You are on page 1of 45

A Habilidade de mobilizar pessoas em direo a certas metas ou objetivos, o que inclui ser capaz de definir essas metas e dar

apoio ou incentivar as pessoas. A Liderana est relacionada a capacidade de exercer influncia pela argumentao e pela persuaso, sem que seja preciso recorrer com freqncia a ordens diretas.

1. Desafiar o estabelecido. 2. Inspirar uma viso compartilhada. 3. Permitir que os outros ajam. 4. Apontar o caminho. 5. Encorajar o corao .

1. Faz com que as pessoas sob seu comando gostem de executar o que ele quer.

2. Consegue que subordinados queiram ajud-lo e se sintam realizados com isso . 3. No tem subordinados, tem seguidores. Ele no d ordens, mas todo mundo faz o que ele deseja.

4. Consegue fazer com que as pessoas acreditem que o interesse delas e o dele o mesmo . 5. Transmite segurana, confiana. Ele inspira lealdade. confidente, faz com que as pessoas se sintam vontade para falar a verdade .

6. Transmite senso de justia . Ele toma decises justas, no protege um ao outro - Todas as suas decises e atitudes so transparentes. 7. D o exemplo. Se o expediente comea s 8 horas, ele chega s 8 horas .Numa campanha de corte de custos, no promove festas nem troca de carro.

8. No precisa ser infalvel. Mas precisa ter mais acertos do que erros. 9. Faz com que pessoas sigam na direo da empresa. Ele faz com que essa direo sej transparente, justa e clara. 10. Sabe que no consegue fazer tudo sozinho . Mas no comanda pelo medo . As pessoas o seguem porque acreditam na sua viso.

O LDER TAL COMO DESCRITO NO EXISTE. PELO MENOS NO COM TODAS ESTAS QUALIDADES JUNTAS NA MESMA PESSOA.
O PROFISSIONAL QUE RENE TODAS ESTAS CARACTERSTICAS OU PARTE DELAS, VALE OURO NO MERCADO DE TRABALHO.

1. O chefe conduz as pessoas, o lder aconselha . 2. O chefe inspira medo, o lder entusiasmo. 3. O chefe diz eu , o lder, ns.. .. 4. O chefe se preocupa com coisas, o lder com pessoas. 5. O chefe colhe os louros, o lder os distribui. 6. O chefe enxerga o hoje, o lder contempla o amanh .

1. Envolva-se em organizaes ou comunidades. Um lder voluntrio por definio um lder no coercitivo. Num grupo de voluntrios, a liderana no acontece sem consenso. Voc estar aprendendo a comandar pessoas sem usar do poder comferido por cargos.

2. Desenvolva habilidades de comunicao escrita e falada. Isso pode ser aprendido . 3. Seja honesto, trate as pessoas com justia, d uma viso de futuro.

- De acordo com essa teoria, os lderes no se criam - j nascem assim. Para chegar a essa concluso equivocada, parte-se do fato de que alguns lderes desempenham suas funes com tal facilidade e eficincia que ridculo supor que suas habilidades tenham sido aprendidas.

- Os lderes, de um modo geral, possuiriam caractersticas pessoais como tato, agressividade e ambio. No entanto, as pesquisas no puderam demonstrar nenhuma conexo direta entre a liderana efetiva e certos traos, mesmo quando se estudaram longas listas de caractersticas fsicas, mentais e de personalidade .

- Quando se tornou difcil reconhecer lderes pelo que eles eram, as pesquisas se voltaram para o que eles fazem. - Em princpio foram identificados trs fatores bsicos para a liderana: grau de aceitao por parte dos subordinados, a preciso com que as tarefas so definidas, e a autoridade que emana do lder. Estes fatores compem a situao que determina o estilo de liderana a ser usado.

- Esta abordagem tambm se concentra no que os lderes fazem em um contexto mais moderno e reconhece trs atividades principais : ter uma viso que determina o caminho a seguir, fazer com que as pessoas atuem de acordo com esta viso, e motiv-las para alcanar o que esta viso representa.

- Esta abordagem mais flexvel questo da liderana mostra um lder que escolhe um estilo certo, com as pessoas certas, na hora certa.

- Segundo esta teoria, a pessoa que tem uma viso que compreende os prximos 10 ou 20 anos um raro caso de lder visionrio. A viso a arte de enxergar o invisvel - Samuel Johnson

-Esta uma abordagem funcional, segundo a qual um grupo tem trs necessidades bsicas :
De Equipe Pessoais

De Tarefa

-Esses trs elementos se sobrepem e exercem influncia uns sobre os outros. Um problema em um deles afeta os outros dois. Por isso deve-se considerar a influncia nos trs aspectos.

a maneira como trabalhamos e agimos quando procuramos exercer influncia sobre o desempenho de outros.

Fazer a coisa certa, no lugar certo, na hora c

DIRIGIR o lder d instrues especficas e supervisiona de perto a execuo da tarefa. SUPERVISIONAR o lder continua a dirigir e a supervisionar de perto a tarefa, mas tambm explica decises, pede sugestes e ajuda a avanar. APOIAR o lder procura facilitar o trabalho e dar apoio para que a tarefa seja executada. Alm disso compartilha a responsabilidade pela deciso. DELEGAR o lder transfere aos seus subordinados a responsabilidade pela deciso e pela soluo do problema.

Posiciona a empresa num contexto bem maior : a busca da verdadeira misso de vida para os clientes, donos, empregados , fornecedores e acionistas.

Amplia a viso do negcio para um novo conceito de mercado que leve percepo de necessidades no atendidas na sociedade.

Promove a gesto voltada para o desenvolvimento sustentvel de uma rede de fornecedores, parceiros e clientes focando resultados. Promove a gesto criativa na era da globalizao e em um mundo de constante transformao.

1. Reinventa o prprio conceito de estratgia : transcendendo a competitividade tradicional. 2. Cria o futuro: pioneirismo na busca de espaos em branco. 3. Sai do pensar constante para o pensar e agir de forma estratgica. 4. Estratgia como alvo mvel esquecer o passado de forma seletiva e criar o futuro. 5. Pensa estrategicamente no negcio como o todo.

1. Promove mudanas e transformaes no negcio e no mercado de modo a atender todas as partes interessadas. 2. Promove mudanas contnuas levando a empresa a patamares mais elevados. 3. Lida com a resistncia a mudanas de forma no mecnica. Para, pensa, sente e age. 4. Transforma crculos viciosos em crculos virtuosos promovendo a evoluo das pessoas e a melhoria dos negcios. 5. Estimula a evoluo natural da empresa como um sistema vivo, que vibra com as vitrias e se estimula com os resultados negativos.

1. Foco na viabilizao do impossvel. 2. Competncia em decidir, amarrar as pontas , e assegurar motivao integrada. 3. Efetividade no alavancar recursos. 4. Inovar no controle : controle balanceado em todos os focos do negcio. 5. Criar desafios de forma contnua para todos de sua equipe, alm dele prprio.

1. Formar o network interno e externo ao negcio promovendo a gesto sistmica da organizao. 2. Implementar gesto de processos em todos os segmentos do negcio. 3. Reinventar a empresa atravs da quebra de barreiras, paradigmas , muros e fossos. 4. Promover relaes crescentes de parcerias com fornecedores e clientes.

1. Compreende a anatomia dos resultados da organizao. 2. Diferencia tcnicas fragmentrias de tcnicas integrativas. 3. Entende e aplica o Esprito da Lei e no a Letra da Lei. 4. Promove o equilbrio entre o conhecimento explcito e o conhecimento tcito essencial organizao .

1. Concilia interesses: habilidades e tcnicas de relacionamento interpessoal e grupal. 2. Capacidade de lidar com ambigidades da gesto dos negcios. 3. Possui competncias polticas: a arte do dilogo e a competncia em lidar com poder ( prprio e de outros ).

1. Capacidade em conquistar a confiana das pessoas e de negociar de forma aberta e transparente. 2. Capacidade de transformar conflitos em processos de desenvolvimento mtuo. 3. Competncia essencial de desencadear processos de harmonizao e de lev-los a um efetivo desfecho.

1. Capacidade em educar todas as pessoas com quem trabalho para a obteno de resultados excelentes. 2. Competncia bsica para promover e implementar uma organizao que aprende com seus prprios processos.

a) Definir viso e compartilh-la com todos. b) Criar ambiente que valorize e desenvolva pessoas. c) Remodelar cultura buscando criatividade, autonomia, aprendizagem contnua, crescimento a longo prazo. d) Transformar pirmides em networks. e) Encorajar inovao, experimentao, risco . f) Preparar a empresa e pessoas para o futuro. g) Desenvolver novas conexes internas e fortalecer links existentes. h) Fazer novas alianas externas.

i) Fazer a organizao evoluir continuamente. j) Pensar globalmente, alm da cidade, estado e pas. k) Identificar e responder as novas necessidades na fora de trabalho. l) Ser proativo e estar confortvel com ambiguidades e incertezas. m) Desenvolver pessoas com cabea nos negcios. n) Estimular pessoas e grupos com desafios motivadores ( metas hericas ). o) Obter comprometimento por alto envolvimento com a misso maior da organizao. p) Projetar a empresa para criar novas realidades.

q) Inspirar, autoconfiana, simplicidade e exerccio pleno de valores. r) Reconhecer e recompensar. s) Permitir a contestao. t) Fazer com que as pessoas se sintam donas do processo. u) Animar / dar fora. v) Tomar decises cruciais. w) Avaliar o tamanho da tarefa. x) Aumentar o mximo a credibilidade. y) Recorrer aos valores bsicos do Grupo. z) Fazer com que as pessoas se sintam responsveis

O LIDER REAJE S MUDANAS E EST SEMPRE PREPARADO PARA MODIFICAR SEUS PLANOS E SUAS ATITUDES QUANDO NECESSRIO . ELE NUNCA PARA DE APRENDER.

LIDERAR UMA EQUIPE COLOCA AUTOMATICAMENTE O LDER EM UMA POSIO DE MAIOR RESPONSABILIDADE, O QUE PODE LEVAR A UM CERTO ESTRESSE. IGNORAR ESTE ESTRESSE, POR SUA VEZ, PODE PROVOCAR PROBLEMAS DE SADE E DIMINUIR SUA PRODUTIVIDADE. VALE A PENA ESTAR ATENTO AO ESTRESSE, POIS AS PESSOAS QUE NO O RECONHECEM COSTUMAM TER PROBLEMAS DE SADE FSICA E MENTAL.

COBIA : no guarde tudo para voc. Esteja preparado para compartilhar a informao livremente com a equipe. GULA : Evite os excessos. Avalie a sua carga de trabalho e a da sua equipe. Existe um delicado equilbrio entre a presso e o estresse.

INVEJA : no seja invejoso. O sucesso de uma pessoa da sua equipe equivale ao sucesso de toda a equipe. ORGULHO : No seja arrogante . Esteja preparado para aceitar crticas, que no so inevitveis neste tipo de trabalho.

LUXRIA : No ambicione um poder excessivo. Utilize o seu poder com sensatez. Esteja preparado para conferir poderes sua equipe .
IRA : No fique com raiva os problemas vo mesmo aparecer de vez em quando. Crie um ambiente em que se possa lidar bem com os problemas e os conflitos. Procure manter a calma, o entusiasmo e o otimismo.

PREGUIA : No seja preguioso. Afinal, voc um modelo para as outras pessoas . Por isso, utilize bem o seu tempo : no adie tarefas, estabelea prioridades quando necessrio e trabalhe com prazos.

You might also like