You are on page 1of 22

O primeiro "al" mvel A primeira chamada de um telefone celular foi realizada em 3 de abril de 1973, em Nova York (EUA), por

Martin Cooper, ento gerente geral da Diviso de Sistemas da Motorola.

Motorola DynaTAC 8000X O telefone celular chegou ao mercado somente em 1983. Pesando 794,16 gramas, o DynaTAC 8000x, da Motorola, ganhou logo o apelido de "tijolo". O preo tambm era pesado: 3.995 dlares.

Ericsson Combi Hotline O primeiro porttil da Ericsson foi o Combi Hotline. Lanado em 1987, o terminal funcionava na tecnologia TDMA e na analgica AMPS (Advanced Mobile Phone System).

Motorola MicroTAC Em 30 de dezembro de 1990, a comunicao mvel comeou a funcionar no Rio de Janeiro, com capacidade para 10 mil terminais. Em 1989, surgiu o MicroTAC, com flip. Considerado o mais leve da categoria, pesava 290 gramas e sua bateria durava 90 minutos em uso e 15 horas em stand by.

Motorola StarTAC Inspirado no comunicador da srie Jornada nas Estrelas, o StarTac da Motorola iniciou a moda dos celulares clamshell, em 1996.

Celular pr-pago A CTBC lanou o primeiro terminal prpago do Brasil em 1996. O modelo se popularizou com o Baby da Telesp Celular (LG Electronics 330 W CDMA, na foto) em 1998.

Samsung SCH-A565 Colors O Samsung SCH-A565 Colors foi o primeiro celular CDMA com display colorido a chegar no Pas, em setembro de 2002.

Nokia N-Gage Mais do que comunicadores, os celulares j se transformaram em computadores de mo, cmeras digitais, tocadores de MP3, consoles e at televisores.

Nokia 7280 Portabatom GSM da linha fashion.

Nokia N90 Cmera de 2 megapixels, gravador de vdeo VHS e design articulado, nas lojas desde o segundo trimestre de 2005.

LG ME500 Clamshell com cmera de 1,3 megapixels, Bluetooth e MP3 player com 3D surround. Chega ao mercado em agosto.

Samsung A895 Evolution Notcias, videoclipes, futebol e novelas na palma da mo.

SonyEricss on Walkman W800 O celularWalkman conta com 512 Megabytes de espao para 125 canes em MP3 expansveis a2 Gigabytes.

Motorola V3 RAZR Motorola V3 - o mais fino do mundo - 1,3 centmetros de espessura e cmera VGA.

Siemens SK65 Teclado em forma de computador e acesso a e-mails pelo BlackBerry BuiltIn.

INTRODUO NO AUDIOVISUAL
As artes digitais, a cada dia ganham novos estilos, tratamentos e palavras para nossos vocabulrios um exemplo a machinima Arte de criar filmes a partir de cenrios de games. Essas novas mdias tm como objetivo ganhar a ateno da populao e tornar essa idia parte do cotidiano sem que percebamos, e a partir deste ponto passa a ser interessante estudo desse campo miditico, visando as novas tendncias. O video uma arte em constante mutao como afirma Arlindo Machado em seu livro Pr cinemas e Ps cinemas. Por esse pensamento, vdeo se torna um campo experimental de misturas tcnicas e de linguagens, com essas caractersticas todas entrelaadas, o audiovisual em celulares pode ser visto de duas formas, vdeos feitos em celular ou vdeos feitos para celular. O vdeo foi uma forma da democratizao da produo, o celular com sua tecnologia de produo e reproduo tm facilitado e democratizado ainda mais o cenrio audiovisual, alem do mais qualquer pessoa que compre um celular mais avanado por mais que seja desinteressado j tem uma cmera em mos, com tudo as cmeras dos celulares, tem melhorado a cada ano com a possibilidade de criao de novos formatos. O audiovisual no celular trs novas perspectivas a produo, pois a sensibilidade do espectador ao visualizar um vdeo em deslocamento pode mudar o seu entendimento, porem alguns celulares ainda tem algumas restries como tempo de gravao, tamanho da tela ou velocidade de processamento, forando este tipo de vdeo a um novo formato voltado para celulares Porem com a evoluo deste tipo de mdia em alta velocidade pode ser que futuramente horrio nobre seja aquele em que as pessoas esto indo ou vindo do trabalho nos nibus, trens ou metros, assistindo vdeos caseiros, ou um capitulo de uma novela ou filme feito especialmente para visualizao nos celulares.

Formatos
3GP .variado da compactao de mpgs 4 a compactao de videos usado em celulares, e em alguns players em pcs, geralmente quando se usa esse formato pra colocar video em celulares deve se usar resoluo baixa Mpeg O formato de vdeo MPEG atinge a sua taxa de compresso elevada, armazenando somente as alteraes a partir de um quadro para outro, ao invs de cada quadro inteiro. A informao de vdeo ento codificada usando uma tcnica chamada Discrete Cosine Transform (DCT). AVI, Vdeo normal , reproduzido em computadores e na maioria dos DVDs players do mercado, j vem compactado com o udio e as legendas, no sendo possvel alter los!

FLV - Flash vdeo, e o um formato de vdeo super reduzido, utilizado geralmente em sites que utilizam o Flash Player, como o youtube, por exemplo, h atualmente vrios players na net que reproduzem esse contedo no Pc, Mais s no pc!
GIF, JPG So formatos de compactao usados em imagens, o Jpg voc pode grav-lo e adicionar altas resolues, ao contrrio do GIF, que geralmente usa resolues baixas, pra uso em sites. WMV. Formato de vdeo exclusivo do Windows media player , reproduzidos em alguns DVDs que contenham o smbolo "Designed for Windows Media"

Formatos
MOV. Formato de vdeo usado pela maioria das cameras digitais , principalmente da Sony, e outras marcas. Vrios players oferecem suporte pra esse formato, MP2, compactao de udio, taxa de bits baixa MP3, formato de udio mais utilizado atualmente, tem 4 taxas de bits de reproduo conhecidas: 128 bps, 192 bps 256 bps, 320 bps, essa taxa define a qualidade da reproduo, e tambm interfere no tamanho do arquivo, VOB, e a linguagem dos DVDs, WMA, Windows media udio, formato de musica usado pelo Windows media player, e reproduzido em todos os sistemas operacionais Windows, e em quase todos os cd players do mercado OGG um formato livre de encapsulamento de multimdia ou arquivo recipiente orientado a stream que muito utilizado na internet atravs de rdios ao vivo FLAC (acrnimo de Free Lossless Audio Codec, que significa Codec Livre de udio Sem Perda em ingls) um codec de compresso de udio sem perda de informao. Ao contrrio de codecs com perda tais como o MP3 e o Vorbis, ele no remove nenhuma informao do fluxo de udio, mantendo a qualidade do som. WAV (ou WAVE), forma curta de WAVE form audio format, um formato-padro de arquivo de udio da Microsoft e IBM para armazenamento de udio em PCs

Evoluo dos sistemas operacionais para celular


No inicio de 2000, cmeras em telefones celulares no eram comuns, nem mesmo a tecnologia sem fio Bluetooth, que hoje muito difundida em qualquer aparelho celular assim como o wireless. Hoje bastante comum ver as pessoas navegando na internet a todo momento, mas isso se deu com o passar das duas ultimas dcadas. Em 1993 comearam a ser difundidas as redes GSM pelo mundo, na qual possibilitava no s o envio de pacotes de voz mas tambm pacotes de dados, o que deu a possibilidade de uso da internet nos celulares. Nesta poca, foi desenvolvido WAP (Wireless Aplication Protocol, em portugus, Protocolo para aplicaes sem fio). O WAP foi desenvolvido para prover servios equivalentes a um navegador Web com alguns recursos especficos para servios mveis, com o intuito de permitir o acesso a portais de Internet, envio e recebimento de e-mails, visualizao de notcias, entre outros servios. O primeiro celular a ter todos os recursos que o WAP permitia foi o BlackBerry, porm seu uso era empresarial, devido aos seus aplicativos. A partir de 2002, empresas como Motorola, Sony Ericson e Nokia, comeam a lanar aparelhos com cmeras, suporte a MMS(mensagens multimdia) e suporte a musicas e vdeos. Em 2007 lanado o iPhone, da Apple, e o N95, da Nokia. Em 2008 chegou o sistema operacional para celulares do Google, o Android. O kit para programadores do iPhone lanado no mesmo ano e pipocam aplicativos para o celular da Apple, que ganha sua verso 3G. Finalmente, este ano foi o do iPhone 3GS, mas tambm viu surgir novos "sabores" do Android, com o HTC Magic e o Samsung Galaxy.

Evoluo dos sistemas operacionais para celular


Com o lanamento dos Smartphones, tecnologia 3G, e sistemas operacionais mais eficientes, a internet para dispositivos moveis tambm mudou, no comeo utilizava algumas aplicaes em Java, como jogos e outros aplicativos e utilizava mais a linguagem XML devido sua estrutura. Hoje os sistemas operacionais possuem ferramentas prprias para desenvolvimento de aplicativos e a maior parte das aplicaes para web so feitas atravs de HTML5, CSS3 e JavaScript.

Sistemas para celulares


Palm OS O sistema operacional Palm OS pioneiro no segmento e traz vantagens e desvantagens por isso. Inicialmente ele era conhecido por suas facilidade no uso e por sua rapidez. Mas depois, com a evoluo do mercado, suas verses, sobretudo as anteriores a 5.0, comearam a dificultar a implantao de aplicativos mais complexos. No mercado coorporativo essas desvantagens pesaram muito e por isso o seu sucesso com o pblico geral nem se compara com o empresarial. Hoje o Palm OS no mais uma boa opo. Pouqussimos celulares ainda devem rodar sob o sistema, ainda mais com as gigantes concorrentes que veremos logo mais. Symbian O Symbian o sistema operacional que, mundialmente, predomina entre os celulares Nokia at o momento. Entretanto, pesquisas revelam que essa liderana pode no mais pertenc-lo em 2011. O Symbian de propriedade da Nokia e teve seu cdigo aberto para que qualquer um pudesse desenvolver suas prprias aplicaes. Entre as caractersticas vantajosas do sistema esto a sua capacidade de ser multi-tarefa e lidar com aplicaes em tempo real, sua grande estabilidade, recurso de proteo de memria, eficincia e a boa integrao que ele estabelece entre telefone e computador. Alm disso, ele tem um bom desempenho em aparelhos modestos, um nicho que responde pela grande maioria dos aparelhos vendidos. Windows Mobile O Windows Mobile, da Microsoft, tem um objetivo claro: transpor todas as caractersticas da verso desktop para os celulares. Devido a alguns problemas na verso Windows CE, o SO foi remodelado para ser mais leve e ter suporte a tipos diferentes de hardware. Hoje, na verso 7, o Windows Mobile no pode ser classificado como multi-tarefa, mas ele simula esse recurso alternando uso de solues de computador com as aplicaes em execuo. Essa ltima verso tem um diferencial bem interessante: um recurso que permite que ele se comunique com outros dispositivos da Microsoft, como o Zune e o Xbox 360. Resumidamente, esse sistema uma verso simplificada do software para desktops, o que, geralmente, facilita muito a vida do usurio, que j tem bem mais familiaridade com a plataforma.

Sistemas para celulares


iOS O iOs o sistema operacional desenvolvido pela Apple, a partir do Mac OS X. A verso mais simples, supercustomizada, tem acesso rpido e fcil aos dispositivos e foi popularizada quando equipou o iPhone. Dividido em trs domnios: o machine level software - utilizado para atender as necessidades de trabalho de todos os usurios; o system level software - utilizado para atender as funes crticas do sistema; user level software utlizado para atender as necessidades de um usurio especfico. As caractersticas multi-tarefa foram adquiridas somente na verso 4, antes a Apple no acreditava ser necessrio disponibilizar o recurso. A interface de usurio o grande motivo pelo qual esse sistema operacional ficou to conhecido. A interface intuitiva permite que um usurio com poucos conhecimentos faa uso do sistema operacional. Android O Android um sistema operacional que roda sobre o ncleo Linux. Ele foi desenvolvido, no incio, pelo Google, que continua responsvel pela gerncia do produto e engenharia dos processos, e posteriormente pela Open Handset Alliance. O Android suporta uma grande variedade de tecnologias de conectividade , entre elas Bluetooth, EDGE, 3G, e Wi-Fi, o navegador disponvel no sistema baseado no framework de cdigo aberto. A vantagem da plataforma que ela pode ser adaptada tanto em dispositivos VGA maiores e quanto nos tradicionais de smartphones. Blackberry OS O BlackBerry OS um sistema operacional proprietrio mvel, desenvolvido pela Research In Motion (RIM) para sua linha de smartphones BlackBerry. A plataforma bastante conhecida por oferecer suporte para o e-mail corporativo, por meio de MIDP 1.0 e, mais recentemente, um subconjunto do MIDP 2.0, que permite a ativao sem fio completo e sincronizao com Microsoft Exchange, Lotus Domino ou Novell GroupWise e-mail, calendrio, tarefas, notas e contatos, quando utilizado em conjunto com o BlackBerry Enterprise Server. O sistema operacional tambm suporta WAP 1.2.

You might also like