You are on page 1of 12

Allan Kardec, na Introduo O Livro dos Espritos item VI, dos pontos principais nos transmitidos pelos Espritos

s Superiores , ressalta:
a) que os prprios seres que se comunicam se designam a si mesmos pelo nome de Espritos ou Gnios, declarando no terem pertencido a homens que viveram na Terra. que os prprios seres que se comunicam se designam a si mesmos pelo nome de Espritos Superiores, declarando, alguns, pelo menos terem pertencido a homens que viveram na Terra. que os prprios seres que se comunicam se designam a si mesmos pelo nome de Espritos ou Gnios, declarando, alguns, pelo menos terem pertencido a homens que viveram na Terra. que os prprios seres que se comunicam se designam a si mesmos pelo nome de Espritos Superiores declarando no terem pertencido a homens que viveram na Terra.

b)

c)

d)

Dos pontos principais nos transmitidos pelos Espritos Superiores, Allan Kardec , ressalta:
a) Deus eterno, imutvel, imaterial, nico, onipotente, soberanamente justo e bom. Criou o Universo, que abrange todos os seres animados e inanimados, materiais e imateriais. Os seres materiais constituem o mundo visvel ou corpreo, e os seres imateriais, o mundo invisvel ou esprita, isto , dos Espritos. Deus eterno, mutvel, imaterial, nico, onipotente, soberanamente justo e bom. Criou o Universo, que abrange todos os seres animados e inanimados, materiais e imateriais. Os seres materiais constituem o mundo visvel ou corpreo, e os seres imateriais, o mundo invisvel ou esprita, isto , dos Espritos. Deus eterno, imutvel, imaterial, nico, onipotente, soberanamente justo e bom. Criou o Universo, que abrange todos os seres animados e desanimados, materiais e imateriais. Os seres materiais constituem o mundo visvel ou corpreo, e os seres imateriais, o mundo invisvel ou esprita, isto , dos Espritos. Deus eterno, imutvel, imaterial, nico, onipotente, soberanamente justo e bom. Criou o Universo, que abrange todos os seres animados e inanimados, materiais e imateriais. Os seres materiais constituem o mundo invisvel ou corpreo, e os seres imateriais, o mundo visvel ou esprita, isto , dos Espritos.

b)

c)

d)

No capitulo XII dessa mesma introduo, Allan Kardec, nos fala da possibilidade de se demonstrar a identidade dos Espritos comunicantes. Quanto a isso:
a) Um fato demonstrado pela observao e confirmado pelos prprios Espritos o de que os Espritos superiores muitas vezes usurpam nomes conhecidos e respeitados. Um fato demonstrado pela observao e confirmado pelos prprios Espritos o de que os Espritos inferiores muitas vezes usurpam nomes conhecidos e respeitados. Um fato demonstrado pela observao e no confirmado pelos prprios Espritos o de que os Espritos inferiores muitas vezes usurpam nomes conhecidos e respeitados. Um fato demonstrado pela observao e no confirmado pelos prprios Espritos o de que os Espritos superiores muitas vezes usurpam nomes conhecidos e respeitados.

b)

c)

d)

Os pontos fundamentais da Doutrina Esprita so:


a) A existncia de Deus e a comunicabilidade com os espritos; b) Tendo o Esprito que passar por muitas encarnaes, seguese que todos ns temos tido muitas existncias e que teremos ainda outras, mais ou menos aperfeioadas; c) Os Espritos encarnados habitam os diferentes globos do Universo; d) Os bons Espritos nos atraem para o bem, nos sustentam nas provas da vida e nos ajudam a suport-las; e) Todos as afirmaes anteriores;

Os mundos corpreo e espiritual tm a mesma importncia?


a) No. O mundo espiritual secundrio; poderia deixar de existir, ou no ter jamais existido, sem que por isso se alterasse a essncia do mundo corporal. b) No. O mundo corporal secundrio; poderia deixar de existir, ou no ter jamais existido, sem que por isso se alterasse a essncia do mundo esprita. c) Sim. Tanto o mundo corporal como o mundo espiritual tm a mesma importncia para a evoluo do homem. d) Nenhuma das alternativas anteriores;

O homem participa de duas espcies de natureza?


a) Sim, pelo corpo, participa da natureza dos animais, cujos instintos lhe so comuns; pela alma, participa da natureza dos Espritos. b) Sim, pelo corpo, participa da natureza corporal e pela alma, participa da natureza dos Espritos. c) Sim, pelo corpo, participa da natureza dos animais, cujos instintos no lhe so comuns; pela alma, participa da natureza dos Espritos. d) Nenhuma alternativa anterior

Quanto ao Esprito podemos afirmar: a) O Esprito por ser abstrato e indefinido, s pode ser concebido pelo pensamento. b) O Esprito no , pois, um ser abstrato, indefinido, s possvel de conceber-se pelo pensamento. c) O Esprito um ser real, circunscrito, que, em certos casos, se torna aprecivel pela vista, pelo ouvido e pelo tato. d) Somente a alternativa A errada.

O estado errante :

a) a situao dos Espritos que permanecem errando. b) a situao dos Espritos que permanecem em aprimoramento. c) o local onde ficam os Espritos que persistiram no erro. d) nenhum das alternativas anteriores.

A reencarnao nos dada como: a) Misso b) Expiao c) Castigo d) Misso ou expiao e) Misso ou castigo

Segundo os itens VI e XII da Introduo de O Livro dos Espritos, confirme ou desminta as afirmaes abaixo.
Os Espritos superiores jamais se utilizam de nomes que no lhes pertena. FALSO No possvel identificar os Espritos que se manifestam.
FALSO

Aps a desencarnao todos os Espritos se acham libertos da influncia corporal. FALSO


impossvel discernir a qualidade dos Espritos somente pelas comunicaes que do. FALSO Os Espritos so atrados na razo da simpatia que lhes inspire a natureza moral. VERDADEIRO

You might also like