You are on page 1of 57

Os seres vivos e o ambiente.

Botnica
Profa. Camila

CONCEITOS GERAIS; ANGIOSPERMAS;

ANGIOSPERMAS

DESAFIO........
Quando os portugueses desembarcaram nas ilhas Maurcio, no oceano ndico, em 1505, encontraram uma espcie de pssaro muito dcil, que no fugia dos humanos. Chamaram-no de Dod que significa doido. Suas asas eram muito curtas e, desse modo ela no voava. O ser humano caou os dods to exaustivamente, que eles desapareceram: foram extintos num perodo de aproximadamente 200 anos. No demorou muito e foram desaparecendo tambm algumas rvores cujos frutos esses pssaros comiam. REFLITAM: Por que estas rvores tambm desapareceram aps a extino dos dods?

caractersticas gerais

Atualmente so conhecidas cerca de 350 mil sp. de plantas sendo que 250 mil so angiospermas!!!!! A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'.

Essas plantas representam o grupo mais variado em nmero de espcies entre os componentes do reino Plantae ou Metaphyta. A principal caracterstica das angiospermas apresentar raiz, caule, folha, flores e frutos e sementes.
Elas vivem em diversos ambientes: terra firma, gua doce ou sobre outras plantas, em certos casos parasitando e em outros como inquilinas.

flores
Flor e fruto do maracuj

As flores podem ser vistosas tanto pelo colorido quanto pela forma; muitas vezes tambm exalam odor agradvel e produzem um lquido aucarado - o nctar - que serve de alimento para as abelhas e outros animais.

H tambm flores que no tm peas coloridas, no so perfumadas e nem produzem nctar.


Coloridas e perfumadas ou no, das flores que as angiospermas produzem sementes e frutos.

Partes de uma flor

Os rgos de suporte rgos que sustentam a flor, tais como: pednculo liga a flor ao resto do ramo. receptculo dilatao na zona terminal do pednculo, onde se inserem as restantes peas florais. rgos de proteo rgos que envolvem as peas reprodutoras propriamente ditas, protegendo-as e ajudando a atrair animais polinizadores. O conjunto dos rgos de proteo designa-se perianto. Uma flor sem perianto diz-se nua.

clice conjunto de spalas, as peas florais mais parecidas com folhas, pois geralmente so verdes. A sua funo proteger a flor quando em boto. corola conjunto de ptalas, peas florais geralmente coloridas e perfumadas, com glndulas produtoras de nctar na sua base, para atrair animais.

rgos de reproduo = folhas frteis modificadas, localizadas mais ao centro da flor e designadas esporfilos. As folhas frteis masculinas formam o anel mais externo e as folhas frteis femininas o interno. androceu parte masculina da flor, o conjunto dos estames. Os estames so folhas modificadas, ou esporfilos, pois sustentam esporngios. So constitudas por um filete (corresponde ao pecolo da folha) e pela antera (corresponde ao limbo da folha);

gineceu parte feminina da flor, o conjunto de carpelos. Cada carpelo, ou esporfilo feminino, constitudo por uma zona alargada oca inferior designada ovrio, local que contm vulos. Aps a fecundao, as paredes do ovrio formam o fruto. O carpelo prolonga-se por uma zona estreita, o estilete, e termina numa zona alargada que recebe os gros de plen, designada estigma. Geralmente o estigma mais alto que as anteras, de modo a dificultar a autopolinizao.

O plen ou esporo masculino produzido nos estames. A passagem dos gros de plen dos estames aos pistilos (esporngio feminino) da mesma flor ou de outra chama-se polinizao. Dependendo da maneira pela qual esse transporte se d, a polinizao pode ser: entomfila, realizada por insetos que carregam o plen nas patas, ou anemfila, quando o vento carrega o plen de uma flor para outra.

As flores de polinizao entomfilas possuem cheiros e cores intensos


e produzem substncias aucaradas (nctar) para atrair os insetos e facilitar o transporte do plen.

O fruto, bero mais seguro.

FRUTOS

Os frutos so estruturas auxiliares no ciclo reprodutivo das angiospermas pois, protegem suas sementes em seu interior e auxiliam em sua disseminao.
Eles correspondem ao ovrio amadurecido, o que geralmente ocorre aps a fecundao. Nos casos em que o ovrio origina os frutos sem que tenha havido a fecundao , no h formao de sementes e o fruto chama-se patenocrpico.

A parede desenvolvida do ovrio denominada de pericarpo.

Os frutos so divididos em pseudofrutos , frutos propriamente ditos, infrutescncia entre outros.


Os frutos tambm possuem grande importncia na nutrio de vrios animais (onvoros e herbbiros) heterotrfico.

Podemos classificar os frutos em: Carnosos Ex: Baga Em geral possui vrias sementes , facilmente separveis por exemplo: uva, laranja, mamo, melancia, goiaba melo entre outros.

Drupa: o tegumento da semente fundido parede interna do pericarpo formando um caroo. Geralmente apresenta uma s semente, por exemplo: ameixa, azeitona, manga entre outros. Deiscentes: Abrem-se naturalmente quando maduros, por exemplo, legumes ou vargens que ocorre na maioria das plantas leguminosas, como feijo e ervilha.
Secos:no se abrem quando maduros. Ex: Cariopse ou gro - com uma s semente ligada a parede do fruto por toda a sua extenso [ milho, arroz. Aqunio ( com uma s semente ligada a parede do fruto por um s ponto fruto do girassol.

Aps a fecundao, o primrdio seminal transforma-se em semente.

O ovrio da flor transforma-se em fruto, que guarda e protege a semente


at que as condies externas estejam adequadas para a germinao. O fruto possui uma cobertura (pericarpo), constituda por trs camadas.

Se o pericarpo for seco e fino, o fruto seco (trigo, noz, avel, semente de
girassol); quando suculento, o fruto carnoso. Existe grande variedade de frutos

carnosos, como as bagas (tomate, uva), as drupas (pssego, ameixa,


azeitona). Propagao vegetativa processo de reproduo assexuada em vegetais

superiores (Angiospermas).
muito usada pelo homem na propagao (reproduo) de plantas cultivadas.

Tipos de frutos Caju: a parte amarela o pednculo desenvolvido; um pseudofruto, portanto. O verdadeiro fruto o que originar a castanha.

Cada pontinho do morango um fruto do tipo aqunio. Aqunio, ou aqunio, um tipo de fruto normalmente seco, com origem em um ou mais carpelos, indeiscente, portando normalmente uma semente

O pssego um fruto do tipo drupa, que se caracteriza pela presena de um caroo.

Um fruto composto. Cada pequeno fruto da amora uma drupa.

A banana um fruto partenocrpico, pois desenvolve-se sem a fecundao dos vulos. Portanto, no tem sementes.

O abacaxi um pseudofruto constitudo pelas flores desenvolvidas, junto com o eixo da inflorescncia.

Os pseudofrutos so os frutos que no so considerados pelo conceito botnico de fruto. a parte comestvel da planta que no formado pelo ovrio, mas sim pelo pednculo floral. Existem trs tipos de pseudofrutos:

Pseudofrutos simples se origina do receptculo de uma nica flor, com apenas um carpelo. Que atravs de uma inchao envolve o todo o fruto ou parte dele. Alguns exemplos deste fruto a maa e o caju.

Pseudofrutos mltiplos - se originam de vrios carpelos de variadas flores. Formamse a partir da inflorescncia que d origem a frutos variados. Desenvolvem-se agrupados por nascerem muito perto um do outro. Alguns exemplos deste fruto o abacaxi e a amora e figo.

Pseudofruto composto se origina de diversos ovrios de uma mesma flor, e desenvolvem diversos frutos. Quando fecundado o receptculo se dilata, passando ser polposo e carnudo. O morango u exemplo deste fruto.

Ciclo de vida das angiospermas

Os frutos contm e protegem as sementes e auxiliam na disperso na natureza. Muitas vezes eles so coloridos, suculentos e atraem animais diversos, que os utiliza como alimento. As sementes engolidas pelos animais costumam atravessar o tubo digestivo intactas e so eliminadas no ambiente com as fezes, em geral em locais distantes da planta-me, pelo vento, por exemplo. Isso favorece a espcie na conquista de novos territrios.

razes

Raiz
Geralmente subterrneo, com funo de fixar a planta,absorver a gua, sais minerais e a seiva.

A primeira raiz a primria, a partir da radcula.

Regies da raiz
Colo- entre raiz e caule; Zona suberosa parte mais velha, no tem absoro de gua; Partem razes laterais. Zona pilfera possui plos, absoro de gua e sais; Zona lisa Mais jovem, crescimento da raiz. Coifa Serve como proteo, impedindo entrada de microorganismos.

Zona lisa
Possui trs reas: Meristemtica Capaz de realizar diviso celular; Alongamento: Acima da meristemtica, crescimento da raiz; Maturao As clulas se tornam adultas;

Classificao das Razes


De acordo com a funo e o ambiente que vivem.

Razes subterrneas
Axiais ou pivotantes Tm
uma raiz primria do qual partem razes laterais;

Raiz Fasciculada ou Cabeleira


No tm raiz principal, surgem apenas adventcias e ramificadas; No atinge grandes profundidades;

Raiz Tuberosa
Armazenam substncia nutritiva;

Razes areas
So razes que se desenvolvem acima do solo, so razes adventcias.

Suporte ou Escora
So tubulares, tpicas em vegetais de grande porte, aumenta a fixao e auxilia na respirao da planta.

Cintura
Tpica de epifitas, usam apenas para fixao;

Conseguem reter gua da chuva;

Respiratrias ou pneumatforas
Razes de plantas que vivem em locais alagadios. Servem para absorver o ar.

Estrangulantes
Apenas envolvem a planta. Estrangulam o tronco da hospedeira. Causa a morte do vegetal.

Grampiformes
So curtas semelhantes a grampos.

Haustrios ou sugadores
De vegetais parasitas, penetra nos tecidos do hospedeiro e sugam a seiva;

Razes Aquticas
Possuem grande oxigenao que auxiliam na flutuao e respirao da planta.

Caules

Caules
rgo geralmente areo com funo de conduo, sustentao e reserva alimentar.

Origem
Formado a partir do caulculo presente na semente.

Os caules geralmente possuem n e intern.

gemas

Gemas, so regies meristemticas protegidas por primrdios foliares ou por escamas localizadas em diversos pontos do caule. As gemas costumam ser denominadas gemas terminais, quando ocorrem no pice caulinar ou gemas laterais, quando ocorrem em axilas de folhas. Portanto gema caulinar toda aquela que se localiza no caule, outra forma de se classificar as gemas quanto sua atividade meristemtica. Denominamos gemas ativas aquelas que esto em atividade e inativas aquelas que no esto, durante o crescimento da planta, as gemas localizadas na regio do pice so gemas ativas, e as gemas localizadas abaixo do pice, quase sempre so gemas inativas, mas mantm potencialidade de desenvolvimento, podendo entrar em atividade, de acordo com a necessidade do vegetal. A caracterstica exclusiva do caule a existncia de gemas laterais. So locais dotados de tecido embrionrio (meristema) e que, ao entrarem em atividade, so capazes de originar ramos de caule, raiz, folhas ou flores. So estimuladas pelo hormnio vegetal auxina.

Classificao dos Caules


Caules areos
Tronco lenhoso, bem desenvolvido e ramificado. Plantas de grande porte.

Haste pouco desenvolvido, clorofilado e pouco lignificado.

Estpe Caule cilndrico, no ramificado, com folhas somente nas extremidades. No engrossa.

Colmo Dividido em ns e iternos. Pode ser oco ou fazer reservas.

Caules Trepadores
So caules que se apiam em outras estruturas.

Sarmentosos So caules de plantas trepadeiras e usam gavinhas ou razes grampiformes.

Volveis So de plantas trepadeiras, porm usam o prprio caule para se apoiarem.

Caule rastejante
Estolo Caules que crescem horizontalmente sobre o solo.

Caules Subterrneos
Rizomas Desenvolvem-se horizontalmente de onde partem razes adventcias.

Tubrculos Caules ricos em reserva de substncia nutritiva. Possui brotos.

Bulbos Caules protegidos por folhas modificadas, que acumulam substncia nutritiva. Escamoso As folhas se sobrepem.

Tunicados As folhas envolvem completamente uma as outras.

Slidos A regio do prato maior que as escamas.

Caules aquticos So aqueles adaptados a vida submersa

Caules modificados
Suculentos Especializados em armazenar gua, geralmente de regies ridas.
Claddios Caules suculentos, achatados e verdes com funo fotossintetizante.

Caule alado Caule achatado e em forma de folha.

Gavinha Modificaes caulinares. Servem para fixao.

Espinhos So modificaes do caule que se tornam pontiagudos diminuindo a perda da gua. Proteo.

Xilopdio- Tpicos de plantas do cerrado, ricos em substncia de reserva.

Dicotiledneas e monocotiledneas

As angiospermas foram subdivididas em duas classes: as monocotiledneas e as dicotiledneas. So exemplos de angiospermas monocotiledneas: capim, cana-de-acar, milho, arroz, trigo, aveias, cevada, bambu, centeio, lrio, alho, cebola, banana, bromlias e orqudeas.

So exemplos de angiospermas dicotiledneas: feijo, amendoim, soja, ervilha, lentilha, gro-de-bico, pau-brasil, ip, peroba, mogno, cerejeira, abacateiro, acerola, roseira, morango, pereira, macieira, algodoeiro, caf, jenipapo, girassol e margarida.

Monocotiledneas e dicotiledneas: algumas diferenas

Razes fasciculadas - Tambm chamadas razes em cabeleira, elas formam numa planta um conjunto de razes finas que tm origem num nico ponto. No se percebe nesse conjunto de razes uma raiz nitidamente mais desenvolvida que as demais: todas elas tm mais ou menos o mesmo grau de desenvolvimento. As razes fasciculadas ocorrem nas monocotiledneas.

Razes pivotantes - Tambm chamadas razes axiais, elas formam na planta uma raiz principal, geralmente maior que as demais e que penetra verticalmente no solo; da raiz principal partem razes laterais, que tambm se ramificam. As razes pivotantes ocorrem nas dicotiledneas.

Em geral, nas angiospermas verificam-se dois tipos bsicos de folhas: paralelinrvea e reticulada.

Folhas paralelinrveas - So comuns nas angiospermas monocotiledneas. As nervuras se apresentam mais ou menos paralelas entre si

Folhas reticuladas - Costumam ocorrer nas angiospermas dicotiledneas. As nervuras se ramificam, formando uma espcie de rede.

Existem outras diferenas entre monocotiledneas e dicotiledneas, mas vamos destacar apenas a responsvel pela denominao dos dois grupos. O embrio da semente de angiosperma contm uma estrutura chamada cotildone. O cotildone uma folha modificada, associada a nutrio das clulas embrionrias que podero gerar uma nova planta.
Sementes de monocotiledneas. Nesse tipo de semente, como a do milho, existe um nico cotildone; da o nome desse grupo de plantas ser monocotiledneas (do grego mnos: 'um', 'nico'). As substncias que nutrem o embrio ficam armazenadas numa regio denominada endosperma. O cotildone transfere nutrientes para as clulas embrionrias em desenvolvimento.

Sementes de dicotiledneas. Nesse tipo de semente, como o feijo, existem dois cotildones - o que justifica o nome do grupo, dicotiledneas (do grego ds: 'dois'). O endosperma geralmente no se desenvolve nas sementes de dicotiledneas; os dois cotildones, ento armazenam as substncias necessrias para o desenvolvimento do embrio.

Resumo: Monocotiledneas x Dicotiledneas


MONOCOTILEDNEAS raiz caule DICOTILEDNEAS

fasciculada (cabeleira) em geral, sem crescimento em espessura (colmo, rizoma, bulbo) invaginante: bainha desenvolvida; uninrvia ou paralelinrvia.

pivotante ou axial (principal) em geral, com crescimento em espessura (tronco) peciolada: bainha reduzida; pecolo; nervuras reticuladas ou peninrvias.

folha

Flor

trmera (3 ptalas ou mltiplos)

embrio exemplos

um cotildone bambu; cana-de-acar; grama; milho; arroz; cebola; gengibre; coco; palmeiras.

dmera, tetrmera ou pentmera Dmeras (2, 4 ou 5 ptalas). Tpicas de dicotiledneas 2 cotildones eucalipto; abacate; morango; ma; pera; feijo; ervilha; mamona; jacarand; batata.

Fatores Condicionantes da Germinao


So muitos os fatores que intervm na germinao, uns intrnsecos semente - fatores internos outros dependentes do ambiente - fatores externos.

Dentre os primeiros, podem destacar-se:

a maturao da semente(morfolgica e fisiolgica); a conservao dos tegumentos; a inalterao das reservas.

De entre os fatores externos, salientam-se:

a gua; a temperatura; o ar;

Podem ainda ter um papel relevante na germinao: a luz e a presena de determinadas espcies vegetais.

gua A germinao implica a absoro de gua pela semente, que desempenha as seguintes funes: provoca a ruptura do tegumento, em consequncia do aumento de volume das reservas; atua

nas reaces enzimticas, que permitem a mobilizao das reservas; transporta as substncias
nutritivas, que alimentam o embrio em desenvolvimento. Luz Para a maior parte das semente, a luz no constitui fator decisivo para a germinao.

Contudo, existem sementes que s germinam em presena da luz e h outras em que a luz inibe
a germinao. A presena de determinados vegetais pode condicionar a germinao e o desenvolvimento de determinadas espcies. Assim: as sementes de trigo impedem a germinao de sementes de certas ervas daninhas quando se encontram no mesmo ambiente; 73% das sementes de papoila germinam se estiverem em presena de sementes de linho e 22% quando na presena de sementes de trigo; as sementes de orqudeas s germinam em presena de substncias qumicas segregadas por certos fungos.

Lio de

Responda as questes a seguir no caderno: 1)(PGINA 23 EXERCCIO 8); (pgina 25 exerccio 10); (pgina 26 exerccio 11) 2) Quais as principais caractersticas das angiospermas? 3) Qual a diferena entre androceu e gineceu? 4) Esquematize uma flor indicando suas principais partes. 5) Qual a importncia das cores das flores? 6) Quais as diferenas entre as bagas e as drupas? 7) Esquematize um fruto indicando o endocarpo e o pericarpo. 8) Monte uma tabela indicando as principais diferenas entre: razes pivotantes, razes fasciculadas, razes aquticas, razes tubular, razes sugadoras, razes respiratrias. 9) Quais as diferenas entre monocotiledneas e dicotiledneas. Explique CADA UMA das diferenas. 10) Explique como ocorre a reproduo das angiospermas.

You might also like