You are on page 1of 30

ARTRPODES

INSETOS, CRUSTCEOS, ARACNDEOS, QUILPODES E DIPLPODES

Caractersticas Gerais
Os artrpodes, o grupo mais numeroso de animais, renem mais de 1 milho de espcies catalogados. Eles vivem na gua ou em terra firme e so representados por insetos (piolhos, borboletas etc), crustceos (caranguejos, camares etc), aracndeos ( aranhas, escorpies etc), quilpodes (centopias etc), diplpodes (piolho-de-cobra etc) e outros grupos, de menor importncia.

Se voc observar atentamente as pernas dos artrpodes, ver que elas tm juntas ou articulaes. Da o nome artrpodes. uma palavra que vem do grego, onde arthron significa articulao e podos significa p. Artrpodes, portanto, o mesmo que ps articulados.

Os artrpodes so animais triblsticos, protostmios e celomados. So metamericamente segmentados, bilateralmente e simtricos, com o corpo organizado em cabea, trax e abdome ou cefalotrax e abdmen. Apresentam apndices ou patas articuladas e exoesqueleto quitinoso.

Possuem um esqueleto externo, denominado exoesqueleto. o que se chama de casca na lagosta, no siri, no camaro, no caranguejo, na barata etc. O exoesqueleto resistente e limita o crescimento do animal. Assim, o exoesqueleto velho e limitante trocado por um novo e folgado, que permite a continuidade do crescimento. Essa troca de exoesqueleto, que pode ocorrer vrias vezes durante a vida do animal, chamada de muda e ecdise. A maioria dos artrpodes passa por 4 a 7 mudas at atingir o estgio adulto.

Ecdises:

Sistema digestrio
Completo de boca a nus. Na boca encontramos os apndices bucais que variam de acordo com a alimentao. Os nutrientes so absorvidos pelas clulas das paredes intestinal e atingem o sangue, de onde se distribuem pelo corpo. Restos alimentares so eliminados pelo nus.

Hbitos alimentares
Os artrpodes dividem-se em: carnvoros, herbvoros e aqueles que comem matrias em decomposio. Eles capturam e ingerem seu alimento com a ajuda de apndices, que so diferentes para cada grupo de artrpodes.

As aranhas possuem quelceras, espcie de unhas com as quais injetam veneno para paralisar suas presas.

Os mosquitos possuem um aparelho para picar e chupar o sangue. As borboletas possuem um rgo que se enrola em forma de espiral, que lhes permite sugar o nctar das flores.

SISTEMA CIRCULATRIO
O sistema circulatrio dos artrpodes do tipo aberto ou lacunar. O corao encontrado na regio dorsal, que bombeia o sangue, ou hemolinfa, atravs das artrias. Estas se abrem em espaos entre os tecidos. Das lacunas a hemolinfa retorna ao corao atravs das veias. Alguns insetos apresentam coraes acessrios, para bombear o sangue para extremidades do corpo, particularmente para as asas.

SISTEMA RESPIRATRIO
O sistema respiratrio varia de acordo com o grupo de artrpodes, refletindo a adaptao aos diversos ambientes. - Branquial encontrado nos crustceos. - Traqueal encontrado basicamente nos insetos e alguns aracndeos. - Filotraqueal - adaptado as regies areas, encontrado nos aracndeos.

SISTEMA EXCRETOR
O sistema excretor varia de acordo com o grupo de artrpodes. - glndulas antenais ou verdes presente nos crustceos. Estas filtram a hemolinfa e dela remove as excrees, eliminando as atravs de um poro que se abre na base da antena. - Tbulos de Malpighi presentes nos insetos e em alguns aracndeos. Ocorre a filtrao do sangue e as secrees so conduzidas ao intestino e excretadas atravs das fezes. - Glndulas coxais presente nos aracndeos. Localizam se no cefalotrax e se abrem para o exterior atravs de poros localizados base das patas.

Metamorfose - mosquito da dengue:

2- larva

1- fase adulta

3- larva

MORFOLOGIA INTERNA GERAL

Caractersticas
Habitat Desenvolvimento Diviso do corpo Nmero de pernas Antenas Respirao Exemplos

Insecta (Insetos) Terrestre Direto ou indireto Cabea, trax e abdome 6

Crustcea (Crustceos) Aqutico Direto ou indireto Cefalotrax e abdome 10 ou mais

Arachnida (Aracndeos) Terrestre Direto (exceto carrapatos) Cefalotrax e abdome 8

Chilopoda (Quilpodes) Terrestre Direto

Diplopoda (Diplpodes) Terrestre Direto

Cabea e tronco Um par por segmento Um par Traqueal Lacraia

Cabea, trax e abdome


Dois pares por segmento

Um par Traqueal Barata, pulga, mosca

Dois pares Branquial Siri, lagosta, caranguejo

Ausente Pulmotraqueal Aranha, Carrapato, escorpio

Um par Traqueal Piolho-decobra

REPRESENTANTES
LACRAIA- QUILPODES

PIOLHO-DE-COBRA- Diplpode

Araneideos- aranhas

Aranhas de interesse mdico:


indolor e s aps 12 a 14 horas surge edema(inchao), eritema(vermelho), dor local em queimao com ou sem prurido(coceira), podendo surgir bolha e necrose (morte do tecido). Edema de mos, face, ps, longe do local da picada, boca seca, urina escura, oligria (pouca urina), sonolncia e mal estar so sinais de gravidade.

Aranha-marrom

O fato destas aranhas ficarem escondidas nos calados, roupas e cama facilita o acidente, que indolor e s aps 12 a 14 horas surge

3 dias...

4 dias...

5 dias...

6 dias...

10 dias aps a picada...

Tratamento: O tratamento baseado na gravidade da leso, que por sua vez avaliado conforme os seguintes critrios: no aspecto da leso, local do corpo onde ocorreu, tempo de evoluo entre o acidente e o atendimento, identificao da aranha marrom, idade do paciente, presena de doenas associadas e sintomas presentes.

Aranha de Jardim ou Tarntula (Lycosa)

dor no local da picada semelhante picada de uma abelha

sensao de inchao dos lbios e garganta


vermelhido Frequncia cardaca acelerada

Caranguejeira

Viva-negra

A aranha viva negra possui um veneno que ao picar uma pessoa ou outro animal pode ser fatal. A vtima da picada pode sentir dores musculares, cibras e distrbios nervosos.

Armadeira
A picada resulta em dor violenta no local que se irradia pela regio atingida. A vtima apresenta tonturas, queda de presso, vmito, suor intenso e espasmos.

Escorpionideos- escorpies

Acarinos- caros e carrapatos

Insetos- principais ordens


Ordem Thysanura traa
- Ordem Odonata - Exemplo: as liblulas. - Ordem Blattodea - Exemplo: as baratas. - Ordem Isoptera Exemplo: os cupins. - Ordem Orthoptera Exemplo: gafanhotos e grilos. - Ordem Phasmida Exemplo: os bichos-pau.

- Ordem Phthiraptera Exemplo: os piolhos.

- Ordem Heteroptera Exemplo: so os percevejos-domato e barbeiros.

- Ordem Homptera Exemplo: as cigarras, pulges e cigarrinhas.

- Ordem Coleptera Exemplo: os besouros, joaninhas e carunchos.

- Ordem Hymenoptera Exemplo: so as abelhas e formigas. - Ordem Dptera Exemplo: so as moscas e mosquitos. - Ordem Siphonaptera Exemplo: a pulga e o bicho-do-p. - Ordem Lepidptera Exemplo: so as borboletas e mariposas.

You might also like