You are on page 1of 25

Cuidados corporais

Enf Maria Beatriz Cavalcante Enf Samara Cavalcante

Gerncia de Enfermagem 2011

Primeiras observaes
A higiene diria! Incentive os pacientes a se higienizarem. Antes, pergunte ao enfermeiro o estado clnico do paciente. Observe a prescrio mdica. As higienes oral e ocular esto aprazadas pela Enfermeira. No banho, inspecionar a pele e comunicar alteraes ao enfermeiro. Aproveite o banho para trocar fixaes e curativos. Informe ao enfermeiro que ir realizar a higiene do paciente para que esse prepare a bandeja.

Recomendaes 1
Antes de qualquer procedimento tenha certeza de que reuniu todos os materiais que sero necessrios. Apresente-se ao paciente e informe qual procedimento ir ser realizado. Lave as mos antes de comear, de preferncia no apartamento. Calce as luvas de procedimento para todo procedimento. Trave as rodas da cama para evitar acidentes Baixe as grades do leito apenas do lado em que voc se encontra.

Recomendaes 2
Ao trmino dos procedimentos, troque toda a roupa de cama e leve com voc em saco azul a roupa suja. Em caso de uso de fraldas, reserve a fralda descartvel em saco de lixo hospitalar e pese-o na balana digital do corredor. Atente para se o desconto de 100g est no leitor. Cheque na folha de procedimentos a atividade. Lance no balano hdrico as eliminaes do paciente.

Recomendaes 3
Produtos de aplicao na pele: Dermodex aplicado todas as vezes que for realizada a higiene. Pielsana aplicado aps o banho no leito e sempre que necessrio. Hidratante de pH neutro - aplicado aps o banho no leito e sempre que necessrio. Sabonete lquido de pH neutro aplicado nos banhos no leito e higiene ntima.

Higiene Ocular

POP

FINALIDADE: HIGIENIZAR OLHOS E PALPEBRAS A FIM DE PROMOVER CONFORTO E PREVINIR INFECES HOSPITALARES MATERIAL: SORO FISIOLGICO 0,9% 10ML, GAZE SIMPLES.

Higiene Ocular
Rena o material na bandeja de higiene. Dirija-se ao leito e informe o procedimento ao paciente. Higienize as mos e calce as luvas de procedimento Umedea a gaze simples com soro fisiolgico 0,9% Ao iniciar a higienizao, oriente os movimentos a partir do canto interno dos olhos para o canto externo

ATENO: Utilize novo algodo para iniciar a higienizao do outro olho.


Se houver crostas nas plpebras, embebeda gaze com soro fisiolgico 0,9% e aplique sobre o local por 1 minuto antes de tentar remoo Aplicar soro fisiolgico em cada olho para promover lubrificao do globo ocular, secando o excesso com gaze simples no sentido indicado (canto interno para o canto externo). Recolher material na bandeja de higiene Descalce as luvas e higienize as mos

Higiene Ocular
Utilize gazes simples diferentes em cada olho para evitar transmisso de infeco. Higienizar os olhos do canto interno para o canto externo impede a penetrao de secrees no ducto nasolacrimal. Avaliar as caractersticas (quantidade, colorao e aspecto) de secreo visualizada.

Higiene Oral

POP

FINALIDADE: PROPORCIONAR CONFORTO E HIGIENE AO PACIENTE, MANTER O ESTADO DE SADE DA MUCOSA ORAL, DENTES, LNGUA E GENGIVAS, EVITANDO INFECES. MATERIAL: BANDEJA DE HIGIENE, ESPTULA, ALGODO, ANTISSPTICO BUCAL, COPO DESCARTVEL, TOALHA DE ROSTO.

Higiene Oral
Elevar o leito at posio confortvel. Elevar a cabeceira at posio semi-fowler, quando no contraindicado para o paciente, com a cabea lateralizada e abaixar grade lateral. Posicionar a tolha no trax do paciente. Calar luvas de procedimento. Inspecionar a integridade de lbios e cavidade oral. Higienizar dentes em movimentos circulares desde as gengivas utilizando a esptula embebida em soluo antissptica. Higienizar lngua e mucosa oral em movimentos suaves e circulares. Atentar para a formao de placa saburrosa e retirar com cuidado sempre que necessrio. Retornar o paciente a posio original, deixando-o confortvel.

Higiene Oral
A higiene oral em pacientes acamados deve ser realizada nos trs turnos: manh, tarde e noite. Relate imediatamente enfermeira da unidade qualquer intercorrncia durante ou aps a realizao do procedimento. Relatar evidncia de sangramentos em gengivas, mucosa oral, lngua ou dor. Em pacientes inconsciente, vigis, entubados ou em jeum prolongado, a higiene oral deve ser realizada com maior freqncia. Para pacientes acordados e orientados que utilizem prteses dentrias, informar que estas precisam ser higienizadas em separado e frequentemente. Deve-se remover o excesso de antissptico durante o procedimento devido ao risco de aspirao.

Banho no leito

POP

FINALIDADE: PROPORCIONAR HIGIENE E CONFORTO AO PACIENTE ACAMADO E MANTER A INTEGRIDADE CUTNEA. MATERIAL: GUA MORNA, BANDEJA DE HIGIENE, PIJAMA OU CAMISOLA, BACIA, ALGODO, ROUPA DE CAMA (LENOL LUVA, LEOL COMUM, TRAVESSA, 2 FRONHAS GRANDE E 1 FRONHA PEQUENA), TOALHA, SACO AZUL, SACO BRANCO, SABONETE, CREME HIDRATANTE, LUVAS DE PROCEDIMENTO, FRALDA DESCARTVEL SE NECESSRIO.

Banho no Leito
Aquea a gua e dispense na bacia. Teste a temperatura na face interna do antebrao. Rebaixe a cabeceira e posicione o paciente em decbito dorsal. Retire as roupas atentando para no desconectar dispositivos. Lave os cabelos do paciente com gua e sabo. Observe a formao de dermatite seborreica, descamao do couro cabeludo etc. Seque em seguida. Lave o rosto, pescoo e orelhas com gua e sabo, e retire logo em seguida, secando com a toalha. Cubra a metade longitudinal do corpo do paciente com toalha e lave a parte exposta com gua e sabo.

Banho no leito
Siga o sentido:

Mo

antebrao P perna

brao coxa

axila

Retire o sabo em seguida e seque com toalha. Realize o mesmo procedimento na outra metade do corpo. Realize a higiene ntima (ver o POP de higiene ntima masculino e feminino). Vire o paciente em decbito lateral e desprenda a metade dos lenis do leito, enrolando para debaixo do paciente. Coloque uma toalha no local da retirada do lenol. Realize a higiene da regio dorsal com gua e sabo, atentando para a presena de fezes e seque em seguida com toalha. Avalie a integridade cutnea. Realize a massagem de conforto com o hidratante de pH neutro do paciente. Vire o paciente para a outra posio de decbito lateral e desprenda a segunda metade do lenol, retirando-o completamente. Despreze os lenois e toalhas no saco azul. Coloque os lenois novos abaixo do paciente e mova-o sobre os lenois para fix-los ao colcho. Vista o paciente com a roupa padro e acomode-o no leito atentando para a nova posio de decbito que este dever manter nas prximas horas.

Banho no leito
Eleve a cabeceira do leito posio original. Suba as grades da cama. Religue a dieta. Dispense a gua restante no vaso sanitrio do apartamento. Dispense o algodo utilizado no banho e as luvas de procedimento no saco de lixo hospitalar. Realize a higienizao das mos. Recolha sacos e bandeja e deixe o apartamento organizado. Se perceber sujidades no piso, ou caso este esteja molhado, acione a equipe de limpeza. Se o paciente usar fralda descartvel, utilize um saco de lixo hospitalar para seu descarte. Lembre-se pesar na balana ao sair do apartamento, deduzindo do valor encontrado 100g. Anote no balano hdrico. Descarte saco de lixo hospitalar e saco azul no expurgo. Cheque no pronturio do paciente o procedimento realizado, bem como os gastos com material.

Banho no leito
Durante a manipulao do paciente, desligar a dieta enteral se houver. Promova a privacidade ao paciente, fechando portas e baixando as persianas das janelas. Observe as condies da pele e das salincias sseas. A gua deve estar temperatura corporal, de morna a quente. Interaja com o paciente durante o procedimento, evitando conversas paralelas. Realizar o procedimento em duplas de auxiliares/tcnicos de enfermagem ou enfermeiro. Enxugar bem as dobras e os espaos interdigitais do paciente. Quando houver curativos, este deve ser feito logo aps o trmino do banho. Cuidado para que a gua no atinja os ouvidos. Caso o paciente seja idoso, evite frico e hidrate a pele, pois esta mais ressecada devido falta de oleosidade natural.

Higiene ntima masculina


POP

Posicione o paciente em decbito dorsal confortavelmente, eleve a cabeceira e abaixe as grades laterais; Teste a temperatura da gua com a parte interna do antebrao; Erga o pnis do paciente e derrame uma pequena quantidade de gua na regio genital; Retraia o prepcio; Ensaboe, com o algodo e sabonete neutro, primeiramente a cabea do pnis e o meato uretral, realizando em movimentos circulares de dentro para fora. Enxague aps; Lave o corpo do pnis com movimentos delicados e firmes na direo inferior. Enxague e seque o pnis por completo; Pea ao paciente para afastar as pernas (ou o faa, caso paciente esteja inconsciente); Ensaboe saco escrotal . Levante-o com cuidado e lave as dobras cutneas abaixo. Enxague e seque. Enxugue delicadamente o pnis, saco escrotal e regio perianal com a toalha; Aplique Dermodex nas reas de dobras (virilhas, saco escrotal, regio perianal);

Higiene ntima feminina

POP

Higiene de unhas
Observar principalmente em paciente que no contactuam. O material deve ser fornecido pela famlia. Observar se h sujidade embaixo das unhas e apar-las sempre que necessrio. Em pacientes em pr-operatrio, observar colorao. Se em tons escuros, solicitar a remoo do esmalte de pelo menos uma delas e fornecer algodo em copinho descartvel e ter ao paciente.

Tricotomia de cabelos e barbas


Paciente que passam muitos dias internados precisam de ateno. A famlia pode optar por trazer profissional para cortar o cabelo. Para higiene de nosso paciente, podemos na hora do banho apar-los. Solicitar lmina de barbear famlia com antecedncia para que se programem.

Mudanas de decbito

POP

Obtenha pelo menos duas pessoas para o processo; Promova privacidade ao paciente, fechando portas e persianas do apartamento; Nivele a altura da cama com a altura do quadril da pessoa que ir mobilizar o paciente; Avalie a presena de sondas, incises, drenos e equipamentos para evitar traes; Abaixe a cabeceira do leito o mximo que o paciente tolerar; Elevar o brao direito do paciente a altura dos ombros; Flexione o joelho do paciente que no est prximo do colcho Posicione suas mos na cintura escapular e na cintura plvica esquerda do paciente; Vire cuidadosamente o paciente para o lado direito; Manter perna esquerda semi-fletida; Acomode travesseiro na cabea e entre os joelhos; Reposicione o nvel do leito e cabeceira;

Mudana de decbito
Manter as pernas no alinhamento correto previne a presso sobre as proeminncias sseas Reduz os riscos de trauma ao dobrar os joelhos do paciente antes da movimentao. O posicionamento cria uma alavanca para facilitar a rotao. Movimentar paciente no leito no tarefa para uma pessoa sozinha. Assegure-se de que uma equipe adequada esteja disponvel para ajudar, antes de prosseguir.

Registro no pronturio
18 7 11

8:00

X X X

14:30

Manh Gorro: 1 Luva de procedimento: 2 Mscara: 2 gaze simples (pct): 1 SF0,9% 10ml: 1

Esptula; 1

Registro no pronturio

Diurese perdida em banheiro Diurese mensurada em jarra

WC +++ + past 350

Evacuao em grande quantidade sem registro de aspecto

Evacuao em pequena quantidade com aspecto pastoso

Obrigada OBRIGADA

You might also like