nvel de cinza entre dois pixels, separados por uma dada orientao espacial. O mtodo RLM calcula a probabilidade de exitncia de sequncias de pixels idnticos, para um dado comprimento e, ao longo de uma dada orientao.

(, )
=1

Abordagem Estatstica: Anlise de estatstica de segunda ordem.


A partir de estudo comparativo em termos de eficiencia, constatou-se que o SGLDM o que melhor caracteriza as texturas. Este mtodo tambm conhecido como Mtodo das Matrizes de Co-ocorrncia GLCM (Grey Level CoOcurrence Matrix).

Matriz de Co-ocorrncia
Caracterizar textura; Abordagem estatstica; Medida de estatstica de segunda ordem;

Matriz de Co-ocorrncia
A estatstica de segunda ordem calculada pela probabilidade de um determinado par de nveis de cinza i e j, numa determinada distncia d e uma direo ocorrer, ou seja, a GLCM pode ser denominada como sendo um histograma bidimensional que fornece a frequncia de ocorrncia P(i, j, d, ).

Matriz de Co-ocorrncia

Matriz de Co-ocorrncia

Referncia
[14]Gonzales, R. C., R. E. Woods, 1992. Digital Image Processing. Addison-Wesley, Reading, M.A, pp.716

You might also like