You are on page 1of 11

A estrutura computacional

Hardware - Arquitetura
UC
CPU ULA
REGS
O computador digital consiste de um sistema interligado de processador, memria e dispositivos de entrada/sada. Tambm existem barramentos internos (liga componentes da CPU) e externo (liga CPU com dispositivos de E/S) RAM e ROM

MP
barramento

E/S

Hardware Arquitetura - Processadores


A CPU (Central Processing Unit) ou UCP o crebro que comanda

A estrutura computacional

os processamentos e perifricos do computador, atravs de softwares que esto ativos na memria principal; A ALU (Arithmetic Logical Unit) a parte do processador responsvel por fazer todas as operaes do tipo aritmtica e lgica; A UC (Unit Control) responsvel pela busca de informaes na memria principal e das tarefas; O principal componente da CPU o PROCESSADOR que o motor que coloca tudo a trabalhar a partir do momento, que o computador ligado.

A estrutura computacional
Hardware Arquitetura - Memria A memria serve para guardar as instrues que so fornecidas ao processador, e para armazenar informao de uma determinada operao. A memria do computador est dividida em duas partes: memria principal (voltil e no voltil) e auxiliar/secundria.

A estrutura computacional
Hardware Arquitetura - Memria
Memria Principal: uma memria temporria que mantm informaes durante um perodo de trabalho do computador. Memria Secundria: um dispositivo para armazenamento de dados por tempo indeterminado, porm toda memria secundria possui uma capacidade para armazenar informaes. Ex.: HD, pen drive, MP5, email, celular, outros.

Hardware Arquitetura - Memria


A Memria Principal pode ser do tipo ROM (Read Only Memory) ou RAM (Random Access Memory).
ROM (Read Only Memory): uma memria somente de leitura, onde os dados gravados nelas so estticos, ou seja, no pode ser alterado (no voltil), mesmo que o computador seja desligado. Essas memrias esto nos computadores e dispositivos eletrnicos que possuem softwares bsicos dos fabricantes para iniciar o funcionamento do produto. RAM (Random Access Memory) so memrias de acesso aleatrios, ou seja, onde se pode gravar, alterar ou deletar dados da mesma. Essa memria do tipo voltil, ou seja, quando o computador for desligado o contedo perdido.
OBS.: Quando falamos da capacidade de memria de um computador, estamos falando de memria RAM.

A estrutura computacional

2. A estrutura computacional
Hardware Arquitetura - Placa Me
No preciso descrever em muitos detalhes a importncia da placa me em um PC, pois nela que o processador, memria, placa de vdeo e demais perifricos so conectados. Desta forma podemos afirmar que a Placa Me influncia diretamente no desempenho do PC. Alm das Placas Mes dos fornecedores de 1 linha (HP, Dell, etc) uma placa me bastante utilizada no mercado do fabricante ASUS. Um dispositivo importante da Placa Me o chipset, O chipset o circuito que realiza o interligao dos diversos barramentos e perifricos existente na Placa Me. Se o chipset for bem projetado para o modelo da Placa Me teremos alto desempenho e velocidade na troca de dados, caso contrrio, ter um computador lento, mesmo tendo processador e memria de boa qualidade.

2. A estrutura computacional
Hardware Arquitetura - Perifricos
Os perifricos so os acessrios que fazem parte do computador, tanto a nvel interno como externo, ou seja, so os dispositivos para intercambiar (entrada e sada) de dados no Computador. H trs tipos de perifricos: de entrada, de sada, e misto entrada/sada.

Perifricos de Entrada

Perifricos de Sada

Perifricos de Entrada e Sada

Sugesto contedo sobre hd: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/disco-rigido/

A estrutura computacional
Hardware Arquitetura - Perifricos
Tendncias em Tecnologia de Sada
5a. Gerao

DVD, Pen Drives Celular, Palm, TV etc.

4a. Gerao

Disco Magntico, Vdeo Fita Magntica, Impressoras

3a. Gerao Disco Magntico, Ncleo Magntico

2a. Gerao

Fita Magntica, Disco Magntico

1a. Gerao

Fita Magntica, Tambor Magntico

A estrutura computacional
Hardware Arquitetura - Perifricos - DESTAQUE
O USB (Universal Serial Bus) um barramento para perifricos, onde atravs de um nico plugue na placa-me, outros perifricos externos podem se conectar ao computador; possvel conectar at 127 dispositivos diferentes a cada porta USB; Os dispositivos podem ser conectados no computador, sem que o mesmo seja desligado composto por 4 fios, dois para dados, um para alimentao (5v) e um para aterramento; H duas verses : USB 1.1 com taxa de transferncia de at 12 MB para (cmeras digitais, mouse, impressora, etc) e de 1,5 MB (teclado, mouse, etc) USB 2.0 com taxa de transmisso de 480 MB.

A estrutura computacional
Hardware Arquitetura - Perifricos - DESTAQUE

CUIDADO

O USB 2.0 compatvel com o 1.1, porm cuidado ao misturar perifricos USB 2.0 com USB 1.1 em um mesmo barramento . Se isso ocorrer a taxa de transmisso ser na velocidade de menor valor, ou seja, a uma taxa 12 MB.

A estrutura computacional
Hardware Arquitetura - Perifricos - DESTAQUE

Principais vantagens do USB


O usurio no necessita configurar chaves e jumpers para as novas placas instaladas nesse barramento; No necessrio abrir o gabinete do computador para instalar novos dispositivos evita queima de componentes; No necessrio reiniciar o computador aps a instalao de um novo dispositivo; H um nico tipo de cabo que padro a todos os computadores;

O custo de dispositivos USB so baratos (pen drive, teclado, mouse, impressoras, cmeras digitais, placas wireless, outros)
Alta taxa de transmisso de dados 480 MB.

You might also like