You are on page 1of 31

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MDIO NOSSA SENHORA DO PERPTUO SOCORRO VITRIA DAS MISSES

I-DADOS DE IDENTIFICAO 1.TITULO DO PROJETO - MEIO AMBIENTE 2.ABRANGNCIA - ESCOLA E COMUNIDADE 3. COORDENADORA GERAL- PROF JANETE 4.ELABORAO DO PROJETO- PROF JANETE, PROF ANDRIA, PROF DENISE 5.PARTICIPANTESPROFESSORES,FUNCIONRIOS, ALUNOS. COMUNIDADE E SETORES PBLICO E PRIVADO. 6.INCIO - ABRIL DE 2007 7. DURAO ANO LETIVO DE 2007 8. DIRETOR - SRGIO S. DOS SANTOS

II- JUSTIFICATIVA DO PROJETO A Escola E. E. M. Nossa Senhora do Perptuo Socorro em sua metodologia tem a preocupao de contemplar questes relacionadas ao meio em que o aluno est inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relaes, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades. Diante disso, a escola realiza a Pesquisa Participante atravs de visitas a toda a comunidade escolar investigando suas preocupaes, sonhos e anseios . Destacam-se as relacionadas com o carter e dignidade, a importncia da escola na formao do cidado, sem esquecer, nunca, que o sustento vem da terra.

Portanto, sentiu-se a necessidade de mostrar que o equilbrio da natureza essencial para a vida na terra. Atualmente, a preocupao com a degradao do planeta ocupa ateno da sociedade local e mundial, onde a escola se engaja com os ambientalistas na busca de solues para preservar o meio ambiente. Partindo do princpio que a educao ambiental um processo longo e contnuo, e mudar isso no uma coisa fcil,devemos primeiro mudar nossos hbitos e atitudes, uma vez que a mudana deve ser espontnea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Muitas situaes esto distantes fisicamente mas que influenciam na manuteno dos seres vivos. Por isso, a importncia de pequenos atos em nossas casas e escolas.

A Educao Ambiental muito mais do que conscientizar sobre o lixo, reciclagem e datas comemorativas, trabalhar situaes que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de interveno na realidade que os cerca. Ela ser o elo entre todas as disciplinas e preencher uma lacuna na rea da educao, que a valorizao da vida e, portanto, do meio ambiente.

As pessoas cuidam do meio ambiente por duas razes apenas:por amor ou por temor. Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razes puramente afetivas . Outras conservam porque j ouviram falar no desequilbrio ecolgico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxignio, a poluio d doena, etc. Assim, basicamente ns temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupao maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses dois fatores.(OLIVEIRA, 1990,p.18)

Geralmente, a criana desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza, j no adulto , muitas vezes, preciso desenvolver o respeito. Percebe-se, portanto, que a E.A. abrange todas as reas. A cidadania tem fator fundamental para conscientizao deste contexto global. No por falta de conhecimento que o meio ambiente destrudo, mas devido ao estgio de desenvolvimento existente nas relaes sociais de nossa espcie. Ao desmatar, queimar, poluir, utilizar ou desperdiar recursos naturais ou energticos, cada ser humano est reproduzindo o que aprendeu ao longo da histria e a cultura do seu povo. Portanto, este no um ato isolado de um ou outro indivduo, mas reflete as relaes sociais e tecnolgicas de sua sociedade.

No adianta um aluno tirar nota dez nas provas e continuar atirando lixo nas ruas, pescar peixes fmeas prontas para reproduzir, desperdiar gua e energia eltrica, desmatar ou realizar outro tipo de ao danosa, seja por no perceberem a extenso dessas aes ou por no se sentirem responsveis pelo mundo em que vivem. H a necessidade de conciliar a teoria com a prtica no dia-a-dia, garantindo, assim, o futuro da humanidade. Logo, precisamos desenvolver a valorizao da vida, espontaneamente voltaremos a nos integrar com a natureza e conseqentemente procuraremos preservar o meio ambiente, pois teremos uma noo clara de que tudo integrado. Somos parte da natureza, porm, devido a inmeros fatores, esquecemos disto.

O projeto Educao Ambiental faz-se necessrio para colocar em prtica no dia-a-dia, atravs de pequenos atos, que daro incio as grandes transformaes que devem ser assumidas por todos neste sculo XXI.

III- OBJETIVO GERAL Estimular a mudana prtica de atitudes e a formao de novos hbitos com relao a utilizao dos recursos naturais favorecendo a reflexo sobre a responsabilidade tica de nossa espcie e o prprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentvel, garantindo a vida no planeta.

IV- OBJETIVOS ESPECFICOS

a) Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperao entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformao humana e social, alcanando a preservao e a recuperao do ecossistema.

b)Possibilitar a construo da conscincia ecolgica para este mundo diferente e transformador, fazendo anlises importantes tanto nos contedos programticos como na prtica relativa ao meio ambiente escolar.
c) Observar e analisar fatos e situaes de todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crtico, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio ambiente saudvel e a boa qualidade de vida.

d) Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsveis pela produo e destino na escola, em casa e em espaos comuns, e que venha se tirar proveito e lucro da coleta e reciclagem, ao mesmo tempo, trazendo retorno para a escola e para o municpio. Sendo assim, buscar-se- parcerias que envolvam empresas e setor pblico. e) Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro atravs da reciclagem. f) Identificar o nvel de dependncia em relao a energia eltrica, buscando alternativas para a reduo do consumo e outras fontes produtoras de energia. g) Conscientizar sobre a importncia da gua para manter a vida no planeta, alm de buscar meios para economizar e us-la racionalmente.

h) Criar uma conscincia sobre a necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar a poluio do ar, da gua, do solo, sonora e visual. Possibilitar a comunidade escolar o acesso a reas verdes preservadas. j) Capacitar os alunos para plantar, preservar e recuperar reas verdes na escola e comunidade, visando formar cidados que interagem e participem de forma ativa na recuperao do meio ambiente.

l) Recuperar o terreno da escola para criar um espao de reflorestamento e embelezamento, servindo para efetivar na prtica as aes da E.A. m) Participar de aes sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e tica.

V-METODOLOGIA O projeto Educao Ambiental ser apresentado aos professores para que surjam propostas de trabalho e atividades relacionadas ao assunto explorando diversos aspectos conceituais do seu campo de estudo. A situao problema ser exposta aos alunos para que o assunto entre em discusso e a partir da sejam construdos o seu pr-projeto.

VI- ESTRATGIAS a) Procurar ajuda a rgos, como a Emater, para construir cisternas de captao.

b) Criar aes para arborizao e recuperao da rea da escola. c) Implantar programas de seleo, reciclagem e destino do lixo.
d) Campanhas para a diminuio do uso de veculos, de embalagens plsticas, etc. e) Elaborao, apresentao e distribuio de jornais, murais, folders, textos.

f) Oficinas (sabo, sacolas, etc) g) Livro de receitas alternativas. h) Palestras. i) Releitura de obras de pintores.

j) Pardias.
l) Trilha ecolgica. m) Compostagem: minhocrio. n) Visita ao aterro sanitrio lixo.

o) Apresentao de peas teatrais com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os indivduos sobre a importncia de preservar o meio ambiente. p) Assistir documentrios. q) Trabalho de campo. r) Reciclagem de papel. s) Estudo comparativo do gasto de energia eltrica nas casas dos alunos e na escola, com propostas de reduo gradativa e busca de alternativas. t) Pedgios.

VII- AVALIAO
Espera-se que durante o desenvolvimento da prtica pedaggica aplicada a educao ambiental: - a relativa mudana de comportamento dos educandos na comunidade escolar; - o exerccio da cidadania, solidariedade e cooperao entre escola e comunidade;

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
05 a 20 de maro 28 de maro Elaborao do projeto. Apresentao projeto para professores. do os

22 e 29 de maro

Observao do entorno escolar pelos alunos.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
29 de maro/ 02 e 04 de abril. 31 de maro e durante o ms de abril. Sistematizao das observaes. Elaborao do jornal escolar.

02 de abril

Apresentao do projeto aos alunos.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
10 de abril Reunio com parceiros tcnicos e elaborao do cronograma para a preparao do terreno e plantio de grama, rvores e flores. Construo da cisterna, minhocrio, reciclagem de lixo.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
12 de abril Apresentao da sistematizao aos alunos e escolha do nome do projeto. Visitao aos meios de comunicao de Santo ngelo para divulgao do projeto (alunos de 7 e 8 sries)

Maio

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
19 de maio Lanamento da primeira edio do jornal e pedgio da conscincia ambiental. Implementao da seleo do lixo na escola.

Maro a julho

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
05 de junho Parada da conscincia ambiental: carros na garagem, pessoas na rua a p ou de bicicleta. Preparao das oficinas de reciclagem.

Junho

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
15 de junho Visita dos alunos ao lixo da cidade.

15 de julho

Caf com vovs e vovs: passado e presente do meio ambiente.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Agosto e Setembro Confeco de brinquedos com material reciclado pelos alunos do ensino mdio. Apresentao de teatros educativos.

Agosto / Setembro / Outubro

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
31 de agosto Lanamento da segunda edio do jornal do projeto.

31 de agosto

Dia da limpeza do lixo dos terrenos baldios e do riacho Pessegueiro.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
15 de setembro Desfile escolar Tema: Reciclagem material e de conscincia.

Setembro

Palestras educativas.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
11 de outubro Entrega dos brinquedos s crianas do currculo por atividade e educao infantil. Culminncia do projeto: feira pedaggica e apresentaes.

23 de novembro

You might also like