You are on page 1of 19

INTRODUO V.1 POR T.A.V. DA SILVA EM 08.01.

2012

Computador
Computador uma mquina capaz de variados tipos de tratamento automtico de informaes ou processamento de dados. Um computador pode prover-se de inmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, clculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens grficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.

Introduo v.1 por T.A.V. da Silva em 08.01.2012

As primeiras mquinas de computar


John Napier (1550-1617), escocs inventor dos logaritmos, tambm inventou os ossos de Napier, que eram tabelas de multiplicao gravadas em basto, o que evitava a memorizao da tabuada, sendo capaz de somar, subtrair, multiplicar e dividir. Essa mquina foi perdida durante a guerra dos trinta anos, recentemente foi encontrada alguma documentao sobre ela. Durante muitos anos nada se soube sobre essa mquina, por isso, atribua-se a Blaise Pascal (1623-1662) a construo da primeira mquina calculadora, que fazia apenas somas e subtraes. A mquina Pascal foi criada com objetivo de ajudar seu pai a computar os impostos em Rouen, Frana.

Introduo v.1 por T.A.V. da Silva em 08.01.2012

Hardware e Software
O hardware a parte fsica do computador, ou seja, o conjunto de componentes eletrnicos, circuitos integrados e placas. Em complemento ao hardware, o software a parte lgica, ou seja, o conjunto de instrues e dados processado pelos circuitos eletrnicos do hardware o que transforma o computador em algo til para o ser humano.

Introduo v.1 por T.A.V. da Silva em 08.01.2012

Historia, Arquitetura de hardware


Mesmo que a tecnologia utilizada nos computadores digitais tenha mudado dramaticamente desde os primeiros computadores da dcada de 1940, quase todos os computadores atuais ainda utilizam a arquitetura de von Neumann proposta por John von Neumann. Os computadores possuem quatro sesses principais, a unidade lgica e aritmtica, a unidade de controle, a memria e os dispositivos de entrada e sada. Essas partes so interconectadas por barramentos. A unidade lgica e aritmtica, a unidade de controle, os registradores e a parte bsica de entrada e sada so conhecidos como a CPU.
Introduo v.1 por T.A.V. da Silva em 08.01.2012

Unidade lgica e aritmtica


A unidade lgica e aritmtica (ULA) ou em ingls Arithmetic Logic Unit (ALU) a unidade do processador (Central Processing Unit, ou simplesmente CPU), que realmente executa as operaes aritmticas e lgicas referenciadas pelos opcodes. na verdade, uma "grande calculadora eletrnica" do tipo desenvolvido durante a II Guerra Mundial, e sua tecnologia j estava disponvel quando os primeiros computadores modernos foram construdos.

Introduo v.1 por T.A.V. da Silva em 08.01.2012

Unidade de controle
Unidade de Controle (UC), responsvel por gerar todos os sinais que controlam as operaes no exterior do CPU. A unidade de controle executa trs aes bsicas intrnsecas e prprogramadas pelo prprio fabricante do processador, so elas:
busca (fetch): Comando que carrega o registo de instruo da CPU; Decodificao: Ao de transcrio, interpretao ou traduo de um cdigo; Execuo: Ao de processar/rodar as transcrio decodificadas.

Introduo v.1 por T.A.V. da Silva em 08.01.2012

Memria
Em informtica, memria so todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente. Memria um termo genrico para designar componentes de um sistema capazes de armazenar dados e programas. Basicamente so dois tipos de memrias que existem:
Memria principal: tambm chamadas de memria real, so memrias que o processador pode enderear diretamente, sem as quais o computador no pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundrias, mas a sua funo principal a de conter a informao necessria para o processador num determinado momento. Nesta categoria insere-se a memria RAM (Memria voltil de acesso aleatrio um tipo de memria que permite a leitura e a escrita)

Introduo v.1 por T.A.V. da Silva em 08.01.2012

Memria
Memria secundria: memrias chamadas de memrias de armazenamento em massa , para armazenamento permanente de dados. No podem ser endereadas diretamente, a informao precisa ser carregada em memria principal antes de poder ser tratada pelo processador. Nesta categoria inserese os discos rgidos e uma srie de discos ticos como CDs, DVDs e Blu-Rays, disquetes e fitas magnticas.

Introduo v.1 por T.A.V. da Silva em 08.01.2012

Dispositivos de entrada
Dispositivo de entrada so dispositivos que fornecem dados para operaes em um programa de computador, tambm chamados de unidades de entrada Dizendo de outra forma, um dispositivo de entrada permite a comunicao no sentido do utilizador para o computador. So todos os dispositivos que fornecem informao ao computador, permite a comunicao do usurio com o computador.
Exemplos: Teclado, mouse, caneta tica, scanner, cmara fotogrfica/de vdeo, entre outros

Introduo v.1 por T.A.V. da Silva em 08.01.2012

Dispositivo de sada
Dispositivo de sada so dispositivos que exibem dados e informaes processadas pelo computador, tambm chamados de unidades de sada . Dizendo de outra forma, um dispositivo de sada permitem a comunicao no sentido do computador para o utilizador.
Exemplos: projetor de vdeo, impressora e monitor

Introduo v.1 por T.A.V. da Silva em 08.01.2012

Dispositivo de entrada/sada
Dispositivo de entrada/sada so dispositivos que fornecem e exibem dados para operaes em um programa de computador, tambm chamados de unidades de E/S. Dizendo de outra forma, um dispositivo de entrada/sada permite a comunicao no sentido do utilizador para o computador e computador para o utilizador.
Exemplos: disco rgido, disco flexvel ou disquete, monitor sensvel a toques, pendrive, joystick vibratrio.

Introduo v.1 por T.A.V. da Silva em 08.01.2012

Explorando computador pessoal


01- Monitor; 02- Placa-Me; 03- Processador; 04- Memria RAM; 05- Placas de Rede, Placas de Som, Vdeo, Fax...; 06- Fonte de Energia; 07- Leitor de CDs e/ou DVDs; 08- Disco Rgido (HD); 09- Mouse (Rato); 10- Teclado.

Introduo v.1 por T.A.V. da Silva em 08.01.2012

Teclado
O teclado de computador um tipo de perifrico utilizado pelo usurio para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras, nmeros, smbolos e outras funes, baseado no modelo de teclado das antigas mquinas de escrever. O nmero de teclas em um teclado padro varia de 101 a 104 teclas, entretanto, considerando-se teclas de atalho e outros recursos, comum encontrar teclados de at 130 teclas. Tambm h variantes compactas com menos de 90 teclas, geralmente encontradas em laptops e em computadores de mesa compactos. Os arranjos mais comuns em pases ocidentais se baseiam no padro QWERTY e variantes prximas, como o plano de AZERTY francs.
Introduo v.1 por T.A.V. da Silva em 08.01.2012

Teclado QWERTY

Introduo v.1 por T.A.V. da Silva em 08.01.2012

Teclado AZERY

Introduo v.1 por T.A.V. da Silva em 08.01.2012

Mouse
O mouse de computador um perifrico de entrada que, historicamente, se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface grfica. O mouse funciona como um apontador sobre o tela do computador e disponibiliza normalmente quatro tipos de operaes: movimento, clique, duplo clique e arrastar e largar (drag and drop). Existem modelos com um, dois, trs ou mais botes cuja funcionalidade depende do ambiente de trabalho e do programa que est a ser utilizado. Claramente, o boto esquerdo o mais utilizado.
Introduo v.1 por T.A.V. da Silva em 08.01.2012

Sistema operacional
Um computador sempre precisa de no mnimo um programa em execuo por todo o tempo para operar. Tipicamente este programa o sistema operacional (ou sistema operativo), que determina quais programas vo executar, quando, e que recursos (como memria e E / S) ele poder utilizar. Existem vrios sistemas operativos; entre eles, os mais utilizados no dia a dia, normalmente utilizados em computadores domsticos, so o Windows, Linux e Mac OS X. Um sistema operacional possui as seguintes funes:
Gerenciamento de processos; Gerenciamento de memria; Gerenciamento de sistema de arquivos; Gerenciamento de entrada e sada de dados.

Introduo v.1 por T.A.V. da Silva em 08.01.2012

Os sistemas operacionais mais utilizados no Mundo


Nome Fundao/ Empresa Ano de lanamento 1993 2001 Verso mais recente Windows 7 Mac OS X v10.7 "Lion" Linux Kernel 3.0.4 Percentagem Utilizadores

Windows Mac OS X

Microsoft

88.90% 5.54%

400 milhes 22,5 milhes

Apple Linux Foundation

Linux

1991

2,13%

8,5 milhes

Introduo v.1 por T.A.V. da Silva em 08.01.2012

You might also like