You are on page 1of 8

Trabalho de Geografia

Alunos : Gabriel Santana ; Thielly Couto Srie : 8 Ano A

Tema : Continente Africano Valor do Trabalho : 10 pontos

Sumrio :

Aspectos Naturais ; Colonizao e descolonizao ; Economia Africana ; Regionalizao da frica .

Aspectos Naturais
A frica um continente onde a natureza tem um lugar especial, um continente virgem na qual se destacam vrios ecossistemas diversificados, destaca-se zonas montanhosas, paisagens, zonas de arbustos, florestas tropicais, tudo em diferentes zonas climticas. O clima equatorial, quente e mido o ano todo, abrange parte da regio centro-oeste do continente, o tropical quente com invernos secos domina quase inteiramente as terras africanas, do centro ao sul, inclusive a ilha de Madagascar , o clima desrtico, por sua vez, compreende uma grande extenso da frica, acompanhando os desertos do Saara e de Calaari .

Colonizao
Os colonizadores vieram de diversos pases - Frana, Portugal, Alemanha, Blgica. O primeiro momento de colonizao do continente ocorreu entre 1880 e 1910 . Antes da chegada deles, o que existia eram sociedades tribais organizadas, e no estados nacionais. A frica no foi o nico continente onde esse tipo de imposio aconteceu. Na Amrica Latina como um todo, incluindo o Brasil, sabe-se que os povos que no foram dizimados pelos colonizadores tiveram que viver segundo a organizao imposta pelos estrangeiros. "Na frica no houve esse processo de destruio das populaes, porque os europeus viam os africanos como mercadoria do trfico de escravos .

Descolonizao
Quando, no final da Idade Mdia, os estados da Europa comearam a descobrir a frica, encontraram a reinos ou estados, que de feio rabe e berbere ou islamizados, no norte e ocidente daquele mesmo continente, que era habitados por populaes negras pertencentes a uma variedade de grupos, principalmente ao Sul do Saara. Os primeiros contatos com estes povos no foram imediatamente de dominao, mas de carcter comercial. No entanto, os conflitos originados pela competio entre as vrias potncias europeias levaram no sculo 19 dominao, e geralmente destruio, reinos, processo este que culminou com a partilha do Continente Negro pelos estados europeus na Conferncia de Berlim, em 1885. No entanto, as duas grandes guerras que fustigaram a Europa durante a primeira metade do sculo XX deixaram aqueles pases sem condies para manterem um domnio econmico e militar nas suas colnias. Estes problemas, associados a um movimento independentista que tomou uma forma mais organizada na Conferncia de Bandung, levou as antigas potncias coloniais a negociarem a independncia das colnias.

Economia Africana
A frica o continente mais pobre do mundo. Cerca de 1/3 dos habitantes da frica vivem com menos de 1 dlar ao dia, abaixo do nvel da pobreza definido pelo Banco Mundial. O avano de epidemias, o agravamento da misria e os conflitos armados levam esta regio a um verdadeiro caos. Alm disso, quase 2/3 dos portadores do vrus HIV do planeta vivem neste continente. O atraso econmico e a ausncia de uma sociedade de consumo em larga escala, colocam o mercado africano em segundo plano no mundo globalizado. O PIB total da frica de apenas 1% do PIB mundial e o continente participa de apenas 2% das transaes comerciais que acontecem no mundo.

Regionalizao da frica
O continente africano composto por uma grande quantidade de pases, no entanto, a diviso da frica no ocorre somente entre naes. A frica est dividida ou regionalizada conforme a cultura, ou melhor, com a religio praticada em diferentes pontos do continente. De uma forma simples, a frica regionalizada basicamente em frica Islmica e frica Subsaariana. frica Islmica A frica Islmica representa a regio norte do continente africano, essa rea compreende um conjunto de naes que praticam a religio islmica e de lngua rabe. Essa parcela do continente sempre manteve ligao de milnios com a cultura europeia e do Oriente Mdio. Tal regio sofreu no passado invases de diferentes povos, como romanos, gregos, fencios, rabes e turcos. frica Subsaariana A frica subsaariana representa o restante do continente africano, na parte sul do Saara, unindo aproximadamente 75% de toda populao africana. Nessa rea, a populao em sua grande maioria negra e de religio animista (crena que acredita em espritos da natureza que animam as coisas e rege o destino das pessoas). Existe uma restrita populao branca de origem europeia que pratica a religio crist.

FIM ..

You might also like