You are on page 1of 19

Processos de Separao de Misturas

Anlise Imediata
Conjunto de Processos fsicos utilizados para separar cada uma das substncias que compe uma mistura. A escolha do mtodo mais adequado para se separar a mistura, necessrio conhecer algumas propriedades de seus componentes.

Misturas Heterogneas Slido-Slido


Catao usando a mo ou uma pina, separam-se os componentes slidos. Levigao o slido menos denso separado por uma corrente de gua. Separao magntica um dos slidos atrado por um m. Esse processo utilizado em larga escala para separar alguns minrios de ferro de suas impurezas.

Cristalizao fracionada todos os componentes da mistura so dissolvidos em um lquido que, em seguida, sofre evaporao provocando a cristalizao separada de cada componente. Dissoluo fracionada um dos componentes slidos da mistura dissolvido em um lquido. Peneirao usada para separar slidos constituintes de partculas de dimenses diferentes. So usadas peneiras que tenham malhas diferentes. Industrialmente, usam-se conjuntos de peneiras superpostas que separam as diferentes granulaes.

Misturas Heterogneas Slido-Lquido

Decantao a fase slida, por ser mais densa, sedimenta-se, ou seja, deposita-se no fundo do recipiente

Centrifugao uma maneira de acelerar o processo de decantao, utilizando um aparelho denominado centrifuga. Na centrfuga, devido ao movimento de rotao, as partculas de maior densidade, por inrcia , so arremessadas para o fundo do tubo.

Filtrao simples a fase slida separada com o auxlio de papis de filtro.

Filtrao Presso Reduzida O processo de filtrao pode ser acelerado pela filtrao presso reduzida, onde uma trompa de vcuo "suga" o ar existente na parte interior do kitassato, o que permite um escoamento mais rpido do lquido.

Misturas Heterogneas Lquido- Lquido

Decantao com Funil de Separao separam-se lquidos imiscveis com densidades diferentes; o lquido mais denso acumula-se na parte inferior do sistema.

Misturas Homogneas Slido-Lquido

Evaporao a mistura deixada em repouso ou aquecida at o lquido (componente mais voltil) sofra evaporao. Esse processo apresenta um inconveniente: a perda do componente lquido.

Destilao simples a mistura aquecida em uma aparelhagem apropriada, de tal maneira que o componente lquido inicialmente evapora e, a seguir, sofre condensao, sendo recolhido em outro frasco.

Misturas Homogneas Lquido-Lquido

Destilao fracionada consiste no aquecimento da mistura de lquidos miscveis, cujos pontos de ebulio no sejam muito prximos. Os lquidos so separados na medida em que cada um dos seus pontos de ebulio atingido. Inicialmente, separado o lquido com menor PE; depois, com PE intermedirio e assim sucessivamente at o lquido de maior PE.

Misturas Homogneas Gs-Gs


Liquefao fracionada a mistura de gases passa por um processo de liquefao e, posteriormente, pela destilao fracionada. Adsoro Consiste na reteno superficial de gases.

Cromatografia

Esse mtodo, utilizado para a separao e identificao dos componentes de uma mistura, relativamente recente. Na maioria das cromatografias, os componentes separados so identificados pela sua cor (cromos = cor). A cromatografia tem a vantagem de permitir at mesmo a separao de componentes em quantidades muito pequenas. Existem atualmente vrios tipos de cromatografia, sendo que a primeira a ser utilizada foi a cromatografia em papel.

Exerccios do Captulo 07 pgina 74


Testando seu conhecimento 02, 07, 08, 09, 11, 12 e 14. Aprofundando seu conhecimento 02, 04, 06, 09, 12 e 13.

You might also like