You are on page 1of 19

Introduo Psicolingustica

Compreenso de Sentenas e Memria

INTRODUO
A compreenso de sentenas faz parte do conhecimento tcito Respondemos s sentenas de diferentes formas: Na maioria das vezes no conseguimos nem reproduzir as palavras usadas, no entanto algumas frases podem ficar gravadas na nossa memria.

Compreenso de sentenas
Envolve ateno para aspectos sintticos, semnticos e pragmticos Usamos todos esses aspectos simultaneamente? H outras funes cognitivas implicadas?

Identificando a estrutura de uma frase


Processamento Imediato de Sentenas Estrutura profunda x estrutura de superfcie

Parsing: distribuir em categorias lingusticas os elementos da estrutura de superfcie. O resultado uma representao interna das relaes lingusticas em uma sentena.

Parsing
Envolve resoluo de problemas e tomada de deciso (inconsciente) sobre onde colocar na estrutura que estamos construindo as palavras que vo chegando.

Como isso feito?


Princpio do imediatismo (?) Abordagem esperar para ver (?)

Joo comprou as flores para a Susan.

Estratgias de Parsing
Em que baseamos as decises sobre onde as palavras se encaixam dentro da estrutura sinttica de uma frase? 1) Estratgia de Fechamento Tardio Tom disse que Bill tinha levado as roupas para a lavanderia ontem. Como Joo sempre corre 5 km parece uma distncia pequena para ele. (garden path)

Estratgias de Parsing
2) Estratgia do Minimal Attachment preferimos ir agregando itens estrutura que j est sendo construda do que criar uma nova diviso: Joo beijou Mrcia e sua irm... x Joo beijou Mrcia e sua irm chegou

Modelos Modulares x modelos interativos


Modular: A compreenso o resultado do processamento em diferentes mdulos, cada um responsvel por um aspecto da compreenso. Parsing seria realizado inicialmente por um mdulo sinttico que no influenciado por variveis como o significado de uma frase e o conhecimento de mundo. Esses fatores influenciariam a compreenso em um estgio posterior.

Modelos Modulares x interativos


Interativo: Modelo baseado em restrio: toda a informao usada para o parsing sinttica, lexical, discursiva e nolingustica (contextual) Frases ambguas: The florist sent the flowers was very pleased. Minimal attachment/ garden-path Ser que frases mais plausveis teriam o mesmo efeito? Sim... Parsing realizado com certos vises j que tem pouca influncia do contexto semntico anterior.

Modelos Modulares x interativos


Mas... A evidncia examinada pelo advogado no se mostrou confivel. O acusado examinado pelo advogado no se mostrou confivel. ( fixaes maiores) Minimal Attachment no possvel algum conhecimento lexical usado para o parsing.

Memria Operacional e Compreenso


Indivduos com maior capacidade de memria operacional compreendem melhor e desempenham melhor uma srie de atividades cognitivas. Pessoas com menor capacidade de memria operacional demoram mais para rejeitar o significado incorreto de palavras ambguas, tem mais dificuldade para identificar pistas pragmticas Mecanismo de supresso Qual subcomponente do modelo de Baddeley e Hitch ?

Executivo Central
Habilidade Geral de Compreenso ( auditiva, escrita, visual) A influncia da memria de trabalho sobre a compreenso seria um argumento contra modelos modulares. Mas o que determina a capacidade de memria de trabalho? O uso/experincia com a linguagem?

Representaes Imprecisas ou Incompletas


While Ana dressed the baby played in the crib. Did the baby play in the crib? Did Ana dress the baby?

H representaes suficientemente boas Ento: Normalmente temos erros de interpretao ao analisar o que as pessoas dizem. Nossa expectativa influencia a compreenso

Compreenso de sentido figurado


Metfora Expresso idiomtica Metonmia Provrbios Atos de fala Indiretos

Teorias
Pragmtica : Quantidade, Qualidade, Relao, Forma Para compreender o sentido figurado precisamos rejeitar o literal Criamos uma nova relao entre palavras existentes Alternativamente: metforas so necessrias para compreender o mundo ento acessamos metforas conceituais na nossa memria permanente

Memria para frases


- memria do significado versus da estrutura de superfcie - tempo de reteno - Relao com fatores de interao

Reviso
Defina Parsing. Diferencie a explicao de modelos modulares x interativos sobre Parsing. O que princpio de imediatismo e de minimal attachment? Qual a relao entre memria operacional e compreenso de linguagem?

You might also like