You are on page 1of 21

Os Recursos Naturais e no Naturais

Trabalho realizado por: -Eduardo 8A n10 -Gustavo 8A n11 -Margarida 8A n1 -Dharmite 8A n8

Introduo
As energias renovveis so aquelas que so obtidas de fontes naturais capazes de se regenerar, e portanto virtualmente inesgotveis, ao contrrio dos recursos no renovveis. Recursos no renovveis o nome atribudo aos recursos naturais que, quando utilizados, no podem ser repostos pela aco humana ou pela natureza, a um prazo til. Os combustveis fsseis so considerados no renovveis, pois a capacidade de renovao muito reduzida comparada com a utilizao que deles fazemos. As reservas destas fontes energticas iro ser esgotadas, ao contrrio das energias renovveis. As fontes de energias no renovveis so actualmente as mais utilizadas. Os combustveis fsseis (petrleo, co e gs natural) so fortemente poluidores, libertando dixido de carbono quando queimados.

Energias renovveis

Energia Solar
Energia solar a designao dada a qualquer tipo de captao de energia luminosa proveniente do Sol, e posterior transformao dessa energia captada em alguma forma utilizvel pelo homem. Os mtodos de captura da energia solar classificam-se em directos ou indirectos: Directo significa que h apenas uma transformao para fazer da energia solar um tipo de energia utilizvel pelo homem; Indirecto significa que precisar haver mais de uma transformao para que surja energia utilizvel.

Vantagens -A energia solar no polui durante seu uso; - A poluio da fabricao dos equipamentos necessrios para a construo dos painis solares totalmente controlvel; -As centrais necessitam de manuteno mnima; -Os painis solares so a cada dia mais potentes e ao mesmo tempo vo sendo mais baratos; -Isso torna cada vez mais a energia solar uma soluo economicamente vivel; -A energia solar excelente em lugares remotos ou de difcil acesso, pois sua instalao em pequena escala no obriga a enormes investimentos em linhas de transmisso; -Em pases tropicais a utilizao da energia solar vivel em praticamente todo o territrio, e, em locais longe dos centros de produo energtica, sua utilizao ajuda a diminuir a disputa energtica nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmisso.

Desvantagens -Existe variao nas quantidades produzidas de acordo com a situao climatrica alm de que durante a noite no existe produo alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painis solares no estejam ligados rede de transmisso de energia; -Locais em latitudes mdias e altas sofrem quedas bruscas de produo durante os meses de Inverno devido menor disponibilidade diria de energia solar; -Locais com frequente cobertura de nuvens tendem a ter variaes dirias de produo de acordo com o grau de nebulosidade; -As formas de armazenamento da energia solar so pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustveis fsseis, energia hidroelctrica, e biomassa.

A energia elica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos. Na actualidade utiliza-se a energia elica para mover geradores - grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas tem a forma de um cata-vento ou um moinho. Esse movimento, atravs de um gerador, produz energia elctrica. Precisam agrupar-se em parques elicos, concentraes de geradores, necessrios para que a produo de energia se torne rentvel, mas podem ser usados isoladamente, para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmisso. possvel ainda a utilizao de geradores de baixa presso quando se trate de requisitos limitados de energia elctrica.

Energia Elica

Vantagens - uma fonte de energia segura, renovvel e no polui; -As suas instalaes so mveis, e quando retirada, pode-se refazer toda a rea utilizada; -Tempo rpido de construo (menos de 6 meses); -Recurso autnomo e econmico; -Cria-se mais emprego. Desvantagens -Impacto visual: a sua instalao gera uma grande modificao da paisagem; -Impacto sobre as aves do local: principalmente pelo choque delas nas ps e efeitos desconhecidos sobre a modificao de seus comportamentos habituais de migrao; -Impacto sonoro: o som do vento batendo nas ps produz um rudo constante; -As casas do local devero estar, pelo menos, a 200 metros de distncia.

Energia

Hidrulica

Energia hidrulica a energia aproveitada da energia cintica causada pelo movimento ou a queda de agua.

Pode ser convertida na forma de energia mecnica (rotao de um eixo) atravs de turbinas hidrulicas ou moinhos de gua. As turbinas por sua vez podem ser usadas como accionamento de um equipamento industrial, como um compressor, ou de um gerador elctrico, com a finalidade de prover energia elctrica para uma rede de energia.

Vantagens Desvantagens - uma fonte limpa; -No causa grandes impactos ambientais; -Pode inundar aldeias; -Pode destruir fauna animal - muito barata. e florestal.

Biomassa
A Biomassa a energia derivada da massa total de seres vivos. A Biomassa utilizada na produo de energia a partir de processos como a combusto de material orgnico produzida e acumulada num ecossistema, porm nem toda a produo primria passa a incrementar a Biomassa vegetal do ecossistema.

Produo de energia elctrica -Gaseificao: consiste na converso da biomassa num gs combustvel que utilizado para gerar vapor, o qual vai ligar uma turbina, que, por sua vez liga um gerador que converte a energia mecnica em electricidade. - Pirlise: consiste no fornecimento de energia sob a forma de calor biomassa, que, atravs de uma reaco qumica, convertido em leo. Este, pode ser posteriormente queimado como o petrleo, tambm para a produo de electricidade.

Produo de bio-combustveis -Etanol: o bio-combustvel mais utilizado. obtido atravs da fermentao da biomassa, (semelhante fermentao alcolica da cerveja). Combinando o etanol com a gasolina, obtm-se um combustvel menos poluente. -Metanol: um combustvel que pode ser obtido atravs gaseificao da biomassa. Neste processo, a biomassa primeiro convertida num gs sinttico, e s depois transformada em metanol. A maior parte do metanol produzido utilizado na indstria como solvente, anti-congelador ou ainda para sintetizar outras substncias. -Biodiesel: feito com leos e gorduras encontradas em microalgas e outras plantas. Pode substituir o gasleo utilizado por muitos meios de transporte que no s mais poluente, como tambm derivado do petrleo e por isso no renovvel.

Vantagens
- uma fonte de energia renovvel e limpa -Pode melhorar a qualidade do ambiente; -Pode contribuir tambm positivamente para a economia, na medida em que h menos desperdcio de matria, e porque fornece ao mesmo tempo vrios postos de trabalho; - uma energia segura e com grande potencial.

Desvantagens
-Para aumentar consideravelmente o uso da biomassa, seriam necessrias criar culturas agrcolas apenas com fins energticos; -Seria necessrio tambm, efectuar um melhoramento da eficcia dos sistemas sanitrios, de modo a diminuir o desperdcio de matria, por exemplo, sob a forma de gs; - tambm necessria a criao de um sistema mais eficiente de transporte de bio-combustveis; -Por enquanto, o uso da biomassa, em termos de preo/competitividade ainda, no presente, menos rentvel do que outras fontes de energia mais poluidoras tais como os combustveis fsseis; -Por ltimo, a combusto de biomassa produz 3,5 milhes de toneladas de dixido de carbono todos os anos, chegando a contribuir com 40% da produo mundial anual de dixido de carbono.

Energia Geotrmica
A energia geotrmica existe desde que o nosso planeta foi criado. Geo significa terra e trmica significa calor.

Em alguns locais do planeta, existe tanto vapor e gua quente que possvel produzir energia elctrica. Abremse buracos fundos no cho at chegar aos reservatrios de gua e vapor, estes so drenados at superfcie por meio de tubos e canos. Atravs destes tubos a o vapor conduzido at central elctrica geotrmica. O vapor faz girar as lminas da turbina como uma ventoinha. A energia mecnica da turbina transformada em energia elctrica atravs do gerador.

Desvantagens -se no for usado em pequenas zonas onde o calor do interior da Terra vem superfcie atravs de giseres e vulces, ento a perfurao dos solos para a introduo de canos dispendiosa. -os anti-gelificantes usados nas zonas mais frias so poluentes: apesar de terem uma baixa toxicidade, alguns produzem CFCs e HCFCs. -este sistema tem um custo inicial elevado, e a barata manuteno da bomba de suco de calor (que por estar situada no interior da Terra ou dentro de um edifcio no est exposta ao mau tempo e a vandalismo), contrabalanada pelo elevado custo de manuteno dos canos (onde a gua causa corroso e depsitos minerais).

Vantagens -Permitem poupar energia (75% de electricidade numa casa) uma vez que substituem ar condicionado e aquecedores elctricos; -So muito flexveis, uma vez que podem ser facilmente subdivididos ou expandidos para um melhor enquadramento, (e aproveitamento de energia) num edifcio, e isto, ficando relativamente barato; -Libertam relativamente menos gases poluentes para a atmosfera que outras fontes de energia no renovveis,

Energias Norenovveis

O Carvo
O carvo extra-se de minas profundas. um combustvel fssil tal como o petrleo e o gs natural. Demora milhes de anos a formar-se e por isso deve ser poupado. Vantagens: -..................................; -..................................; -..................................; Desvantagens -No renovvel; -Polui o ambiente; -Suja-nos todos.

O Petrleo
O petrleo o combustvel fssil mais procurado. Ele tambm se encontra em zonas subterrneas mas este trazido superfcie atravs de petrolferas e depois ele exportado e levado para refinarias onde transformam o petrleo em outros produtos. Vantagens -, depois de refinado, um combustvel (gasolina ou gasleo), que faz mover automveis. Desvantagens - altamente poluente; - altamente mortal; - altamente pegajoso; -No renovvel.

Efeitos secundrios podem provocar: Nuseas, M disposio, boca colada, vmitos e morte Por favor antes de consumir petrleo consulte o seu mdico

O Gs Natural
O gs natural um recurso encontrado junto ao petrleo, altamente rico em Metano e no contm odor por isso usa-se um lquido, com odor a ovos podres, para ajudar a encontrar fugas.

Vantagens -Existem aquecedores que so alimentados por uma bilha de gs


(para quem no est a perceber, basicamente mantm-nos quentes); -

considerado uma fonte de energia mais limpa que os derivados do petrleo e o carvo.

Desvantagens -Altamente rico em Metano, que um dos principais causadores do efeito de estufa; -No renovvel.

Concluso
Acabamos por comprovar que o destino da Terra est nas TUAS!! mos e as energias renovveis so to boas e ainda melhores que as no renovveis.

Bibliografia -http://www.abcdaenergia.com -http://pt.wikipedia.org

-http://www.escolaviva.com.br

You might also like