You are on page 1of 39

Reabilitao Cardiovascular

Prof. Dr. Marcelo R. Guerino

Reabilitao Cardiovascular
A reabilitao cardiovascular (RCV) pode ser conceituada como um ramo de atuao da cardiologia que, implementada por equipe de trabalho multiprofissional, permite a restituio, ao indivduo, de uma satisfatria condio clnica, fsica, psicolgica e laborativa.

Reabilitao Cardiovascular
Histrico
Aposentadoria precoce Invalidez

Hoje

Abrangncia: ptes com fatores de risco at pstransplante.

CONCEITOS em RCV
Os efeitos fisiolgicos do exerccio fsico podem ser classificados em agudos imediatos, agudos tardios e crnicos. Efeitos agudos, (respostas)
so aqueles que acontecem em associao direta com a sesso de exerccio e, os efeitos agudos

Efeitos agudos imediatos, os que ocorrem nos perodos pr e ps-imediato do exerccio fsico
Exemplos:
aumentos de freqncia cardaca (FC), ventilao pulmonar e sudorese,

CONCEITOS em RCV
Os efeitos agudos tardios (observados nas 24h)
discreta reduo dos nveis tensionais, (hipertensos) no aumento do nmero de receptores de insulina nas membranas das clulas musculares.

Por ltimo, os efeitos crnicos, (adaptaes) Resultam da ex-posio freqente e regular s sesses de exerccio, representando os aspectos morfo-funcionais que diferenciam um indivduo fisicamente treinado, de um outro sedentrio.
Achados mais comuns:
a hipertrofia muscular e o aumento do consumo mximo de oxignio

CONCEITOS em RCV
Uma caminhada de 40 min
Fases iniciais anaerbicas (representam pouco do processo fisiolgico total) Exerccio predominantemente aerbico

Agudos: Agudos Imediatos: aumento FC e FR Agudos tardios: diminuio glicemia Crnicos: diminuio FC repouso, aumento resistncia muscular.

PERGUNTAS PERTINENTES
Num TESTE DE ESFORO (TE) ou em AVD: 1) qual foi a massa muscular relativa envolvida no exerccio?
Grandes massas (via aerbia) Unidades localizadas

2) qual foi a durao mxima do exerccio?


2 a 3 min anaerbica e aerbica 40 segundos intenso desequilbrio cido-base e fadiga (esporte) 10 min aerbio

3) qual foi a intensidade relativa do exerccio?


Baixa(30% VO2max) Moderado 30% a 75% VO2max

PERGUNTAS PERTINENTES
4) qual foi o ritmo do exerccio - fixo ou varivel?
Ritmo fixo modificaes fisiolgicas de repouso Ritmo varivel necessidade ressntese ATP

5) esta mesma intensidade poderia ser mantida pelo dobro do tempo?


Avaliar o grau de fadiga (via anaerbica) De 30min pode fazer 1h? Ou nem consegue subir um lance de escadas?

6) Exerc. Intenso: esta mesma intensidade poderia ser repetida com um pe-queno intervalo de repouso, como de 1 a 2min?
Ritmo varivel e intenso (exerc abdominal, suspenso de barras) fadigam. Repouso 1 a 2 min

Termos em fisiologia
Consumo de O2:
Consumo Mximo de O2: MET: gasto em repouso x Peso/tempo 3,5mL.Kg/min Limiar anaerbico: Produo x Reabsoro Zona-alvo de treinamento: limites superior e inferior da FC q caracteriza a dose mais apropriada de exerccio. (TE)

Aspectos bsicos da estrutura msculo-esqueltica


Podem prejudicar ou inviabilizar o programa:
Fraquezas Retraes Assimetria de membros inferiores Leses Motivao Leses degenerativas e inflamatrias

Indicaes, benefcios, riscos, contra-indicaes e emergncia


Indivduos com fator de fisco
Hipertenso, Diabetes, dislipidemias, tabagismo, obesidade, sedentarismo,...

TE anormal Portador de DAC Cardiopatas Angnias Ps IAM PS revascularizao Ps transplante

Contra-indicaes

Classificao segundo RISCO


Classe A
indivduos com fator de risco, sem contra indicao ao exerccios de mdia intensidade. Compreende os indivduos considerados aparentemente sadios:
a) <40 anos, assinto-mticos, que no evidenciem cardiopatia e dois ou mais fa-tores de risco coronrio; b) b) de qualquer idade, com TE negativo ou normal, que no apresentem cardiopatia ou fatores de risco coronrio.

Classificao segundo RISCO


Classe B Formada de indivduos de baixo risco para exerccios de mdia intensidade, (cardiopatia estvel e ou TE normal, com as seguintes caractersticas:
capa-cidade aerbia >21ml.kg/min.; ausncia de insuficincia cardaca, arritmia ventricular classificada por Lown nos ti-pos II, III, IV, isquemia ou angina de repouso; angina ou isquemia de esforo somente em exerccio, >21ml.kg/min; TE com comportamento normal de PA e segmento ST, sem angina de esforo; frao de ejeo (FE) >0,50; ausncia de antecedentes pessoais de parada cardiorrespiratria (PCR) primria ou de dois ou mais infartos do miocrdio; capacidade satisfatria de auto-monitorizao e de obedincia prescrio do exerccio,

Classificao segundo RISCO


Classe C Composta por indivduos de moderado a alto risco para exerccios de mdia intensidade e ou incapazes automonitorizao,
Cardiopatia de evoluo estvel e ou TE anormal, Capacidade aerbia <21ml.kg/min.; ausncias de insuficincia cardaca, extra-sstoles ventriculares (EV) classe II, III e IV de Lown, ausncia de angina ou isquemia de repouso; angina ou isquemia de esforo em exerccio <21ml.kg/min.; angina vasoespstica documentada sob controle; TE com queda persistente da PA ao esforo, angina ou comportamento anormal de ST; FE entre 0,30 e 0,50; antecedentes pessoais de PCR primria ou de dois ou mais infartos do miocrdio; capacidade insatisfatria de auto-monitorizao e de obedincia prescrio do exerccio, ausncia de outras condies de risco de vida ou seqela grave.

Classificao segundo RISCO


Classe D Constituda de indivduos de risco habitualmente proibitivo ao exerccio, compreende os pacientes com
cardiopatia de evoluo instvel e restrio da ativida-de fsica, com as seguintes caractersticas: insuficincia cardaca; EV repetitivas, no controladas; angina ou isquemia instveis (angina de incio recente, angina progressiva, an-gina de repouso, angina subentrante, dor torcica prolon-gada recente mesmo com enzimas normais); Estenose artica (EA) grave; condies com risco de vida ou seqela grave; leso de tronco de coronria esquerda ou equivalente, no tratada.

benefcios

Riscos
Morte sbita em exerccio rara IAM pode acontecer em exerccio de alta intensidade. Mudana do estilo de vida diminui risco de complicaes Horrio pra prtica no stabelecido Epidemiologia: manh, entre 6h e 12h
Viscosidade, PA e FC, cortisol,agregao plaq B bloq e AAS

Metodologia do treinamento
Princpios Bsicos:
Especificidade (dependem do local do corpo) Sobrecarga (dependem do objetivo)

Reversibilidade (ex atletas depois de anos de


inatividade alcanam nveis de capacidade CR semelhantes a indivduos sedentrios)

Metodologia do treinamento
Metodologia O conhecimento do sistema fisiolgico a ser treinado est diretamente relacionado deciso correta do mtodo de treinamento. Obedecer principios da especificidade e sobrecarga
Trabalhar as # fases:
Na fase inicial: realiza-se o aquecimento dos msculos e do sistema cardiorrespiratrio, maior eficincia metablica e prevenir leses osteomioarticulares. A fase de recuperao ( desaquecimento) permite um decrscimo de intensidade para as condies de repouso, de maneira planejada.

Metodologia do treinamento
Treinamento contnuo de natureza submxima e de mdia a longa durao, no se permitindo intervalos. Permite resultado satisfatrio a mdio e longo prazo.
Treinamento intervalado - tem como caracterstica uma srie de perodos repetitivos de exerccios, alternados com perodos de repouso ativo ou intervalos de recupera-o. Usados no meio desportivo

Aptides fsicas Bsicas


Resistncia aerbica
Equilbrio entre oferta e demanda

Resisncia Muscular localizada


Sries e repeties envolvendo fora e intensidade. Cuidas valsalva PA

Flexibilidade
Depende da mobilidade, facilitam AVDs trabalho e exerccio

Prescrio de Exerccio
De acordo com a complexidade do servio durante todas as fases de RCV, somam-se especialistas nas reas fisioterapia, educao fsica, enfermagem, nutrio, fisiologia, psicologia e etc.
A determinao inicial da capacidade funcional elemento fundamental para o treinamento fsico em nvel de equilbrio individualizado.

Prescrio de Exerccio
Na fase inicial pretende-se melhorar a qualidade de vida e sade sem a preocupao imediata de perda de peso. A medida que se prolonga o programa, a assimilao da carga permite ao pa-ciente a liberao gradual de cargas mais efetivas. Em seis a 12 meses, aps reavaliao, determina-se um novo nvel de equilbrio de consumo de oxignio para o treinamento.

Prescrio de Exerccio
Exame clnico, histria de evento cardaco exame objetivo com abordagem especial para estenose de via de sada do ventrculo esquerdo (VE), avaliao minuciosa da funo ventricular; Estratificao do risco pelo teste e/ou outros exames complementa-res, avaliao das medicaes, principalmente, as que interferem com a resposta cronotrpica, avaliao clnica ortopdica, TE e protocolos.

Prescrio de Exerccio
Protocolos de esteira rolante - Para indivduos mais limitados ou pessoas >70 anos, de atividade fsica, no conhecida, utilizam-se protocolos com incrementos de carga mais suaves, denominados protocolos submximos, clssicos como os de Naughton ou de Ellestad. Para indivduos j em atividade habitual, utilizam-se os protocolos mximos de Bruce ou de Ellestad. Protocolos em cicloergmetro - Nos indivduos mais limitados ou >70 anos, no conhecidos, recomenda-se intervalos de cargas de 25 em 25 watts ou at mesmo 12,5 a 12,5 watts nas bicicletas tecnicamente capacitadas. De maneira geral, em nosso meio, preconizam-se incrementos de cargas de 50 watts at a FC mxima predita ou o VO 2 max obtido.

Prescrio de Exerccio
Aspectos especiais para pacientes mais idosos na RCV
Os cuidados especiais independem da idade e sim das condies do paciente, isto , da complexidade do caso. Entretanto, maior idade pode representar eventual diferena de comportamento, que merece cuidados especiais para prevenir as adversidades clnicas mais comuns no idoso, como
dispnia; estertores de base, fraqueza profunda; alterao mental aguda com confuso; mudana de hbitos alimentares; edema pulmonar; embolia arterial; insuficincia renal progressiva; agitao e sonolncia; mudana repeti-tiva na atividade e a perda da percepo que pode diminuir asensibilidade dolorosa.

Prescrio de Exerccio
a) Ambiente e exerccios mais apropriados aos idosos - a idade mais avanada geralmente compromete o estilo de vida e a artrite diminui a flexibilidade. Em ambas as situaes a atividade fsica cuidadosa pode ser benfica, utilizando-se local de treinamento amplo, de preferncia no mesmo plano e em superfcie lisa; b) exerccio e medicao - no indivduo mais idoso, vale a pena salientar que a inter-relao fisiolgica e farmacolgica processada, s vezes, com diferentes peculiaridades, nos processos de: absoro; metabolismo; distribuio; da sensibilidade ao frmaco; diminuio da massa corprea; diminuies nas funes renal; heptica; gastrointestinal; nervosa; e cardiovascular.

Treinamento no supervisionado pelo mdico


Ocorre situaes onde h restrio do acompanhamento pelo medico. Neste caso, pede-se pelo menos do Educador Fsico.
Divide-se em 2 grupos
GRUPO A no ptos GRUPO B livres para realizar atividade

Prescrio pelo Educador Fsico e Fisioterapeuta


Triagem (a nunca fez exercicio, s pratica esporte, faz regularmente) 1 aula, atravs do TE, determinar tipo, intensidade e durao do exercicio, enfim a INDIVIDUALIZAO necessria (30 dias) Escala de esforo de Borg

Treinamento no supervisionado pelo mdico

Prescrio de treino de resist aerbica


O treinamento de resistncia aerbia fundamental para o aperfeioamento das funes cardiorrespiratrias. Aplica-se este tipo de treinamento de forma contnua ou intervalada, j descrito anteriormente. O treinamento contnuo pode ser aplicado segundo o tempo de realizao, em exerccio, de curta (at 10min) mdia (de 10 a 30min) e longa (acima de 30min), durao. O treinamento aerbio intervalado deve ser individualizado, estabelecendo-se a durao total, nvel de intensidade, nmero de repeties para cada intensidade e durao de cada intensidade.

Prescrio de treino de resist aerbica


As vantagens do treinamento intervalado, quando comparado com o treinamento contnuo, so trs: 1) permite a realizao de maior trabalho total (relao carga e tempo) quando desenvolvido com durao igual ao trabalho contnuo; 2) facilita a adaptao da musculatura esqueltica para suportar exerccios de maior intensidade, de forma gradativa e perfeitamente assimilvel; 3) quebra da monotonia do treinamento, por exigir ateno na mudana da intensidade do exerccio nos momentos estabelecidos.

Prescrio de treino de RML


H a necessidade de treinar os msculos responsveis pela: Locomoo, postura, respirao, de AVDs e de atividades profissionais O treino de RML depende de faotres como
exerccios dinmicos (isotnicos); cargas submximas (pouco peso); nmero de sries (mnimo trs para cada exerccio); nmero de repeties (mnimo 15 para cada exerccio); durao dos intervalos entre cada srie (30 a 40s).

CUIDAR APNIA

Prescrio de treino de RML


Na reabilitao cardaca e no treinamento de sedentrios recomendvel o circuito de tempo fixo, com durao mnima de 30s para cada estao e cargas (pesos) leves, porque
no aumenta muito a PA, melhora a capilarizao, aumenta a eficincia do metabolismo aerbio e a coordenao neuromuscular.

Prescrio de treino de RML


a) grupos musculares solicitados; b) grau de dificuldade de execuo; c) problemas ortopdicos d) nmero de estaes de 12 a 14 estaes, correspondendo de 15 a 20min da sesso e) tempo em cada estao de 30s (15 repeties) cadenciadas de cada exerccio; f) intervalos no mnimo 30s; g) alternando os grupos musculares solicitados;

Prescrio de treino de RML


h) orientar a tcnica correta da atividade respiratria de execuo de cada exerccio; i) individualizao das cargas de treinamento. Cada circuito deve ser mantido por 8 sesses de condicionamento fsico, para facilitar o aprendizado. Perodos muito prolongados de execuo do mesmo circuito provocam falta de motivao e prejudicam os resultados pretendidos com o treinamento.

Prescrio de treino de Flexibilidade


OBETIVOS
Melhorar flexibilidade e mobilidade articular e elasticidade muscular.

Alongamento
ajudam a reduzir a tenso muscular desnecessria, atenuam as dores lombares, melhoram a postura, a conscincia corporal e a capacidade de desempenho de tarefas profissionais e de lazer.

Pelas suas caractersticas, a etapa de alongamento deve ser a ltima de uma sesso de treinamento porque facilita a recuperao aps os exerccios aerbios e de RML.

ADERNCIA
Competncia Confiabilidade EMPATIA

You might also like