You are on page 1of 22

Igualdade parental sec.

XXI
Conferncia Internacional Maro 2012 vora

Avaliao psicolgica pericial face a uma suspeita de alienao parental

Rute Agulhas Psicloga, Psicoterapeuta, Terapeuta Familiar

Perita na Delegao-Sul do INML-IP Professora assistente convidada ISCTE-IUL rute_sandra_agulhas@iscte.pt

Alienao Parental - Fragilidades do conceito

Alienao mental (do latim alienatione mentis, aberrao mental)


Termo utilizado no passado para designar indivduos que sofriam de perturbao psquica (os alienados).

sinais e sintomas clnicos (no um sndrome) perturbao psquica (no uma patologia individual) No uma entidade nosolgica, uma patologia, mas sim um construto operacional sociolgico que se reporta a uma alterao no vnculo afectivo parental.

Formulaes mais recentes (Kelly & Johnston, 2001) Existncia de um continuum relacional entre pais e filhos necessidade de situar a rejeio ps-divrcio nesse continuum.

A criana prefere o contacto com ambos os pais

A criana prefere um dos pais (com ambivalncia)

A criana rejeita um dos pais (sem ambivalncia)

Relaes Positivas com ambos

Afinidade com um dos pais

Aliana com um dos pais

Afastamento de um dos pais Recusa realista

Alienao de um dos pais Alienao patol.

Processos sistmicos que potenciam a alienao


(Kelly & Johnston, 2001):

Histria de conflito conjugal intenso e triangulao da criana nesse conflito


(antes da separao);

Percepo da separao como um evento humilhante para uma das partes; Litgio intenso aps a separao, podendo envolver terceiros; Caractersticas dos pais (e.g., personalidade, crenas); Idade, capacidade cognitiva e temperamento da criana; Relao da criana com os irmos.

Determinadas caractersiticas no progenitor rejeitado (e.g., passividade,


desistncia, contra-rejeio da criana, estilo parental rgido, imaturidade, autocentrao, baixa empatia) podem potenciar a rejeio.

Avaliao pericial

A (intensificao da) resistncia face a um dos progenitores como impacto da judicializao do processo (avaliao pericial) alienao situacional. Importa reflectir em que momento a avaliao pericial (morosa) deve ser pedida.

Objecto de percia exemplos de quesitos frequentes

Como v o menor o progenitor que no constitui a sua principal figura de referncia afectiva? O menor vtima de abuso emocional por algum dos progenitores? O menor vivencia uma situao de conflitos de lealdade? solicitada a avaliao sobre a existncia de sndrome de alienao parental por parte do progenitor. Quais os danos presentes e futuros que sofrero estes jovens se forem afastados dos pais durante um perodo de tempo necessrio para que aprendam a gerir e a lidar com o conflito que os opem?

Objecto de percia exemplos de quesitos frequentes

Qual a imagem que as crianas tm do seu pai? Qual a influncia que a me possui na viso que as crianas tm do seu pai? Motivos que os levam a recusarem estar com o pai. A percia dever ainda esclarecer se a menor tem uma vinculao afectiva ao pai, qual o grau de ligao afectiva que tem para com o pai, ou se ao invs rejeita a figura paternal e, na positiva, quais as razes que esto por detrs dessa rejeio, designadamente se a mesma est a ser influenciada por terceiras pessoas (designadamente pela progenitora e familiares desta) ou se manifesta medo em relao ao pai, devendo nesse caso, tanto quanto possvel, indicarem-se as razes que esto por detrs desse temor.

Objecto de percia exemplos de quesitos frequentes

solicitada uma avaliao pericial psicolgica a fim de compreender a razo de a menor continuar a recusar-se em ver e estar com o pai e se, face ao quadro, presente, dever insistir-se com a mesma para que tenha contactos com o progenitor e, no caso afirmativo, qual a melhor forma de o fazer, tendo em vista o interesse e bem-estar da menor. O exame em causa, para alm de todos os aspectos que forem considerados pertinentes e relevantes, dever tratar as seguintes questes () causas da alegada alterao comportamental do menor quando regressa dos perodos de convvio com o pai (enurese nocturna, vmitos, agressividade verbal, ranger de dentes, medo do escuro e de ficar s, pesadelos, etc.).

Passos da avaliao pericial


(Lee & Olesen, 2001)

1. A criana parece alienada?


Avaliao da criana: exibe rigidez, ausncia de ambivalncia, justificaes triviais para a rejeio, imagem fortemente negativa do progenitor alienado? Analisar as verbalizaes da criana sobre o progenitor rejeitado
(o que diz, a quem, desde quando?)

Determinar a consistncia destas verbalizaes. Comparar o discurso da criana com o seu comportamento. Observar nas interaces a forma como a criana comunica e interage com este progenitor; e como este reage/como gere a rejeio. Avaliar alteraes na atitude da criana durante o processo de avaliao.

2. O comportamento exibido pela criana face a este progenitor realista? Despistar uma situao de maus tratos real, de vitimao vicariante ou quaisquer outros factores de risco. 3. Formulao dinmica da famlia Contribuies do aliado/alienador, do rejeitado/alienado e as vulnerabilidades da criana rejeio/alienao.

10

Protocolo de avaliao

1. Preparao do processo de avaliao 2. Entrevistas individuais aos progenitores (com avaliao instrumental) 3. Entrevistas conjuntas aos progenitores 4. Observao da interaco ao nvel da fratria 5. Entrevistas individuais aos menores (com avaliao instrumental) 6. Informao colateral 7. Observao das dinmicas relacionais 8. Integrao dos dados do processo de avaliao e elaborao de relatrio

11

Instrumentos auxiliares

Guio de entrevista para os pais Guio de entrevista para a criana Sistemas de codificao das interaces familiares

12

Entrevistas parentais

Exame do estado mental Recolha de informao relativa a diversas reas de funcionamento (e.g., antecedentes pessoais e familiares, conjugalidade, parentalidade) Confronto com dados processuais/outros elementos

13

Sistemas de codificao das interaces familiares

SYSTEM FOR CODING INTERACTIONS AND FAMILY FUNCTIONING (SCIFF): A CODING SYSTEM FOR FAMILY PROBLEM DISCUSSIONS Kristin M. Lindahl and Neena M. Malik, University of Miami Revised: June 2000

14

SCIFF

Cdigos de nvel familiar (me-pai-criana): negatividade/conflito;


calor/afecto positivo; coeso; foccus do problema; estilo de interaco e alianas.

Cdigos diticos (conjugais): comunicao parental. Cdigos individuais Pais: regulao afectiva (rejeio/invalidao, suporte emocional,
triangulao, coero, retraimento).

Criana: estado afectivo (raiva, tristeza, afecto positivo) e comportamento


(retraimento e oposio/desafio).

15

Manual for the Dyadic Parent-Child Interaction Coding System (Third Edition) Draft 3.07 (April 2009) Sheila M. Eyberg, Melanie McDiarmid Nelson, Maura Duke, & Stephen R. Boggs (University of Florida).

16

DPICS

Observao das interaces das dades em 3 tipos de situaes: * Child Led Play (CLP): o progenitor instrudo para deixar a criana escolher a
actividade e, depois, brincar com ela.

* Parent Led Play (PLP): o progenitor instrudo para escolher a actividade e levar a
criana a brincar consigo, de acordo com as regras definidas por si.

* Clean-up (CU): o progenitor instrudo para dizer criana que deve arrumar os
brinquedos, sem ajuda.

Categorias standard e suplementares (para progenitor e criana):


Verbalizao, vocalizao, resposta, fsicas (toque).

17

A importncia do espao na observao das familiares interaces

18

19

20

Elaborao de relatrio pericial

Deve conter apenas a informao relevante e traduzir um esforo de individuao em funo das caractersticas especficas do sujeito e do caso. Estrutura: Parte inicial mais descritiva Sntese e integrao dos elementos apurados. Enumerao das principais concluses/parecer fundamentado. Recomendaes/propostas de actuao/resposta aos quesitos.

21

Badinter, E. (1980). O amor incerto. Histria do amor maternal do sec. XII ao sex. XX.

Quando se percorre a histria das atitudes maternais, nasce a convico de que o instinto maternal um mito () o amor maternal no passa de um sentimento, sendo, como tal, essencialmente contingente. Esse sentimento pode existir ou no existir; ser e desaparecer. Revelar-se forte ou frgil. Privilegiar um dos filhos ou dar-se a todos por igual. Tudo depende da me, da sua histria e da Histria. () Aparentemente, o amor maternal j no o apangio das mulheres. O novo pai faz o mesmo que a me, faz como ela, ama os seus filhos

22

(pp. 363-364).

You might also like