You are on page 1of 59

REDE DE COMPUTADORES

PROF. RENATA S.S. TOLENTINO 2012

INTRODUO


CONCEITO No sentido mais bsico, uma rede so dois ou mais computadores que compartilham informaes. (SCRIMGER, et all 2002). Variam em tamanho de apenas alguns clientes at milhes deles.  Um cliente um requisitante na rede e tambm um n.  Um n qualquer dispositivo na rede que tenha uma interface (placa) de rede e que esteja ativo. (SCRIMGER, et all 2002).

Alguns dispositivos de rede somente respondem s requisies dos clientes como impressoras, roteadores, switches, etc. (SCRIMGER, et all 2002). Todos os clientes ou ns (dispositivos) de uma rede devem utilizar o mesmo protocolo ou os mesmos protocolos para trocar informaes. (SCRIMGER, et all 2002).

Uma rede de computadores formada por um conjunto de mdulos processveis capazes de trocar informaes e compartilhar recursos, interligados por um sistema de comunicao. Um sistema de comunicao vai se construir de um arranjo topolgico interligando os vrios mdulos processadores atravs de enlaces fsicos (meios de transmisso) e de um conjunto de regras com o fim de organizar a comunicao (protocolos).

OBJETIVOS E VANTAGENS DE IMPLEMENTAO




Compartilhamento de dados (arquivos, e-mails, agenda de compromissos, mensagens instantneas, videoconferncia etc.); Compartilhamento de recursos (impressoras, conexo com a Internet etc); Administrao centralizada.

HISTRICO


Cada um dos ltimos sculos foi dominado por uma nica tecnologia: O sculo XVIII foi a poca dos grandes sistemas mecnicos, caracterstica da Revoluo Industrial. O sculo XIX foi a era das mquinas a vapor. O sculo XX foi marcado por conquistas tecnolgicas no campo da Informao.  Encontramos as redes de telefonia, a inveno do rdio e da televiso, o nascimento e o crescimento sem precedentes da indstria de computadores e o lanamento dos satlites de comunicao.

A indstria de informtica jovem quando comparada a outros setores (como, por exemplo, o de automveis e o de transportes areos), e sua atualizao constante. Nas duas primeiras dcadas de sua existncia, os sistemas operacionais eram acondicionados, geralmente, em prdios. Uma empresa de mdio porte ou uma universidade contava apenas com um ou dois computadores, enquanto as grandes instituies tinham no mximo algumas dezenas. Era fico cientfica a idia de que em apenas 20 anos, haveria milhes de computadores igualmente avanados.

A fuso dos computadores e das comunicaes teve uma profunda influncia na forma como os sistemas computacionais eram organizados. Estava ultrapassado o conceito de centro de computadores, com uma sala para onde os usurios levavam os programas a serem processados. O velho modelo de um computador atendendo a todas s necessidades computacionais da organizao foi substitudo pelas chamadas redes de computadores, nas quais os trabalhos so realizados por uma srie de computadores interconectados.

A primeira rede de computadores




A rede Aloha era uma rede de radiodifuso via satlite, que comeou a operar em 1970. Seu propsito era interligar o centro de computao, pertencente Universidade Hava, em Honolulu, a terminais espalhados por todas as ilhas do grupo. Seu estudo importante uma vez que de seu protocolo resultou grande parte dos protocolos de acesso baseado em conteno. No existia uma ordem de acesso e nada impedia que dois ns transmitissem simultaneamente provocando uma coliso e retransmisso da mensagem. A estratgia de controle de conteno dependia da habilidade que uma estao tinha de deteco de coliso e retransmisso da mensagem.

Primeira LAN(Local area network)




Uma das primeiras redes locais a serem desenvolvidas foi a DCS (Distributed Computing System) da Universidade da Califria, USA, em 1971 e 1972. Nos anos seguintes diversos projetos de redes locais estavam em andamento. Um dos projetos mais importantes foi o desenvolvido pelo centro de pesquisas da Xerox na Califrnia. Essa rede chamada Ethernet tinha como objetivo ser um sistema de comunicao de baixo custo para interligar computadores e evitar problemas de confiabilidade existentes em sistemas multiusurios atravs do processamento distribudo.

PARMETROS A SE LEVAR EM CONSIDERAO NA AVALIAO DO CUSTO / BENFCIO DE UMA REDE




Custo: refere-se a relao custo / benefcio da montagem e manuteno da rede. O custo de uma rede dividido: custo das estaes de processamento, custo das interfaces com o meio de comunicao e o prprio custo com o meio de comunicao; Desempenho: refere-se ao tempo de resposta, grau de colises e ao nvel de trfego na rede. Modularidade: capacidade de crescimento das redes de computadores de forma organizada e padronizada. Compatibilidade: refere-se capacidade de se poder utilizar componentes de vrios fabricantes na composio da rede, sem que isto afete o desempenho nem inviabilize o projeto.

PARMETROS A SE LEVAR EM CONSIDERAO NA AVALIAO DO CUSTO / BENFCIO DE UMA REDE




Confiabilidade: pode ser avaliada em termos de tempo mdio entre falhas, tolerncia a falhas, degradao amena, tempo de reconfigurao aps falhas e tempo mdio de reparo. Sensibilidade tecnolgica: capacidade de suportar todas as aplicaes para a qual foi dedicada, mais aquelas que o futuro possa requerer, incluindo transmisso de vdeo, voz, interconexes com outras redes etc.

TIPOS DE REDES DE COMPUTADORES As redes de computadores podem ser classificadas de diversas formas.


Quanto Abrangncia redes podem ser classificadas de acordo com o tamanho da rea geogrfica que elas abrangem. As classificaes mais comuns so:


LAN (Local Area Network): mais conhecida como rede local, o tipo mais comum de rede, abrangendo o espao de uma sala, escritrio ou mesmo um prdio inteiro. A arquitetura mais popular deste tipo de rede chama-se Ethernet ou IEEE 802.3. WLAN (Wireless Local Area Network) idem anterior, porm sem o uso de cabos, usando transmisses em radiofrequncia. A arquitetura mais popular deste tipo de rede chama-se Wi-Fi ou IEEE 802.11. CAN (Campus Area Network) tambm chamada de rede de campos, uma rede maior que a rede local, com abrangncia de mais de um prdio e m outras palavras, composta de pelo menos duas redes locais interligadas. As redes de Universidades, hospitais e de grandes empresas normalmente caem nesta classificao.

VLAN (Virtual Local Area Network) podemos configurar uma rede para que determinadas mquinas passem a fazer parte de uma mesma rede local , mesmo que elas estejam fisicamente distantes uma da outra, para que possa ter acesso aos mesmos recursos MAN (Metropolitan Area Network) as redes metropolitanas so redes maiores que as LANs e CANs e que cobrem uma rea geogrfica que pode ultrapassar o limite das cidades. Elas interconectam LANs normalmente localizadas em cidades dentro de um mesmo estado ou de estados limtrofes. WAN (Wide Area Network) tambm chamada de rede de longa distncia, abrange uma rea maior do que apenas uma cidade. A Internet o melhor exemplo de uma WAN, muito embora alguns autores tenham criado uma categoria especfica para ela: GAN (Global Area Network ou rede global).

Alguns termos importantes:  Internet: a rede mundial de computadores.  Intranet: uma rede privada que usa o mesmo modelo da Internet para o acesso aos dados. Por exemplo, voc acessa e manipula dados da empresa usando o seu navegador web em um site interno da empresa, que est disponvel apenas dentro da empresa.  Extranet: uma intranet que permite acesso remoto, isto , que pessoas tenham acesso a ela atravs de um modem ou mesmo atravs da Internet.

Quando ao Modelo Computacional as redes podem ser classificadas tambm de acordo com o modo como os dados so processados: processamento centralizado, processamento distribudo ou processamento cooperativo.


Computao Centralizada tem um computador com grande capacidade de processamento sendo acessado atravs de terminais sem qualquer poder de processamento (terminais burros), que apenas nos do dispositivos de entrada e para nos conectarmos ao computador central. Computao Distribuda na computao distribuda cada mquina tem seu prprio processador e, portanto poder de processamento. Redes baseadas em computao distribuda podem ser classificadas em cliente/servidor, ponto-a-ponto, baseada em servidor e frontend/back-end.

Redes Cliente/Servidor nesse tipo de rede h a figura do servidor, uma mquina que responde a determinados tipos de pedidos, e dos clientes, mquinas que efetuam pedidos aos servidores Ponto-a-Ponto neste tipo de rede no h a figura do servidor e a maior diferena entre uma rede ponto-a-ponto e cliente/servidor a ausncia de um servio de diretrio.

Cliente/Servidor Servio de diretrio Administrao centralizada Alta manuteno Implementao complexa Vrias opes de segurana Alto custo

Ponto-a-Ponto No tem servio de diretrio No tem administrao centralizada Baixa manuteno Simples implementao Segurana fraca Baixo custo

Redes baseadas em Servidor os computadores clientes so usados para entrar com dados a serem processados pelo servidor, tal como na computao centralizada. A diferena que na computao centralizada pura os terminais no possuem qualquer tipo de processamento, enquanto que em redes baseadas em servidor, micros so usados como clientes e, portanto, capazes de efetuar processamento de dados. Redes Front-End/Back-End este tipo de rede usado por aplicaes especficas onde h um servidor chamado front-end (frontal) executando um programa que se comunica com outro servidor chamado back-end (traseiro), para obter dados necessrios ao seu processamento. Ex.: servidor de web.

Computao Cooperativa vrios computadores so usados para completar a mesma tarefa. Por exemplo, dados de estudos cientficos que so baixados do servidor principal e so processados por mquinas menores.
Quando a computao cooperativa feita usando-se computadores comuns conectados Internet, ela tambm chamada de computao nas Nuvens; Quando a computao cooperativa feita usando-se servidores dedicados ela tambm chamada de computao de grade.

Servidores so classificados de acordo com o tipo se servio que eles executam, isto que tipo de servio eles podem atender. A seguir so listados diversos servios de redes que podem ser instalados em servidores. Servios de Arquivo Servios de Impresso Servios de Mensagem Servios de Aplicao Servios de Banco de Dados

Quanto ao tipo de Comutao


 

Comutao por circuitos: sistema telefnico; Comutao por pacotes: arquitetura de rede.
Redes Comutadas Comutao de pacotes Comutao de circuitos Orientada conexo Circuitos virtuais

Sem conexo

Sem rotas fixas

Comutao por circuito

Roteador 2

Roteador 4

Computador A

Roteador 1 Roteador 3 Roteador 5

Computador B

Rede comutada por circuito

Caractersticas:  Conexo usa sempre o mesmo caminho;  Dados recebidos na mesma ordem que foram enviados;  Conexo orientada conexo (receptor sempre confirma o recebimetno);  Conexo determinsticas (sempre sabemos o tempo de entrega)

Redes com comutao de circuito praticamente no so mais usadas para rede de computadores. Servios que usam esta tecnologia incluem: - ISDN (no Brasil, RDSI Rede digital de servios integrados ou por nomes comerciais DVI);  CSD (Circuit Switched Data ) e HSCSD (Highspeed circuit-switched data ) Tecnologias celular GSM (Global System for Mobile Communications ).

Comutao por pacotes




Neste tipo de rede os dados so divididos em pacotes menores chamados de pacotes, datagramas, quadros ou clulas; O caminho que cada pacote seguir at o seu destino no fixo: ele definido por cada roteador. Que definir o melhor caminho: mais curto ou menos congestionado! Pacotes podem trafegar por caminhos diferentes e podem chegar fora de ordem ao destino. Usada por praticamente todas as arquiteturas de rede.

Quanto Garantia da Entrega dos Dados




Redes orientadas conexo: entrega de dados em trs etapas, pedido transmisso - confirmao. Redes no orientadas conexo: transmisso. Redes determinstica: rede funciona de maneira previsvel; Redes Probabilsticas, estatstica ou aleatria: o tempo de entrega dos dados no conhecido.

Quanto Previsibilidade de Funcionamento




Quanto Topologia Topologia totalmente conectada: cada computador possui uma conexo individual para cada outro computador.

Topologia em malha: os computadores so menos conectados do que na topologia totalmente conectada.

Topologia em anel: cada computador possui dois cabos, um conectado ao computador anterior da rede e outro conectado ao prximo computador da rede.

Ficha (token)

Topologia linear: tambm chamada de barramento, nela h um elemento central ao qual todos os computadores so conectados.

Topologia em estrela: os computadores so conectados a um perifrico concentrador, facilitando a manuteno.

Topologia em rvore: tambm chamada estrela hierrquica, esta topologia feita ligando-se redes em estrela juntas.

Topologia sem fio: sem presena de fios, necessrio um equipamento chamado ponto de acesso (WAP wireless access point)

Quanto ao mtodo de transmisso: existem trs mtodos bsicos para se ter acesso ao meio de transmisso: conteno, passagem de ficha (token passing) e varredura (polling). Conteno: usa um algoritmo probabilstico, isto , no possvel saber de antemo quanto a estao ter acesso ao meio. Passagem de ficha: usa um algoritmo determinstico, sabe-se de antemo quando as estaes tero acesso ao meio fsico. Varredura: usa uma lista de computadores que querem ter acesso ao cabeamento, e cada computador espera sua vez de transmistir.

Quanto Arquitetura: Ethernet, Token Ring, FDDI, X.25, Frame Relay e ATM. Quanto pilha de Protocolos: TCP/IP, IPX/SPX, NetBEUI, AppleTalk, etc.

COMPONENTES DE UMA REDE

Figura 3: Componentes de uma rede de computadores Fonte: TORRES (2001)

Servidor : o equipamento capaz de oferecer recursos para rede; Placas-mes multiprocessadas; Memria ECC(error correction code, cdigo de correo de erros); Discos rgidos de alto desempenho SCSI, altas taxas de transferncias, RAID (redundant array of independent disks), Hot swap (troca de disco com a mquina ligada) e quantidade de dispositivos; Placas de redes: hotplug (troca de placa de rede com o micro ligado); Gabinetes; Fontes de alimentao redundantes; No-break (UPS-uninterruptible power supply) Cliente ou estao (workstation): um micro ou dispositivo que acessa os recursos oferecidos pela rede.

Recurso: qualquer informao ou equipamento que possa ser oferecida e usada pelos clientes da rede como impressoras, arquivos, unidade de armazenamento, acesso a Internet, etc. Protocolo: para que todos os dispositivos da rede possam se entender, independente do programa usado ou do fabricante dos componentes, eles precisam conversar usando uma mesma linguagem, genericamente chamada de protocolo Cabeamento: os cabos da rede transmitem os dados que sero trocados entre os diversos dispositivos que compem uma rede.

Placa de rede: tambm chamada de interface de rede ou NIC (network interface card), permite que os PCs consigam ser conectados em uma rede, visto que seu sistema de comunicao diferente ao de uma rede. Hardware de rede ou equipamento de conectividade: perifrico usado para efetuar ou melhorar a comunicao de uma rede, ou ainda protege-la.

Transmisso de Dados Controle de dilogo




Eletronicamente existem trs tipos de transmisso de dados: Simplex, half-duplex e full-duplex; Simplex: um dispositivo o transmissor (Tx) e o outro o receptor (Rx), sem inverso de papeis. A transmisso de dados sempre unidirecional
Transmissor (Tx) A Receptor (Rx) B

Half-duplex: transmisso bidirecional mas, por compartilharem um mesmo canal de comunicao, no possvel transmitir e receber dados ao mesmo tempo. Ex.: falar com rdio de comunicao.

Transmissor (Tx) A Receptor (Tx)

Receptor (Rx) B Transmissor (Rx)

Full-duplex: a verdadeira comunicao bidirecional, A e B podem transmitir e receber dados ao mesmo tempo. Ex.; aparelho telefnico. uma transmisso recomendada em redes que necessitem de alto desempenho, como servidores de arquivos.
Transmissor e receptor A Receptor e transmissor B

Transmisso de Informao


O processo de comunicao envolve a transmisso de informaes de um ponto a outro atravs de uma sucesso de processos. A gerao de uma informao por um conjunto de dados; A descrio da informao por um conjunto de smbolos(caracteres); A codificao destes smbolos em forma propcia de transmisso em meio fsico; A transmisso desses smbolos codificados ao destino; A decodificao e reproduo dos smbolos.

Sinal X Informao


Sinais so ondas que se propagam atravs de algum meio fsico, seja ele o ar, um par de fios metlicos ou fibras pticas. Informao est associada a idias ou a dados manipulados pelos agentes que as criam, manipulam e processam. Os sinais sejam eltricos, luminosos ou magnticos transmitem os dados que geram as informaes.

Os termos Analgico e Digital




Estes termos correspondem de certa maneira variao contnua ou discreta, respectivamente. Eles so constantemente utilizados no contexto de comunicao de dados para qualificar tanto a natureza das informaes, quanto caracterstica dos sinais utilizados para a transmisso de dados atravs dos meios fsicos. Computadores so equipamentos que armazenam, processam e codificam informaes em bits que correspondem a dois nveis discretos de tenso ou corrente, 1 e 0. Informaes gerados por fontes sonoras apresentam variaes contnuas de amplitude, constituindo-se no tipo de informao que comumente denominamos analgica.

SINAL ANALGICO X SINAL DIGITAL

Sinais analgicas podem assumir qualquer valor ao longo do tempo dentro de um intervalo.

Exemplo de sinal analgico

Um sinal digital caracteriza-se pela presena de pulsos nos quais a amplitude fixa. O sinal construdo atravs de uma sequencia de intervalos de tamanho fixo iguais, chamados de intervalos de sinalizao.

Exemplo de um sinal digital

importante ressaltar que qualquer tipo de informao (analgica ou digital) pode ser transmitida atravs de um sinal analgico ou digital. Vantagem do sinal analgico que pode assumir qualquer valor, o que tambm sua grande desvantagem. Como o receptor tambm analgico no tem como verificar se a informao recebida est correto ou no. Os computadores usam um sistema digital de informaes, e os protocolos de rede fazem as converses necessrias para o nosso entendimento.

MODULAO


Os nmeros digitais, so transmitidos em forma de impulsos eltricos, pticos ou magnticos, dependendo do meio de transmisso usado na conexo dos computadores (cabos eltricos, fibras pticas, transmisso via rdio, etc). Eventualmente, os sinais digitais manipulados pelo computador necessitam ser transformados em sinais analgicos para serem transmitidos pelo meio de transmisso conforme figura a seguir:

Modulao de dados
Transmissor (Tx) Receptor (Rx)

Sinal analgico

Sinal digital Modulador Canal analgico

Sinal digital Demodulador

Uso do canal
O mtodo tpico de transmisso de dados em redes de computadores chamado banda base, o nico sinal transmitido pelo cabo. Usa-se uma freqncia para a transmisso de dados, isto , apenas um canal. O sistema telefnico tradicional outro exemplo de transmisso em banda base. Oposto banda larga, onde vrios sinais podem ser transmitidos ao mesmo tempo atravs de um mesmo cabo.

Interferncia eletromagntica e atenuao


Todo fio est propenso interferncia eletromagntica. Atenuao: enfraquecimento do sinal

Nmeros binrios
Informaes digitais s podem assumir dois valores: 0 e 1, chamados de bits (Binary digIT); Representao feita na base 2, as palavras binrias recebem um nome especial conforme a sua quantidade de bits.

Nmero de bits 4 8 16 32 64

Nome Nibble Byte Word Double word Quad word

Unidade Quilo (K) Mega (M) Giga (G) Tera (T)

Base 2 1.024 (2^10) 1.048.576 (2^20) 1.073.741.824 (2^30) 1.099.511.627.776 (2^40)

Base 10 1.000 (10^3) 1.000.000 (10^6) 1.000.000.000 (10^9) 1.000.000.000.000 (10^12)

Transmisso em srie X transmisso paralela




Transmisso paralela: o transmissor envia todos os 8 bits de dados de uma s vez para o receptor. Os dois dispositivos devem ser capazes de falar a mesma quantidade de bits. Este mtodo era utilizado nas ligaes internas dos computadores, e ligaes entre o computador e perifricos prximos. Ex: Impressoras paralelas, Hard disks, floppy disks, etc. Na transmisso paralela h necessidade de um fio para cada bit transmitido e pode ocorrer interferncia.

Transmisso paralela
Receptor Rx

Transmissor Tx

1 0 1 0 1 1 1 0

D7 D6 D4 D5 D3 D2 D1 D0

D7 D6 D5 D4 D3 D2 D1 D0

1 0 1 0 1 1 1 0

Transmisso em srie


Transmisso em srie: necessrio somente um fio para transmitir dos dados. Os bits so transmitidos um a um.
Transmissor Tx 1 0 1 0 1 1 1 0 Receptor Rx

Taxa de transferncia
Mede a quantidade de dados que transferida por uma quantidade de tempo. No caso de transmisses em srie, esta unidade chamada de bits por segundo e abreviada bps. Assim uma taxa de transferncia de 10 Mbps significa que so transferidos mais ou menos 10 milhes de bits por segundo.

Outras medidas de desempenho




Outras medidas de desempenho


O atraso delay, tambm chamada de latncia;

Qualidade de servio QoS Quality of Service:


Desempenho Confiabilidade Segurana Outros (especficos para o dono de rede): facilidade de expanso, gerenciamento e compatibilidade da rede.

You might also like