You are on page 1of 4

BLEVE ou "Bola de Fogo" uma combinao de incndio e exploso, com uma emisso intensa de calor radiante, em um intervalo de tempo

o muito pequeno. O fenmeno pode ocorrer, por exemplo, em um tanque no qual um gs liquefeito mantido abaixo de seu ponto de ebulio atmosfrico. Se houver um vazamento instantneo de um vaso de presso, por exemplo, devido a uma falha estrutural, todo, ou a maior parte de seu contedo, expelido sob a forma de uma mistura turbulenta de gs e lquido, que se expande rapidamente, dispersando-se no ar sob a forma de nuvem. A ignio dessa nuvem gera a "Bola de Fogo", que pode causar danos materiais e queimaduras a centenas de metros de distncia, dependendo da quantidade de gs liquefeito envolvida.

a) Limitao da presso se for nico meio preventivo, esta deve ser reduzida presso atmosfrica ou aproximadamente a ela, antes que o recipiente sofra um dano total. Esse processo conhecido como Blowdown. Tanques e cilindros de armazenamento e transporte tem proteo contra excesso de presso atravs de aberturas e dispositivos de segurana de alvio, que so projetados para descarregar o vapor produzido pelo lquido em evaporao. Seus desempenhos satisfatrios, entretanto, no impediro o super aquecimento do recipiente e sua quebra. Este um aspecto vital, e freqentemente mal visto, do perigo de Bleve; b) Limitao da temperatura do recipiente efetuado por meio dos equipamentos de proteo contra incndio, resfriamento do recipiente (aplicao de gua) e isolamento do mesmo. Este mtodo aplicvel apenas para Bleves causados por fogo, porque a gua uma fonte de calor quando aplicada a qualquer produto ou material numa temperatura mais baixa (ex: criognicos). A limitao da temperatura do recipiente por isolamento obtida pela utilizao de tanques enterrados ou semienterrados, ou por ignifugao do tanque. Com isolamento trmico, o tempo entre o incio da exposio do fogo e Bleve varia consideravelmente; c) Limitao contra impacto aplicvel para recipientes de gases liqefeitos, j que recipientes de lquidos no tem tendncia a Bleves causados por impacto. No caso de recipientes para gases criognicos so resistentes aos Bleves causados por impacto, devido ao efeito protetor do isolamento, aos nveis menores de presso e durabilidade dos metais usados. Tcnicas de preveno contra impactos so adotadas, como: reforo das paredes do reservatrio, emprego de ligas dcteis e elsticas e proteo do veculo ou do reservatrio.

vlvulas de segurana, discos de ruptura, trelias metlicas e adio de ncleos. Outras medidas podem ser adotadas para proteger um vaso sob presso contra o fogo: a inclinao do terreno - onde a base na qual o vaso fica deve ser inclinada e isolada, de forma que nenhum derrame seja acumulado (inclinado de 0,3 a 1,20 metros); a rea de coleta deve estar to distante dos tanques e com tal rea superficial, que as chamas na rea no atinjam o tanque. c) permanecer a uma distncia adequada da fonte de incndio; utilizar equipamentos fixos do tipo canho e no manuais; usar roupas de proteo e manter na rea somente o pessoal essencial; d) proteger (resfriar) todos os recipientes, em um raio de 15 m, considerados como expostos ao incndio. Aqueles recipientes localizados fora da rea de risco no precisam ser resfriados. A aplicao de gua para resfriamento em recipientes com isolamento trmico ou com proteo contra incndio (fireproofing) tambm necessria, apesar do tempo ser um pouco maior (recipientes isolados: 90 minutos; recipientes fireproofed: 25 minutos)para a sua fragilizao; e) providenciar o suprimento de gua, em quantidade suficiente, para resfriamento, combate ao incndio e para proteo pessoal, pois a ao de combate pode durar vrias horas; f) garantir a direo correta da gua no combate ao incndio fundamental, apesar de operao muito perigosa e s deve ser realizada em ltimo caso sujeito a este perigo. A preparao, o treinamento prvio, a divulgao de informaes, os cursos sobre o assunto, a realizao de simulados (com integrantes do PAM - Plano de Auxlio

Mtuo) so importantes para a preparao de possvel sinistro com possibilidade de Bleve.

g) adotar procedimentos especficos e claros sobre as tcnicas de combate. A coordenao da operao deve ser eficiente e buscar auxlio de outras entidades (Defesa Civil,integrantes do PAM, Auxlio Mdico) . A operao deve ser bem coordenada; h) efetuar o fechamento de vlvulas ou operao para fechar os buracos nos recipientes somente aps o estabelecimento efetivo do resfriamento do recipiente ou esfera. Esta operao muito perigosa e s deve ser realizada em ltimo caso; i) efetuar a aproximao junto ao recipiente sempre que possvel pela sua lateral e levando em considerao a velocidade do vento e a fumaa (muitas vezes txica); j) qualquer equipamento utilizado no combate ao incndio expe o usurio a grande perigo,portanto, apenas o pessoal essencial operao deve permanecer na rea de combate; k) determinar as reas seguras e distantes do acidente para garantir a proteo das pessoas retiradas das edificaes. A rea de acomodao para as pessoas retiradas das edificaes dever estar localizada 1000 metros do acidente; l) um plano de emergncia para este tipo de incidente deve prever o mximo de apoio. reas seguras devem ser estabelecidas para garantir proteo, controle e preparao da brigada para o combate. O Bleve um dos grande perigos das Indstrias Qumicas que estocam ou transportam lquidos e gases inflamveis, notadamente quando estes se encontram sob presso e sua temperatura acima do seu ponto de ebulio presso atmosfrica ( Ex.: armazenamento de GLP, Propeno em esferas ou tanques cilndricos horizontais, seu transporte rodovirio ou ferrovirio, etc). um evento no muito freqente, porm com efeitos catastrficos, o qual,exige uma ateno muito especial durante a concepo e explorao do recipiente sujeito a este perigo. A preparao, o treinamento prvio, a divulgao de informaes, os cursos sobre o assunto, a realizao de simulados (com integrantes do PAM - Plano de Auxlio Mtuo) so importantes para a preparao de possvel sinistro com possibilidade de Bleve.

You might also like