You are on page 1of 36

02.

Fluxos de energia e materiais atravs de ecossistemas


Objetivos 1. Identificar as principais fontes de energia e mostrar seu fluxo atravs de uma floresta; 2. Enunciar as leis da energia e ilustra-lhas com exemplos; 3. Lembrar as unidades de energia: kilocaloria e Joule; 4. Mostrar os principais reagentes e produtos da fotossntese, e do consumo orgnico; 5. Traar os ciclos de fsforo e nitrognio no ecossistema; 6. Acompanhar o fluxo de gua no ecossistema florestal; 7. Diagramar um ecossistema florestal que inclua as fontes e os fluxos de energia, fsforo, nitrognio, gua, oxignio e dixido de carbono.

Modelo mais detalhado do sistema florestal.


No Captulo 1 examinamos um modelo muito simples de ecossistema florestal e fizemos uma introduo dos smbolos para diagramar as partes e os processos. Neste captulo usaremos o mesmo modelo, detalhando o armazenamento e os fluxos dos resduos, nutrientes, dixido de carbono e oxignio.

Modelo mais detalhado da florestal 2.


Para sobreviver, um ecossistema necessita de um abastecimento contnuo de materiais essenciais. Estes podem vir de fora do sistema e/ou da reciclagem dos materiais. Um diagrama do sistema pode ser usado para mostrar as fontes e fluxos, dos materiais mais importantes e a energia. Um diagrama pode mostrar as fontes e fluxos de cada tipo de material por separado.

Fotossntese.

Pode-se resumir o processo da fotossntese pelas plantas verdes da seguinte maneira:

gua + Dixido de carbono + Nutrientes

Material orgnico + Oxignio .

Consumo
O processo de respirao ou consumo orgnico pelos consumidores (que pode incluir o fogo da floresta e o consumo industrial de combustveis) ocorre em direo contrria:

Material orgnico + Oxignio.

gua + Dixido de carbono + Nutrientes

Modelo de Produo e Consumo na floresta

Figura 2.1. Processo P-R de uma floresta


Os smbolos representam um ecossistema trabalhando. As diversas plantas verdes utilizam a energia do sol, gua e nutrientes do solo e dixido de carbono do ar para produzir matria orgnica. Parte da matria orgnica alimento de insetos quando ainda est verde, parte consumida por micrbios (organismos microscpicos) logo que cai ao solo, parte se queima nos incndios. Os consumidores usam oxignio do ar e liberam nutrientes, dixido de carbono e um pouco de gua como subprodutos.

Comentrios sobre o modelo.

O vento uma fonte externa que renova a atmosfera, de oxignio e dixido de carbono. Quando o vento sopra atravs da floresta, leva consigo qualquer excesso de dixido de carbono acumulado pelos consumidores. Os nmeros nos caminhos esto em E6 joules por metro quadrado de floresta por ano.

Sistema em equilbrio.
Depois de alguns anos, o ecossistema florestal pode entrar em equilbrio. A gua flui para dentro e para fora do ecossistema; os nutrientes se movem desde o solo at aos organismos vivos e voltam a ele novamente. Organismos crescem, morrem se decompem e seus nutrientes retornam ao sistema. Se os depsitos permanecem constantes, com os fluxos de entrada iguais aos de sada, se diz que o ecossistema est em estado de equilbrio.

Quantificao dos fluxos de energia.


A energia necessria em todos os processos. A quantidade de energia pode ser medida pelo calor liberado. Existem duas unidades usadas para medir energia: A caloria a quantidade de calor necessria para elevar a temperatura de um grama de gua em um grau na escala Celsius (grau centgrado). Uma kilocaloria so mil calorias. Um corpo humano libera cerca de 2500 kilocalorias por dia, energia proporcionada pelos alimentos consumidos.

Joule.
Por acordos internacionais, uma unidade de energia diferente se est utilizando com maior freqncia, o Joule (J). Uma kilocaloria equivalente 4186,8 Joules.

Fluxo das energias.


A energia necessria para todos os processos em um ecossistema. A floresta usa a energia do sol (energia solar) e pequenas quantidades de outras fontes. As fontes energticas, depsitos e fluxos em um ecossistema florestal esto marcadas no diagrama da floresta na Figura 2.1. (as quantidades esto em Joules).

Notao adotada.
O diagrama inclui alguns nmeros bastante grandes, com muitos zeros, os quais podem representar-se como o produto da parte inicial do nmero multiplicado por 10 para cada zero. Por exemplo: 627000 se representa como 627 .103 ou 6,27 .105 Pode se usar o formato de programas de computao: 6.27 E5 onde E5 (5 exponencial) significa multiplicar 10*5. Isto o mesmo que adicionar 5 zeros. Esta ltima notao usada na Figura 2.1 para indicar o fluxo de joules. Quando usamos a notao computacional usamos ponto em vez de virgula para separar inteiros de decimais.

Valores nos caminhos do diagrama.


Uma boa maneira de ver como os materiais, energia ou dinheiro fluem dentro de um sistema, escrever seus valores nos caminhos do diagrama. Por exemplo, os nmeros nas linhas de fluxo na Figura 2.1 so as razes de energia por ano. Na Figura 2.3 os nmeros so gramas de fsforo fluindo pelo sistema, por metro quadrado por ano. s vezes til mostrar as quantidades mdias dos depsitos. Por exemplo, o valor mdio de fsforo no depsito de biomassa de 10 gramas por metro quadrado por ano.

As leis da energia.
O diagrama energtico da floresta ilustra duas leis fundamentais: A primeira a Lei da Conservao de Energia que declara que a energia no pode ser criada nem destruda. Em nosso caso, significa que a energia que flui para dentro de um sistema igual energia adicionada ao depsito mais aquela que flui para fora do sistema. Quando os depsitos no mudam, a soma das entradas igual soma das sadas de energia: os joules de energia que entram no sistema das fontes externas, so iguais aos joules de energia que se dispersam pelo sumidouro.

As leis da energia.
A segunda lei, a Lei da Disperso de Energia. Esta lei declara que a disponibilidade para que a energia realize algum trabalho se esgota devido sua tendncia disperso (ou degradao). A energia tambm se dispersa dos depsitos de energia. Quando apresentamos o smbolo do sumidouro de calor no ltimo captulo, dissemos que os sumidouros de calor eram necessrios para todos os processos e depsitos. .

As leis da energia.
Os sumidouros de calor existem devido a segunda lei. Observe os fluxos de energia no diagrama da floresta (Figura 2.1), veja que os joules de energia que fluem pelo sumidouro de calor no esto disponveis para realizar mais trabalho no sistema porque a energia se encontra desagregada (demasiado dispersa). A energia que se dispersa energia que foi utilizada, no energia desperdiada. Sua sada do sistema parte inerente e necessria de todos os processos, biolgicos ou qualquer outro tipo.

O CICLO DE GUA NA FLORESTA.


A planta absorve uma grande quantidade de gua pelas razes, a conduze atravs dos troncos para as folhas e finalmente a expulsa nos poros microscpicos nas folhas em forma de vapor. Esta sada de gua se chama transpirao. A quantidade de gua transpirada muito maior que a pequena quantidade de gua usada na fotossntese. Parte da gua da chuva muda de estado antes de alcanar o solo, a evaporao. A soma da transpirao e da evaporao chamada evapotranspirao.

O CICLO DE GUA NA FLORESTA.

O CICLO DE GUA NA FLORESTA.

A Figura 2.2 mostra os fluxos e depsitos de gua em um metro quadrado de um ecossistema florestal. Pouca gua armazenada (em depsito) comparada com a quantidade que flui atravs de todos sistemas (chuva, lixiviao e transpirao). A Figura 2.2 a parte da gua da Figura 2.1.

O CICLO DO FSFORO.
Substncias qumicas (nutrientes) so tambm necessrias para os depsitos e processos de um ecossistema. Um dos nutrientes mais importantes para a construo de organismos o fsforo. Geralmente o fsforo mais escasso que outros nutrientes, tais como o nitrognio e o potssio. Se o sistema florestal no reciclasse o fsforo, este poderia ficar to escasso, que limitaria o crescimento das plantas da floresta.

O CICLO DO FSFORO.
Fluxos e depsitos que contm nutrientes ricos em fsforo esto includos na Figura 2.1. A entrada e a reciclagem do fsforo pode mostrar-se por separado retirando do diagrama os itens que no contm fsforo. Na Figura 2.3 se mostram os caminhos e depsitos restantes como o diagrama do ciclo do fsforo.

O CICLO DO FSFORO.

O CICLO DO FSFORO.
Fluxos e depsitos que contm nutrientes ricos em fsforo esto includos na Figura 2.1. A entrada e a reciclagem do fsforo pode mostrar-se por separado retirando do diagrama os tens que no contm fsforo. Na Figura 2.3 se mostram os caminhos e depsitos restantes como o diagrama do ciclo do fsforo.

O CICLO DO FSFORO.
O diagrama mostra a chuva e as rochas como fontes externas de fsforo. O fsforo est presente como fosfatos inorgnicos que as plantas usam para produzir compostos orgnicos necessrios para a vida. O fsforo nestes compostos, participa da biomassa que regressa a formas inorgnicas mediante os consumidores, quando eles usam a biomassa como alimento.

O CICLO DO FSFORO.
O fsforo inorgnico liberado se torna parte do depsito de nutrientes no solo. Assim, o fsforo se move em um ciclo como mostra a Figura 2.3. Parte flui para fora do sistema com as guas que saem pela superfcie do solo ou percola para o lenol fretico. O fsforo no tem fase gasosa em seu ciclo. .

O CICLO DO NITROGNIO.
O elemento qumico nitrognio essencial para todas as formas de vida e seus produtos. um dos elementos necessrios para fazer protenas (msculos em carnes, nervos, cabelos, tendes, pele, penas, seda, leite, queijo, sementes e nozes, enzimas), e estruturas genticas.

O CICLO DO NITROGNIO.
78% do ar composto por gs nitrognio, mas a maioria dos organismos no podem utiliz-lo nesta forma. O nitrognio em seu estado gasoso pode converter-se em formas utilizveis (nitratos, nitritos, e amnia) por processos especiais que necessitam de energia. A energia nos relmpagos converte o nitrognio em nitratos na chuva. Os processos industriais usam combustveis para converter o gs nitrognio para fertilizantes nitrogenados para fazendas.

O CICLO DO NITROGNIO.
As plantas, algas e bactrias que podem fazer isto so chamadas fixadoras de nitrognio. Algumas plantas e rvores possuem ndulos que fixam o nitrognio usando acar que transportado desde as folhas como fonte de energia. As algas azul-esverdeadas podem fixar o nitrognio usando a luz solar. Algumas bactrias podem fixar o nitrognio usando matria orgnica como fonte de energia.

O CICLO DO NITROGNIO.

O CICLO DO NITROGNIO.
A Figura 2.4 mostra o ciclo do nitrognio nos ecossistemas. Iniciando pelos organismos fixadores de nitrognio, o nitrognio passa s plantas, e logo para os animais, seguindo a cadeia alimentar. Nas plantas e nos animais, o nitrognio se encontra em forma de compostos orgnicos como as protenas. O nitrognio retorna para o solo e a gua em forma de dejetos animais e pela decomposio de plantas e animais.

OUTROS CICLOS.
Diagramas parecidos podem ser desenhados para cada substncia qumica utilizada nos processos de produo e consumo, tais como o carbono e o oxignio. Em resumo, os diagramas simblicos so uma forma de representar os fluxos dentro dos ecossistemas incluindo energia, gua, e fsforo. O diagrama, com todos seus componentes, mostra como a energia e os materiais interatuam para formar um nico sistema.

QUESTES
Defina biomassa, fixador de nitrognio, nutrientes, transpirao, kilocaloria, joule, estado de equilbrio, micrbios Mencione trs funes importantes do vento no ecossistema florestal. Mencione duas fontes de energia (alm da energia solar) no ecossistema florestal. Mencione dois consumidores no ecossistema florestal.

QUESTES
3. Diga a diferena entre evaporao e transpirao. 4. Explique por que o fsforo importante no ecossistema florestal. 5. Use a Figura 2.1 para explicar a Lei de Disperso de Energia. 6. O que so as leis de energia? 7. Escreva a equao de produo da fotossntese e a de consumo orgnico.

QUESTES
8. Explique 'fixao de nitrognio' e 'desnitrificao'. 9. Na Figura 2.1, que porcentagem de energia incidente dispersada pelo sumidouro?

O CICLO DO NITROGNIO.
Vrias substncias de dejetos que contm nitrognio, como a uria na urina, so convertidas por bactria em amnia, nitritos e nitratos; estes so usados novamente pelas plantas para fechar o ciclo. Alguns micrbios devolvem o nitrognio atmosfera como gs nitrognio. Isto se chama desnitrificao.

You might also like