You are on page 1of 34

INTRODUO SADE PBLICA

Prof.: Fabiana Dias

Conceitos de Sade
As primeiras tentativas sistemticas de construir teoricamente o conceito de Sade, ainda na dcada de 70, partiram da noo de sade como ausncia de doena (Boorse, 1975, 1977). Segundo a OMS, sade completo bem-estar fsico, mental e social.

Conceitos de Sade
A sade deve ser entendida em sentido mais amplo, como componente da qualidade de vida. Assim, no um bem de troca, mas um bem comum, um bem e um direito social, em que cada um e todos possam ter assegurados o exerccio e a prtica do direito sade, a partir da aplicao e utilizao de toda a riqueza disponvel, conhecimentos e tecnologia desenvolvidos pela sociedade nesse campo, adequados s suas necessidades, abrangendo promoo e proteo da sade, preveno, diagnstico, tratamento e reabilitao de doenas. Em outras palavras, considerar esse bem e esse direito como componente e exerccio da cidadania, que um referencial e um valor bsico a ser assimilado pelo poder pblico para o balizamento e orientao de sua conduta, decises, estratgias e aes.

Conceitos de Doena
Durante muito tempo, houve a teoria mstica sobre a doena, que os antepassados julgavam como um fenmeno sobrenatural, ou seja, ela estava alm da sua compreenso do mundo, superada posteriormente pela teoria de que a doena era um fato decorrente das alteraes ambientais no meio fsico e concreto que o homem vivia. Em seguida, surge a teoria dos miasmas (gazes), que vai predominar por mais tempo ainda.

Conceitos de Doena
Com a urbanizao e estratificao social, o poder de diagnosticar, controlar e explicar as doenas ficou concentrado em um segmento social urbano, os sacerdotes, sempre vinculados aos grupos dominantes. A capacidade de mediar as atenes de deuses e humanos passou a ser monopolizada por estes atores sociais, e o modo mgico de lidar com as doenas foi suplantado pelo modelo mstico, ou religioso, que se tornou hegemnico. A doena passou a ser vista como pecado, resultado da desobedincia a cdigos de condutas prescritos pelos deuses e vigiados pelos sacerdotes, sendo atribudo ao enfermo a responsabilidade, individual ou coletiva, por seus sofrimentos.

Conceitos de Doena
Assim, diversas concepes de sade e doena podem coexistir, atravs da persistncia de modelos antigos, mas que ainda atendem a necessidades atuais. Nas comunidades tradicionais de coletores e caadores, a ocorrncia de doenas era explicada de modo compatvel com sua viso de mundo, pela influncia de demnios e outras foras sobrenaturais, que conviviam com os homens e podiam ser por eles invocados ou controlados, desde que fossem utilizados os meios adequados.

Histrico Sade- Doena


Quando a Organizao Mundial de Sade conceituou sade como "o mais completo estado de bem estar fsico, mental e social, e no apenas a ausncia de doenas", certamente no estava propondo um critrio classificatrio, mas uma direo. J a idia de doena mais imediatista, sempre impondo, ao mesmo tempo, certas competncias operacionais e algum tipo de explicao. Historicamente, ela muito anterior concepo de sade, estando presente, de diferentes formas, em todas as organizaes sociais conhecidas. Remetendo a questo da identificao e classificao da doena e dos doentes a um saber tcnico, que pressupe diviso de trabalho e transferncia de poder.

Histrico Sade- Doena


Os processos sade-doena podem ser reconhecidos, a partir da posio do observador e aparecem, segundo cada posio, como alterao celular, sofrimento ou problema de sade pblica. A seleo de uma destas perspectivas definida tanto por questes metodolgicas como pelas possibilidades de ao eficaz do observador e sua viso de mundo. O quadro a seguir mostra, de modo esquemtico, os nveis de expresso dos processos sade-doena e como, no nvel individual, eles podem ser, simultaneamente, alteraes fisio-patolgicas para a dimenso orgnica; para o cidado, uma representao e um papel mediado por valores culturais; e para o indivduo singular, sofrimento. No nvel das sociedades, ou formaes scio-espaciais complexas, como a nossa, eles se expressam como problemas de sade pblica, na interface entre o Estado e a Sociedade, entre o particular e o pblico, entre o individual e o coletivo.

Histrico Sade- Doena

Histrico Sade- Doena


At que, com os estudos de Louis Pasteur na Frana, entre outros, vem a prevalecer a teoria da unicausalidade, com a descoberta dos micrbios (vrus e bactrias) e, portanto, do agente etiolgico, ou seja, aquele que causa a doena. Devido a sua incapacidade e insuficincia para explicar a ocorrncia de uma srie de outros agravos sade do homem, essa teoria complementada por uma srie de conhecimentos produzidos pela epidemiologia, que demonstra a multicausalidade como determinante da doena e no apenas a presena exclusiva de um agente. Finalmente, uma srie de estudos e conhecimentos provindos principalmente da epidemiologia social nos meados deste sculo esclarece melhor a determinao e a ocorrncia das doenas em termos individuais e coletivo. O fato que se passa a considerar sade e doena como estados de um mesmo processo, composto por fatores biolgicos, econmicos, culturais e sociais.

Histrico Sade- Doena


As relaes entre as comunidades e seus ambientes j no eram da mesma intensidade, e os mtodos tradicionais no eram mesmo adequados para responder aos novos problemas de sade que o aumento da densidade populacional, as pssimas condies de higiene e o aumento da carga de trabalho acarretaram. Diversas espcies de parasitas, que s esporadicamente infectavam humanos, a partir de seus reservatrios animais, puderam se tornar endmicos nas novas cidades e nas reas de agricultura intensiva irrigadas, milhares de anos atrs. Na Grcia, com a escola de Hipcrates, e j sob uma cultura que privilegiava uma reflexo filosfica a cerca do mundo e a observao cuidadosa da natureza, uma medicina de elite pode ser implementada, tendo como princpio o equilbrio entre o indivduo e seu ambiente. Era uma medicina centrada no cuidado do corpo, onde o papel do mdico era procurar colaborar na restaurao da harmonia.

Histrico Sade- Doena


Este modo de entender a sade e a doena tinha sua racionalidade na observao cuidadosa dos fenmenos, na concepo da doena enquanto fenmeno natural, e portanto passvel de explicao terica, e na transmisso do conhecimento em condies capazes de assegurar um certo controle sobre a competncia dos praticantes. Durante o sculo XIV teve incio uma pandemia de peste que devastou a Europa, eliminando mais de um quarto da populao, desorganizando o processo social e trazendo outras concepes sobre sade e doena. No Ocidente criou-se ento toda uma cultura centrada no horror e na convivncia com a morte, impondo-se as idias de culpa e de pecado. Judeus e mulheres acusadas de feitiaria foram massacrados, enquanto todas as diferentes prticas mdicas se mostravam absolutamente ineficazes.

Histrico Sade- Doena


Desvinculada da concepo religiosa hegemnica e desenvolvida a partir da acumulao de observaes empricas, a prtica da quarentena, dirigida ao isolamento de pessoas e lugares sadios se imps, como uma forma de defesa coletiva, capaz de se sobrepor aos interesses e direitos individuais. Nos sculos seguintes, a perda de credibilidade de todas as formas de medicina possibilitou uma onda de especulaes, prticas alternativas e tambm a volta observao dos fenmenos como fonte de conhecimentos mais teis que aqueles possibilitados pelas velhas doutrinas.

Histrico Sade- Doena


O Renascimento cultural e cientfico possibilitou uma maior compreenso da constituio do corpo humano, estudado detalhadamente por mdicos e artistas, e as doenas, como os outros fenmenos, passaram a ser atribudas a causas naturais. Os grandes avanos na fsica mecnica e na compreenso da composio qumica da matria resultaram na representao do corpo humano como uma mquina, passvel de defeitos em seu funcionamento, e que, quando compreendidos, poderiam ser corrigidos.

A Sade Pblica
A partir da metade do sculo XVIII, importantes transformaes passaram a ocorrer na Europa, com impactos notveis sobre as condies de vida e sade. A urbanizao acelerada e a industrializao so com freqncia os processos mais destacados, tanto por seus impactos sobre as condies de produtividade como nas condies de trabalho e qualidade de vida da classe trabalhadora. Mais uma vez na histria do Ocidente ocorreu incremento, por um perodo prolongado, na mortalidade, compensada apenas, em termos populacionais, por taxas altssimas de natalidade. Desnutrio, alcoolismo, doenas mentais e violncia atingiam pesadamente a nova classe de trabalhadores urbanos.

A Sade Pblica
Doenas conhecidas, como a febre tifide, e outras novas, importadas das colnias, como a clera, passaram a ser transmitidas de modo ampliado, para o conjunto da populao, pelos precrios sistemas coletivos urbanos de distribuio de gua, causando epidemias letais, sempre acompanhadas de pnico. Levando, aqueles que podiam, a abandonar as cidades, que passaram a ser identificadas como locais insalubres. Os hospitais pblicos, onde principalmente os indigentes eram internados, particularmente precisavam ser evitados, e a mortalidade nas maternidades fazia do parto uma situao de alto risco. A prtica mdica era mais prejudicial que eficaz.

A Sade Pblica
As polticas de Sade Pblica nascem do interesse dos Estados Nacionais na regulamentao das condies de trabalho e de uso do espao urbano, atravs da introduo de legislaes especficas e mecanismos de controle social efetivos, capazes de assegurar melhores condies de vida aos trabalhadores, ainda que contrariando alguns proprietrios, mas no interesse do capitalismo em seu conjunto. Teve incio tambm a aplicao de mtodos estatsticos para contabilizar as mortes e identificar diferenas de risco de morrer entre lugares e grupos sociais, contribuindo para o debate que marcou o perodo, sobre a importncia da determinao ambiental ou social. O projeto da sade pblica moderna nasceu ento, no incio do sculo passado, como um componente estratgico do processo de controle social sobre as condies de reproduo dos grupos sociais, direcionado ao saneamento do ambiente urbano e mudanas nos padres culturais do proletariado, atravs de prticas normativas e educativas.

A Sade Pblica
O modelo epidemiolgico da trade causal considerava os agentes, o ambiente e os seres humanos como categorias de um mesmo nvel do mundo natural, no que se refere determinao das doenas. As aes de sade deveriam ser capazes de identificar o elo mais fraco da trade e atuar especificamente sobre ele.

A Sade Pblica

A Sade Pblica
As aes da Vigilncia Sanitria, componente essencial do repertrio da Sade Pblica,baseiam-se fortemente em aspectos operacionais e jurdicos como justificativa para sua operao. O mandato de regular, monitorar, fiscalizar e supervisionar condies, processos, produtos, servios e ambientes, com a finalidade de reduzir sua nocividade ou risco para a sade, parece to estabelecido institucionalmente que pouco se tem avanado no sentido de um tratamento terico-metodolgico rigoroso do tema. Entretanto, face crescente complexidade e desigualdade das situaes de sade no mundo contemporneo, esta aparente obviedade precisa ser posta em cheque, investindo-se na construo de um aparato conceitual capaz de situar histricamente e filosoficamente to importante conjunto de prticas sanitrias.

Nveis de Preveno
O conceito de preveno definido como ao antecipada, baseada no conhecimento da histria natural a fim de tornar improvvel o progresso posterior da doena (Leavell & Clarck, 1976:17). A preveno apresenta-se em trs fases: primria secundria e terciria (ver quadro I). A preveno primria a realizada no perodo de pr-patognese. O conceito de promoo da sade aparece como um dos nveis da preveno primria, definido como medidas destinadas a desenvolver uma sade tima (17). Um segundo nvel da preveno primria seria a proteo especfica contra agentes patolgicos ou pelo estabelecimento de barreiras contra os agentes do meio ambiente. A fase da preveno secundria tambm apresenta-se em dois nveis: o primeiro, diagnstico e tratamento precoce e o segundo, limitao da invalidez. Por fim, a preveno terciria que diz respeito a aes de reabilitao (Leavell & Clarck, 1976).

Nveis de Preveno
A Preveno Primria, pode ser dividida em: promoo da sade e proteo especfica, segundo Leavell & Clarck (1976). Promoo da Sade:
Educao sanitria; Bom padro de nutrio, ajustado s vrias fases de desenvolvimento da vida; Ateno ao desenvolvimento da personalidade; Moradia adequada, recreao e condies agradveis de trabalho; Aconselhamento matrimonial e educao sexual e gentica; Exames seletivos peridicos.

Nveis de Preveno
Proteo Especfica:
Uso de imunizaes especficas; Ateno higiene pessoal; Hbito de saneamento do ambiente; Proteo contra riscos ocupacionais; Proteo contra acidentes; Uso de alimentos especficos; Proteo contra substncias carcinognicas; Evitao contra alrgenos.

Nveis de Preveno
No que tange a Preveno Secundria, esta pode ser dividida da seguinte forma: Diagnstico e tratamento precoce:
Medidas individuais e coletivas para descoberta de casos; Pesquisa de triagem e exames seletivos, a fim de curar e evitar o processo de doena; Evitar a propagao de doenas contagiosas; Evitar complicaes e seqelas; Encurtar o perodo de invalidez.

Nveis de Preveno
Limitao da Invalidez:
Instituir tratamento adequado para interromper o processo mrbido e evitar futuras complicaes e seqelas; Proviso de meios para limitar a invalidez e evitar a morte.

Nveis de Preveno
No que se refere Preveno Terciria, importante dizer que envolve a reabilitao, sob os seguintes aspectos:
Prestao de servios hospitalares e comunitrios para reeducao e treinamento, a fim de possibilitar a utilizao mxima das capacidades restantes; Educao do pblico e indstria, no sentido de que empreguem o reabilitado; Emprego to completo quanto possvel; Colocao seletiva; Terapia ocupacional em hospitais; Utilizao de asilos.

Nveis de Preveno
Em 1995, M. Jamoulle e M. Roland apresentaram em Hong-Kong um poster intitulado Quaternary prevention and the glossary of general practice/family medicine, em que propunham um novo nvel de preveno: a preveno quaternria (Jamoulle, 2000). Este nvel de preveno ao qual podemos chamar preveno da iatrogenia, ou preveno da preveno (inapropriada) foi aceite pelo Comit Internacional de Classificao da WONCA em 1999 (Jamoulle, 2000) trata-se da resposta ao eterno dilema to heal or to harm?

Nveis de Preveno
A Preveno Quaternria visa evitar ou atenuar o excesso de intervencionismo mdico associado a atos mdicos desnecessrios ou injustificados; por outro lado, pretende-se capacitar os pacientes, ao fornecer- lhes a informao necessria e suficiente para poderem tomar decises autnomas, sem falsas expectativas, conhecendo as vantagens e os inconvenientes dos mtodos diagnsticos ou teraputicos propostos (Grvas e Frnandez, 2003). Este nvel mais elevado de preveno em sade consiste na deteco de indivduos em risco de sobretratamento (overmedicalisation) para os proteger de novas intervenes mdicas inapropriadas e sugerir- -lhes alternativas eticamente aceitveis (Jamoulle, 2000).

Nveis de Preveno
A concepo de nveis de preveno foi incorporada ao discurso da Medicina Comunitria no Brasil na dcada de 1960 e orientou o estabelecimento de nveis de ateno nos sistemas e servios de sade que vigora at hoje. Foi amplamente difundida durante os anos 70 e 80 juntamente com as propostas de Ateno Primria em Sade e a idia de sade para todos no ano 2000, contida na declarao de Alma-Ata (Teixeira, 2001). Contudo, o desenvolvimento da medicina no Brasil manteve a predominncia de uma prtica individual, com enfoque curativo dos problemas de sade e a as dicotomias teoria-prtica; psquico-orgnico; indivduo sociedade (Torres, 2002).

Nveis de Preveno
Nos pases do primeiro mundo, o desenvolvimento da perspectiva de preveno de doenas direcionou-se aos estudos clnicos e epidemiolgicos voltados para doenas no transmissveis ou crnico degenerativas. Isto ocorreu em funo da chamada transio epidemiolgica, a partir da dcada de 1950. Tcnicas de exames complementares com sofisticao crescente aperfeioaram as aes preventivas com base no diagnstico precoce.

Foram construdos recursos poderosos para preveno de doena, incapacidade e morte por problemas como cardiopatia isqumica, algumas formas de cncer, doenas pulmonares obstrutivas crnicas, etc. Este processo foi decorrente das pesquisas biolgicas e epidemiolgicas sobre agentes causais e fatores de risco. Relacionou-se as doenas degenerativas fatores causais do ambiente como radiaes, substncias qumicas txicas e a estilos de vida como hbito de fumar, consumo de alimentos gordurosos, de lcool e falta de exerccio (Terris, 1996).

Nveis de Preveno
A Carta de Ottawa, resultado da I Conferncia Internacional sobre Promoo de Sade, realizada em 1986, afirma oficialmente a constatao de que os principais determinantes da sade so exteriores ao sistema de tratamento. Este documento postula a idia da sade como qualidade de vida resultante de complexo processo condicionado por diversos fatores, tais como, entre outros, alimentao, justia social, ecossistema, renda e educao. No Brasil, a conceituao ampla de sade assume destaque nesse mesmo ano, tendo sido incorporada ao Relatrio Final da VIII CNS (1986): Direito sade significa a garantia, pelo Estado, de condies dignas de vida e de acesso universal e igualitrio s aes e servios de promoo, proteo e recuperao da sade, em todos os seus nveis, a todos os habitantes do territrio nacional, levando ao desenvolvimento pleno do ser humano em sua individualidade (CNS, 1986:).

Nveis de Preveno
A Carta de Ottawa aponta questes muito amplas como condies e recursos fundamentais para a sade: paz, recursos sustentveis, justia social, equidade. Ao mesmo tempo, define promoo da sade como o processo de capacitao da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e sade, incluindo uma maior participao no controle deste processo. Esta ampla gama de pr-requisitos se expressa nos cinco campos de ao preconizados para a promoo da sade: 1- Elaborao e implementao de polticas pblicas saudveis. 2- Criao de ambientes favorveis sade. 3- Reforo da ao comunitria. 4- Desenvolvimento de habilidades pessoais 5- Reorientao do sistema de sade.

Nveis de Preveno
Os conceitos de preveno de doenas e de promoo da sade no se distinguem claramente na prtica do setor sade. As prticas em promoo da sade, da mesma forma que as de preveno de doenas, fazem uso do conhecimento tcnico e cientfico especfico do campo da sade. No espao clnico, as atividades de promoo da sade no se diferenciam de intervenes de preveno de doenas. Estas intervenes podem ser tradicionalmente mdicas, como imunizao, screening, ou tratamento com quimioterpicos, ou envolver intervenes educativas sobre mudanas de estilos de vida individuais. Os profissionais de sade podem estar envolvidos em aes de promoo de sade mais amplas, como desenvolvimento comunitrio, ou influenciando a formulao de polticas de sade (Florin & Basham, 2000).

Bibliografia
SILVA, M.J, BESSA, M.A.P., Conceitos de Sade e Doena Segundo a ptica dos Idosos de Baixa Renda, ver. Ciencia y Enfermaria XIV (1): 23-31, 2008. Manual de Distritos Sanitrios: Concepo e Organizao. ROCHA, A.A & CSAR, C.L.G. Sade Pblica- Bases Conceituais. Ed. Atheneu, So Paulo, 2007. CZERESNIA, D. Aes de promoo sade e preveno de doenas: o papel da ANS. Frum de Sade Suplementar, 2003. ALMEIDA, L.M., Da preveno primordial preveno quaternria. Rev. Preveno em Sade, vol.23, n 1, janeiro/junho 2005.

You might also like