You are on page 1of 38

ATOS ADMINISTRATIVOS

Atos da Administrao
Atos Administrativos Atos privados da Administrao Atos Polticos

Com Supremacia Imperatividade(ordem imposta)

Regidos predominantemente pelo direito privado


Obs: Sociedades de Economia Mista / Empresa Pblica

Praticados no exerccio da funo poltica


Obs: Entes Federativos Unio, Estados Municpios e Distrito Federal

ATOS ADMINISTRATIVOS
1 - Conceito

ESTADO MANIFESTAO/DECLARAO DE VONTADE Manifestada por um agente pblico (sujeito)

Com o fim Unilater al de:

Efeitos Jurdicos
Adquirir Resguardar Declarar Extinguir Modificar Transferir Comprovar

Direitos E Obrigaes

Sempre passvel de controle jurisdicional (art. 5. XXXV, CF/88)


Ato: vontade unilateral
Contrato: vontade bilateral Convnios/ Consrcios: vontades multilaterais
(no mesmo sentido, porque os interesses so comum). Obs: Ato administrativo toda manifestao unilateral de vontade da administrao pblica que, agindo nesta qualidade, tenha por fim imediato resguardar, adquirir, modificar, extinguir e declarar direitos ou impor obrigaes aos administrados ou a si prpria.

ATOS / VONTADE
ATO
VS

VONTADE
ACONTECIMENTO QUE PRODUZ EFEITOS JURDICOS NA ADMINISTRAO PBLICA.

FATO

Obs: Podem derivar de outros fatos ou de atos/atos materiais.

Exemplos de Fatos Administrativos


Prescrio administrativa; Destruio de um bem objeto de uma concesso de uso, acarretando a extino do contrato; Invalidez de um servidor, como causa de sua aposentadoria; Morte de um servidor, como causa da concesso inicial de penso ao(s) beneficirio(s)

SILNCIO ADMINISTRATIVO

Para Celso Antnio Bandeira de Mello, corresponde a omisso da Administrao, que deixa de agir, seja porque foi provocada, seja porque um rgo tem de pronunciar-se para fins de controle. O direito provado disciplina a aplicao normativa sobre o silncio. Conforme dispositivo legal (art. 111. C.C), o silncio importa a manifestao expressa. Este entendimento, como se v, no se aplica ao Direito Pblico, devendo haver distino quando a Lei apontar a consequncia da omisso administrativa, daquela em que a lei no se refere a tais consequncias.

O silncio no ato jurdico Na Administrao, fato administrativo

ATOS VINCULADOS OU DISCRICIONRIOS


Podem ser vinculados ou discricionrios

Motivo: Por qu? sua causa Objeto: Para que serve? So os efeitos jurdicos produzidos + criao/comprovao de uma nova situao jurdica. (consequncia do ato) Fim imediato do ato. Ex: objeto de priso e punir. Remoo transferir.
Motivo: so as razes ou pressupostos de fato de direito que servem de fundamento para a pratica do ato.

Motivao: a explicao dos motivos (exposio dos motivos). A motivao obrigatria para todos os atos? Em regra: Sim Exceo: Exonerao, !ad nutum de servidor ocupante de cargo em comisso.(no precisa dizer o motivo). Obs: Motivo diferente de Motivao. A motivao est inserida na forma em que o ato praticado. Quando voc tiver motivao, o vcio de forma e no de motivo.

COMPETNCIA

Caractersticas:
irrenuncivel
(a competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos.)

Inderrogvel ( isto , no se transfere a outro rgo por acordo entre as partes, fixada por lei deve ser rigidamente observada) Imprescritvel (no prescreve) Improrrogvel (na esfera administrativa a incompetncia no se transmuda em competncia, a no ser por alterao legal).

Delegao de Competncias
A delegao parcial e temporria; O Ato de delegao bem como sua revogao deve ser publicado na imprensa oficial. O Ato praticado com objeto de delegao considerado editado pela autoridade delegada. A delegao revogvel a qualquer momento.

DELEGAO DE COMPETNCIAS

So indelegveis:
A edio de atos normativos; A deciso de recursos administrativos; Os atos de competncia exclusiva. Lei 9784/99 Lei Federal Lei 5427/09 - Lei Estadual Observao com relao as bancas: Federal Di Pietro Estadual- Carvalhinho Cespe- Di Pietro/Carvalhinho Esaf- Di Pietro

AVOAO DE COMPETNCIAS

AVOAO

(rgo superior atrai para si a competncia para cumprir determinado ato atribudo a outro inferior)

CARTER EXCEPCIONAL; PARCIALMENTE; REVGAVEL A QUALQUER TEMPO.

OBSERVAES

TEM QUE SER PUBLICADA. NA DELEGAO A COMPETNCIA DO SUPERIOR. NA AVOCAO A COMPETNCIA DO SUBORDINADO E O SUPERIOR PEGA PARA ELE.

FINALIDADE

FINALIDADE = IMPESSOALIDADE
FINALIDADE DO ATO ADMINISTRATIVO = INTERESSE PBLICO

FINALIDADE: o resultado que a Administrao quer alcanar com a prtica do ato. Enquanto o objeto o efeito jurdico imediato (aquisio, transformao ou extino de direitos) a finalidade o efeito mediato, ou seja, o interesse coletivo que deve o administrador perseguir. Ex: numa permisso de transporte urbano o objeto permitir a algum o exerccio de tal atividade e a finalidade o interesse coletivo a ser atendido atravs deste servio pblico.

ABUSO DE PODER
ABUSO DE

PODER

EXCESSO DE PODER AGENTE PRATICA ATO VISANDO O INTERESSE COLETIVO, PORM, ALM DE SEUS ATRINUIES LEGAIS. DESVIO DE PODER O AGENTE PRATICA ATO DENTRO DE SUA ESFERA DE COMPETNCIA, PORM, VISANDO FIM DIVERSO DO INTERESSE COLETIVO.

FORMA

A MANEIRA COMO O ATO DE EXTERIORIZA


Para ser vlida a forma do ato deve compatibilizar-se com o que expressamente dispe a lei ou ato equivalente com jurdica. O aspecto relativo forma vlida tem estreita conexo com os procedimentos administrativos. O ato administrativo o ponto em que culmina a seqncia de atos prvios ( um produto do procedimento), h que ser observado um iter (procedimento), at mesmo em homenagem ao princpio do devido processo legal. Torna-se viciado o ato (produto) se o procedimento no foi rigorosamente observado. Ex: licitao. Outros exemplos: Se a lei exige a forma escrita e o ato praticado verbalmente, ele ser nulo; se a lei exige processo disciplinar para demisso de um funcionrio, a falta ou vcio naquele procedimento invalida a demisso.

REGRA: FORMA ESCRITA EXCEES: SMBOLOS SINAIS VERBAL A FORMA SOMENTE SER ESSENCIAL VALIDADE DO ATO SE FOR EXIGIDO POR LEI.

MRITO ADMINISTRATIVO
OPORTUNIDADE +
CONVENINCIA

MOTIVO/OBJETO

FUNDAMENTO/ CONTEDO DO ATO

ATOS DISCRICIONRIOS

MOTIVO
PRESSUPOSTO DE FATO

PRESSUPOSTO DE DIREITO

FUNDAMENTO DO ATO

MOTIVO

MOTIVO

MOTIVAO

PRESSUPOSTO/ FUNDAMENTO DO ATO

EXPOSIO DOS MOTIVOS

MOTIVO X MOTIVAO
MOTIVO
OBRIGATRIO

MOTIVAO
OBRIGATRIA
A LEI PODE DISPENSAR A OBRIGATORIEDADE

TEORIA DOS MOTIVOS DETERMINANTES


OS MOTIVOS EXPOSTOS VINCULAM A VALIDADE DO ATO ADMINISTRATIVO.
Segundo a qual o motivo do ato administrativo deve sempre guardar compatibilidade com a situao de fato que gerou a manifestao de vontade. Se o interessado comprovar que inexiste a realidade ftica mencionada no ato como determinante da vontade, estar ele irremediavelmente inquinado de vcio de legalidade. (25) Ex: administrao revoga permisso de uso sob a alegao de que a mesma tornou-se incompatvel com a destinao do bem pblico objeto da permisso, e logo a seguir permite o uso do mesmo bem a terceira pessoa, restar demonstrado que o ato de revogao foi ilegal por vcio quanto ao motivo; servidor tem seu pedido de frias indeferido sob a alegao de que h falta de pessoal na repartio, poderia o agente pblico no ter declinado o motivo, j que o fez e em caso do servidor provar o contrrio, o ato estar viciado uma vez que presente a incompatibilidade entre o motivo expresso no ato (motivo determinante) e a realidade ftica.

OBJETO
OBJETO
CONTEDO DO ATO EFEITO JURDICO DO ATO

LCITO

POSSVEL
DETERMINADO (CERTO)

Objeto- Tambm chamado de contedo, a alterao no mundo jurdico que o ato administrativo se prope realizar, identificado pela anlise do que o ato enuncia, prescreve ou dispe. O objeto uma resposta a seguinte pergunta: para que serve o ato? Consiste na aquisio, na modificao, na extino ou na declarao de direito conforme o fim que a vontade se preordenar. Ex: uma licena para construo tem como objeto permitir que o interessado possa edificar de forma legtima; o objeto de uma multa a punio do transgressor da norma jurdica administrativo; o objeto da nomeao, admitir o indivduo como servidor pblico; na desapropriao o objeto do ato o comportamento de desapropriar cujo contedo o imvel sobre a qual ela recai.Para ser vlido o ato administrativo, o objeto h que ser lcito, determinado ou determinvel,possvel.

ATRIBUTOS DOS ATOS ADMINISTRATIVOS


TIPICIDADE AUTOEXECUTORIEDADE (EXECUTORIEDADE) PRESUNO DE LEGITIMIDADE EXIGIBILIDADE IMPERATIDADE

PRESUNO DA LEGITIMIDADE
PRESENTE EM TODOS OS ATOS ADMINISTRATIVOS; PRESUME-SE QUE OS ATOS ADMINISTRATIVOS SO LEGTIMOS, OU SEJA, COMPATVEIS COMA LEI E O DIREITO; AUTORIZA A IMEDIATA EXECUO DO ATO, MESMO QUE EIVADO DE VCIO DE LEGALIDADE, AT QUE SEJA DECLARADA SUA NULIDADE. RELATIVA (JURIS TANTUM), ADMITINDO PROVA EM CONTRRIO; PROVOVA A INVERSO DO NUS DA PROVA.

ATRIBUTOS DOS ATOS ADMINISTRATIVOS (QUALIDADES)


PRINCPIO DE LEGALIDADE

PRESUNO DE LEGITIMIDADE

PRINCPIO DE VERACIDADE

OBS: MOTIVO VERDADEIRO

TODO ATO GOZA DE PRESUNO DE LEGITIMIDADE AT QUE PROVE AO CONTRRIO.

ATRIBUTOS DOS ATOS ADMINISTRATIVOS


IMPERATIVIDADE
A administrao impe sua vontade ao administrado, independentemente de sua concordncia. Utiliza-se de seu poder de coero para exigir direta ou indiretamente obedincia as suas determinaes. Obs: A administrao vai at o particular e atua. Ex: priso, reboque, etc.

AUTOEXECUTORIEDADE A administrao executa seus prprios atos sem a necessidade de recorrer ao Poder Judicirio (meios diretos de coero). Ex: Aplicao de multas; Internao compulsria.

EXIGIBILIDADE (COERCIBILIDADE) A administrao exige obedincia as suas determinaes, utizando-se de meios de coero como a multa ou o embargo da obra para obrigar o administrado cumprir suas ordens. (sob pena de... multa, apreenso, etc.)

TIPICIDADE: OS ATOS ADMINISTRATIVOS CORRESPONDEM A CERTAS FIGURAS PREVIAMENTE ESTABELECIDAS EM LEI. (DI PIETRO)

DESFAZIMENTO DOS EFEITOS JURDICOS DO ATO ADMIMINISTRATIVO - REVOGAO


REVOGAO
DESFAZIMENTO DO ATO IRRETROATIVOS (ex nunc)
Os atos vinculados;

INOPORTUNO INCONVENIENTE

EFEITO

No retroage

SO IRREVOGVEIS

Atos integrantes de procedimentos administrativos;


Os meros atos administrativos; Os atos que se refiram a direitos gravados em clusula ptrea.

Obs: A revogao um ato discricionrio, porque a administrao avalia se inconveniente e inoportuno (anlise de mrito). Obs: Os efeitos da revogao so ex nunc, ou seja, no apaga o que aconteceu. O ato revogvel ele perfeito, vlido e eficaz. Somente os atos discricionrios que so passveis de revogao, os atos vinculados so irrevogveis.

DESFAZIMENTO DOS EFEITOS JURDICOS DO ATO ADMIMINISTRATIVO - REVOGAO


ANULAO EFEITO Lei 9784/99
Art. 54 O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f.

DESFAZIMENTO DO ATO RETROATIVOS (ex tunc)

ILEGALIDADE

Smula vinculante n.3 STF


Nos processos administrativos junto ao Tribunal de Contas da Unio, asseguram-se o contraditrio e a ampla defesa quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato que beneficie o interessado, ressalvada a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma ou penso.

Ex: aposentadoria

Ato nulo no produz efeitos. A anulao no discricionria, ela vinculada.

O Ato no termina de ser praticado enquanto no sair do Tribunal de Contas.

REVOGAO X INVALIDAO
REVOGAO
EFEITOS DA REVOGAO

FUNDAMENTOS
EX NUNC (IRRETROATIVOS)

INCONVENINCIA INOPORTUNIDADE
QUEM PODE? S A ADMINISTRAO PBLICA

RESTRIES:

RESPEITA OS DIREITOS ADQUIDIDOS

PORQUE S ADMINISTRAO AVALIA MRITO

ANULAO
EFEITOS DA ANULAO

FUNDAMENTOS
EX TUNC (RETROATIVOS)
OBS: Smula 473 STF: A administrao pblica pode anular seus atos eivados de vcio de legalidade, porque deles no se originam direitos, ou revog-los por motivo de convenincia e oportunidade, respeitados os direitos adquiridos e ressalvados, em todos os casos, a apreciao judicial.

ILEGALIDADE
QUEM PODE?

A ADMINISTRAO PBLICA OU O PODER JUDICIRIO (QUANDO PROVOCADO)

RESTRIES: ATO NULO NO GERA DIREITOS

DEMAIS FORMAS DE EXTINO DOS EFEITOS JURDICOS DO ATO.

RUNUNCIA
Os administrados abre mo dos efeitos jurdicos d ato administrativo;

CADUCIDADE (Nova Lei)


Lei posterior impede que o ato administrativo continue a produzir efeito.

CASSAO
Extino do ato porque o destinatrio descumpriu condies que deveriam permanecer atendidas a fim de poder continuar desfrutando da situao jurdica. Carter punitivo.

CONTRAPOSIO OU DERRUBADA
Decorre da edio de outro ato administrativo com efeito jurdico simtrico ao do primeiro. (novo ato). Ex: Renuncia de cargo: cessa os efeitos jurdicos da nomeao.

CONVALIDAO
(SANATRIA OU SANEAMENTO)

PROCESSO DE QUE SE VALE A ADMINISTRAO PARA APROVEITAR ATOS ADMINISTRATIVOS COM VCIOS SANVEIS, DE MODO A CONFIRM-LO NO TODO OU EM PARTE. CONVALIDA-SE POR RATIFICAO, REFORMA OU CONVERSO.

NA RATIFICAO, A AUTORIDADE QUE PRATICOU O ATO OU SUPERIOR HIERRQUICODECIDE SANR PO ATO INVLIDO ANTERIORMENTE PRATICADO, SUPRINDO A ILEGALIDADE QUE O VICIA; NA REFORMA OU CONVERSO, O NOVO ATO SUPRIME A PARTE INVLIDA DO ANTERIOR, MANTENDO SUA PARTE VLIDA.

SOMENTE PODEM SER CONVALIDADOS ATOS COM VCIOS DE: COMPETNCIA FORMA

OBS: A COMPETNCIA S PODE ER CONVALIDADE SE ELA FOR DELEGVEL PARA A PESSOA QUE O PRATICOU OU AVOCVEL. SENDO ASSIM AQUELE ATO RATIFICADO. AVALIAO DE MRITO CONVENINCIA E OPORTUNIDADE AVALIAO DO MRITO- PELO PODER JUDICIRIO AS PRINCIPAIS FORMAS DE EXTINO: REVOGAO - ANULAO

CLASSIFICAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS


1) QUANTO POSIO DA ADMINISTRAO PBLICA: 1.1)ATOS DE IMPRIO: Aqueles em que a Administrao goza de todas as suas
prerrogativas, de forma coercitiva ao particular. Ex: Atos de Polcia.

1.2)ATOS DE GESTO: Quando a Administrao no impe a sua vontade ao


particular. Ex: Autorizao, permisso, licena. etc.

1.3)ATOS DE MERO EXPEDIENTE: Mera tramitao burocrtica. Ausncia de

contedo decisrio. Ex: protocolo de peties, cadastramento de informaes em um rgo pblico.(so atos praticados no dia-a-dia)

2) QUANTO AO DESTINATRIO: 2.1) ATOS GERAIS: Atingem todas as pessoas que estiverem na mesma situao
jurdica, de forma geral.

2.2) ATOS INDIVIDUAIS: Alcanam pessoas determinadas nominalmente.


Ex: nomeao em cargo pblico, mandado de priso.

CLASSIFICAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS


3) QUANTO EXEQUIBILIDADE:

3.1) ATO PERFEITO: Quando j completou todo o seu ciclo de formao, todas as

etapas necessrias. Diz respeito apenas ao processo de elaborao do ato. Se faltar alguma dessas fases, diz-se que o ato IMPERFEITO (sequer existiria no universo jurdico). OBS: (TEM QUE TER OS CINCO ELEMENTOS: AGENTE, COMPETNCIA, MOTIVO, FINALIDADE, FORMA).

3.2) ATO VLIDO: Quando todos os requisitos esto de acordo com a lei. Para ser

vlido, o ato tem que ser perfeito. Se algum requisito no estiver de acordo com a lei, o ato ser NULO ou ANULVEL. (ATO NULO TEM VCIO INSANVEL). 3.3) ATO EFICAZ: Quando alm de perfeito vlido, j est apto a produzir efeitos. Se ainda depender de algum Termo, Condio, ou outro ato complementar ser um ATO PENDENTE. Importante frisar que o ATO PENDENTE perfeito e vlido, s no produziu efeitos, por depender de termo ou condio posterior. Quando o ato no em possibilidade efetiva de produzir efeitos, diz-se que ele um ATO INEFICAZ (Ex: ato imperfeito)

3.4) ATO CONSUMADO: Aquele que no pode mais ser modificado pois j exauriu
todos os efeitos que estava apto a produzir. (j produziu todos os seus efeitos) Obs: Ato consumvel no revogvel pois j no produz mais efeitos.

CLASSIFICAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS


4) QUANTO A REGRA:
4.1) ATO VINCULADO: O agente no tem margem de liberdade para agir, deve atuar como,
quando e onde a Lei exigir. (Obs: todos os elementos esto na lei)

4.2) ATO DISCRICIONRIO: Aqui o agente tem a prerrogativa de escolher uma dentre as

vrias alternativas conferidas pela Lei, valorando a oportunidade e a convenincia no que se refere ao motivo e ao objeto na prtica do ato administrativo. A Lei no precisa dispor no sentido de que este ou aquele ato vinculado ou discricionrio, mas to somente conferir ao agente uma certa margem de liberdade ao agir. Margens inexistente nos atos vinculados.

5) QUANTO AOS EFEITOS:


5.1) ATO CONSTITUTIVO: Quando a Administrao cria uma nova situao jurdica
individual para seus destinatrios. Exemplo: Nomeao, aplicao de sanes.

5.2) ATO DECLARATRIO: Apenas afirma a existncia de um fato ou situao jurdica

anterior a ele. Atesta um fato ou recolhe um direito ou uma obrigao preexistente. Confere apenas certeza jurdica quanto existncia do fato ou situao nele declarada. Ex: certido de regularidade fiscal, atestado emitido por junta mdica oficial caracterizando invalidez para efeito aposentadoria. recomendao de atuao administrativa. No produzem efeitos jurdicos sozinhos, dependendo sempre de um outro ato, de contedo decisrio, que adote a fundamentao do ato enunciativo. Por este motivo, a doutrina majoritria no os inclui nesta classificao, quanto aos efeitos, justamente por no produzirem efeitos sozinhos. Ex: contedo dos pareceres.

5.3) ATO ENUNCIATIVO: Aqueles que conteriam um juzo de valor, opinio, sugesto,

( Obs: a opinio da Administrao)

CLASSIFICAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS


6) QUANTO AO ALCANCE:
6.1) INTERNO: Quando s interessa ao mbito da repartio. A publicidade pode ser feita
internamente.

6.2) EXTERNO: Quando interessa coletividade, externamente a administrao.

7) QUANTO MANIFESTAO DA VONTADE:


7.1) ATOS SIMPLES: So os atos que decorrem da declarao de vontade de um nico

rgo , seja ele singular ou colegiado. Exemplo: Ato de exonerao de ocupante de cargo em comisso. diferentes rgos ou autoridades. No pode ser considerado perfeito com a manifestao de um s rgo ou autoridade. O ato s pode ser objeto de questionamento administrativo ou judicial depois de expresso todas as manifestaes necessrias sua formao. Ex: Aposentadoria. (Obs: dois ou mais rgos mais apenas 1 ato) s rgo mas sua edio ou a produo de efeitos, depende de um outro ato ou o aprove. A manifestao de vontade o ato principal. O ato acessrio pode ser uma aprovao, autorizao, ratificao, visto, homologao, exequibilidade ao ato principal), e condio imprescindvel para a prtica do ato principal , sem a qual o ato sequer chega a existir. Ex: Nomeao de Procurador- Geral da Repblica. O ato principal seria a prpria nomeao, feita pelo Presidente da Repblica. O ato acessrio seria a aprovao pelo Senado Federal.

7.2) ATOS COMPLEXOS: Necessita, para sua formao, da manifestao de dois ou mais

7.3) ATOS COMPOSTOS: Aquele cujo contedo resulta da manifestao de vontade de um

CLASSIFICAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS


O CONGRESSO NACIONAL UM RGO S, OU SEJA O ATO SIMPLES. ATO PRINCIPAL = MANIFESTAO DE VONTADE ATO ACESSRIO - EM O QUAL O ATO PRINCIPAL NO PRODUZ EFEITOS.

ATO SIMPLES: o que decorre da declarao de vontade de um nico rgo, seja ele singular ou colegiado, ou seja, no importando se esse rgo se manifesta por uma nica pessoa ou por vrias pessoas. So exemplos a emisso de carteira de motorista (manifestao do DETRAN, por meio de seu presidente) e a deliberao de um Conselho de Contribuintes (manifestao do Conselho, pela sua maioria). ATO COMPLEXO: o que resulta da manifestao de dois (ou mais) rgos para a formao de um ato nico. O decreto presidencial um exemplo, uma vez que assinado pelo Presidente da Repblica e referendado pelo Ministro, contando assim com dois rgos (Presidncia e Ministrio) que editam um nico decreto. ATO COMPOSTO: de acordo com Maria Sylvia Zanella Di Pietro: o que resulta da manifestao de dois (ou mais) rgos, em que a vontade de um instrumental em relao a de outro, que edita o ato principal. Enquanto no ato complexo fundem-se
vontades para praticar um ato s, no ato composto, praticam-se dois atos, um principal e outro acessrio.

DIVERGNCIA DOUTRINRIA !!! Hely Lopes Meirelles segue linha de raciocnio diversa ao definir que no ato complexo ambos os rgos manifestam suas vontades, enquanto que o ato composto o que resulta da vontade nica de um rgo, mas depende da verificao por parte de outro, para se tornar exeqvel. Exemplo: Uma autorizao que dependa do visto de uma autoridade superior. Em tal caso a autorizao o ato principal e o visto o complementar que lhe d exeqibilidade. O ato complexo s se forma com a conjugao de vontades de rgos diversos, ao passo que o ato composto formado pela vontade nica de um rgo, sendo apenas ratificado por outra autoridade.

CLASSIFICAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS

Com isso, existe divergncia entre estes autores, por exemplo, quanto classificao do ato de nomeao do Procurador Geral da Repblica (ou do Presidente do Banco Central e outros casos similares, dispostos na Constituio Federal, - necessria a prvia aprovao pelo Senado Federal para posterior nomeao pelo Presidente da Repblica). Maria Sylvia Zanella Di Pietro defende expressamente em sua obra que este um exemplo de ato composto, vez que a aprovao pelo Senado Federal o ato acessrio e a nomeao pelo Presidente da Repblica o ato principal, havendo, portanto, dois atos (e no um ato nico). Segundo a definio de Hely Lopes Meirelles, aquele seria um exemplo de ato complexo, vez que se conjugam as vontades do Senado Federal e da Presidncia da Repblica (vontades de dois rgos independentes), no podendo ser o mesmo classificado como ato composto uma vez que o Senado Federal no tem o papel apenas de dar um visto para a nomeao, exercendo sua anlise e manifestando sua vontade A definio de ato administrativo adotada pela questo de concurso deve seguir uma das duas linhas de raciocino: quantidade de atos editados ou relao de dependncia nas vontades dos rgos. Assim:

1 Ato nico Quantidade de atos

Ato complexo

2 Atos (principal e acessrio)

Ato composto

independentes Vontade dos rgos Dependentes (s ratifica)

Ato complexo

Ato composto

CLASSIFICAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS


8) QUANTO S CONSEQUCIAS DE SEUS VCIOS: 8.1) ATO NULO: aquele que nasceu com um vcio insanvel, normalmente resultante
da ausncia de um dos elementos constitutivos ou de defeito substancial em algum deles. Ex: motivo inexistente, objeto ilcito, ato praticado com desvio de finalidade. ATO NULO NO PRODUZ EFEITOS, e deve ser anulado(no passvel de convalidao) pela Administrao Pblica ou pelo Poder Judicirio, este quando provocado, porm, terceiros de boa-f no sero atingidos pela invalidao de ato nulo. Alm disso, a Administrao tem o prazo de cinco anos para declarar a nulidade de ato que acarrete efeitos favorveis para terceiros, salvo comprovada m-f.

8.2) ATO ANULVEL: aquele que, embora possua um vcio, esse no considerado
essencial, sendo melhor para o interesse pblico sua convalidao.

8.3) ATO INXISTENTE: Ato juridicamente impossveis. Ex: atos que apenas possuem

aparncia de manifestao de vontade da Administrao Pblica, mas, em verdade, no se originam de uma agente pblico, mas de algum que se passa por tal condio (agente usurpador), ordem de um delegado de polcia determinante que um agente torture um preso. O que os diferencia dos ato nulos que sua inexistncia pode ser declarada a qualquer tempo. (no chega a existir no universo jurdico, ou seja, no tem os 5 elementos).

ESPCIES DE ATOS ADMINISTRATIVOS

NORMATIVOS ORDINATRIOS NEGOCIAIS ENUNCIATIVOS PUNITIVOS

ESPCIES DE ATOS ADMINISTRATIVOS

NORMATIVOS Art. 84,IV,CF


Contm um comando geral do Executivo visando o cumprimento de uma lei. Possuem contedo anlogo ao das leis, porm, no podem inovar. Podem ser:

A) B)

Gerais e Abstratos: Ex: decreto que regulamenta uma lei. Individuais e Concretos: Ex: decreto de nomeao de um servidor. Obs: Parece lei mas no funciona como lei, pois no podem trazer nenhuma novidade. Art. 84: Compete privativamente ao Presidente da Repblica:
IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo; VI - dispor, mediante decreto, sobre:

a) organizao e funcionamento da administrao federal, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos;

b) extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos;

Pargrafo nico. O Presidente da Repblica poder delegar as atribuies mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da Repblica ou ao Advogado-Geral da Unio, que observaro os limites traados nas respectivas delegaes. (Art. 84, VI, CF Maria Z. di Pietro considera Ato normativo)

ESPCIES DE ATOS ADMINISTRATIVOS


ORDINATRIOS
Disciplinam o funcionamento da Administrao e a conduta funcional de seus agentes; Emanam do poder hierrquico; No atingem os administrados. Em hierarquia, so inferiores aos Atos Normativos. Ex: Instrues e Ordens de Servio (orientaes aos subalternos relativas ao desempenho de uma dada funo), Circulares Internas (atos que visam uniformizar o tratamento conferido a determinada matria), Portarias (atos internos emanados dos chefes de rgos, destinados aos seus subordinados, expedindo determinaes gerais ou especiais, como uma portara de delegao de competncias ou uma portaria de remoo de um servidor), Ofcios (utilizados pelas autorizao pelas autoridades administrativas para comunicarem-se entre si ou com terceiros).

NEGOCIAIS

Declarao de vontade da Administrao apta a co concretizar negcio jurdico ou a deferir certa faculdade ao particular, nas condies impostas ou consentidas pelo Poder Pblico. Sem a declarao de vontade da Administrao, a realizao da atividade pelo Particular seria ilegal. No so dotados de Imperatividade, Coercibilidade ou Ato-executoriedade. Podem ser vinculados ou discricionrios, definitivos (quando vinculados, praticados em face de um direito individual do requerente) ou precrios (revogveis a qualquer tempo, de acordo com os critrios de convenincia a oportunidade da Administrao. Somente os atos discricionrios so precrios). A vontade no emana da Administrao e sim do particular.

ESPCIES DE ATOS ADMINISTRATIVOS

NEGOCIAIS
SO ATOS NEGOCIAIS: LICENAS (VINCULADO) AUTORIZAES (DISCRICIONRIO) PERMISSES (DISCRICIONRIO) ADMISSES (VINCULADO)

LICENAS
ATO ADMINISTRATIVO VINCULADO E DEFINITIVO, EDITADO COM FUNDAMENTO NO PODER DE POLCIA, NAS SITUAES EM QUE SE EXIGE A OBTENO DE ANUNCIA PRVIA DA ADMINISTRAO COMO CONDIO PARA O EXERCCIO DE UM DIREITO SUBJETIVO DE QUE O PARTICULAR SEJA TITULAR. UMA VEZ ATENDIDAS AS CONDIES LEGAIS, A ADMINISTRAOM DEVE CONCED-LA. NO PODE SER REVOGADA, EMBORA SEJA POSSVEL A SUA CASSAO (NA HIPTESE DE O PARTICULAR DESCUMPRIR AS CONDIES IMPOSTAS PARA QUE ELA PERMACEA EM VIGOR) OU ANULAO (CASO TENHA OCORRIDO ILEGALIDADE NA SUA EDIO). EX: LICENA PARA REALIZAO DE UMA OBRA, LICENA PAREA O EXERCCIO DE UMA PROFISSO, LICENA PARA DIRIGIR.

OBS: A LICENA NO PODE SER REVOGADA POIS UM ATO VINCULADO.

ESPCIES DE ATOS ADMINISTRATIVOS

AUTORIZAES
ATO ATRAVS DO QUAL A ADMINISTRAO POSSIBILITA AO PARTICULAR A REALIZAO DE ALGUMA ATIVIDADE DE PREDOMINANTE INTERESSE DESTE, OU A UTILIZAO DE UM BEM PBLICO, EM REGRA, POR PRAZO INDETERMINADO. EM SUA GRANDE MAIORIA, CONFIGURAM ATOS DE POLCIA ADMINISTRATIVA, PORM, PODEM CONFIGURAR DESCENTRALIZAO POR DELEGAO, VISANDO A PRESTAO INDIRETA DE DETERMINADOS SERVIOS PBLICOS. ATO DISCRICIONRIO E PRECRIO. EX: AUTORIZAO PARA PORTE DE ARMA DE FOGO, AUTORIZAO PARA PRESTAO DE SERVIOS DE TAXI, AUTORIZAO PARA BLOQUEAR O TRNSITO DE UMA RUA PARA REALIZAO DE COMPETIO ESPORTIVA.
A AUTORIZAO DISCRICIONRIA E PODE SER REVOGADO. AUTORIZAES UM ATO PRECRIO E DISCRICIONRIO.

PERMISSES
A PERMISSO COMO ATO ADMINISTRATICO SOMENTE PODE SER CONCEDIDA PARA USO DO BEM PBLICO. ATO ADMINISTRATIVO DISCRICIONRIO E PRECRIO. PODE TER PRAZO DETERMINADO, SER REMUNERADO E TER CONDIES IMPOSTAS AO PARTICULAR. NESTES CASOS, MESMO SENDO PRECRIO, RESTRINGE A IBERDADE DA ADMINISTRAO NO TOCANTE SUA REVOGAO, ESPECIALMENTE SE AS CONDIES IMPLICAREM NUS PARA O PERMISSIONRIO, O QUE PODERIA ACARRETAR DIREITO A INDENIZAO DOS PREJUZOS.

ESPCIES DE ATOS ADMINISTRATIVOS

ADMISSES
ATO ADMINISTRATIVO VINCULADO E DEFINITIVO, ATRAVS DO QUAL A ADMINISTRAO FACULTADA A INCLUSO EM ESTABELECIMENTO GOVERNAMENTAL PARA O GOZO DE UM SERVIO PBLICO.

EX: INGRESSO EM ESTABELECIMENTO OFICIAL DE ENSINO NA QUALIDADE DE ALUNO; O DESFRUTE DOS SERVIOS DE UMA BIBLIOTECA PBLICA COMO INSCRITO ENTRE SEUS USURIOS. (FICHA HOSPITALAR, MATRCULA ESCOLAR).

ENUNCIATIVOS
AQUELES QUE CONTERIAM UM JUZO DE VALOR, OPINIO, SUGESTO OU RECOMENDAO DE ATUAO ADMINISTRATIVA. NO PRODUZEM EFEITOS JURDICOS SOZINHOS, DEPENDENDO SEMPRE DE UM OUTRO ATO, DE CONTEDO DECISRIO, QUE ADOTE A FUNDAMENTAO DO ATO ENUNCIATIVO. SERIAM ATOS ADMINSITRATIVOS APENAS EM SENTIDO FORMAL (TM FORMA DE ATO, MAS NO PRODUZEM EFEITO DE ATO). A DOUTRINA MAIS TRADICIONAL ADOTA NUM SENTIDO MAIS ABRANGENTE, OS ATOS DECLARATRIOS COMO ATOS ENUNCIATIVOS. EX: CERTIDES, ATESTADOS, PARECERES E APOSTILAS.

ESPCIES DE ATOS ADMINISTRATIVOS

ENUCIATIVOS

CERTIDO: CPIA DE INFORMAES REGISTRADAS E ALGUM LIVRO OU BANCO DE DADOS EM PODER DA ADMINISTRAO, GERALMENTE REQUERIDA PELO ADMINISTRADO QUE ALGUM INTERESSE TENHA NESSAS INFORMAES. ATESTADO: DECLARAO DA ADMINISTRAO REFERENTE A UMA SITUAO DE QUE ELA TOMA CONHECIMENTO EM DECORRNCIA DE UMA TUAO DE SEUS AGENTES. EX:ATESTADO MDICO. DIFERE A CERTIDO PORQUE O FATO NELE DECLARADO NO CORRESPONDE A UM REGRISTRO PREVIAMENTE CONSTANTE EM UM LIVRO OU ARQUIVO DA ADMINISTRAO. NO PRODUZ EFEITOS POR SI S. PARECER: DOCUMENTO TCNICO, DE CARTER OPINATIVO, EMITIDO POR RGO ESPECIALIZADO NA MATRIA QUE TRATA. O PARECER NO OBRIGA A ADMINISTRAO AO CUMPRIMENTO DE SUAS CONCLUSES, SENDO APENAS OPINATIVO. EM ALGUNS CASOS, A LEI DETERMINA A NECESSIDADE DE PARECER SENDO A SUA EXISTNCIA OBRIGATRIA PARA QUE O ATO NO SEJA NULO. APOSTILA: ADITAMENTO A UM ATO ADMINISTRATIVO, PARA RETIFIC-LO, ATUALIZ-LO OU COMPLEMENT-LO. UM ATO ADITIVO, QUA PODE SER USADO PARA CORRIGIR DADOS CONSTANTE DE UM DOCUMENTO OU PARA REGISTRAR ALTERAES.

ESPCIES DE ATOS ADMINISTRATIVOS

PUNITIVOS

AQUELES ATRAVS DOS QUAIS A ADMINISTRAO IMPE DIRETAMENTE SANES, SEJA ATRAVS DO PODER DISCIPLINAR (SANES DISCIPLINARES AO SEUS AGENTES. EX: DEMISSO, RESCISO DE CONTRATO ADMINISTRATIVO), SEJA ATRAVS DO PODER DE POLCIA (SAES AOS PARTICULARES EM GERAL, NO LIGADOS ADMINISTRAO. EX; MULTAS, INTERDIES DE ESTABELECIMENTOS).

OUTRAS ESPCIES DE ATOS ADMINISTRATIVOS HOMOLOGAO

ATO UNILATERAL E VICULADO DE CONTROLE PELO, QUAL A ADMINISTRAO CONCORDA COM UM ATO JURIDICO ,OU SRIE DE ATOS (PROCEDIMENTOS ),J PRATICADOS VERIFICANDO A CONSONNCIA DELES COM OS REQUISITOS LEGAIS CONDICIONADORES DE SUA VLIDA EMISSO.

APROVAO
ATO UNILATERAL E DISCRICIONRIO PELO QUAL A ADMINISTRAO FACULTA A PRTICA DE ATO JURDICO (APROVAO PRVIA) OU MANIFESTA SUA CONCORDNCIA COM ATO JURDICO J PRATICADO (APROVAO A POSTERIORI).

OUTRAS ESPCIES DE ATOS ADMINISTRATIVOS

ALVAR

FORMA DE EXPEDIO DE AUTORIZAO E LICENA.

RESOLUES

ATOS PRATICADOS PELOS RGOS COLEGIADOS EM SUAS DELIBERAES ADMIISTRATIVAS, A EXEMPLO DOS DIVERSOR TRIBUNAIS (TRIBUNAIS JUDICIRIOS, TRIBUNAI DE CONTAS) E CONSELHOS (CONSELHOS DE CONTRIBUINTES, CONSELHO NACIONAL DA PREVIDNCIA SOCIAL).

VISTO

ATO VINCULADO QUE ATESTA A LEGITIMIDADE DE OUTRO SEM ANALISAR O SEU CONTEDO, APENAS A FORMALIDADE. CUIDA DAS EXIGNCIAS EXTRNSECAS DO ATO.

You might also like