You are on page 1of 91

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU UVA

DISCIPLINA: INTRODUO A UNIVERSIDADE E AO CURSO

Professora: Nvea Moura

DEFINIO
o termo deriva de universo - conjunto de todas as coisas que existem ou se creem existirem no tempo e no espao - significa instituio de ensino e pesquisa constituda por um conjunto de faculdades destinadas a promover a formao profissional e cientfica de nvel superior e a realizao de pesquisa terica e prtica nas principais reas do saber humano, tecnolgico e artstico.
Universidade:

ACADEMIA
Escola

filosfica fundada por Plato no ginsio que tomava o nome heri grego academos e que tinha como finalidade conduzir a reflexo sobre tudo o que compunha a natureza. O estudante universitrio intitulado de acadmico.

Graduao

Organizao da Vida de Estudos na Universidade

processo seletivo artigo ou monografia.


inscrio monografia.

Especializao Mestrado

processo seletivo - dissertao e apresentao em banca. defesa. processo seletivo tese

Doutorado

Ps

doutorado processo seletivo/ inscrio institucional tese.

CURRCULO:

composto de disciplinas TERICO, PRTICA E TCNICAS. ATIVIDADES PRTICAS: Culmina no fornecimento de habilidades profissionais prpria de cada rea. EMBASAMENTO TERICO: Essncia do ensino superior. TCNICAS: Mtodos, experimentaes, anlise e aplicaes. INSTRUMENTOS: Fundamento bibliogrfico. Ao dar incio vida universitria o estudante precisa comear a formar sua bibliografia pessoal.

Disciplina e Instrumento de Trabalho

UVA com quarenta e quatro anos, pode ser sintetizada em trs fases: 1 FASE histria (1968 1984) Universidade Vale do Acara e autarquia Universidade Estadual Vale do Acara. 2 FASE (1984 1994) Autarquia Universidade Estadual Vale do Acara, Constituio Estadual de 05/11/1989. 3 FASE (1994 2005) Expanso na vigncia do plano estratgico. FASE ATUAL (2006 at os dias atuais)

A UVA ORIGEM EVOLUO E ESTADO ATUAL

1 FASE: 1968
Sua

origem se liga ao projeto scio religioso da igreja catlica de criar faculdades de filosofia em cada diocese. Assim a UVA, est relacionada a antiga faculdade de filosofia Dom Jos autorizada a funcionar pelo Decreto 49.987 de 11 de janeiro 1961 com os cursos de Letras, Histria e Estudos Sociais. primeiro reitor Cnego Francisco Sadoc de Arajo atravs da Lei Municipal n 214 de 23/10/1968, sancionada pelo Prefeito de Sobral, Jernimo de Medeiros Prado, criada a Universidade Vale do Acara.

1 FASE: 1984
O

Poder Executivo Estadual atravs da Lei N 10.933 de 10/10/1984 cria sob a forma de Autarquia, a Universidade Estadual Vale do Acara UVA, vinculada a Secretaria de Educao, dotada de personalidade jurdica de direito pblico e autonomia administrativa, financeira, patrimonial, didtica e disciplinar, com sede no Municpio de Sobral e jurisdio em todo o Estado do Cear. Com a criao da Autarquia so encampadas as Faculdades de Cincias Contbeis, Enfermagem e Obstetrcia, Educao e de Tecnologia, que compunham a antiga Fundao Universidade Vale do Acara, e a Faculdade de Filosofia Dom Jos, pertencente Diocese de Sobral.

1993
A

Universidade Estadual Vale do Acara transformada em Fundao Universidade Estadual Vale do Acara, vinculada ento Secretaria da Cincia e Tecnologia, atravs da Lei N 12.077-A de 01/03/1993, publicada no Dirio Oficial do Estado - DOE de 22/04/1993. A Lei n. 13.714 de 20/12/2005 alterou a denominao da Secretaria da Cincia e Tecnologia para Secretaria da Cincia, Tecnologia e Educao Superior (SECITECE).

2 FASE: 1994
O

governador Tasso Jereissati reorganiza e estrutura a UVA com o reitor Professor Teodoro Soares, e como vice Evaristo Linhares Lima.

Com

o trabalho empreendedor o Professor Teodoro, foram criados os campus avanados.

Obs.: Ver vdeo

3 FASE
Com

a eleio do professor, para um novo mandato, caracterizou-se uma grande expanso da UVA. Com a criao de novos cursos.

Cursos

no interior do estado e em outros estados.

FASE ATUAL 2006 at os dias atuais


Empossado

o novo reitor Antnio Colao Martins no dia 01/04/2006 e como vice Reitora Maria Palmira Soares.

MISSO
Ofertar

ensino superior de excelncia, de forma inclusiva, flexvel e contextualizada, e buscar, por meio da pesquisa e extenso, solues que promovam a qualidade de vida.

VISO DE FUTURO
Em

2020, a Universidade Estadual Vale do Acara UVA ser reconhecida por sua competncia na formao de professores para a educao bsica, pela oferta de ensino superior de qualidade e flexvel, e pelos conhecimentos acumulados sobre os ecossistemas do semirido cearense.

FACULDADE X UNIVERSAIDADE
Universidade

uma instituio que possui centro de pesquisa alm de abrigar um grupo de faculdades, por exemplo, na Universidade de So Paulo (USP) possui vrias faculdades como a Faculdade de Medicina, faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Escola de Comunicao e Artes, enfim, vrias faculdades que fazem parte da universidade. Ento, quando voc for falar que vai prestar vestibular para algum curso, voc dir: vou prestar vestibular para medicina na Universidade de So Paulo. A faculdade ser a escola onde voc vai estudar dentro da instituio.

DISCBOLO
O

Discbolo de Mirn foi escolhido como smbolo da Educao Fsica por representar a fora e o dinamismo caractersticos dessa profisso. Aprovada em reunio plenria do Conselho Federal de Educao Fsica, tal escolha est documentada no texto abaixo:

Art.

1 - Ficam aprovados o smbolo, a cor e o anel de grau da Profisso de Educao Fsica, como segue: 1 - SMBOLO: Discbolo - por estar baseado nos movimentos do corpo humano em ao. O Discbolo de Mirn a mais clebre das esttuas atlticas. Segundo pesquisa: "...o corpo revela um cuidadoso estudo de todos os movimentos musculares, tendes e ossos que fazem parte da ao; as pernas, os braos e o tronco inclinam-se para imprimir maior impulso ao golpe; o rosto no parece contorcido pelo esforo, mas calmo e confiante na vitria"(...). Fonte: Resoluo Confef 049/02

Significado

do Termo: Atleta que arremessava o disco nos jogos esportivos da Grcia antiga (HOUAISS, 2001). Esttua grega de bronze esculpida por Miron no sculo V a. C. de um atleta pronto para lanar o disco. uma das mais clebres obras clssicas e sobrevive apenas em algumas rplicas Romanas. Foi exaustivamente copiado no Neoclassicismo (HOUAISS, 2001). Encontra-se atualmente no Museo Nazionale Romano em Roma, Itlia.

Conceito:

a representao ideal de um atleta. Capta a natureza do movimento como se tratasse de uma fotografia instantnea. A detalhada descrio da musculatura revela grande conhecimento da anatomia masculina. O rosto inexpressivo e ideal, sem revelar o esforo do lanamento. Autor: Mirn (490-430 a.C.), escultor grego nacido em Eleutera. Trabalhou, principalmente, com o bronze.

arremesso do disco: Criada na Grcia mitolgica, considerada a mais antiga prova de arremesso do atletismo. Supem-se que os primeiros discos eram de pedra e no tinham o formato atual, ou seja, os implementos vm sofrendo aperfeioamentos atravs dos tempos at alcanarem o formato circular de hoje. Esse esporte tornou-se bastante popular na Grcia antiga (inclusive levando vrios artistas daquela poca a estud-lo), presumi-se devido a variedade de posies que o corpo adotava durante o arremesso. Foram criadas vrias obras de arte fundamentais, entre as quais: os discbolos de Alcamenes e Miron, alm de outros annimos (FERNANDES, 1978, p. 77).

Origem dos exerccios fsicos

A existncia humana determina necessidades econmicas. Estas obrigaram o homem a locomover-se, de uma regio para outra, numa mesma poca do ano, ou em pocas diferentes, iniciando, assim, inconscientemente o adestramento do corpo, melhorando, atravs de milhes de anos, o seu aspecto fsico para vencer melhor a luta pela vida, quer procurando os bens econmicos, quer defendendo-se ou atacando, sem, no entanto, constituir-se uma preocupao diria, em virtude de ser uma prtica natural, do saltar, trepar, correr, lanar, nadar, aprimorando, consequentemente, as funes orgnicas. O elevado grau de desenvolvimento fsico, decorrente do trabalho orgnico, agudeza dos sentidos de que eram dotados os povos selvagens, so provas irrefutveis de que os exerccios fsicos, nasceram instintivamente com o homem, em razo de suas necessidades econmicas e biolgicas.

As

atividades fsicas dos povos primitivos desenvolveram-se tendo em vista, no somente as necessidades fisiolgicas, mas, acima de tudo, a sua aplicao utilitria, tudo com base na imitao das diferentes fases das ocupaes dirias. Os exerccios corporais se caracterizaram pelas lutas.

Sistema de educao fsica na Antiguidade


Os

muros, recentemente desenterrados, revelaram que a cultura fsica era praticada com tal paixo, sob o aspecto de exerccios de fora e destreza, que chegaram a construir praas de jogos ou circo. Pelos pictogramas e pinturas de cenas esportivas, encontradas, nos muros. Conclui-se que os cretenses praticavam diversos jogos (corrida a p, saltos, touradas; danas, exerccios ginsticos; Pugilismo, Boxe, lutas e gladiadores; jogos de xadrez e caa. A educao fsica era praticada, como se pode deduzir, sob os aspectos militar, esportivo, mdico e rtmico.

Atualmente,

denomina-se educador fsico o profissional cuja formao Educao Fsica, que no Brasil uma graduao e que, por parte do MEC - Ministrio da Educao e Cultura visa a promoo da formao superior de docentes que atuaro no ensino da educao fsica no contexto da Educao Bsica. Portanto trata-se de uma Licenciatura.

Educao Fsica uma das reas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeioamento, manuteno ou reabilitao da sade do corpo e mente do ser humano, alm de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo. Ela trabalha, num sentido amplo, com preveno de determinadas doenas humanas e tambm fundamental na formao bsica do ser humano, devido sua atuao no contexto psicossocial no conhecimento corporal (conhecimento do prprio corpo) suas possibilidades de ao e suas limitaes.

a rea de atuao do profissional formado em uma Faculdade ou Universidade de Educao Fsica. um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades fsicas no-competitivas e esportes com fins recreativos quanto a cincia que fundamenta a correta prtica destas atividades, resultado de uma srie de pesquisas e procedimentos estabelecidos.

Licenciatura em Educao Fsica


A

licenciatura se destina a formao de professores capazes de identificar o conhecimento presente na rea da Educao Fsica, e saber planej-lo e aplic-lo com uma viso de compromisso social, buscando a dignidade do educando enquanto um ser humano produtor de cultura e de histria, ao mesmo tempo em que essa histria e essa cultura produzidas modificam suas aes.

Licenciatura

de Graduao em Educao Fsica: Curso de formao profissional de professor que habilita unicamente para o Magistrio do Ensino Bsico, ou seja, aulas de Educao Fsica para o 1 e 2 Graus (Resoluo CNE/CP n. 1/2002), com tempo de durao de 3 anos e carga horria de 2.800 horas.

Bacharelado em Educao Fsica


O

bacharelado em Treinamento Fsico e Esportivo se destina formao de profissionais competentes na rea de treinamento fsico e prticas esportivas. Nesse sentido, durante o processo de formao profissional so discutidos os problemas da super valorizao do rendimento quando leva o corpo humano ao estresse ou a utilizao de procedimentos dopantes que, a curto prazo, causaro problemas srios para esse corpo. Tambm sero discutidos os benefcios dos programas de treinamento fsico-esportivo.

bacharel dever estar comprometido com o conhecimento produzido na rea de esportes, sabendo aplicar esse conhecimento tanto para equipes quanto para atletas individualmente, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento da cincia do esporte no Brasil.

Bacharelado

de Graduao em Educao Fsica: Curso de formao profissional de Educao Fsica que habilita para todos os segmentos do mercado de trabalho no campo das atividades fsicas e esportivas, exceto no Magistrio da Educao Fsica no Ensino Bsico (Resoluo CNE/CES 7/2004), por exemplo: clubes, academias, clnicas, spas, acampamentos, hotis, empresas. Com tempo de durao de 4 anos e carga horria de 2.880 horas - aguardando pela aprovao de Parecer que significaria alterao para 3.200 horas.

Obrigatoriedade da Disciplina
A

Lei n 9.394/96 dispe para a Educao Bsica:

Art.

26. Os currculos do ensino fundamental e mdio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas caractersticas regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

Objeto de Estudo
Para

Teixeira (2004), o corpo parte inseparvel no processo pedaggico, onde o sujeito entendido em sua totalidade, onde o corpo e a mente se integram na construo do conhecimento. Conforme Santos (apud Teixeira, 2004) o entendimento da amplitude da dimenso humana, deve partir da concretude biolgica do corpo humano, avana no conhecimento, analisando as inter-relaes dos aspectos antropolgicos (culturais), psicolgicos, sociais, polticos, educacionais e filosficos que envolvem esse corpo.

Segundo Bracht (1999), o corpo assume papis segundo as exigncias sociais: corpo produtivo (necessidades produtivas), corpo saudvel (necessidade sanitrias), corpo deserotizado (necessidades morais) e corpo dcil (necessidade de adaptao e controle social). Assim, o corpo precisa ser alvo de educao, mesmo porque educao corporal educao do comportamento humano que, por sua vez, no corporal, e sim humano. Educar o comportamento corporal educar o comportamento humano (BRACHT, p.72). Partindo do pressuposto que o corpo indissocivel do processo pedaggico, ele prprio, a partir das relaes socioculturais, se constri. Na perspectiva de uma educao integral, importante conceber esse e por esse corpo um meio de reflexo da poca em que vivemos. Fenmeno social que , o corpo reflete a prpria sociedade que se insere, entrelaando suas histrias.

O corpo, totalidade indivisvel, ser humano, assim um ser de relaes, cuja identidade construda mediante interaes com o mundo. um ser contextualizado, original, singular, diferente e nico. Porm inconcluso, inacabado, e conforme Moraes (2004, p.167) necessita se educar permanentemente, desenvolvendo-se em direo a maturidade no apenas no crescimento fsico, mas, sobretudo, num crescimento interior qualitativo e multidimensional, uma vez que todos os aspectos que o compe se influenciam mutuamente. Um indivduo que precisa sobreviver num mundo em conflito, num contexto em contnua modificao de parmetros e referncias, um sujeito em busca de condies externas de sobrevivncia, que se esquece de suas condies internas e do fato de que aquilo que o distingue, na realidade, sua capacidade de conscincias e de reflexo.

EDUCAO FSICA NO BRASIL


No

Brasil, os profissionais da Educao Fsica tm no Conselho Federal de Educao Fsica (CONFEF), o rgo principal de organizao e normatizao das atividades pertinentes a sua rea de atuao.

Os

Conselhos Regionais de Educao Fsica (CREFs) so subdivises do CONFEF nos estados e tm a funo de fiscalizar o exerccio das atividades prprias dos profissionais de Educao Fsica. Atualmente so treze CREFs, abrangendo todos os estados brasileiros.

NO CEAR

Uma

pessoa com bacharel em Educao Fsica caber a atuao em clubes, academias, centros esportivos, hospitais, empresas, planos de sade, prefeituras, acampamentos, condomnios e qualquer espao de realizao de atividades fsicas com exceo da escola de educao brasileira. A escola de educao bsica atendida por aqueles que tem o grau ou ttulo de licenciatura em Educao Fsica. No entanto, esse ttulo tambm habilita atuao em ambientes no escolares, como clubes, academias, hospitais, etc.

Os

profissionais e estudantes de Educao Fsica no Brasil possuem uma srie de eventos especializados na realizao de cursos, entre eles, pode-se destacar, o Congresso Internacional de Educao Fsica - FIEP, que acontece desde 1986 na cidade de Foz do Iguau, com a participao de mais de 55.000 pessoas de 50 pases, e a apresentao de mais de 9500 trabalhos cientficos. O Congresso FIEP, como conhecido organizado pelo Prof. Almir Adolfo Gruhn, que atualmente o Presidente Mundial da Federao Internacional de Educao Fsica, e disponibiliza anualmente uma srie de cursos, eventos paralelos e Congressos Cientficos.

DESPORTO / ESPORTE
A

grande diferena entre Educao Fsica desporto/esporte que enquanto a primeira diz respeito a uma disciplina escolar e a um campo acadmico, esporte refere-se as diversas modalidades organizadas.

DESPORTO / ESPORTE
Esta

diferena muito importante pois existem muitas pessoas que consideram estas duas palavras sinonimas. Educao Fsica uma atividade fsica planejada e estruturada, com o propsito de melhorar ou manter o condicionamento fsico. tambm o conjunto de atividades fsicas no competitivas, que fundamenta a correta prtica destas atividades. Esporte uma atividade fsica que, geralmente, envolve a competio, exemplo: futebol profissional.

EDUCAO FSICA / ATIVIDADE FSICA


A

diferena entre a Educao Fsica e a atividade fsica que a atividade fsica qualquer movimento do corpo, produzido pelo msculo esqueltico que resulta em um aumento do gasto energtico. Atividade fsica refere-se ao gasto calrico promovido por uma ao superior fsico, como um deslocamento, um movimento fsico qualquer. um conceito cartesiano e linear que aparta e fragmenta a motricidade humana em mero movimento.

EDUCAO FSICA / ATIVIDADE FSICA


J

a Educao Fsica uma ao planejada e estruturada, que pode utilizar-se de vrios elementos como o esporte, a dana, a luta, o jogo, a brincadeira e a atividade fsica. A Educao Fsica nasce da maneira como a conhecemos hoje com o advento da modernidade, da sociedade urbana e industrial e a necessidade de preparar e educar os corpos para a produo nas fbricas.

FORMAO
Para

atuao como professor de Educao Fsica necessrio um curso superior, durante o qual estudar os aspectos filosficos, humansticos, psicolgicos, fisiolgicos, bioqumicos, genticos, antropomtricos e neuromotores das atividades fsicas como tambm suas dimenses sociais e psicomotoras. Deve ser capaz de orientar jogos e atividades ldicas corretamente, cuidando da postura correta dos participantes, do respeito s normas do jogo/atividade, de assegurar o interesse de todos e do aproveitamento fsico por parte dos jogadores/participantes.

FORMAO
Deve-se

trabalhar as aptides fsicas relacionadas sade, o desenvolvimento de qualidades fsicas, a condio aerbia, a resistncia muscular localizada, a fora, a flexibilidade e o controle da composio corporal. interessante ter um programa associado de capacidade aerbia, resistncia localizada e flexibilidade, com a predominncia dos fatores preconizados pelo cliente, mas no se esquecendo do equilbrio entre as outras aptides, que devem ser constantemente treinados para que permaneam em nveis satisfatrios.

FORMAO
Em

linhas gerais as atividades prescritas so: Exerccios tcnicos: Natao ( considerado 70% tcnica e 30% aerbio) Exerccios aerbios: Caminhada, corrida, ciclismo, dana de salo Exerccios de fora ou resistidos: Musculao, ginstica localizada, hidroginstica Exerccios de flexibilidade ou mobilidade: Alongamentos, exerccios de flexibilidade

O TREINADOR PESSOAL
Na

anlise e avaliao do atual quadro fsico do cliente, bem como, a identificao dos fatores de riscos ou limitantes para a prtica de exerccios fsicos. Na escolha das atividades mais indicadas ao nvel de aptido fsica do cliente e aos objetivos por ele almejados. Na assessoria e orientao do vesturio, calados e assessrios para a prtica dos exerccios propostos.

O TREINADOR PESSOAL
Na

escolha das melhores condies para a prtica de um programa de atividade fsica: local, horrio, temperatura, umidade e outras variveis que podem influir na execuo do programa. No controle da durao, frequncia, intensidade, velocidade de execuo, intervalo, e variaes das modalidades do programa. Nas reavaliaes, estimando e mensurando a eficincia do programa proposto e quantificando a melhora da aptido fsica e nos objetivos almejados pelo cliente, conseguindo dados para um novo planejamento, estabelecendo novos parmetros a serem trabalhados.

FLUXOGRAMA DO CURSO

SISTEMA UNIVERSITRIO
A

integralizao curricular dos cursos de licenciatura feita pelo sistema de crdito/hora correspondendo um crdito a vinte horas/aula de cinquenta minutos.

01

crdito = 20 horas/aula 02 crditos x 20 = 40 horas/aula 03 crditos x 20 = 60 horas/aula

ROTINAS UNIVERSITRIAS
Pr-inscrio Matrcula

Rematrcula
Abandono

do curso ou trancamento Matrcula institucional Declarao de matrcula Declarao de crditos cursados Aproveitamento de estudos Trancamento de disciplina

Trancamento
Readmisso Ingresso

de curso

como graduado Ingresso como transferido de outra IES Transferncia interna ou externa Histrico escolar Reposio de estudo Recuperao de estudos

Colao Diploma Diploma

de grau

(2) via 2 chamada Reviso de prova Levantamento de notas Licenas

ADMISSO
A

admisso aos Cursos da Universidade Estadual Vale do Acara realizada atravs de: Seletivo (Vestibular)

Processo A

admisso se d por meio de Concurso Vestibular, conforme quadro de vagas determinado pela Universidade Estadual Vale do Acara, sendo o certame aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso CEPE e divulgado em Edital da Comisso Executiva do Processo Seletivo CEPS/ UVA, tendo validade, unicamente, para matrcula inicial no primeiro semestre letivo, imediatamente aps os resultados do concurso.

ADMISSO
Ingresso

de Graduados Trata-se de admisso solicitada por pessoas j graduadas para ingresso em novo curso, cujo deferimento depende da existncia de vagas no curso pretendido. Para requerer o ingresso como graduado necessrio apresentar: Cpia autenticada do diploma com reconhecimento, autorizao e funcionamento legal do curso pelo MEC; Cpia autenticada do histrico escolar; Cpia da carteira de identidade e CPF; Cpia dos programas das disciplinas cursadas a fim de requerer aproveitamento acadmico, caso seja deferido o pedido de ingresso.

TRANSFERNCIA
Transferncia

de outra IES para a UVA Consiste em aceitar estudantes oriundos de outras instituies de Ensino Superior, nacionais ou estrangeiras, para os cursos ofertados dependendo da poca e da oferta de vaga, como tambm dos critrios de ingresso e dos prazos estabelecidos pelo calendrio acadmico. Para maiores informaes, vide Resoluo n. 73/2007 CEPE e Resoluo n. 81/2007 CEPE, constantes no IDECC e Ncleos.

Transferncia

Interna A transferncia interna de alunos ocorre entre Ncleos e/ou municpios sob responsabilidade do IDECC. Para o processo de transferncia interna o aluno dever: Estar regularmente matriculado; Estar quite com as parcelas vencidas; Preencher o requerimento e aguardar o resultado da solicitao. Transferncia Externa Transferncia da UVA para outra Instituio de Ensino Superior Para o processo de transferncia externa o aluno dever: Estar regularmente matriculado; Estar quite com as parcelas vencidas; Apresentar declarao de vaga da IES que ir receb-lo;

UNIFICAO DE TURMAS

o processo pelo qual duas turmas so reunidas em uma nica, no prprio ncleo ou em ncleo diferente. Isso pode acontecer quando o nmero de alunos em uma turma for inferior aos parmetros indicados pela UVA, tornando invivel a continuao do curso sob os aspectos pedaggico e financeiro.

SISTEMA DE NOTAS

Os

cursos so presenciais. O aluno que no est em sala de aula tem falta e o professor no est autorizado a recuperar faltas por meio de trabalhos. Esse sistema de avaliao acadmica ser o mesmo para todos os cursos gerenciados pelo IDECC e obedecer ao disposto no Captulo V, art. 87 a 92 e seus do Regimento Geral da Universidade Estadual Vale do Acara: Art. 87 O rendimento escolar ter uma avaliao feita por disciplina, e na perspectiva de todo o curso, considerando sempre os aspectos de assiduidade e aproveitamento, ambos eliminatrios, por si mesmos. 1 Entende-se por assiduidade a frequncia s atividades correspondentes a cada disciplina. 2 Entende-se por aproveitamento o grau de aplicao aos estudos, encarados como processo e em funo de seus resultados.

Art.

88 A avaliao do aproveitamento envolver a verificao da capacidade de operar com o contedo terico e prtico ministrado em cada disciplina. 1 A capacidade de operar com o contedo terico e prtico ser aferida atravs da verificao escrita ou oral, realizada, individual ou coletivamente, tendo em vista a amplitude dos objetos estabelecidos para cada disciplina. 2 Para cada verificao ser assegurada uma segunda chamada ao aluno que no comparecer primeira, por doena ou por outro motivo, devidamente justificado, perante o coordenador do curso. (...)

Art.

89 A avaliao do aproveitamento, definido no artigo anterior, traduzir-se- nas seguintes notas: I. Nota de Avaliao Progressiva (NAP); II. Nota de Avaliao Final (NAF). 1 - A nota a que se refere o item I constituir, em cada disciplina, a mdia do rendimento do aluno em relao ao contedo ministrado ao longo do perodo letivo e resultar de trs verificaes escritas ou orais. 2 - A nota a que se refere o item II constituir, em cada disciplina, a mdia do rendimento do aluno em relao a todo o contedo programtico ministrado ao longo do perodo letivo e resultar de uma verificao escrita realizada ao final desse perodo letivo. 3 - As notas atribudas sero expressas na escala de ZERO a DEZ, admitindo at uma casa decimal.

Art.90

obrigatria a frequncia dos alunos, bem como a execuo integral dos programas em todos os cursos ministrados. Pargrafo nico Considerar-se- reprovado o aluno que no cumprir a carga horria de 75% (setenta e cinco por cento) s aulas e demais atividades escolares de cada disciplina, sendo-lhe, consequentemente, vetado prestar exames para obteno do NAF. Art.91 O aluno que apresentar frequncia igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades desenvolvidas e obtiver mdia aritmtica (AP) igual ou superior a 7,0 (sete), ser aprovado por mdia.

Art.

92 A aluno que obtiver a mdia aritmtica das notas resultantes das avaliaes progressivas igual ou superior a 4 (quatro) e inferior a 7 (sete), ser submetido avaliao final (NAF), cuja data de realizao ser fixada pelo professor da respectiva disciplina. 1 - O aluno submetido Avaliao Final (NAF) ser aprovado, se obtiver concomitantemente; I. Nota igual ou superior a quatro. II. Mdia aritmtica, entre a mdia ponderada e a nota de avaliao final (NAF), igual ou superior a cinco, denominada Mdia Final (MF).

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
Aproveitamento

acadmico no financeiro o processo de aceitao, pela UVA, de estudos realizados por alunos que cursaram disciplinas em outras Instituies de Ensino Superior, devidamente reconhecidas pelos rgos competentes (CEC ou MEC), estando restrito a casos compatveis com o Regime do Curso. O aluno poder requerer aproveitamento de estudos em disciplinas cursadas em Cursos de Graduao ou Ps-Graduao. As disciplinas j cursadas podero ser aproveitadas, por solicitao dos alunos interessados, quando houver equivalncia de 75% (setenta e cinco por cento) dos contedos da disciplina cursada aos contedos da disciplina a ser cursada.

No

procedimento de aproveitamento de estudos ser considerada a compatibilidade da carga horria, que dever ser igual ou superior a da disciplina pleiteada. A disciplina aproveitada constar no histrico escolar com a sigla AE. Resolues disponveis no site do IDECC. Os pedidos de aproveitamento so analisados para deferimento/indeferimento pelos Coordenadores de rea do IDECC no perodo estabelecido, com resposta em, no mximo, 15 (quinze) dias teis aps o dia da solicitao.

Perodo

Estudos Na matrcula inicial de cada curso (Conforme calendrio emitido pelo IDECC) Para o processo de Aproveitamento de Estudos o aluno dever apresentar: Cpia do histrico escolar autenticado ou cpia acompanhada do original; Programa(s) da(s) disciplina(s) objeto de aproveitamento; Requerimento apropriado. O calendrio para pedido de aproveitamento ser divulgado no incio de cada semestre letivo.

de Solicitao de Aproveitamento de

MATRCULA INSTITUCIONAL

o instrumento acadmico pelo qual se garante ao aluno sua permanncia como membro do corpo discente da Universidade, sem o compromisso de cursar qualquer disciplina. Se for realizada aps o perodo de matrcula ser cobrada uma taxa estabelecida pelo IDECC.

REMATRCULA

a matrcula acadmica obrigatria, que deve ser ratificada a cada semestre de acordo com o calendrio. A no efetivao da rematrcula implicar no cancelamento da matrcula, ou seja, o aluno deixar de pertencer Universidade. O que tornar sem validade qualquer ato acadmico realizado pelo mesmo, por exemplo: sua frequncia em disciplinas, avaliaes e trabalhos realizados durante o perodo em que no estiver devidamente rematriculado.

ABANDONO DE CURSO
Ser

considerado abandono de curso quando o aluno no efetivar a matrcula no perodo letivo previsto e/ou quando o aluno abandonar as atividades curriculares, sem qualquer justificativa.

TRANCAMENTO PARCIAL DE MATRCULA

o trancamento de uma ou mais disciplinas. O trancamento parcial dever ser solicitado ao Coordenador de rea em requerimento prprio, at 10 (dez) dias antes do incio da disciplina a ser trancada. Para requerer o trancamento parcial de matrcula preciso: Preencher o requerimento; Obedecer ao prazo estabelecido no calendrio; Apresentar comprovante da quitao da ltima mensalidade paga em relao data do requerimento.

TRANCAMENTO TOTAL DE MATRCULA

Consiste na suspenso, a pedido do aluno, formalizado atravs de requerimento, de todas as suas atividades acadmicas. Para ter direito ao trancamento total, o aluno dever estar enquadrado nos seguintes casos: Doena, devidamente atestada pelo mdico; Mudana de domiclio para outra cidade; Concomitncia de horrios entre o curso e o emprego, atestado pelo empregador; Obrigao de natureza militar. Observaes: 1. Para o trancamento de matrcula faz-se necessrio o adimplemento de todas as parcelas vencidas. No ser permitido trancamento de matrcula quando o aluno estiver inadimplente; 2. Somente permitido ao aluno realizar o trancamento total de matrcula por duas vezes consecutivas, tendo o mesmo que realizar a sua matrcula semestral no semestre seguinte.

LICENA GESTANTE / INTERVENO CIRRGICA


Procedimento:

O aluno dever entregar na Coordenao do Ncleo ATESTADO MDICO original, no primeiro dia de sua vigncia, constando: a doena, a urgncia do tratamento, o CID (Cdigo Internacional de Doenas), a assinatura e o carimbo do mdico responsvel pelo tratamento. Dever ainda providenciar, para que um parente ou amigo receba e entregue os trabalhos solicitados pelo professor. Sempre que o professor solicitar um trabalho, que deva ser entregue posteriormente, deve indicar ao aluno a data e um endereo para recebimento.

No caso das alunas gestantes, a licena maternidade ser aceita a partir do 8 (oitavo) ms, e ter durao de 3 (trs) meses a partir da data de solicitao, conforme Lei 6.202 de 17 de abril de 1975: ... a estudante em estado de gravidez ficar assistida pelo regime de exerccios domiciliares institudo pelo Decreto-Lei n. 1.044, de 21 de outubro de 1969. Art. 2 - Em casos excepcionais devidamente comprovados mediante atestado mdico, poder ser aumentado o perodo de repouso, antes e depois do parto. A aluna em licena maternidade deve realizar as atividades domiciliares dentro do perodo da disciplina, portanto, um familiar deve dirigir-se ao Ncleo e solicitar ao professor, no incio da disciplina, as indicaes das atividades que a aluna deve executar. Observaes: O direito NO se estende aos Estgios e s disciplinas prticas.

RECUPERAO DE ESTUDOS
A

Resoluo n. 31/2006 CEPE regulamenta o Programa de Recuperao de Estudos, visando oferecer ao aluno novas oportunidades para superar defasagens, constatadas ao longo do processo ensino-aprendizagem. Somente poder participar do programa aluno que tenha tido a frequncia mnima obrigatria na(s) disciplina(s), mas nela(s) no tenha alcanado nota final de aprovao. Resoluo constante no IDECC e Ncleos.

SISTEMA ESCOLAR
A

integralizao curricular dos Cursos feita pelo sistema de crditos/hora, correspondendo: um crdito a quinze horas/aula de cinquenta minutos. Ou um crdito a vinte horas/aula de cinquenta minutos. O ano letivo, independente do ano civil, organiza-se em 200 dias letivos. Para as turmas que obedecem ao regime regular, as aulas so realizadas de: segunda a sexta nos perodos manh e noite. Para as turmas que obedecem ao regime de frias, as aulas so realizadas de: segunda a sbado, nos meses de janeiro e julho, e nos demais meses do ano, aos sbados

COLAO DE GRAU
DOCUMENTAO

PARA COLAO DE GRAU Requerimento devidamente preenchido; Fotocpia da Certido de Casamento ou Nascimento; Fotocpia da identidade; Fotocpia do CPF; Fotocpia da certido de concluso do 2 grau ou diploma de graduao; Declarao de quitao do financeiro; Histrico acadmico com todas disciplinas concludas.

DIPLOMA DE GRADUAO
DOCUMENTAO

GRADUAO Requerimento devidamente preenchido; Fotocpia da identidade; Fotocpia do CPF; Declarao de quitao do financeiro; Histrico acadmico com todas disciplinas concludas. * prazo de entrega: 90 a 120 dias.

PARA SOLICITAR DIPLOMA DE

TRAJES
Nas

cerimnias oficiais de Outorga de Grau, todos os Formandos devero trajar beca na cor preta, comprimentos iguais (se for homem, que as calas e sapatos sejam sempre pretos), faixa na cintura, na cor do curso. Sugere-se que o formando utilize por baixo da beca roupas leves e confortveis em tons escuros, sapatos ou sandlias tambm escuros (mulher, de preferncia sapatos e o uso de joias se for usar somente clssico, discreto e com parcimnia). Polticos, empresrios e demais pessoas participantes da mesa, que no sejam membros acadmicos da universidade, devero usar terno, sapatos e meias em cor escura; mulheres usam traje social, em tons discretos e suaves.

JURAMENTISTA E ORADOR
Para

o ato da Solenidade de Colao de Grau, o aluno dever chegar no local da Solenidade(utilizando beca), com pelo menos uma hora de antecedncia do evento, principalmente o juramentista e o orador, que so pessoas que tem o uso da palavra na Solenidade (concedido no mximo 03 minutos). Caso no cheguem no horrio marcado, a Solenidade comea sem eles.

OUTRAS INFORMAES
Quem

no assinar a Ata, NO COLAR GRAU e estar impedido de receber o diploma; Todos os concludentes devero permanecer na solenidade at o final da cerimnia; Em hiptese alguma permitido: apresentar-se alcoolizado; nem levar para o local bebidas alcolicas, usar o telefone celular durante a cerimnia; o uso de chiclete. O fotgrafo ou a pessoa encarregada de fotograf-lo deve manter um mnimo de ordem, sem perturbar o bom andamento da solenidade; Cerimnias como essas no so adequadas para crianas muito pequenas, em virtude da caracterstica solene de sua realizao;

sesso solene revestida de uma ritualstica prpria, realizada em horrio nobre com a presena de autoridades. Assim, no ser permitida, no local da solenidade, a entrada de faixas, apitos, buzinas, confetes, serpentinas e similares; O Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Estado do Cear devero ser cantados por todos os graduandos e convidados com vigor e energia, em p, em atitude de respeito; Todos devero colaborar seguindo as instrues recebidas para que a Colao de Grau, que tambm uma despedida, fique na lembrana de cada um como uma cerimnia organizada, pontual, rpida, objetiva e, principalmente, inesquecvel para voc, sua famlia, seus convidados e amigos.

CORES DAS FAIXAS


Curso Administrao Biologia Cor Azul Rei Azul Claro

Cincias Contbeis
Direito Educao Fsica Enfermagem Filosofia Geografia Histria Matemtica Pedagogia

Azul Claro
Vermelho Verde Verde Azul Claro Azul Claro Azul Claro Azul Claro Azul Claro

You might also like