You are on page 1of 24

ANLISE OBRAS VESTIBULAR UFT

A CASA (IN)CMODOS (DI)VERSOS


Sobre o autor:

Osmar Casagrande
O escritor Osmar Casagrande Campos nasceu em Presidente Epitcio em 8 de dezembro de 1956.Aos 15 anos mudou-se para Bragana Paulista, depois para So Paulo onde passou boa parte de sua juventude. Foi na capital paulista que aprimorou sua arte de escrever; ali tambm formou em Comunicao Social, dando preferncia Publicidade e Propaganda.

Atualmente Osmar Casagrande vive em Palmas tambm ator, dramaturgo, contista, apresentador de TV tendo trabalhado na Fundao Cultural do Estado do Tocantins, exercendo a funo de gerente de literatura. Osmar Casagrande membro fundador da Academia Palmense de Letras, da qual foi vice-presidente. Casagrande um expoente do movimento literrio contemporneo no Estado do Tocantins. Poeta plural e que tem por diretriz no se prender a temas ou estilos prestabelecidos.

CARACTERSTICAS DA OBRA
GNERO: LRICO CATEGORIA: POESIA ESTILO: LITERATURA TOCANTINENSE AUTOR REGIONAL Em seu exerccio de constante ressignificao, A Casa , em verdade, uma planta arquitetnica da vila / cidade / pas / mundo em sua amplitude de intencionalidades. uma casa mundana, onde no faltam as aventuras de altos voos do esprito, qual o autor nos convida constantemente a penetrar, ocupar, gozar, num vontade desses do interior.

O que est mais presente o lirismo H a fuso poema e prosa em alguns momentos H tambm fuso de linguagens antagnicas Fala sobre elementos da vida cotidiana Tem caractersticas modernas e contemporneas H relao de proximidade narrador/autor/eu-lrico O poeta age como um arquiteto, pois cada poema estruturalmente organizado como se fosse um cmodo da casa (da a significao do nome). O livro, ou A CASA, dividido em seis partes, ou melhor em seis cmodos : A Sala, A Biblioteca, O Quarto, A Alcova, o Banheiro e a Cozinha. Para cada cmodo dA CASA, o poeta recheou-a de (di) versos poemas sobre os mais variados temas.

No primeiro momento do livro o autor adverte, j nas Boas-vindas, que a CASA no grande, porm, rica em ternura. E convida o leitor para conhecer todos os cantos da casa, suas peculiaridades e, retoma a Casa encabulada de Vinicius de Morais, como referncia potica do que se espera encontrar em todos os seus (in)cmodos (di)versos. (presena intertextualidade). A riqueza de figuras de linguagem presente na obra se verifica com a comparao e/ou similaridade que o poeta utiliza com a imagem da casa. A Casa, imediatamente nos traz imagens de uma linda construo, simples, e mgica. Imagem to inovadora que parece poesia feita de concreto, vidro, ao e todos estes materiais novos e fantsticos que permeiam o nosso cotidiano e parece nos dizer que isto modernidade.

Da, que Osmar Casagrande poderia perfeitamente se enquadrar tanto como um poeta que traz as caractersticas dos poetas da segunda e terceira gerao do modernismo brasileiro, quanto da poesia contempornea brasileira. Podemos destacar como caractersticas dos poemas de A CASA: a ironia, a reflexo sobre o destino do ser humano, a poesia lrica, o regionalismo, verso livre em paralelo a formas fixas, o verso livre, o verso branco e traos de concretismo com poemas visuais. Os temas das poesias so universais, pois seu os olhar est voltado vivncias da sociedade a respeito das crises sociais e humanas em que vivem o ser humano e o mundo contemporneo.

Em sua poesia, observa-se uma constante nota de ternura e paixo pela vida. Nela, tambm, esto presentes a infncia, a terra natal (So Paulo,Tocantins) , a cultura popular, a famlia, a imagem do poeta louco, a defesa da linguagem modernista, a sensualidade, o lirismo inovador, o antilirismo, a reflexo existencial, a saudade dos amigos e o humor. Linguagem simples, herdada da profisso de jornalista, comunicao direta, pensamentos, anotaes, liberdade de tamanhos e formas. Vejamos alguns poemas do livro:

Na primeira diviso do livro, intitulada A Sala, composto de 23 poemas, dos mais variados temas, o poeta nos apresenta e, desde j, inicia a apresentao de sua Casa, para falar principalmente dos problemas do mundo, da politicagem e do cotidiano:

Em Feito Anjo, vemos a temtica do humano se sobrepondo ao preconceito ao homossexualismo. Um olhar do poeta, sobre a homofobia, questes do nosso dia-a-dia e do nosso tempo cotidiano. FEITO ANJO (aos anjos sem asas) Voc que me olha como se eu fosse bicho, fosse bicha, saiba: sou humano. E saiba voc que olha meu sexo como se fora do demnio: sou mais o sexo dos anjos. Voc, que me corta da lista, voc que me exclui da vida, voc que me retira da vista: se dispa.

Dos preconceitos, dos conceitos, de todos os seus medos, dos inocentes receios. Me veja como bicho ou como deus grego: julgamentos no receio. Antes de julgar, se for capaz, toque-me o corpo, toque-me o desejo, toque-me os sexos, toque-me os seios, toque-me a alma.

Em Vida Moderna, o poeta, abusa da repetio de palavras e sons, (aliterao e paralelismos, paranomsias) mostra todas as doenas do mundo moderno e do homem moderno, e ao final, fecha com bastante ironia com a imagem da loucura. Alis, a loucura tema recorrente na potica de Osmar Casagrande, seno, vejamos tambm, o poema Poeta Louco: VIDA MODERNA Cuidado com o fumo que ele te acaba. Cuidado com a cirrose, com os amigos falsos. Cuidado com a artrite, a bronquite, a labirintite. Cuidado com o discurso, o escuso, o escuro. Cuidado com o co, o povo, os bichos todos. Cuidado com os tolos. Cuidado, sobretudo, com o silncio. Ele nos faz sensatos - e loucos.

m a Mulher de verdade, o poeta faz uma anlise do chamado "mundo feminino". Aquelas criaturas submissas de algumas dcadas atrs, iniciaram uma reao espantosa, em defesa de seus direitos. O poeta clama para que esta figura da mulher moderna, independente, lutadora, nunca perca a ternura. solidrio com a evoluo da mulher, porm adverte para que esta nunca perca a sua essncia da alma feminina o amor, a ternura, enfim, a sua sensibilidade, Mulher de verdade Espio a vida e vejo a mulher revolucionando conceitos. Passo-a-passo, palmo-a-palmo conquista seus direitos.

Na segunda parte ou no segundo cmodo, A Biblioteca, o poeta trata dos que tem afinidades com as letras, os filsofos, intelectuais, escritores, Deus, ndios, a metalingustica do papel jornal e do jornalista, e daqueles que conseguem ler a vida. Dentre os inmeros poemas desta parte, (34 poemas), o poeta lana um Manifesto. Se Cazuza, o poeta da contemporaneidade quer uma ideologia para viver, Casagrande necessita e exige uma utopia. Manifesto Quero uma utopia, um sonho qualquer, um delrio. Pra todo lado que olho, s vejo a realidade. E a realidade me estupra.

Em o Quarto, terceira parte livro, o poeta aborda uma temtica mais intimista, aparece o seu lado mais simbolista, mstico, religioso, transcendental. Aparecem poemas como Me, Natal, Jesus e Liame. na Alcova que, em vez de dormir vivo sexo. Assim, com estas palavras, Casagrande inicia o convite para se conhecer o 4(quarto) (in)cmodo da Casa. Poemas como A dana, Prazer, Tatear, Boca Pintada, Anatomia de um abrao, e outros, mostra-nos uma faceta do poeta intimista e carregado de sensualidade. A poesia amorosa bem mais sensual, a mulher aparece com sua beleza fsica envolvida por um clima de erotismo e paixo. Boca Pintada Tua boca pinta ainda povoa meus sonhos. Tua boca pintada inda beija, mordisca minha orelha.

E, finalmente, em Banheiro e a Cozinha, ultimas partes da CASA, que Casagrande, lana um olhar sobre si mesmo, em Espelhos, e nos brinda com poemas de carter reflexivos e existenciais. Mais adiante, desfila, suas saudades de minas, serve-nos o Alimento do verbo, e canta os Amores de Minas. Como se conclui da leitura de Osmar Casagrande, em sua obra A CASA (in)cmodos (di)versos, trata-se, como ele prprio subdenominou de uma arquitetura potica. Em que, este, utilizandose da liberdade potica, no ficou preso em critrios predefinidos, mas em decises que o poeta tomou intuitivamente ou em normas por ele criadas, s vezes abusando da prosa na poesia, outras tingindo imagens com cores muito fortes, e com isto erigiu uma Casa, alicerada no ritmo natural da fala, na linguagem simples, na musicalidade, no cromatismo, na esttica e na maestria de construir uma excelente obra potica.

MORTE E VIDA SEVERINA


Morte Vida Severina tem como subttulo Auto de Natal pernambucano e tem inspirao nos autos pastoris medievais ibricos, alm de espelhar-se na cultura popular nordestina. Morte e Vida Severina estruralmente est dividida em 18 partes Sua linha narrativa segue dois movimentos que aparecem no ttulo: "morte" e "vida". No primeiro, temos o trajeto de Severino, personagem-protagonista, para Recife, em face da opresso econmico-social, Severino tem a fora coletiva de uma personagem tpica: representa o retirante nordestino. No segundo movimento, o da "vida", o autor no coloca a euforia da ressurreio da vida dos autos tradicionais, ao contrrio, o otimismo que a ocorre de confiana no homem, em sua capacidade de resolver os problemas sociais.

Nome do autor: Joo Cabral de Melo Neto Escola literria: Modernismo Gnero literrio: Poema dramtico. O leitor pode observar que a "histria" que se conta no narrada, mas mostrada atravs de quadros e cenas que se sucedem. Este um procedimento tpico da linguagem teatral. Da a sua classificao: um poema porque escrito em forma de versos; e dramtico porque sua apresentao d-se atravs de quadros, as personagens falando diretamente ao leitor (ou espectador). Caractersticas da escola literria: O Modernismo no Brasil comeou com a Semana de Arte Moderna de 1922. Apesar de no ter sido dominante no comeo, como atestam as vaias da platia da poca, com o tempo suplantou os estilos anteriores. Era marcado por uma liberdade de estilo e aproximao da linguagem com a linguagem falada. Quanto forma: Versos livres; Liberdade na escolha de palavras; Sntese na linguagem, pargrafos curtos; Busca de uma linguagem brasileira; Pontuao relativa.

Quanto s idias: Nacionalismo; Ironia, humor, piada,Valorizao de temas ligados ao cotidiano; Urbanismo. Linguagem: impossvel ler Morte e Vida Severina sem recorrer com frequncia ao dicionrio. Joo Cabral usa uma linguagem culta e corrente, porm sem distanciar-se de seu universo: o nordeste brasileiro. Estilo de linguagem: Versos polimtricos; Destaque para o verso redondilho maior; Mescla de rimas toantes e consoantes; Linguagem seca, elptica e concisa; Humor negro. Por que Joo Cabral escreveu a obra: Morte e Vida Severina foi escrita entre 1954-55. Naquela ocasio, Maria Clara Machado, que dirigia o teatro Tablado, no Rio, pedira que Joo Cabral escrevesse algo sobre retirantes. O poeta escreveu, ento, um grupo de poemas dramticos, para "serem lidos em voz alta" e os dedicou a Rubem Braga e Fernando Sabino, "que tiveram a idia deste repertrio". A obra tem como subttulo "Auto de Natal pernambucano" e tem inspirao nos autos pastoris medievais ibricos, alm de espelhar-se na cultura popular nordestina.

ANLISE CONTOS FLUMINENSES

A obra Contos Fluminenses faz parte da primeira fase de Machado de Assis, que estava preso aos moldes estticos do Romantismo. Os contos machadianos considerados romnticos, apresentam uma caracterstica comum: os acontecimentos so narrados sem precipitao, entremeados de explicaes aos leitores por parte do narrador, cheios de consideraes sobre os comportamentos. Suas personagens no so to lineares como as dos maiores romnticos: elas tm comportamentos imprevistos, fazem maquinaes, no transparentes, so interesseiras.

O conto mais famoso "Miss Dollar". A maioria das narrativas, pela sua extenso, trama e estrutura, podem ser consideradas como novelas. O livro "Contos Fluminenses" do grande escritor brasileiro do sculo XIX Joaquim Maria Machado de Assis (18391908) recolhe sete magnficos contos desde autor maior da lngua portuguesa. Com sabor a short story . 1. Miss Dolar 2. Luis Soares 3. A Mulher de Preto 4. O Segredo de Augusta 5.Confisses de uma Viva Moa 6. Linha Reta e Linha Curva 7. Frei Simo

O tempo narrativo baseado na cronologia. O espao era o Rio de Janeiro da poca colonial. Foco narrativo predominante o de 3 pessoa, com narrador onisciente intruso. a voz narrativa se encarregar de caracterizar o perfil das personagens com sua ironia, sua imprevisibilidade e sua arrogncia ao se dirigir ao leitor. Estas so as marcas do escritor que nos indicam o caminho escolhido para tecer a crtica social. Por ora, vemos apenas o prenncio deste aprofundamento psicolgico, como nestes trechos em que o narrador apresenta Augusta e Vasconcelos: "Tinha Augusta trinta anos e Adelaide quinze; mas comparativamente a me parecia mais moa ainda que a filha. Conservava a mesma frescura dos quinze anos, e tinha de mais o que faltava a Adelaide, que era a conscincia da beleza e da mocidade; conscincia que seria louvvel se no tivesse como consequncia uma imensa e profunda vaidade. (...) As mos compridas e bem feitas pareciam criadas para os afagos de amor. Augusta dava melhor emprego s suas mos; calava-as de macia pelica." (Pg. 82) "Vasconcelos era um homem de quarenta anos, bem apessoado, dotado de um maravilhoso par de suas grisalhas, que lhe davam um ar de diplomata, coisa de que estava afastado umas boas cem lguas." "Possua uma boa fortuna e no trabalhava, isto , trabalhava muito na destruio da referida fortuna, obra em que sua mulher colaborava conscienciosamente." (Pg. 85)
"Ele (Gomes), Vasconcelos e Batista eram a trindade do prazer e da dissipao, ligada por uma indissolvel amizade." (Pg. 87)

ANLISE DO LIVRO INFNCIA

Publicado em 1945, Infncia uma autobiografia de Graciliano Ramos que prova ser possvel uma obra somar os elementos pessoais com os sociais. Em toda a narrativa de Infncia, a criana, Graciliano, passa por um processo de aprendizagem e amadurecimento interior, principalmente ao aprender lidar com as perdas e as dores. O momento de descoberta da leitura surge de forma mgica e prazerosa. O livro torna-se um objeto de desejo ao ser proibido, pois desperta curiosidade.

Em relao linguagem, o livro bem escrito, de fcil entendimento, com lirismo e regionalismos. Em Infncia as fronteiras entre o tecido ficcional e referencial se misturam na tessitura narrativa, pois o sujeito emprico recria o passado e procura dar-lhe sentido. O primeiro aspecto que chama a ateno a descrio de Graciliano como uma criana oprimida e humilhada, pois um ser fraco diante de adultos, mais fortes. Este um dos cernes de sua viso de mundo: a opresso. Quem tem poder, naturalmente massacra, sufoca. Outro ponto perturbado na relao familiar seu pai, que se mostra extremamente autoritrio, dspota e tirano em muitos momentos.

No entanto, sua salvao, ou pelo menos vlvula de escape, vai-se manifestar na literatura. Foco narrativo predominante de 1 pessoa Narrador personagem Os captulos so: nuvens, manh, vero, um cinturo, uma bebedeira, chegada vila, a vila, vida nova, padre Joo Incio, o fim do mundo, o inferno, o moleque Jos, um incndio, Jos da Luz, leitura, escola, D. Maria, o baro de macabas, meu av, cegueira, Chico Brabo, Jos Leonardo, minha irm natural, Antnio Vale, mudana, Adelaide, um enterro, um novo professor, um intervalo, os astrnomos, Samuel Smiles, o menino da mata e seu co Piloto, Fernando, Jernimo Barreto, Venta Romba, Mrio Venncio, Seu Ramiro, cidade infeliz e Laura.

You might also like