You are on page 1of 24

NA VISO SOCIO-POLITICA DO BRASIL

JAIR E PRISCILA

As diferenas sociais no so aquelas determinadas pela natureza, e sim as criadas pela sociedade. Exemplo de diferenas naturais o fato de uma pessoa nascer branca e outra, negra. Mas so exemplos de diferenas sociais, a excluso social por racismo e a escravizao de pessoas pelo fato de serem negras.

DESIGUALDADE RACIAL

Na luta contra o racismo, o silncio omisso

RACISMO: Doutrina que prega uma suposta superioridade de raas.

Racismo crime previsto no Constituio Federal, art. 5, inciso XLII: a prtica de racismo constitui crime inafianvel e imprescritvel, sujeito pena de recluso nos termos da lei .

Segundo dados de 2003, de cada dez brasileiros que chegam ao topo da sociedade, nove so brancos. Lembrando que os negros so quase metade da populao. E que a renda mensal dos brancos duas vezes maior que a dos negros. E essa diferena salarial no porque os patres pagam mais aos brancos, mas porque brancos e negros no ocupam os mesmos cargos de trabalho. Porque? A resposta ESCOLARIDADE.

Pesquisas do IPEA, mostram que um jovem branco estuda pelo menos at o 1 ano do ensino mdio, enquanto o negro, abandona a escola na 6 srie.
Cada ano de escolaridade de uma pessoa representa um acrscimo de 16% na sua renda. A defasagem escolar o primeiro abismo para enfrentar a desigualdade social.

MAS PORQUE O NEGRO ESTUDA MENOS?


COMO A RENDA FAMILIAR DO ESTUDANTE NEGRO BAIXA, MUITOS ACABAM SENDO OBRIGADOS A ABANDONAR OS ESTUDOS PARA AJUDAR NO ORAMENTO FAMILIAR. Trata-se de um crculo vicioso difcil de ser rompido: COMO SO MAIS POBRES, OS NEGROS ESTUDAM MENOS. COMO ESTUDAM MENOS, NO CONSEGUEM SAIR DA POBREZA...

COMO SURGIU A DESIGUALDADE SOCIAL ?

COMO SURGIU A DESIGUALDADE SOCIAL? A desigualdade social surgiu com a sedentarizao do homem. Quando o homem deixou de ser nmade e passou a apropriar-se do solo e viver basicamente da agricultura, surgiram as diversidades na produo e, conseqentemente, uns passaram a ter mais que outros.

A fixao ao solo provocou desigualdades de riqueza devidas s partilhas sucessrias, diferenas de fertilidade, acidentes meteorolgicos, eficcia no trabalho e quantidade de mo-de-obra.

E ainda, os sedentrios tinham mais conforto e mais alimentos disponveis que os nmades.
Essas diferenas vo acentuar-se fortemente no decorrer da histria.

DESIGUALDADE NO BRASIL

Metade da humanidade no come ...

...e a outra metade no dorme com medo da que no come. Josu de Castro

Sempre fomos uma sociedade de poucos nobres e muitos trabalhadores (escravos), o que com o passar dos sculos resultou numa profunda desigualdade social e econmica. Hoje h uma desumana concentrao de renda que submete milhes de brasileiros a viver abaixo da linha da pobreza, deixando-os vulnerveis marginalidade, violncia e precariedade educacional e higinica.

Temos mais de 12% da gua doce do mundo, mas apesar disso sofremos com a escassez qualitativa da gua devido s diferenas regionais, enquanto no sul encontramos o aqfero Guarani, no nordeste, nos deparamos com sertes e secas.

MILAGRE BRASILEIRO
Fazer o bolo crescer para depois dividir as fatias
O nico perodo na historia brasileira que presenciamos um crescimento econmico grandioso, foi no perodo do milagre brasileiro; Conquistas econmicas parte, foi um desastre social, gerou uma grande crise de concentrao de renda e poder, fazendo o pas regredir socialmente, onde literalmente o rico ficou mais rico e o pobre ficou mais pobre; Exatamente nesse perodo que encontramos o crescimento astronmico do pesadelo que atormenta nosso pas desde a sua independncia, a dvida externa.

O povo brasileiro enfrenta diariamente a misria, a explorao laboral, a violncia urbana, injustias sociais, sonegao de direitos fundamentais, precariedade nos servios pblicos, o descaso das autoridades competentes, a corrupo explicita e a revoltante impunidade. Esse quadro em que o Brasil se encontra no mnimo revoltante (mas no o bastante a ponto de tomarmos alguma atitude).

A relembrar a histria brasileira, o povo assistiu com passividade todos os acontecimentos histricos do Brasil, desconhecendo muitas vezes as razes pelas quais aconteceram a independncia, a republica e tantos outros fatos histricos marcados pela apatia poltica do povo brasileiro. Acreditamos ser essa apatia poltica, a principal causa da desonestidade e corrupo poltica na qual nosso pais se encontra.

a falta de participao e principalmente a falta de cobrana que faz com que nossos representantes tenham a convico que o povo aprova suas atitudes, e mais, j estaria conformado com as desigualdades sociais.
Porm mesmo no concordando com essa politicagem, muitas vezes no nos opomos a esse tipo de governantes, e aceitamos calados os seus desvios de conduta (e de dinheiro tambm). Isso se chama normopatia que acontece quando achamos tudo normal, e aceitamos a tudo com passividade.

Acreditamos que o Brasil, com um rduo empenho, tem condies de se tornar um pas desenvolvido. Temos todas as condies favorveis: os recursos naturais, o potencial e o povo trabalhador.

S o que ainda nos falta, mas no por muito tempo, a boa vontade dos rgos competentes e principalmente do prprio povo.

DO QUE PRECISAMOS? Um desenvolvimento de longa durao, respeitador do meio ambiente e diversidade cultural porm com cunho de reduo das desigualdades sociais e regionais e gerador de empregos, capaz de assegurar o crescimento econmico, o bemestar-social, a democratizao poltica, a nfase na educao, a soberania nacional, e o respeito aos Direitos Humanos nos permitiro grandes avanos no caminho da erradicao das diferenas sociais.

DECLARAO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM Art. 1 Todos os homens nascem livres e iguais

em dignidade e direito. So dotados de razo e conscincia e devem agir em relao uns aos outros com esprito de fraternidade.

You might also like