You are on page 1of 18

FASCCULO 4 - Fraes

1. No ptio, cada grupo de 5 alunos desenha com giz um crculo no cho.

Divide o crculo em 4 partes iguais. Conforme o desenho ao lado, 4 alunos posicionam-se no crculo com uma bandeirinha colorida na mo. Um aluno fica no centro do crculo, realiza os giros propostos pelo professor e responde as questes. Depois troca o aluno do centro por outro colega.

ra a bandeira verde. Faa um giro e fique novamente de frente para a bandeira verde. Voc
verde

vermelha

amarela

branca

a) Inicia com o colega do centro de frente para a bandeira verde. Faa um giro e fique novamente de frente para a bandeira verde. Voc deu um giro completo ou uma volta inteira? Nesse caso, faz diferena girar pela esquerda ou pela direita? b) Faa um giro e fique de frente para a bandeira branca. Esse giro corresponde a mais ou menos de uma volta inteira? A que parte da volta inteira esse giro corresponde? c) Faa um giro e fique de frente para a bandeira amarela. O giro pela direita maior ou menor que o giro pela esquerda?

d) Faa o menor giro possvel para que voc fique de frente para a bandeira vermelha. Esse giro maior ou menor que um giro de meiavolta? A que parte da volta completa esse giro corresponde?
e) Se voc seguir todos os comandos da seqncia abaixo, para qual bandeira voc estar de frente quando fizer o ltimo giro?

A sua posio inicial deve ser de frente para a bandeira verde. 1 giro: meia-volta (1/2) pela direita;

2 giro: um quarto (1/4) de volta para a direita;


3 giro: meia-volta (1/2) para a esquerda; 4 giro: uma volta completa; 5 giro: um quarto (1/4) de volta para a direita. E ento, voc est de frente para qual bandeira? Variao: Dividir o crculo em 8 partes iguais e propor outros giros.

2. Desenhe um retngulo e divida-o conforme o nmero de slabas do seu nome. Escreva uma slaba em cada parte do retngulo. Responda: a. Quantas slabas tem o seu nome? b. Qual a frao do nome que cada slaba representa? c. Qual a frao que representa todo o seu nome? 3. Desenhe outro retngulo e divida-o conforme o nmero de letras do seu nome. Escreva uma letra em cada parte do retngulo. Responda: a. Quantas letras tem o seu nome? b. Qual a frao do nome que cada letra representa? c. Qual a frao que representa as vogais do seu nome? d. Qual a frao que representa as consoantes do seu nome? 4. Escreva um nome de pessoa em que as vogais representam 2/5 do nome: 5. Agora escreva um nome de pessoa em que as consoantes representam 3/7 do nome.

6. Usando crculos e semicrculos de papis coloridos use a sua imaginao e que tal criar um painel temtico construdo pelo grupo?
Elaborar 5 questes sobre o painel referente ao estudo das fraes.

7. Para chegar ao tesouro perdido voc

deve descrever corretamente um caminho,


iniciando pelo ponto de partida e usando os

seguintes comandos: volta completa, meiavolta, de volta, para frente, para a direita, para a esquerda e pare. Observe o traado abaixo. Quais foram os comandos que o menino recebeu para chegar ao tesouro?

8. De acordo com as informaes abaixo, descubra as idades das pessoas de uma famlia representadas nas cartinhas: a) A pessoa mais idosa completou 80 anos. b) A neta mais velha tem 1/5 da idade da av. c) A me das meninas comemorou da idade da av neste ano. d) A menina do meio vai completar no prximo ms, da idade da me. e) A neta mais nova tem 1/3 de um ano. Material: cartinhas com figuras de av, me, adolescente, menina e beb.

9. Contar a histria O Pirulito do Pato, e desafiar os alunos a resolverem o problema sobre fraes que aparece na histria. Dramatizar a histria e discutir as estratgias de soluo utilizadas pelos alunos.
Bibliografia: MACHADO, Nilson Jos. O Pirulito do Pato. So Paulo: Scipione, 2003.

10. Construa o jogo de fraes com moedas do nosso dinheiro. Recorte 4 crculos. Um crculo inteiro representar a moeda de um real. Cada parte de um crculo dividido em duas partes iguais representar 50 centavos. Cada uma das partes de um crculo dividido em 4 partes iguais representar 25 centavos. Por fim, cada uma das partes de crculo dividido em 10 partes iguais representar 10 centavos. Em cada parte dos crculos desenhe ou coloque as moedas correspondentes. Proponha situaes que associem fraes ao sistema monetrio: Qual a moeda que representa: a)1/10 de 1 real? b) de 1 real? c) de 1 real? d) de 50 centavos? e) 1/5 de 50 centavos? f) 1/5 de 25 centavos? Agora escreva de 5 modos diferentes, como obter 1 real a partir das fraes do real.

11. Observe o quadro dos animais e responda:

a) Quantos animais h ao todo?


b) Qual a frao que indica os lees em relao ao total de animais? c) Quais os animais cuja quantidade pode ser representada pela frao 4/36? d) Existem animaisda tabela cuja quantidade representa 2/36 do total. Quais so esses animais? e) Qual o animal que aparece mais vezes na tabela? Qual frao do total ele representa? f) Escreva a frao que representa, em relao ao total, a quantidade de: joaninha elefantes -

tartarugas -

12.

13. No stio do Seu Antnio h 24 animais. Eles esto representados nas cartinhas. Complete a tabela abaixo de acordo com as cartinhas que o grupo recebeu.
Animal galinha Frao do total de animais

porco

pato

1/12

1/24

14. O golpe das Fraes (enigma)


Pedro e Paulo viajavam e pararam por um momento na estrada para comer. Pedro tinha 5 mas e Paulo 4 mas. Antes que comeassem o lancha, apareceu um outro viajante. O novo participante da reunio pediu-lhes comida e disse que pagaria por aquilo que tivesse comido. Assim, os trs homens dividiram a comida igualmente entre si. Todas as mas foram consumidas e quando terminaram, o viajante satisfeito, deu-lhes nove moedas de igual valor. Paulo lembrou Pedro que tinha menos mas, deveria receber menos: disse que como s possuia 4 das 9 mas, receberia 4/9 das moedas, ou seja, 4 moedas. Essa conta justa? Como devem ser divididas as moedas?

15. Agora dada a descrio de uma trajetria. Reproduzaa com palitos de fsforos e desenhe-a.

Duas unidades para frente, 1/12 de volta para a esquerda,


uma unidade para frente, 5/12 de volta para a direita, quatro unidades para frente, 5/12 de volta para a direita,

uma unidade para a frente, 1/12 de volta para a esquerda,


duas unidades para frente, de volta para a direita, 2 unidades para a frente.

You might also like