You are on page 1of 22

Rogrio Toledo

Objetivo
Projeto de 2007;
Identificar problemas visuais na populao alvo

(populao escolar e em idosos); Proposta de Parceria Ministrio da Sade e Ministrio da Educao; Contribuir com o Processo de Ensino/Aprendizagem.

Diretrizes
Parcerias entre servios de Sade/Educao;
Capacitao de professores da rede pblica de

educao bsica, alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado e dos ACS, para identificao de casos a serem encaminhados para consulta oftalmolgica.

Exame de Acuidade Visual


Projeto Realizao do Exame de Acuidade Visual:

Leitura da Tabela de Snellen e Identificao de Sinais e Gestos de Dificuldade Visual

Viso

A viso a capacidade que o indivduo tem de perceber

o universo que o cerca; Oitenta por cento da relao do ser humano com o mundo; Para aproveitar esse sentido necessrio que a fisiologia da viso esteja perfeita; Os distrbios da refrao so os responsveis pela limitao da aprendizagem e de outras restries.

Anatomia do Olho

Astigmatismo

Acuidade Visual A acuidade visual (AV) o grau de aptido do olho para identificar detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos.

Sinais de Diminuio da Acuidade Visual


Lacrimejamento; Olho Vermelho; Secreo; Purgao; Crostas nos Clios; Aperta ou arregala os olhos para enxergar melhor; Aproxima-se muito da televiso ou aproxima

muito o papel para ler; Necessita afastar os objetos do rosto para ler ou ver melhor; Inclinao de cabea; Viso embaada; Fotofobia - Sensibilidade excessiva luz; Dores de cabea; Viso Dupla.

Acuidade est Normal

Material Utilizado:
Escala de Sinais de Snellen;
Objeto para apontar os optotipos (lpis preto); Giz;

Carto oclusor;
Cadeira; Metro ou fita mtrica; Fita adesiva; Impresso para anotao dos resultados.

Sinais que devem ser observados ao Exame:


Lacrimejamento; Inclinao persistente de cabea;

Piscar contnuo dos olhos;


Estrabismo (olho vesgo); Cefalia (dor de cabea);

Testa franzida ou olhos semi-cerrados.

Critrio de encaminhamento prioritrio:


a) Acuidade visual inferior a 0,1 em qualquer dos olhos; b) Quadro agudo (olho vermelho, dor, secreo abundante, dentre outros sinais e sintomas); c) Trauma ocular recente.

Critrios para encaminhamento regular:


a) Acuidade visual inferior ou igual a 0,7 em qualquer olho; b) Diferena de duas linhas ou mais entre a acuidade visual dos olhos; c) Estrabismo (olho torto ou vesgo); d) Paciente com mais de 40 anos de idade, com queixa de baixa acuidade visual para perto (ex: no consegue ler, no consegue enfiar linha na agulha); e) Paciente diabtico; f) Histria de glaucoma na famlia; g) Outros sintomas oculares (prurido, lacrimejamento ocasional, cefalia).

Obrigado!!!!

You might also like