You are on page 1of 29

Arquitetura Cliente/Servidor

Hellen dos Anjos Farias Larissa Carvalho Frana Rosangela Brito Ribeiro Soraia Bert

Arquitetura Cliente/Servidor
Conceitos: uma arquitetura onde o processamento da informao dividido em mdulos ou processos distintos. Um processo responsvel pela manuteno da informao (Servidor), enquanto que outro responsvel pela obteno dos dados (Cliente) (Cliente). BATTISTI, (2001, pg. 38).

Arquitetura Cliente/Servidor
uma abordagem da computao que separa os processos em plataformas independentes que interagem, permitindo que os recursos sejam compartilhados enquanto se obtm o mximo de benefcio de cada dispositivo diferente, ou seja, Cliente/Servidor um modelo lgico. VASKEVITCH, (1995, pg. 375).

Arquitetura Cliente/Servidor
Sistema inovador surgido nos anos 90 e muito utilizado no meio corporativo, baseado em trs componentes principais: gerenciamento de banco de dados, que funcionam como servidores; redes, dados, servidores; redes, que funcionam como meio de transporte de dados e, finalmente, softwares para acesso aos dados: Clientes. dados: Clientes. BATTISTI, (2001, pg 39).

Arquitetura Cliente/Servidor
Estrutura Bsica: Bsica: Em uma rede de computadores existem uma ou mais mquinas que atuam como servidores, disponibilizando recursos para as demais mquinas, as quais atuam como clientes.
REQUISITA

Cliente Cliente

RESPONDE

Servidor Executa

Arquitetura Cliente/Servidor
Estrutura Bsica: Bsica:
Temos servidores para arquivos, banco de dados, e arquivos, outras funes, tais como: servidores de impresso, servidores web, etc.
Banco de Dados Servidor de Arquivos Outros Servios

Clientes

Arquitetura Cliente/Servidor
Onde: Onde:

Servidores: so equipamentos com maior poder de processamento e armazenamento;

Clientes: geralmente microcomputadores PCs ligados em rede.

Arquitetura Cliente/Servidor
Principais caractersticas: caractersticas: Cliente:
Ativo;  Inicia e termina as conversaes com os Servidores, solicitando servios distribudos;  No se comunica com outros Clientes;  Normalmente responsvel pela entrada e sada de dados e comunicao com o usurio;  Torna a rede transparente ao usurio; usurio;  Hardware: pode ser um micro simples;  Software: tem incio e fim definido.


Arquitetura Cliente/Servidor
Principais caractersticas: Servidor:
Reativo;  Execuo contnua;  Recebe e responde a solicitaes dos Clientes;  No se comunica com outros Servidores;  Presta servios distribudos;  Atende a diversos Clientes simultaneamente;  Hardware; exige mquinas mais robustas, com grande capacidade de processamento;  Software: processo sempre em execuo, aguardando ser chamado pelo Cliente.


Arquitetura Cliente/Servidor
Maiframes Estrutura Cliente/Servidor
Maiframes so computadores de grande porte que fazem processamento de dados de forma centralizada: modelo que at os anos 90 reinava absoluto. Principais Desvantagens do modelo maiframe: Servios e recursos reduzidos;  Centralizao de dados e recursos de processamento;  Inflexibilidade;  Inversatibilidade;  Custos elevados.


Arquitetura Cliente/Servidor
Aplicaes em Duas Camadas:
Banco de Dados

Clientes

Arquitetura Cliente/Servidor
Aplicaes em Duas Camadas:
Foram utilizadas no incio da implantao do modelo Cliente/ Servidor. Aqui, a aplicao Cliente responde pelas seguintes funes:
.

Apresentao: O cdigo que gera a interface visvel do programa faz parte da aplicao Cliente. Todos os formulrios, menus e demais elementos visuais nele esto contidos. Ento uma alterao na interface do programa requer a gerao de uma nova verso para todos os computadores; computadores;


Arquitetura Cliente/Servidor
Lgica do Negcio: Negcio: So as regras que definem como os dados sero acessados e processados. Toda a Lgica do Negcio fica no Cliente. Quando o programa Cliente instalado, so instaladas todas as regras de acesso ao banco de dados. necessria uma nova verso do programa cada vez que alteraes ocorrerem e as regras mudarem. Tambm necessrio que todos os computadores que estejam com a verso anterior recebam a nova, mesmo que sejam nova, centenas ou milhares de micros.


Arquitetura Cliente/Servidor
Contribuies;  Avanos para a empresa;

Limitaes;  Dificuldade de Manuteno e gerenciamento. gerenciamento.

Arquitetura Cliente/Servidor
Aplicaes em Trs Camadas:

Servidor de Aplicaes

Servidor de Banco de Dados

Clientes

Arquitetura Cliente/Servidor
Evoluo:
Retira as Regras do Negcio do cliente e as centraliza em um determinado ponto, o qual chamado de servidor de aplicaes: O acesso ao Banco de Dados feito atravs das regras contidas no Servidor de Aplicaes: Servidor de Servidor de Banco facilidade de atualizao das mesmas, pois esto Aplicaes de Dados centralizadas em um nico ponto.

Arquitetura Cliente/Servidor
Caractersticas:
Regras do Negcio (lgica) foram deslocadas para plicaes, o Servidor de Aplicaes, ento ali ser determinada a maneira como os dados sero utilizados.
.

As

Todo o acesso do cliente ao Banco de Dados feito de acordo com as regras contidas no Servidor de Aplicaes. No possvel o acesso ao B. de Dados sem primeiramente passar pelo Servidor de Aplicaes.


No Servidor de B. de Dados reside toda informao necessria para o funcionamento da aplicao.




Arquitetura Cliente/Servidor
Melhoramentos:
Atualizao mais fcil das Regras do Negcio; do  Aumento da flexibilidade, conseqentemente;  Maior segurana e controle do acesso aos dados;  Torna-se mais fcil manter a aplicao atualizada e Tornagarantir que todos os usurios tero acesso s alteraes;


Falha:
Continua o problema de atualizao da interface de aplicao, cada vez que sejam necessrias mudanas na interface. Porm, alteraes nela so menos freqentes do que as que ocorrem nas Regras do Negcio.


Arquitetura Cliente/Servidor
.Aplicaes .Aplicaes em Quatro Camadas Camadas
.

Idia bsica:
Retirar a apresentao do cliente e centraliz-la em um centralizdeterminado ponto, o qual na maioria dos casos um Servidor web.

Avano:
O cliente deixa de existir como um programa que precisa ser instalado em cada micro. O acesso aplicao feito atravs de um navegador: Internet Explorer, Netscape Navigator

Arquitetura Cliente/Servidor
Aplicaes em Quatro Camadas Estrutura: Estrutura:
Servidor de Aplicaes Servidor Web Servidor de Banco de Dados

Clientes

Arquitetura Cliente/Servidor
Esquema bsico:
Cliente quer acessar a aplicao acessa o endereo da mesma atravs do navegador servidor de aplicaes verifica se ao cliente permitido o acesso banco de dados liberado.
http://www.empresaxy.com/sistemas/rh.aspx.

Servidor de Aplicaes determina de que maneira os dados sero utilizados

Banco de dados: informaes necessrias

Arquitetura Cliente/Servidor
4 Camadas:
.

Cliente: Navegador;  Apresentao: Servidor Web, onde sero feitas as alteraes de interface;  Lgica (Regras do Negcio): Servidor de Aplicaes, onde sero feitas as alteraes nas regras do negcio, quando necessrias;  Dados: Servidor de Banco de Dados, com todas as informaes necessrias.


Arquitetura Cliente/Servidor
Vantagens:
.

Desvantagens:  Complexidade;  Comunicao.

 Servios;  Recursos; Recursos;  Protocolos;  Localizao;  Descentralizao;  Escalabilidade;  Integridade.

Arquitetura Cliente/Servidor
Exemplo Prtico: TRT (Tribunal Regional do Trabalho)
Aplicaes em Quatro Camadas:
Jdice/Folha Pagto/Requisies Servidor de Aplicaes e Banco de Dados SGBD Oracle Linux Apache

Servidor Web

Clientes

Arquitetura Cliente/Servidor
Modelo que o Tribunal Regional do Trabalho da 24 Regio Pretende Implantar..
SGBD (Sistema de Gerenciamento Se o cliente que de Banco de Dados) Oracle contactou o servidor e Servidor de Aplicaes web puder ter acesso Servidor Web aos dados, esse acesso ser cedido Toda a lgica de negcio no TRT controlada pelo Oracle Ele d acessos aos dados atravs de um cliente. O servidor web solicita acesso aos dados

O servidor Web o Apache, fornece pginas da internet

O cliente solicita pginas ao servidor web

O servidor retorna os dados ao cliente atrves de pginas

Cliente

Cliente

Cliente

Cliente

OBS: O Oracle e o Apache rodam sobre o sistema operacional Linux Distribuio Red Hat 9.1 e slackware 9.0 e os clientes so Windows 98.

Arquitetura Cliente/Servidor
Exemplo Prtico: Eletro Comercial Santa Rita/SC
Empresa: ramo de iluminao e artigos eltricos.  Problema: a empresa possua sistemas de aplicao comercial em mquinas ligadas a impressoras atravs da linha serial. Com a necessidade de centralizar o sistema numa nica mquina, foi necessrio faz-lo fazfuncionar em comunicao com as mquinas das filiais que esto conectadas s impressoras fiscais.  Soluo: aplicao de um sistema com arquitetura cliente/servidor que permita que as mquinas das filiais se comuniquem com a mquina onde roda o sistema de aplicao comercial centralizado.


Arquitetura Cliente/Servidor
Inicialmente:
Matriz

Depois da implantao da arquitetura Cliente/Servidor


Matriz

Filial

Filiais

Bibliografia
BATTISTI, Jlio. SQL Server 2000: Administrao e Desenvolvimento Curso Completo. 2. ed. Rio de Janeiro: Axcell Books, 2001. VASKEVITCH, David. Estratgia Cliente/Servidor: um guia para a reengenharia da empresa. So Paulo: Berkeley, 1995.

Bibliografia
www.unice.br/anaclara/sd0202/3doc www.dcc.ufrj.br/nlabbd/texto/cliserv.htm www.hp.br.inter.net/cats/pb/pbl.html www.infosites.com.br/htdoes/artigo/comandos/02.php www.delgrande.com.br/cases/santarita.html www.ibm.com.br/wsminformatica/cs.htm www.dataflow.com.br/suporte/glossario/arquitclisvr.htm www.terravista.pt/ilhadomel/2388/apo.htm www.thinnetworks.com.br/thinclient.asp

You might also like