You are on page 1of 18

Energia Nuclear

Andr Pinto N2 10B

Introduo
A energia nuclear gerada usando Urnio, um metal minado em vrias partes do mundo. A energia nuclear produz aproximadamente 11 % das necessidades de energia do mundo, e enormes quantidades de energia a partir de pequenos montantes de combustvel, sem a poluio que adquiriria ao queimar combustveis fsseis.

Energia Nuclear
A energia nuclear est no ncleo dos tomos, nas foras que mantm unidos os seus componentes as partculas subatmicas. Esta libertada sob a forma de calor e energia electromagntica pelas reaes nucleares. Esta energia provm do urnio, principalmente, mas tambm pode ser do trio e do plutnio, se bem que nos principais casos e do urnio.

Recurso Energtico utilizado:


Existem dois tipos de recursos energticos utilizados para produzir energia nuclear, o urnio e o Trio, dois mineiros radioactivos, embora seja o urnio o mais utilizado e conhecido, devido as reservas de urnio serem abundantes, o que no se pe em causa o seu esgotamento a curto mdio prazo. O urnio utilizado como combustvel nos reactores nucleares, sob a forma de xido, de liga metlica, ou ainda, de carboneto. Certos reactores utilizam o urnio natural, mas a grande maioria, como o caso dos reactores moderados e arrefecidos com gua normal, que equipam mais de dois teros das centrais nucleares usam como combustvel, o urnio enriquecido. O urnio um elemento qumico de smbolo U e de massa igual a 238 (92 protes e 146 neutres). O urnio quando se encontra temperatura ambiente encontra-se no estado slido. A mais importante aplicao do urnio a energtica.

Fisso Nuclear
A fisso nuclear o processo de quebra de ncleos atmicos grandes em ncleos atmicos menores, libertando assim uma grande quantidade de energia. Esta fisso nuclear ocorre atravs do bombardeamento do ncleo atmico pesado e instvel com neutres, esta fisso raramente ocorre de forma espontnea na natureza. Este processo, em reaco em cadeia, tem de ser realizado de forma controlada em condies de segurana absoluta, pois caso contrrio pode provocar terrveis acidentes libertando altos nveis de radiactividade, este processo deve ser realizado no reactor nuclear, que uma pea fundamental numa central nuclear.

O urnio 235, por exemplo, ao ser bombardeado com neutres, reparte-se em dois ncleos atmicos mais pequenos. Este processo realizado de forma sucessiva denominado de reaco em cadeia. Esta reaco em cadeia denominada de controlada, o processo utilizado num reactor nuclear.

Funcionamento de centrais Nucleares :


O grande objectivo das centrais nucleares controlar as reaces nucleares em cadeia de modo a que a energia seja libertada de forma gradual sob a forma de calor. Tal como nas centrais que usam combustveis fosseis, o calor usado para ferver gua de modo a produzir vapor, que por sua vez ir fazer funcionar uma turbina, conseguindo assim gerar energia elctrica.

Funcionamento de um reactor Nuclear:


Combustvel :
Num reactor nuclear so combinados o combustvel e o emprego de um material moderador. Por norma, o urnio serve de combustvel com o contedo de 3% de urnio 235, quase sempre sobre a forma de dixido de urnio, que posteriormente prensado em forma de grandes pastilhas que posteriormente so introduzidos em grandes tubos, com vrios metros de comprimento, fabricados com ligas especiais.

Tubos :
Os tubos tm como funo evitar que os produtos que resultam da combusto do urnio, parte gasosos e altamente radioactivos, contaminem o interior do reactor. Estes resduos no podem chegar ao liquido refrigerante do reactor, pois caso estes alcancem o lquido refrigerador e haja um fuga destes mesmos lquidos ir haver um grave contaminao do ambiente

Material Moderador :
O material moderador durante a reaco com o urnio 235 liberta elevadas quantidades de neutres, este enorme fluxo chega ao moderador que rodeia os mdulos de combustvel ou at que est misturado em parte com este, reduzindo-o, e controlando a reaco. Os moderadores lquidos tm uma funo de grande importncia, devido sua aco como meio refrigerante. Este tipo de moderadores no s absorvem a energia trmica libertada pelo abrandamento dos neutres, mas tambm arrefece os mdulos de combustvel aquecidos durante a reaco.

Barras de controlo
As barras de controlo que so introduzidas no ncleo do reactor, compostas de um material que absorve parte dos neutres libertados durante a reaco em cadeia. Ao retirar e ao introduzir estas barras de controlo consegue-se regular as flutuaes no desenvolvimento da reaco, e existe a possibilidade de se conseguir que os mdulos de combustvel sejam utilizados de forma uniforme. A principal, e sem duvida a mais importante funo das barras de controlo a de fazer cessar as reaces nucleares em cadeia em caso de existncia de perigo.

Tecnologia dos reactores nucleares Os reactores nucleares servem, principalmente, para gerar elevadas quantidades de energia trmica, por isso no so utilizados para a produo de energia elctrica. Visto que nem toda a energia trmica consegue ser transformada em energia elctrica, as centrais nucleares mais avanadas, atingem um rendimento de apenas 35%. A restante energia trmica compe-se de calor residual que no aproveitado para gerar vapor propulsor, e que condensado nas torres de refrigerao

Resduos Nucleares
Cada central Nuclear converte, atravs de fisso nuclear, barras de urnio em resduos nucleares altamente radioactivos, por este motivo tm de ser protegidos e armazenados de forma segura fora do alcance de pessoas, animais e plantas durante centenas de milhares de anos. H cerca de 50 anos que existem centrais nucleares em actividade, no entanto, at hoje no se sabe como se deve armazenar os resduos nucleares e o que fazer com eles. No existe em qualquer parte do mundo um mtodo para uma eliminao segura dos resduos nucleares. Enquanto um reactor nuclear esta em funcionamento, algum do urnio convertido noutros materiais, que se vo depositando nos elementos combustveis

Vantagens e Desvantagens da produo de Energia nuclear:


A energia nuclear uma energia no renovvel, que como todas as outras tem as suas vantagens e desvantagens. Comeando pelas vantagens consideremos que a energia nuclear: um combustvel mais barato que muitos outros como por exemplo o petrleo, o consumo e a procura ao petrleo fez com que o seu preo disparasse, fazendo assim, com que o urnio se tornasse um recurso, comparativamente com o petrleo, um recurso de baixo custo. uma fonte mais concentrada na gerao de energia, uma pequeno pedao de urnio pode abastecer um cidade inteira, fazendo assim com que no sejam necessrios grandes investimentos no recurso.

No causa nenhum efeito de estufa ou chuvas cidas; fcil de transportar como novo combustvel; Tem uma base cientfica extensiva para todo o ciclo. uma fonte de energia segura, visto que at a data s existiram dois acidentes mortais. Permite reduzir o dfice comercial. Permite aumentar a competitividade.

Apesar das suas vantagens esta energia tambm tem as suas desvantagens tal como: Ser uma energia no renovvel, como referido anteriormente, torna-se uma das desvantagens, visto que o recurso utilizado para produzir este tipo de energia se esgotar futuramente. As elevadas temperaturas da gua utilizada no aquecimento causa a poluio trmica pois esta lanada nos rios e nas ribeiras, destruindo assim ecossistemas e interferindo com o equilbrio destas mesmas. O risco de acidente, visto que qualquer falha humana, ou tcnica poder causar uma catstrofe sem retorno, mas actualmente j existem sistemas de segurana bastante elevados, de modo a tentar minimizar e evitar que estas falhas existam, quer por parte humana, quer por parte tcnica.

A formao de resduos nucleares perigosos e a emisso causal de radiaes causam a poluio radioactiva, os resduos so um dos principais inconvenientes desta energia, visto que actualmente no existem planos para estes resduos, quer de baixo ou alto nvel de radioactividade, estes podem ter uma vida at 300 anos aps serem produzidos podendo assim prejudicar as geraes vindouras. Ser uma energia cara, visto que tanto o investimento inicial, como posteriormente a manuteno das energias nucleares so de elevados custos, at mesmo o recurso minrio, visto que existem pases que no o possuem, ou no em grande abundncia, tendo assim, que comprar ao estrangeiro. Os seus efeitos, visto que na existncia de um acidentes, as consequncias deste iram fazer-se sentir durante vrios anos, visto que a radioactividade continuar a ser libertada durante vrios anos.

Concluso :
A energia nuclear , sem dvida, o futuro das energias, actualmente, cada vez mais so os projectos desenvolvidos pelos pases de forma a apostar nesta energia, e os que j produzem apostam cada vez mais nesta forma de energia rentvel. uma energia com inmeras vantagens, tanto a nvel energtico, como ambiental e econmico, mas como contrapeso as suas desvantagens so demasiado pesadas para qualquer pas, os acidentes afectam sempre em grande escala a populao, durante anos iro prejudicar e pr em causa vidas das geraes presentes e vindouras, um fardo demasiado grande para qualquer pas.

You might also like