You are on page 1of 25

Fermentao alcolica

Introduo
A fermentao ou processo fermentativo qualquer transformao intermediada por um microrganismo atravs de uma sequncia de reaes bioqumicas. O termo foi criado pelo francs Louis Pasteur, caracterizando o processo como transformaes provocadas por leveduras na ausncia de ar.

Processo Biolgico
A fermentao alcolica a ao de leveduras sobre acares fermentveis contidos em uma soluo/suspenso. Simplificao do processo fermentativo em etapas:

Microrganismos industriais
Vrias linhagens de microrganismos so aplicadas em processos fermentativos industriais, sendo os principais :bactrias, os bolores ou fungos filamentosos e as leveduras ou fungos unicelulares.

Caractersticas desejveis de microrganismos para aplicao industrial.


Apresentar elevada eficincia na converso do substrato em produto. No produzir substncias incompatveis com o produto. No exigir condies de processo muito complexas. No ser patognico. Permitir a rpida liberao de produto para o meio. Temperatura e PH do meio ideais para os microrganismos.

Preparo do inculo
Chama-se inculo, um volume de suspenso de microorganismos de concentrao adequada capaz de garantir, em condies econmicas, a fermentao. O objetivo garantir um meio com populao microbiana elevada ativa e adaptada s condies do processo, a ser adicionada ao meio do fermentador principal, para iniciar a fermentao.

Matrias-primas
Alguns dos substratos ou matrias-primas, possveis para utilizao em cultivos microbianos so: Acares Melaos Celulose Amido

Caractersticas desejveis de meios de cultivo para aplicao industrial


Ser o mais barato possvel No provocar problemas na recuperao do produto No causar dificuldades no tratamento final do efluente os componentes devem permitir algum tempo de armazenamento.

Aplicaes dos processos Fermentativos


Produo de bebidas alcolicas Produo de cidos orgnicos Sntese de Biopolmeros Produo de antibiticos Produo de alimentos fermentados.

Biorreatores
Denominam-se biorreatores, os reatores qumicos nos quais ocorrem uma srie de reaes qumicas catalisadas por biocatalisadores. Os tratamentos iniciais: Up Stream Os tratamentos finais: Down Stream

Tipos de biorreatores

Configuraes de biorreatores (a) STR; (b) coluna de bolhas; (c) air-lift; (d) plug-flow; (e) com clulas imobilizadas (leito fixo); (f) com clulas imobilizadas (leito fluidizado); (g) reator com membranas planas; (h) hollow-fiber

Dornas de Fermentao
A dorna o recipiente onde a fermentao realizada. Geralmente construda de ao carbono, e sua capacidade varia com o processo.
Coluna de Recuperao de Etanol Coleta de CO2 e Etanol

Dornas Contnuas com Sistema para Recuperao de Etanol

PROCESSOS FERMENTATIVOS
Descontnuo (ou batelada) Descontnuo alimentado (ou Batelada Alimentada) Semi-contnuo Contnuo Em estado slido

Dorna na Fermentao Batelada

Processos de Fermentao Contnua no Brasil


Fermentao Contnua Fermentec
Trabalha-se com 4 a 5 dornas de fundo cnico, sendo a primeira maior que as seguintes. O volume de trabalho da primeira dorna 70% do volume da segunda e da terceira. A entrada do mosto pela parte superior. Caractersticas:
Menor custo de instalao

Menos trocadores de calor


Automao mais barata Difcil medida do rendimento Problemas de contaminao.

Processos de Fermentao Contnua no Brasil


Fermentao Contnua Copersucar: Dornas de fundo cnico. O primeiro fermentador maior que os demais da srie. O tratamento do fermento contnuo e em algumas destilarias efetuam decantao do caldo. Caractersticas: Sistema compacto e menor gasto de antiespumantes Automatizao mais acessvel Problemas de contaminao e assepsia Problema de floculao causada pelo reciclo de impurezas.

Processo Fermentativo Genrico

Sistema batelada

Sistema contnuo

Obteno de etanol por fermentao


Matrias primas: Beterraba Mandioca Batata doce Cana de acar (mais usada)

Sntese de etanol a partir da cana-de-acar

Empresas lderes na produo de etanol

Referncias bibliogrficas
BORZANI, W.; LIMA, U.A.; AQUARONE, E. Biotecnologia: Engenharia Bioqumica, vol III. So Paulo, Editora Edgard Blcher LTDA, So Paulo, 1975 GODOY, A. Revista ALCOOLbrs. So Paulo, Editora Valete, 2006 LZARO, tila et al. Projeto tcnico de produo de lcool etlico a partir da cana-de-acar. Porto Alegre: PUCRS, 1981. http://www.engenovo.com.br/pt/artigostecnicos/fer.pdf

You might also like