You are on page 1of 20

Metodologia Cientfica

Pesquisa Experimental

Assuntos
O que Pesquisa Pesquisa Experimental rea de Estudo Caracterstica Passos da Pesquisa Tipos comuns Vantagem e Desvantagem Concluso Bibliografia

Pesquisa
o processo de desenvolvimento do mtodo cientfico, seu objetivo descobrir respostas mediante o uso de procedimentos cientficos.

Pesquisa Experimental
considerada o melhor procedimento de pesquisa cientfica, pois h um alto nvel de controle da situao, podendo isolar todas as estruturas de qualquer interferncia do meio exterior, gerando maior confiabilidade em seus resultados.

rea de Estudo
Cada vez mais freqente a utilizao da pesquisa experimental nas reas: Cincias Humanas; Psicologia Social; Sociologia do Trabalho; Cincias Tecnolgicas; Cincias Biolgicas;

Caracterstica
A caracterstica principal da pesquisa experimental o fato da varivel independente ser manipulada pelo pesquisador, assim equvocos e ambigidades praticamente desaparecem.

Caracterstica
A pesquisa experimental procura entender de que modo ou pr que causas o fenmeno produzido. Para atingir os resultados o pesquisador faz uso de aparelhos e instrumentos que a tcnica moderna coloca em seu alcance.

Passos da Pesquisa
A Pesquisa experimental exige um plano ou protocolo do experimento com passos bem definidos.

Tipos
Os trs modelos mais comuns de pesquisa experimental so: Experimentos APENAS DEPOIS; Experimentos ANTES-DEPOIS; Experimentos ANTES-DEPOIS (com 2 grupos).

Tipos Comuns
Experimentos APENAS DEPOIS: consiste em estabelecer dois grupos homogneos, o grupo experimental e o grupo de controle. Aps estimular somente o grupo experimental verificam-se as diferenas e variaes entre os dois grupos, concluindo-se que a variao ocorre devido ao estmulo dado pelo pesquisador.

Tipos Comuns
Experimentos ANTES-DEPOIS: estabelece-se um grupo nico que submetido anlise inicial e depois submetido a um determinado estmulo. Verifica-se a cada variao o efeito causado, concluindo se o efeito obtido altera ou no o grupo estudado.

Tipos Comuns
Experimentos ANTES-DEPOIS (com 2 grupos): verifica-se o grupo de controle e o grupo experimental antes do estmulo, ento aplica-se o estmulo no grupo experimental, verifica-se a diferena entre o grupo experimental (estimulado) e o de controle (sem estmulo). A diferena entre os dois ser a medida do estmulo aplicado.

Vantagem e Desvantagem
O fato de as variveis ou grupos poderem ser analisados em ambientes programados considerada tanto positiva quanto negativa.

Vantagem
Maior credibilidade j que a interferncia do meio praticamente nula, tendo o pesquisador total autonomia sobre seu objeto de estudo.

Desvantagem
Tirando o objeto de seu meio natural as anlises sero parciais e no aplicveis nas relaes fora do ambiente propiciado pelo pesquisador. Uma srie de caracterstica humanas, tais como idade, sexo ou histrico familiar, no podem ser conferidas s pessoas de forma aleatria.

Desvantagem
Submeter pessoas a atividades estressantes com vista a verificar a alterao em sua sade fsica ou mental. Priv-las de convvio social e afetar a sua auto-estima. Manipulaes sujeita a considerao de ordem tica que probem sua manipulao.

Concluso
A pesquisa experimental tem como ser repetidamente testada e sempre com o mesmo (ou semelhante) resultado, ficando difcil surgirem respostas alternativas; as relaes puras (grupos sem qualquer interferncia do pesquisador) tambm podem ser verificadas e qualquer grupo manipulado, tanto unicamente como em conjunto.

Bibliografia
KERLINGER, F.N. Metodologia da pesquisa em Cincias Sociais. So Paulo: Pedaggica e Universitria, 1979. MARCONI, M.A. ; LAKATOS, E. M.Tcnicas de pesquisa.So Paulo: Atlas,1982. CERVO, A. L.; BEVIAN, P. A. Metodologia cientfica. 3.ed. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil LTDA, 1983.

Bibliografia
GIL, A.C. Como elaborar projeto de pesquisa. 4.ed. So Paulo: Atlas 2002,1983.

Bibliografias Consultadas
JUNG C. F. Metodologia cientfica: nfase na pesquisa tecnolgica. 3 ed. 2003. <www.ceset.unicamp.br/~epoleti/ST008/Metodologia%2 0F%E1bio.pdf> Acesso em...... Apostila de Metodologia Cientfica Unice www.unice.br/download.asp?id=12 AUDY J. Sistemas de Informao nas Organizaes. Porto Alegre: PUCRS 2002. www.inf.pucrs.br/~jaudy/msio%20modulo%202%20meto do%20de%20pesquisa.pdf

You might also like