You are on page 1of 68

Reino Plantae

Michel Strquio Belmiro

Reino Plantae
Todos os seres includos no Reino Plantae so:

EUCARIONTES PLURICELULARES AUTTROFOS

A clorofila encontra-se dentro dos plastos (tambm chamados de cloroplastos).

Cloroplastos

Cloroplasto

Parede celular

Representao simplificada do Processo de Nutrio Vegetal

Estmatos

hepticas Brifitas Pteridfita

Gimnosperma

Angiosperma

Brifitas

musgos

hepticas

Brifitas

musgos

musgos

lquens
(algas e fungos)

musgos

musgos

hepticas

musgos

samambaias (pteridfitas)

Quais so as principais caractersticas das brifitas?


Foram as primeiras plantas que ocuparam o ambiente terrestre; So minsculas e vivem em ambientes midos. No produzem flor, semente e nem fruto. Apresentam rizides, caulides e filides que so estruturas semelhantes raiz, caule e folha respectivamente. A epiderme j apresenta uma fina cera impermeabilizante e estmatos. So avasculares, ou seja, no possuem vasos condutores de seiva. A ausncia dos vasos condutores e dos tecidos de sustentao no permite que a planta alcance um maior tamanho. Dependem da gua do meio ambiente para a fecundao; Possuem gametas flagelados.

Estruturas

Filide Caulide Rizide

Esporfito(2n)

Gametfito(n)

Pteridfitas

Pteridfita (samambaia)

Pteridfitas

soros da samambaia

Samambaiau

Xaxim

soros da avenca Avenca (pteridfita)

Pteridfitas

Quais so as principais caractersticas das pteridfitas?


Possuem razes, caules e folhas e so vasculares, ou seja, possuem vasos condutores de seivas. A presena da vascularidade permitiu a elas crescerem mais que as brifitas. Os vasos condutores de seiva so responsveis pela conduo e pela sustentao do vegetal. Necessitam da gua para a fecundao. Os gametas masculinos so flagelados.

Ciclo de vida de uma samambaia

Gimnospermas

Sequia Gigante

Parque Nacional das Sequias Califrnia

Gimnospermas
Pinha ou estrbilo ou flor Pinheiro do Paran pinha fecundada

Pinha imatura

Pinha madura semente ou pinho

semente

Estrbilo masculino

cycas
ciprestes

Gimnospermas

Pinus

estrbilo feminino ou pinha ou flor do pinheiro

Pinheiro do Paran

Estrbilo masculino

Estrbilos de diversos tipos de Gimnospermas

Monica
Os dois sexos no mesmo indivduo.
Flor monclina: dois sexos na mesma flor (apenas as angiospermas) Flor dclina: apenas um dos sexos

Flor monclina ou hermafrodita

Flores dclinas

Diica
Sexo separado em indivduos diferentes

Feminina

Masculina

Estrbilo dclino feminino

Estrbilo dclino masculino

Quais so as principais caractersticas das gimnospermas?


So plantas vasculares, sendo a maioria rvores de grande porte. Possuem raiz, caule, folhas, estrbilos e sementes. O estrbilo como se fosse uma flor rudimentar, sem ptalas e sem ovrio, portanto no h a formao de frutos. Os gametas so produzidos nos estrbilos. O gameta masculino no flagelado. transportado dentro do gro de plen (alado). Os estrbilos no possuem elementos de atrao para os polinizadores, por isso so polinizadas pelo vento. Seu embrio fica protegido na semente, uma estrutura que possui reservas nutritivas e uma proteo contra a desidratao.

CICLO DE VIDA DAS GIMNOSPERMAS

Estrbilo feminino

pinho

Juniperus communis

Angiospermas

Anatomia Caule

Angiospermas

Vasos Condutores de seiva

Quais so as principais caractersticas das angiospermas?


So vasculares e possuem raiz, caule, folhas, flores, sementes e frutos. Tambm no necessitam da gua para que ocorra a fecundao. Suas flores produzem o nctar (soluo aucarada) que atrai animais, como, abelhas, borboletas, formigas, pssaros, morcegos e outros que acabam polinizando-as. Da unio dos gametas, forma-se o embrio (dentro de uma semente). Aps a fecundao, o ovrio da flor se desenvolve e se transforma em fruto (com a semente dentro). A semente nutre e protege o embrio. o grupo vegetal mais recente e mais abundante da Terra. Esse sucesso na disperso se deve ao fato de que todas as flores possuem ovrios, ou seja, produzem frutos, uma estrutura que alm de proteger a semente serve como elemento de atrao para os animais dispersores de sementes.

ANGIOSPERMAS

1. So plantas vasculares. 2. Possuem raiz, caule, folhas e sementes. 3. No necessitam da gua para que ocorra a fecundao. O gameta masculino no flagelado. transportado dentro do gro de plen. 5. Da unio dos gametas, forma-se o embrio (dentro de uma semente). 6. O embrio fica protegido na semente, que possui reservas nutritivas e uma proteo contra a desidratao. 7. A estrutura reprodutora a flor. 8. Os gametas so produzidos na flor. 9. As flores produzem o nctar que atrai animais que fazem a polinizao. 10. As flores possuem ovrios que, aps a fecundao, se transformam em frutos (com a semente dentro).

Diferena entre Monocotilednias e Dicotilednias

Ciclo de vida de uma Angiosperma


Polinizao

Fecundao

Germinao da semente

Formao de Frutos

Estmatos

A FLOR DAS ANGIOSPERMAS

local onde so produzidos os gros de plen que contm o gameta masculino

local onde est o gameta feminino a oosfera

Observao rgos reprodutores: Gineceu: rgo feminino


Formado pelo estigma, estilete e ovrio Androceu: rgo masculino Formado pelos estames que so compostos por filete e antera

Morfologia Fruto

Pseudo-fruto

Fotossntese

Fotossntese

Fisiologia vegetal

Polinizao - anemofilia

Polinizao - zoofilia

Disperso de semente - anemocoria

Disperso de semente - zoocoria

Disperso de semente - hidrocoria

Disperso de semente - autocoria

Fotoperodo

Fotoperodo

Os hormnios vegetais ou fitormnios


Exercem um papel relevante em todo o complexo processo de desenvolvimento do vegetal, ao longo de toda a sua vida. Sua funo reguladora depende de vrios fatores. Concentrao: ora podem estimular ora podem inibir os processos metablicos. Local da produo ou sntese: meristemas de raiz ou caule (jovens ou adultos); folhas (jovens ou envelhecidas); flor (aparelho reprodutor feminino frutos e sementes). Tipo de hormnio: Auxinas Giberelinas Citocininas Gs etileno cido abscsico Vitaminas do complexo B (B1 tiamina, B2 riboflavina, piridoxina, cido nicotnico, cido pantotnico).

Auxinas
As auxinas so os fitormnios mais importantes das plantas. Esto relacionadas aos tropismos, enraizamento de estacas, dominncia apical, absciso das folhas, formao de frutos. Dentre as auxinas as mais comuns so:

Natural:
AIA - cido 3-indol actico (principal - derivada do triptofano) AIB - cido 3-indol butrico (enrraizamento)

Sinttica:
ANA - cido naftaleno actico 2,4-D - cido 2,4-diclorofenoxi actico 2,4,5-T - cido 2,4,5-triclorofenoxi actico

Agente Laranja

As auxinas so produzidas no pice do vegetal. Aps a fecundao se formar a semente que produz auxinas que estimulam a transformao do ovrio em fruto. Em algumas flores, as auxinas do ovrio promovem o desenvolvimento do fruto, mesmo no tendo ocorrido a polinizao, portanto sem a fecundao. Esses frutos so chamados de partenocrpicos e no tero sementes (parteno = virgem; carpo = fruto). A banana um fruto partenocrpico natural, o limo-taiti, a uva-passa e a laranja-baa so partenocrpicos artificiais.

Tropismos

Etileno
- O etileno um hormnio vegetal gasoso. - Produzido em todos os rgos vegetais sob estresse. -Pode ser: -Endgeno -produzido por tecidos nas razes, caules, folhas, flores e/ou frutos) - Exgeno -(proveniente do meio externo). Quase todos os compostos orgnicos liberam etileno quando so aquecidos ou oxidados

FIM

You might also like