You are on page 1of 27

Clique para editar o estilo do subttulo mestre Televiso digital terrestre Codificao de A/V e multiplexao Parte 2: Codificao de udio

o Keiko Aluno: Ricardo de Orientadora:

ABNT NBR 15602-2


Fonseca

Souza Costa

3/25/12

Agen da
Formato de entrada de udio Condies Gerais; Principais parmetros - Formatos e Interfaces; Principais parmetros - Nveis de sinal de udio; Principais parmetros Metadados; Servios de udio e canais auxiliares; Sistema de codificao de udio; Perfis e nveis; Camada de transporte e multiplexao; Restries dos parmetros de codificao de udio; 3/25/12 22

Formato de entrada de udio Condies Gerais


As condies gerais para o formato de entrada de udio devem obrigatoriamente ser as seguintes:

freqncia de amostragem do sinal de udio: 32 kHz, 44,1 kHz ou 48 kHz; b) configurao de sinais estereofnicos e multicanal (ou seja, sinais consistindo em dois ou mais sinais de udio para obter uma reproduo envolvente ou espacial do som); a taxa de amostragem para todos os sinais deve obrigatoriamente ser a mesma; c) quantizao dos sinais de entrada deve empregar 16 bits ou 20 bits; d) um programa de udio deve obrigatoriamente ter no mnimo um canal de udio. O nmero mximo de canais no programa deve obrigatoriamente ser limitado ao 33 nmero 3/25/12
a)

Formato de entrada de udio Condies Gerais


e) recomendado que os programas multicanal sejam preparados conforme a ITU Recommendation BS.775-1; f) os programas de udio em modo multicanal compatveis com os modos previstos na ITU Recommendation BS.775-1 devem obrigatoriamente estar em uma das configuraes permitidas na Tabela 3; g) no caso de transmisso de somente um programa multicanal sem transmisso de um programa estreo, o programa multicanal deve obrigatoriamente estar em modo 3/2 (5.0 ou 5.1, com ou sem adio do canal LFE de enriquecimento das baixas freqncias) para permitir o downmix para estreo.

3/25/12

44

Principais parmetros - Formatos e Interfaces


Devem obrigatoriamente ser admitidos fluxos de bits ou arquivos contendo udio digital no comprimido em formato PCM, como WAVE ou AIFF, estreo e multicanal;

Entre as interfaces (barramentos) de entrada/sada digital permitidos, devem obrigatoriamente estar AES3 (AES/EBU, contendo dois canais PCM por fluxo de bits), SDI, HD-SDI e HDMI.

3/25/12

55

Principais parmetros - Nveis de sinal de udio


O nvel de referncia para a intensidade ou presso sonora deve obrigatoriamente ser igual a 0 dB. A faixa dinmica admissvel de excurso deve obrigatoriamente ser limitada a + 20 dB (headroom) e - 70 dB com respeito referncia, correspondendo a uma faixa dinmica tpica de 90 dB.

Recomenda-se que os nveis de udio mdio estejam a - 20 dBFS (0 dB), para possibilitar homogeneidade no volume entre canais distintos. O sinal deve acomodar picos de no mnimo 4 vezes sua potncia mdia RMS.

3/25/12

66

Principais parmetros Metadados


Dados auxiliares devem obrigatoriamente conter informaes como descries de contedo dos programas de udio, parmetros de configurao dos servios de udio e parmetros dos sinais de udio transmitidos no fluxo de bits.

Podem ser admitidos como tipos de dados auxiliares:

a) descrio do contedo dos programas de udio sendo transmitidos (por exemplo, classificao de programa sonoro, descrio dos objetos de udio mixados no contedo, descrio do contedo do canal de udio auxiliar etc.); b) modo multicanal; c) volume de referncia para operaes de equalizao 3/25/12 77 na reproduo no terminal de acesso. Dados auxiliares

Principais parmetros Metadados


Um primeiro nvel deve obrigatoriamente ser normativo. Esse nvel deve obrigatoriamente afetar diretamente a operao do terminal de acesso (decodificao dos fluxos de bits) como, por exemplo, informao de quantidade e modo dos canais e perfil e nvel de codificao extradas diretamente das tabelas PSI. Os dados nesta categoria devem obrigatoriamente ser essenciais para a decodificao e reproduo correta do servio de udio no receptor.

Um segundo nvel deve obrigatoriamente ser informativo. Esse nvel no deve afetar a decodificao, mas sim trazer informaes sobre os contedos dos programas de udio associados a cada PID. Os dados nesta categoria devem obrigatoriamente ser usados para 3/25/12 88 processamento de informao sobre os

Principais parmetros Metadados


Configurao de canais e modos-padro recomendados no MPEG-4 AAC

3/25/12

99

Servios de udio e canais auxiliares


Servios de udio incluem a transmisso de programas de udio adicionais ao programa principal e so obrigatoriamente considerados servios opcionais, com exceo do servio de descrio de udio (DA), cuja transmisso obrigatria conforme legislao vigente.

A transmisso destes servios deve ser realizada atravs da alocao de canais de udio auxiliares adicionais em programas de udio (PID) distintos, ou no mesmo fluxo de bits de um mesmo PID, respeitando-se sempre o nmero mximo de canais permitidos no fluxo de bits pelo perfil/nvel de codificao usado.

3/25/12

1010

Servios de udio e canais auxiliares


Canais adicionais ao programa principal podem ser utilizados para transmitir udio em outros idiomas (como, por exemplo, servio de programa de udio secundrio SAP), para transmitir servios de descrio de udio (DA), para transmitir programas adicionais ao programa principal e udio secundrio proveniente de outras tomadas de som (contedo adicional, como, por exemplo, efeitos).

Todos os canais adicionais referentes a servios de udio auxiliares devem ser obrigatria e apropriadamente sinalizados utilizando uma identificao vlida de tipo de componente (component_type) no respectivo descritor de udio (audio_component_descriptor) do programa (PID).

Os canais auxiliares devem obrigatoriamente ser transmitidos em programas distintos (PID distintos), com a devida sinalizao e identificao de seus canais, 3/25/12 para serem selecionados, decodificados e 1111 reproduzidos juntamente com ou em substituio aos

Servios de udio e canais auxiliares


O servio de DA (descrio de udio) consiste usualmente em um canal monaural de voz e fornece uma descrio da cena como um subcomponente associado a um servio de televiso. Ele deve obrigatoriamente auxiliar no entendimento do entretenimento principal (mas no exclusivamente) para telespectadores com problemas visuais.

A transmisso de DA deve obrigatoriamente ser implementada utilizando ao menos um dos mecanismos abaixo:

a) como canal auxiliar (monaural ou estreo) contendo a descrio de udio previamente mixada com um programa de udio principal. Neste caso recomenda-se sinalizar o1212 servio 3/25/12

Servios de udio e canais auxiliares


b) como canal auxiliar contendo a descrio de udio em separado, para posterior mixagem com o programa de udio no receptor. Neste caso recomenda-se sinalizar o servio atravs do parmetro component_type disponvel no descritor audio component descriptor, conforme ABNT NBR 15603-2:2007, Tabela 29. A habilidade de misturar um ou mais canais suplementares de descrio com o udio do programa principal pode ter outras aplicaes, incluindo comentrios em outras lnguas (multilingual), interatividade e propsitos Educacionais.

3/25/12

1313

Sistema de codificao de udio


Os sinais de udio devem obrigatoriamente ser codificados por uma combinao de codificao transformada no tempo e em freqncia. A transformada em freqncia deve decompor o sinal de entrada em seus componentes de freqncia empregando a transformada discreta do cosseno (DCT Discrete Cosine Trasnsform) quando a quantidade de informao reduzida, diminuindo-se o desvio em freqncia de cada componente.

Como ferramenta de compresso adicional empregamse ponderaes psico-acsticas do sinal, onde os cdigos devem obrigatoriamente ser ponderados de forma a minimizar a degradao nas faixas de freqncias perceptveis pelo ouvido humano.

3/25/12

1414

Sistema de codificao de udio


A compresso de udio e os procedimentos de transmisso devem obrigatoriamente ser compatveis com a ISO/IEC 14496-3.

O decodificador deve obrigatoriamente ser construdo assumindo-se que qualquer estrutura vlida da ISO/IEC 13818-1, incluindo descritores privados, pode ser includa no fluxo de bits mesmo que no incio das transmisses esses descritores no sejam utilizados. O decodificador de udio deve obrigatoriamente desconsiderar estruturas reservadas ou aquelas que correspondem a funes no implementadas pelo receptor.

3/25/12

1515

Sistema de codificao de udio


A compresso de udio e os procedimentos de transmisso devem obrigatoriamente ser compatveis com a ISO/IEC 14496-3. O decodificador deve obrigatoriamente ser construdo assumindo-se que qualquer estrutura vlida da ISO/IEC 13818-1, incluindo descritores privados, pode ser includa no fluxo de bits mesmo que no incio das transmisses esses descritores no sejam utilizados. O decodificador de udio deve obrigatoriamente desconsiderar estruturas reservadas ou aquelas que correspondem a funes no implementadas pelo receptor.

3/25/12

1616

Perfis e nveis
A codificao de udio deve obrigatoriamente ser compatvel com a ISO/IEC 14496-3. Os seguintes perfis e nveis do padro MPEG-4 AAC devem obrigatoriamente ser permitidos:

a) LC (low complexity), perfil bsico do padro AAC; nveis L2 e L4; b) HE (high efficiency), perfil avanado de alta eficincia, combinando o perfil LC com o uso da ferramenta SBR (spectral band replication) para a verso 1 deste perfil, nveis L2 e L4; c) HE combinado ferramenta PS (parametric stereo) para a verso 2 deste perfil; nvel L2. O perfil e o nvel do codificador MPEG-4 AAC devem obrigatoriamente ser sinalizados 3/25/12 1717 conforme ABNT NBR 15602-3.

Camada de transporte e multiplexao


A codificao e o empacotamento (framing) intermedirio do udio devem obrigatoriamente ser compatveis com LATM/LOAS, conforme a ISO/IEC 14496-3. O elementary stream deve obrigatoriamente ser primeiramente encapsulado no formato de multiplexao LATM e deve obrigatoriamente utilizar o elemento de multiplexao audiomuxelement().

A camada de sincronizao do transporte de udio (LOAS) deve utilizar o formato de transmisso AudioSyncStream() conforme em ISO/IEC 14496-3.

O udio MPEG-4 transportado no fluxo de transporte MPEG-2 (TS), utilizando-se a sintaxe de transporte LATM/LOAS deve 3/25/12 1818 obrigatoriamente ser identificado por

Camada de transporte e multiplexao


Para decodificao de udio o receptor deve obrigatoriamente identificar o tipo, o perfil e o nvel transmitidos e ser capaz de extrair os payloads dos objetos de udio. Para transmisso de udio MPEG-4 sobre fluxo de transporte MPEG-2, obrigatrio o uso de sinalizao explcita de SBR sem alinhamento de PES.

Os receptores devem obrigatoriamente ser capazes de processar a ferramenta SBR. A sinalizao da presena de SBR deve obrigatoriamente usar o mecanismo de sinalizao explcito non-backward compatible, de acordo com a ISO/IEC 14496-3.

3/25/12

1919

Restries dos parmetros de codificao de udio


Restries de modos de codificao de udio

EXEMPLOS: 3/1 = 3 dianteiros + 1 traseiro; 3/2 = 5.0 = 3 canais dianteiros e 2 traseiros.


3/25/12 2020

Restries dos parmetros de codificao de udio


Configurao de canais e modos-padro recomendados no MPEG-4 AAC

3/25/12

2121

Restries dos parmetros de codificao de udio


Principais parmetros do sistema de codificao de udio Servio full-seg

3/25/12

2222

Compatibilidade com receptor estreo


Para transmisso em alta fidelidade recomenda-se utilizar o perfil/nvel AAC@L4 para modo multicanal e o perfil/nvel AAC@L2 para modo estreo. O emprego de nvel 4 (L4) na transmisso de udio estreo proibido.

3/25/12

2323

Compatibilidade com receptor estreo


Quando o servio multicanal estiver disponvel:
a)

deve obrigatoriamente ocorrer a transmisso mnima de um programa em dois canais (2/0 ou estreo) ou de um programa multicanal (3/2);

b) a transmisso simultnea em dois canais no obrigatria quando o servio multicanal 3/2 estiver disponvel. Basicamente, o receptor de dois canais (estreo) deve obrigatoriamente ser capaz de processar o sinal atravs de downmixing; c) o receptor deve obrigatoriamente ser capaz de interpretar o coeficiente de downmix utilizando PCE de acordo com o padro AAC (ver 3/25/12 2424 Tabela 1) quando os servios de cinco canais

Conclus es
O padro Brasileiro permite a utilizao do 5.1 sendo que o sistema multicanal deve compatibilizar o downmix (5.1 -> Estreo);

O padro permite que o fluxo de udio possa ser sem compactao, isto , udio sem perdas;

O padro obriga que sejam transmitidos os metadados de: informao de quantidade e modo dos canais e perfil e nvel de codificao extradas diretamente das tabelas PSI.

3/25/12

2525

Refern cias
ABNT NBR 15602-2 Televiso digital terrestre Codificao de A/V e multiplexao Parte 2: Codificao de udio , 2007.

3/25/12

2626

Obrigad o!! Pergunt as??


3/25/12 2727

You might also like